Como fazer o Conselho de Classe
Muitos não sabem para o que ele serve. Outros nunca participaram de um. A grande maioria nem quer ouvir falar nele. E é quase um consenso geral de que ele não serve para nada ! Você sabe do quê estou falando ? Se respondeu: Conselho de Classe, acertou !
Agradeço a todos os Professores que colaboraram postando comentários no nosso blog e compartilhando suas experiências no que refere-se a participação nos Conselhos de Classe, inclusive com algumas sugestões muito pertinentes e interessantes. Espero que todos tenham lido. Afinal é esta a ideia do SOS Professor, ser um espaço colaborativo, um ambiente onde possamos compartilhar aprendizados e enriquecer nossa prática.
Conselho de Classe que não resolve nada:
O vídeo “ Conselho de Classe” que é um trecho do filme Entre os Muros da Escola, reflete bem a realidade da grande maioria das nossas Escolas, excetuando pela participação das alunas representantes de sala, o vídeo é uma cópia, sem tirar nem por, do que vivenciamos nos Conselhos de Classe pelo Brasil afora.
O grupo reúne-se e então os Professores sentem-se livres para manifestarem-se sobre os alunos. Os diálogos versam sempre sobre o comportamento e problemas de indisciplina do aluno, tendo seu desempenho e sucessos desconsiderados. São diálogos entrecortados de comentários, opiniões, juízos de valor, julgamentos, preconceitos e achismos. Onde todos buscam o apoio e anuência uns dos outros como que para validar as afirmações feitas.
Muitas vezes o fracasso do aluno é atribuído a causas psicológicas e então são emitidos juízos de valor baseados no senso comum e não em laudos diagnósticos ou fonte segura que o ampare. Ao invés de avaliar o processo de aprendizagem, a interação pedagógica, e a eficiência da prática pedagógica do professor, o Conselho presta-se apenas para apontar e julgar comportamentos.
Neste modelo de Conselho de Classe, nada de fato é discutido e de fato nada é solucionado. Todos desabafam, todos discorrem livremente suas angústias, alguns nem falam pois não são apoiados nas suas colocações, então tudo fica na mesma.
Qual a finalidade do Conselho de Classe :
Antes de debatermos como deve ser realizado um Conselho de Classe, preciso esclarecer qual é a finalidade do mesmo. É preciso saber o porquê deste tipo de Reunião, para quê ela é realizada, e qual é o papel das pessoas que lá estão.
A palavra “ conselho” vem do latim consiliu e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes significados: 1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer. 2 Aviso, ensino, lição, prudência. 3 Tribunal. 4 Reunião ou assembléia de ministros. 5 Corpo coletivo, com função consultiva ou deliberativa. 6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios particulares. 7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino.
Assim, é correto afirmar que quem aconselha deve ser uma pessoa prudente, ter bom senso, discernimento, domínio próprio, autoridade e notório saber na questão consultada. Desta forma fica claro que ninguém consultará a vizinha sobre um investimento na Bolsa de Valores, ou a Merendeira se um aluno necessita de tratamento Psiquiátrico. É preciso ter competência e conhecimento da questão para emitir declarações.
Daí a importância da Educação Continuada, pois , especialmente no nosso caso, enquanto Educadores, não podemos resvalar no senso comum, achismo é coisa de gente que não está preparada devidamente para argumentar. Devemos ter bases sólidas e seguras, não apenas na nossa área de atuação, mas dentro do possível estarmos atualizados sobre o que ocorre em áreas correlacionadas a nossa. Buscar o conhecimento tem de ser um estilo de vida, e não apenas a busca de um certificado.
Fiz esse recorte para que você compreenda que um Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de Conselheiros, que terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor, discernir as melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas quais questões esses “ Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar ?
Bem, o Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Reflita por um momento: um Conselheiro preparado poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de deliberar. Já um Conselheiro despreparado, relapso com suas funções, incompetente na sua área de atuação e negligente com suas tarefas jamais poderá contribuir com soluções para o crescimento dos Alunos, da Equipe ou da Instituição.
Que tipo de Conselheiro você desejaria ter ao seu lado no próximo Conselho de Classe ?
Sugestões para um Conselho de Classe eficaz:
A grande maioria das Escolas está utilizando um modelo de Conselho de Classe que não funciona, ou que não atende totalmente aos objetivos de um Conselho de Classe, o qual não se restringe apenas a discutir notas ou comportamentos dos alunos.
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
- Aprendizagem dos alunos
- Desempenho dos docentes
- Resultados das estratégias de ensino empregadas
- Adequação da organização curricular
- Outros aspectos referentes a esse processo
Abaixo algumas sugestões para você estruturar seu próximo Conselho de Classe:
. Pré-Conselho com a Turma:
– Rendimento Turma: logo após as provas realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir o avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala), comportamento, participação, comprometimento, etc.
– Rendimento Professor: peça para a turma Avaliar o seu Desempenho no que refere-se a: Metodologia utilizada, Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala, etc.
– Metas/Combinados: discutam intervenções para implementar as mudanças que forem necessárias para a correção dos problemas levantados por ambos os lados
. Diagnóstico da Turma:
Você já elaborou o diagnóstico de cada aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem discutidos. Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados alcançados, outras questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se Você conhece o seu aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam totalmente a par de determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença na hora de ponderar a melhor intervenção.
. Conselho em 2 Atos:
Neste caso o Conselho seria realizado em 2 momentos distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença de Representantes de Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.
Obs: Caso a Turma já tiver realizado o Pré Conselho com o Professor em Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar o Conselho de Classe em 2 Atos.
1º. Ato: Participação Representantes de Turma (debate de questões relativas a Turma)
Neste momento ocorreria a participação de Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre as mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que refere-se a didática do Professor, metodologia, postura, etc.
Os Professores, por sua vez, colocariam as questões que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos debateriam algumas proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem adotadas. Seria registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este momento seria finalizado.
2º. Ato: Conselho apenas com Professores
Neste momento o Conselho seria realizado apenas com os Professores, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos individuais dos alunos, bem como os demais assuntos.
CONCLUSÃO:
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem os alunos e o processo de ensino.
Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a autocrítica dos professores.
O que o professor diz na autocrítica deve servir como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas, confrontar o problema com os que os outros professores também apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho.
Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:
• Promove uma visão abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valoriza o progresso individual do aluno, seu comportamento cognitivo, afetivo e social ;
• Reconhece o contexto familiar em que o aluno está inserido;
• Incentiva a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
• Propicia mudanças tanto na prática docente, no curriculo e na dinâmica escolar;
• Traça metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.
Há outros problemas sérios que contribuem para o fracasso escolar, tais como a negligência da família, a capacitação deficiente, a falta de estrutura, a indisciplina, etc, etc.
Por outro lado não podemos cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas, com as reais condições de um instrumento que a escola já apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe.
E você o que acha? Compartilhe no blog.
Bibliografia :
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
_____. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
50 Comentários
Anécio Menezes
Gostei bastante da materia. Tinha duvida sobre quando e como inserir alunos no conselho de classe como representantes. Pensava que não entenderiam os assuntos discutidos e poderiam sair falando coisas destorcidas. Agora não tenho mais duvida. Os alunos podem e devem participar do 1º momento do conselho de classe. Valeu, obrigado.
Anécio Menezes – diretor escolar.
Elenice Pereira
Gostei muito da matéria sobre conselho de classe. A minha escola tem deixado a desejar nos conselhos, deixando de tratar do assunto mais importante que é o aluno e sua aprendizagem. Vou passar para a supervisora da minha escola. Quem sabe ela faz uma mudança nos próximos conselhos.
Júlia
Nossa! Gostei muito da matéria, o Conselho de Classe é um momento sério pois estamos avaliando a comunidade escolar como um todo mas por falta de conhecimentos as vezes os pof. acham o momento chato… cansativo
Marcio
Parabéns, você tocou direto no ponto
simone
Esse artigo é realmente esclarecedor e motivador, mas é uma pena ser tão díficil mudar a cabeça das pessoas, o que está acontecendo é que os bons profissionais estão ficando desmotivados, já que os maus sempre tem mais voto.
Não perco a esperança que um dia nossas escolas públicas serão bem melhores.
Obrigada
Maria Eneuma
Eu estava esperando um texto como esse. Pratico, direto e com um forte embasamento teórico.
Muitas vezes, para um coordenador, é dificil dizer como fazer. Para os professores, este está inventando moda e mais trabalho.
Esse texto veio como uma ferramenta de grande valor para mim e para a melhoria do Conselho de Classe da minha escola.
Garanto-lhe que com ele, irei alcançar mudanças.
Obrigada.
Maria Eneuma
Ana Barbara
Gostei muito do artigo. É importante para nós educadores,principalmente Coordenadores Pedagógicos, termos disponíveis textos que possamos aplicar em nossa prática diária. Parabéns à equipe do “SOS Professor”.
Renata Chaves
Obrigada por explicar como funciona o conselho de classe , e como ele é importante dentro da escola para avaliarmos as nossas praticas. Abraços a todos do “SOS PROFESSOR”. Prof. Renata Chaves.
Renata
Gostaria de parabenizar-los pelo o sucesso do SOS professor, que vem fortalecer as nossas praticas pedagogicas, no intuito de contribuir de forma significativa e dinamica sobre o nosso dia-a-dia na sala de aula. Obrigada e continue sendo nosso suporte no processo de aprendizagem de nossos alunos, na perspectiva de forma cidadões criticos e participativos, dentro e fora da escola.Conto sempre com a ajuda de vcs.. Abraço da professora Renata Chaves.
Telma
Parabéns pelo artigo! Estávamos precisando de algo assim para respaldar teoricamente o trabalho que já estamos desenvolvendo ou pelo menos tentar melhorar a dinâmica do conselho como algo bem significativo, participativo, onde todos podem ser avaliados, trabalhados e melhorados, pois precisamos estar abertos a mudança.
Elenir Aparecida de O. Gonçalves
Equipe SOS Professor,
Durante meses e meses vocês têm contribuido com o meu desempenho profissional. Todas as matérias recebidas tenho colocado em prática juntamente com a comunidade escolar em que trabalho.
A matéria sobre Conselho de classe veio para contribuir muito para o fechamento do 2º Período.
Eu acredito na Educação!
Obrigada
Rose
Muito interessante a matéria, em uma escola que estou já é costume a presença do aluno no conselho de classe, agora é preciso que outra escola case com essa idéia.
Parabéns a equipe toda, “SOS Professor”.
Renilda
Olá para todos da equipe SOS Professor
Gosto muito dos pequenos textos enviados por vocês, porque
trazem sempre assuntos pertinentes e muito discutidos no dia a
dia de quem é educador.
Obrigado pela contribuição e que Deus lhes dê muita sabedoria
e boa vontade para continuar partilhando os conhecimentos adquiridos.
Renilda
matilde
Olá!
Parabéns à equipe SOS Professor e os nossos agradecimentos
pela colaboração q nos têm dado. Os esclarecimentos e orientações são muito úteis a todos nós q trabalhamos na educação.
Matilde
Rute Barbosa de Pontes
A ideia é excelente, parabéns, pois educação é isso, a troca de conhecimentos, de experiências. Parabéns mais uma vez pelo matéria pública e compartilhada.
fatimafilipo
Achei otima as sujestoes sobre comselho de classe , apesar de alguns professores acharem perda de tempo, mas é o momento de avaliarmos e refletir sobre tantas posturas e o que fazer.
Obrigada
Fatima Filippo
Ivete V. Borges
Parabéns por nos transmitir e exemplificar os procedimentos de um Conselho de classe extremamente eficiente, pois os achismos ainda persistem e os por vingança também.
Obrigada
Ivete Borges
gilvania medeiros
olha eu achei o máximo a ideia. Vou levá-la aos professores da escola onde trabalho.Excelente mesmo!!!!!
sandra
Matéria excelente!!!
Vou levar para apresentar a coordenadora da escola, debatermos e tentar aplicar na escola.
ivonides barp
Olha muito bom vou levar aapara ser implantado em minha escola e espero que vai nos auxiliar e muito.
Elisa Santos
Realmente concordo com vcs. A participação do grupo deve e sempre pensar no desenpenho da educação e a preocupação com o alunado. Parabenizo o grupo de vcs por alertarem o corpo docente e todas sua equipe nas escolas do nosso país.
sds,
Elisa Santos
Eliana Brandao Candeias-Ba
Olá,
Gostei muito desta matéria, como também tenho admirado as anteriores. Acredito que desta forma, possamos melhorar bastante o nosso desempenho e no desenvolvimento de nossos alunos, pena que muitos professores não concordem com a participação do aluno nos conselhos e nem se permitem serem avaliados. Quando essa postura mudar com certeza teremos resultados mais significativos nos conselhos.
maria do socorrode albuquerque
Bom dia Roseli. Parabéns pelos artigos e obrigada pela disponibilidade emajudar a tantos educadores que por vários motivos não evoluem no seu trabalho educativo. Estou sempre procurando e agradeço aos colegas que postam mensagens e boas experiencias. bjs.
Jaguaracy Conceição
Mais uma vez posso sorver um pouco dos excelentes conhecimentos postados por Roseli. Concordo com quem disse que é difícil fazer os(as) companheiros(as) entenderem qual é o papel do Conselho de Classe, porque tenho vivenciado isso na minha Escola. Eu comento com o corpo discente o resultado das avaliações, mostro a média das turmas e questiono o porquê dos resultados. Mas a minha frustração é justamente no momento das reuniões do Conselho, quando percebo o desvio das suas finalidades. Apesar disso, faço a minha parte em prol de uma educação de qualidade e agradeço a você por mais essa lição.
Marciana Alencar - Goioerê-Pr
Gostei da matéria, muito pertinente.
Já tentamos realizar em nossa escola o conselho de classe com a presença dos alunos mas a ideia não foi bem aceita pela maioria dos docentes.
” Fácil avaliar, o difícil é aceitar ser avaliado pelo aluno”.
Obrigado por abordar este assunto que é tão polêmico.
Um abraço.
Leila Luz
Parabéns!
Excelente metodologia.Vou sugerir a pedagoga da escola que se aproprie dessa ideia no próximo Conselho de Classe.
Ortencia, o que é e como funciona esse Projeto Diretor de Turma?
sandra comini
Adorei!!!!
Vai ser de grande valia para o próximo conselho
que realizarei na minha escola, pois esse processo
é de suma importancia para a melhoria da aprendizagem.
Obrigado por compartilhar estas dicas.
Rita Pinheiro
Gostei muito do texto sobre Conselho de Classe. Na escola onde trabalho como coordenadora procuro desenvolver o Conselho da forma descrita no texto, mas a autoavaliação dos professores deixa a desejar, a maioria se autoavalia sem apontar falhas, mostrando que ainda é difícil para as pessoas perceber e reconhecer os próprios erros.
ORTENCIA MACIEL
Adorei !!!!
Parabéns a equipe!!!
Vai nos ajudar bastante.Achei a metodologia muito parecida com a que aplicamos no Projeto Diretor de Turma.Vocês conhecem?
Vamos utilizar.
Desejo muito sucesso a todo@s!
marlene ferreira
Quero parabeniza-lo este pela excelente ideia.
Abraço cordialmente
Marlene
Marli Aparecida
Olá! Tudo isso é a mais pura verdade,pois o trabalhado do professor deve ser avaliado sim, porém acredito que esse conselho de classe não será aprovado por muitos docentes que não admitem que a sua metodologia e seu trabalho seja avaliado para possíveis mudanças.Creio que resolveria grande parte dos problemas de repetência.
Adorei, pois estou sempre a procura de cursos online que me capacita para melhor atuar na minha profissão.Esse artigo vai me ajudar bastante!
Um forte abraço.
professora Marla
Francisca Célia
Olá! Que texto maravilhoso. Vai servir de subsídio para a minha coordenação junto aos professores dos anos/séries iniciais. Realmente o Conselho de Classe deve ocupar um papel de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.
Um abraço.
Coordenadora Célia
Madoka Matsumoto
Que constatação mais verdadeira. Vou encaminhar este fabuloso e-mail
para meus pares da unidade escolar. Quem sabe o próximo Conselho de Classe terá adquirido maior visão por parte de todos, inclusive a minha, que ainda tenho muito a aprender. Agradeço muito tudo que a SOS tem escrito para nós professores.
Stellamaris
Texto maravilhoso. Vai servir de subsídio para a minha coordenação junto aos professores dos anos/séries iniciais. Realmente o Conselho de Classe deve ocupar um papel de grande importância no processo de ensino-aprendizagem.
Angélica Regina
Reflete exatamente o que entendo por Conselho de Classe realizado na escola. Simples assim e tantos profissionais ainda banalizam este momento tão importatne e decisivo para a promoção da aprendizagem. Obrigada SOS professor por alcançar o chão da escola de forma tão prática e significativa!
Ananias Alves de Souza
Professora Roseli.
De certo minha visão sobre o conselho de classe foi por demais expandida, obrigado!
Maria Aparecida de Jesus Veronese
Oi Roseli. Amei a matéria, assim como todas as que tem nos enviado. Parabéns pela ajuda que está nos proporcionando.
Um beijão!
Maria Aparecida.
Lidio Dani
Adorei essa matéria, pena que pouco professores tem acesso a ele.
José Carlos Galvão
Professora Roseli Brito.
Você indicou o filme Entre os muros da escola, tenho um filme brasileiro para ser indicado: “Pro Dia Nascer Feliz” Bom documentário!!!
Abraços.
Galvão.
Vilma Decleva
Olá Roseli, obrigada pelo excelente material, vai me ajudar muito, concordo com você quando diz que o conselho de classe tem “…o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino.” Embora nem todos os professores concordem com a participação dos alunos e até se omitem em suas colocações pois ao mesmo tempo em que estamos avaliando os alunos, avaliamos o trabalho do professor junto a esse aluno e isso nem todos aceitam.
Abraços.
Vilma Decleva
Nelcio
Acho muito interessante, mas fazemos quase meio que dessa forma. Reunimos os professores em que serão discutidos os pontos relevantes no que concernem à estrutura familiar, o cognitivo do alunos e com isso, trabalhamos de formas meio que diferenciadas, atividades potencializadas ao seu conhecimento. A escola não dispõe de professores, tampouco de psicólogos, assistentes sociais que possam atender a toda demanda. Por isso, fazemos o máximo e reunimos com os professores e na perspectiva de soluções de problemas. Além disso,esses conselhos são realizados por unidade…
daniela fernandes
Esta matéria caiu como uma luva. Estava precisando de orientações a este respeito. Pude entender claramente a finalidade real do conselho e abolir a imagem negativa que profissionais desmotivados nos transmitem. Com certeza farei a diferença nos conselhos daqui por diante, tendo em vista os contextos desta significativa matéria.
Muito obrigada pela compartilha, estou muito feliz.
Emanuela Cunha
Que bom seria se nossos gestores pusessem em prática as reflexões desta matéria. No mínimo, evitaríamos a perda de tempo e as conversas “nada a ver” com o que deveria realmente ser pauta deste tipo de reunião: a avaliação do processo.
Edgard
Maravilhoso esse trabalho realizado sobre o Conselho de Classe, parte dele já está sendo aplicado na escola, no segundo semestre avaliaremos os resultados obtidos.
ONDINA MARIA DE FÁTIMA SILVA CRUZ OLIVEIRA
ADOREI A MATERIAL.
APROVEITO PARA PARABENIZAR A EQUIPE QUE ELABOROU ESSE MATERIAL.
edinabotelho
Excelente.Matéria extraordinária.
Jozias
Maravilhoso esse trabalho realizado sobre o conselho, vou aplicar na minha escola. valeuuuuuuuu.
Rodrigo Jorge
Ótimo artigo, com certeza tenho outra visão do Conselho de classe, mas o grande problema e com convencer nossos colegas que esse eh o conselho eficiente, pois muitos deles estão desmotivados e veem no conselho um momento de desabafo. Creio que ainda temos muitos profissionais que usam muito o senso comum.
Sheila Regina Oliveira
MAS QUE MATERIAL FANTÁSTICO. PARABENIZO QUEM O TENHA CRIADO. NO MÍNIMO É COISA DE PEDAGOGO- O MESTRE NA ARTE DA EDUCAÇÃO.FELICITAÇÕES A EQUIPE DO SOS PROFESSOR
MARIZA BARBOSA DE OLIVEIRA CARMARGOS
EXCELENTE MATÉRIA SOBRE CONSELHO DE CLASSE, VOU FAZER ISTO E TENHO CERTEZA QUE NOSSA INTERVENÇÃO SERÁ SUCESSO. ÓTIMA IDÉIA DO 1º E 2º ATO.
GOSTEI E PARABENIZO A PESSOA QUE TEVE ESTA BRILHANTE E IMPORTANTE IDÉIA.