Conselho de Classe – Parte I
Como é o Conselho de Classe na sua Escola?
Como esse momento é utilizado?
- Para “ malhar o Judas ?”
- Apontar culpados ?
- Traçar metas?
- Criar intervenções ?
- Levantar estratégias para correção de rumos ?
Ou simplesmente ” bater o martelo” e definir situações ?
No filme francês “Entre os Muros da Escola”, há um momento onde ocorre um Conselho de Classe no qual participam duas alunas representantes da turma.
Convido você a assistir e refletir a respeito da postura dos Professores durante o Conselho e os comentários que fazem sobre cada aluno.
Depois de assistir, comente e compartilhe suas impressões e pondere as seguintes questões:
- Na minha Escola o Conselho é parecido com o Conselho do vídeo?
- A postura dos Professores reflete o real desenvolvimento e potencial dos alunos ?
- Quais são os pontos positivos e negativos nesta forma de realizar o Conselho de Classe?
No próximo artigo abordarei como é e como deve ser um Conselho de Classe e tenho certeza que você receberá muitos insights e que poderá colocar em ação no próximo Conselho da sua escola.
Compartilhe esse post com os seus colegas na Escola, assim todos poderão refletir em conjunto algumas práticas .
109 Comentários
mediane
acredito que quem deveria então participar do conselho de classe são os pais, pois os mesmos teriam derepente sugestões para auxiliar seus filhos e não os alunos assim como nop filme o desinteresse permanece e ainda serve de piada para eles, se não sabe se conportar numa reunião de tomada de decisões em que pode contribuir com a sala nas possíveis mudanças.
Katia Machao Botelho
Do Conselho de Classe, não tomam parte alunos, apenas professores, coordenadores, orientadores e direção. Felizmente, não há aqueles textos – o chatíssimo “momento pedagogo perfeição” – sobre os quais temos de refletir. Começamos por discutir sobre o desempenho e apreensão de conteúdo, primeiro por turma, depois por aluno. O incrível é que sempre discutimos sobre os mesmos alunos e problemas, o que significa a ineficiência do Conselho da escola em que trbalho. Além disso, temos o “momento responsabilidade”, no qual os professores são responsabilizados por todos os desintresses e fracassos da turma. Mas também é o momento em que se evidencia a fragilidade do papel do professor e do próprio professor. O que somos nós, afinal? O que é ensinar? Minha impressão é de que brincamos de ensinar (?) – é a questão de o professor ser o mediador? – enquanto os alunos brincam de aprender. E por aí seguimos…
Helenilde
Gostaria de perguntar para a psicopedagoga Roselí, se existe alguma lei que define um Conselho de classe, e onde encontrá-la.
Rosângela de Oliveira Silva
Achei bastante interessante o filme. Como já foi dito nos comentários acima o filme relata igualzinho o que acontece na maioria dos Conselhos de classe, apesar de que o modelo de conselho de classe apresentado no vídeo é simplesmente deplorável onde percebemos que os participantes rotulam os alunos,sem ao menos chegarem a um consenso sobre os mesmos. E as metas a serem alcançadas? O que o professor fez de fato para efetivá-las? O aluno não pode não produzir nada em sala. isso não é verdade pois algo ele aprende. A pergunta é: o que está sendo ensinado e a forma de ensinar é do interesse dele, ou este fator não está sendo considerado como deveria? E o que poderia ser feito pelo professor para melhorar o aprendizado? Onde estão as possíveis intervenções pedagógicas para solucionar os problemas?Quanto ao conselho esclar realizado bimestralmente na escola onde atuo, discutimos sobre notas, faltas e o que fazer para reverter a situação, mas não e tão diferente do que acontece no filme. Acredito que deva haver uma mudança urgente nesse sentido e espero orientações e sugestões do SOS professor, bem como de materiais (fichas) a serm utilizados antes, durante e pós a realização dos conselhos.
Joselice Bastos
Este modelo de conselho de classe apresentado no vídeo é simplesmente deplorável. Resolvem tudo com um simples carimbo rotulando os alunos, sem ao menos chegarem a um consenso sobre os mesmos. E as metas a serem alcançadas? O que o professor fez de fato para efetivá-las? O aluno não pode não produzir nada em sala. isso não é verdade.Algo ele aprende. A pergunta é: o que está sendo ensinado e a forma de ensinar é do interesse dele, ou este fator não está sendo considerado como deveria? E o que poderia ser feito pelo professor para melhorar o aprendizado? Onde estão as possíveis intervenções pedagógicas para solucionar os problemas?
Lúcia Costa
Achei bastante interessante o filme. Como já foi dito nos comentários acima o filme relata igualzinho o que acontece na maioria dos Conselhos de classe. A culpa na maioria das vezes é dada sempre ao aluno e não se pensa em criar estratégias e procedimentos para mudar a situação. O que achei bastante interessante foi a presença de um representante do alunado. Vou levar esta sugestão para os próximos Conselhos.
Ana Cristina Duarte Dias
Achei bastante interessante o filme. Como já foi dito nos comentários acima o filme relata igualzinho o que acontece na maioria dos Conselhos de classe. A culpa na maioria das vezes é dada sempre ao aluno e não se pensa em criar estratégias e procedimentos para mudar a situação. O que achei bastante interessante foi a presença de um representante do alunado. Vou levar esta sugestão para os próximos Conselhos.
Nadir
Em nossa escola não temos alunos presentes no conselho,este ano pois estamos em reforma. Já tivemos e os alunos foram orientados sobre as regras, que acredito tenha faltado no filme.
Quanto ao conselho discutimos sobre as notas, faltas e o que fazer para reverter a situação. Como melhorar a aprendizagem deles, mas não e tão diferente do que acontece no filme.
ROSINEA
O CONSELHO DE CLASSE NA INSTITUIÇÃO QUE TRABALHO É BASTANTE REFLEXIVO,PARTILHAMOS OS PONTOS FRACOS E OS FORTES DO ENSINO APRENDIZAGEM E DA DISCIPLINA E INDISCIPLINA DOS ALUNOS.