Coordenador Pedagógico : Líder imaturo ou incompetente ?
Se o seu líder, aqui leia-se Coordenador, Diretor, Gestor, Supervisor, etc, for uma pessoa equilibrada, justa, competente, controlada, educada e aberto a ouvir opiniões, não teme em realizar inovações, está sempre atento a novas ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade do trabalho dos Professores e o rendimento dos alunos, então você não precisa continuar lendo este artigo. Parabéns você tem o Líder dos sonhos de qualquer empresa.
Agora, se você estiver pensando “ ah que bom seria se o meu líder fosse assim”, então este artigo é para você.
Se o seu líder não é do tipo descrito acima, então provavelmente ele se encaixará em um dos dois tipos restantes: incompetente ou imaturo.
O líder é incompetente quando não tem o preparo técnico para desempenhar suas funções adequadamente. É o tipo da pessoa que acha que o que já sabe já está bom, não se preocupa em atualizar-se ou participar de treinamentos para a sua educação continuada. Não é adepto de mudanças e inovações. Sempre coloca defeito no trabalho dos outros e nunca está aberto a novas idéias e muito menos a ouvir opiniões que possam melhorar o trabalho.
Faço um alerta que incompetência é diferente de ignorância. Podemos ignorar vários assuntos de várias áreas, até porque não é possível conhecer tudo, assim sendo podemos dizer que uma pessoa pode ignorar o que seja física quântica, porém se esta pessoa receber as informações pertinentes a esta área, bem como realizar cursos e estudos com certeza ela estará apta a responder em um determinado nível de aprofundamento, o que seja a física quântica.
A pessoa incompetente sabe determinado assunto, porém não se esforça para atingir a excelência no que faz, assim o seu desempenho é sempre medíocre.
Já o líder imaturo não apresenta as competências e/ou habilidades no relacionamento interpessoal, sendo assim não sabe gerir as pessoas pois não as vê como tal, e sim como meros instrumentos que devem apenas cumprir ordens e realizar tarefas. Geralmente é o tipo de líder que ou é autoritário com a equipe ou então é negligente, beirando a indiferença com todos.
Este tipo de líder não sabe conversar e nem mediar conflitos que ocorrem no ambiente de trabalho, pois está sempre alheio e indiferente às necessidades das pessoas que lidera.
Uma pessoa que age desta forma só traz malefícios para as pessoas que lidera, bem como para a instituição que trabalha, pois ninguém segue quem não admira, ninguém procura dar o seu melhor quando não recebe reconhecimento. Todos perdem ! Mas pior mesmo é quando o líder além de imaturo TAMBÉM é incompetente.
Por que então as instituições ainda mantém esse tipo de “pseudo-líder” ? Digo a você que este tipo de “líder” está com os dias contados, pois a Escola está descobrindo o que quaisquer outras Organizações que prezam qualidade e competência já sabem: Funcionário incompetente compromete os resultados, pois oferece serviços de má qualidade. O setor privado já está consciente disso e o setor público está começando a incorporar uma nova visão de gestão.
Diz o ditado popular: “quem tem competência se estabelece, quem não tem fenece” , sendo assim os “pseudo-líderes” serão destituídos do cargo e terão que dar passagem para um novo tipo de Líder, que terá como uma das características do seu perfil a proatividade e a competência
Se no seu local de trabalho você convive com um “pseudo-líder” avalie o seguinte: se a pessoa mostra-se disposta a aprender então é possível que haja mudanças a médio prazo, porém se é uma pessoa intransigente, está mais interessada no cargo que nas responsabilidades então é muito improvável que esta pessoa vá mudar e sendo assim é melhor que você mude de local de trabalho.
Lembre-se de uma coisa: ninguém obriga o outro a crescer ou aprimorar-se, isso é algo intrínseco de cada um conforme sua visão de mundo, de pessoa, de projeto de vida, de competência e excelência. Pessoas medíocres criam instituições medíocres e instituições medíocres morrem.
Você está sofrendo tendo que conviver com o “pseudo-líder”? Compartilhe sua estória no nosso blog.
Recursos para Professor e Coordenador:
58 Comentários
Ednalda
Amei o artigo!
Na minha opinião o lider tem que observar,ouvir,dialogar,mediar conflitos,mas também orientar,aprender,esbelecer critérios e demonstrar confiança para que os liderandos exerçam a funçao com competência.
Só não podemos confundir democracia com permissividade.
Sandra Cerqueira Mascarenhas
Olá,
Muito bom o texto,com certeza mandarei para alguns gestores, qem sabe mudem de comportamento em relação às suas ações?
Para trabalhar em equipe é preciso respeito às diversidades, compartilhar ideias e trocar experiências.
Abraços fraternos!
Rosinete Moreira
Gostei muito deste texto, e quero acrescentar que o verdadeiro líder, além de todas estas características ele precisa saber escutar, partilhar
e trabalhar em equipe, pois não existe liderança individualizada e sim
compartilhada com o grupo. É esse tipo de líder que procuro ser.
Tânia Santos
Já tive uma diretora assim, não ouve ninguém não sabe liderar é autoritária e arrogante.Gostaria que ela lesse esse texto ,quem sabe ela mudaria de postura.
Maria do Carmo
Todos os líderes deveriam passar por cursos de gestores,assim quem sabe pecariam muito menos.
Maria do Carmo
Muito bom eese texto,seria interessante que todos(as) que se dizem líderes lessem esse texto para uma reflexão e quem sabe mudar de postura.Muitos são autoritários por falta de competência.
lucia
já ensinei em uma escola em que o professor teria que empurar os alunos com a barriga, só pq eu não fui de acordo com isso, fui demitida, e a lider me falou q os pais tinham sempre razão, que tipo de lider esse que quer que seus alunos passem de ano sem saber nada, esse tipo de atitude quase me tira a vontade de lecionar.
mARIA DOMINGAS DOS SANTOS
Gostei do artigo,gostaria que todos os lideres tivessem acesso.