Conselho de Classe – Parte I

Como é o Conselho de Classe na sua Escola?
Como esse momento é utilizado?

  •  Para “ malhar o Judas ?”
  • Apontar culpados ?
  •  Traçar metas?
  •  Criar intervenções ?
  •  Levantar estratégias para correção de rumos ?
Ou simplesmente ” bater o martelo” e  definir situações ?
No filme francês “Entre  os Muros da Escola”, há um momento onde ocorre um Conselho de Classe no qual participam duas alunas representantes da turma.
Convido você a assistir e refletir a respeito da postura dos Professores durante o Conselho e os comentários que fazem sobre cada aluno.
Depois de assistir, comente e compartilhe suas impressões e pondere as seguintes questões:

  • Na minha Escola o Conselho é parecido com o Conselho do vídeo?
  • A postura dos Professores reflete o real desenvolvimento e potencial dos alunos ?
  • Quais são os pontos positivos e negativos nesta forma de realizar o Conselho de Classe?
 No próximo artigo abordarei  como é e como deve ser um Conselho de Classe e tenho certeza que você receberá muitos insights e que poderá colocar em ação no próximo Conselho da sua escola.
Compartilhe esse post com os seus colegas na Escola, assim todos poderão refletir em conjunto algumas práticas .

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

109 Comentários

  • maria do carmo

    O Conselho de Classe se bem executado é mais uma ferramenta para avaliar os nossos alunos,pois é o momento de todos os professores estarem juntos partilhando de todo o aprendizado do aluno,Na maioria das vezes avaliam-se mais comportamento à aprendizagem e sendo esta última pouco valorizada.Observo também que não há um retorno para os alunos até para poder terem conhecimentos de suas avaliações no contexto geral.Quanto ao comportamento das alunas exibidas no filme são muito sem educação e deixou transparecer que desconhecem o valor de um Conselho de Classe.No colégio onde trabalho os alunos (líderes de classe)participam do conselho juntamente com os professores,coord.pedagógico,etc….deveria ser melhor executado…

  • marilda

    Creio que os nossos conselhos quando acontecem saõ parecidos, os debates, impasses entre professores e outros argumentos passíveis de resolução ou não.Precisamos de políticas que realmente são aplicávies ,reais e ideais nas instituições educacionais.Pois na atualidade o que se percebe é desrespeito, indisciplina , falta de compromisso do estudante e, as vezes da família.

  • Jucelha - Guanhães/MG

    Nosso conselho de classe é feito com todos os professores, é feito observações individuais; nota, participação, disciplina…
    Depois é feito contato com o aluno e família se necessário. É organizado a intervenção na escola, se tiver condições para isso, porque na escola tem poucos funcionários disponível exclusivamente para isso. A intervenção é feito dentro da sala de aula com o próprio professor com estratégias diferenciadas. Para os bons alunos é feito um painel com o nome desses alunos com foto ou estrela com palavras de estímulo.
    E.E.Senador Francisco Nunes Coelho. Guanhães/MG

  • sandra gama

    Assistir o video é semlhante como acontece o Conselho de classe na escola onde trabalho, o que difere é a presença das alunas. Os demais argumentos segue como também sugestões para melhoria educacionais e registros em ata entre outros.

  • SONIA

    Onde trabalho o Conselho é feito da mesma forma que a demonstrada no vídeo,porém participam também funcionários “inspetores de alunos”, o interessante é que a auto avaliação acontece espontaneamente, e algumas sugestões interessantes também são registradas para posteriormente serem testadas e reavaliadas.

  • sandra comini

    O vídeo é excelente mostra a realidade da maioria das escolas nós não sabemos lidar com essa situação de avaliar e muitas vezes cometemos erros absurdos por não termos conhecimento do que é um conselho de classe.

  • Antonieta

    Na minha escola o conselho de classe é falado sobre o comportamento e aprendizagem do aluno. Em 2011 o conselho de classe na verdade era conselho de área com apresentação de gráficos com resultados por área,reunia os professores da área para discutirem estratégias para diminuir o número de alunos no baixo rendimento. Mas não foi bem aceito pelos professores.

  • Maria Olinda de O. Arruda

    Achei formidável o video,pois se preocupar com o desenvolvimento do raciocínio dos jovens é fundamental.
    Devendo portanto, ser este o objetivo do conselho de classe discutir meios para solucionar a aprendizagem individual e da classe.
    Desisti este ano de estar em CC porque nunca estive em um que questões como a disciplina fosse solucionada.Nos CC que freguentei, ao longo da carreira, as notas sempre tiveram prioridade em relação ao comportamento de alguns alunos que sabemos fazer parte da educação como um todo.

  • Márcia Ávila

    Não assisti ao filme. A cena exibida demonstrou que não houve nenhuma preparação para os alunos participarem do conselho de classe, assim como não houve intervenção dos professores presentes.
    Não concordo com alunos participando de todo conselho de classe. Acredito que o momento é de exposição, discussão, reflexão, mudança de postura, de planejamento, socialização de dificuldades, assim como os acertos, o que precisa melhor, elogios, e tomada de decisões. Não cabendo a participação de adolescentes (alunos) em uma discussão de adultos (profissionais).
    Organizo um Conselho de Classe que tem início na sala de aula com os alunos e professor representantes discutindo e construindo o perfil do grupo a partir de três perguntas: Aspectos positivos, o que precisa melhorar e sugestões. Ao iniciarmos o Conselho(por série/ano) a direção da escola faz um abertura formal relatando a importância, necessidade e seriedade do evento Os alunos representantes de cada turma participam da 1ª parte do conselho relatando as três perguntas. Em seguida ouvem o perfil de cada turma relatado pelos professores. O 2ª momento os alunos saem da sala e os professores passam a relatar sobre cada aluno seguindo alguns itens pedagógicos e disciplinares pré-estabelecidos. Encerramos com os combinados, sugestões e providências a serem tomadas.
    Em sala de aula a Orientadora Educacional fará a devolução do Conselho de Classe junto com os alunos representantes para toda turma. Os aspectos, itens ou casos particulares e confidencias terão a devolução individual.
    Sou Orientadora Educacional e acredito no Conselho de Classe.

  • luiz carlos

    No filme “Sem Medo de Ser Feliz” há um conselho de classe
    que é os da rede nacional de ensino.
    Seria legal posta-lo.

  • Arnobio Magalhaes

    Adorei este video, pois nos mostra como é um conselho de classe, exceto a participação dos alunos. Acredito que é bem interessante a participação dos alunos, mas antes deve-se preparar o aluno para que não distorça a conversa. Se você poder poste mais videos interessantes. Obrigado. Um abraço, e boas ferias.

  • Luisa Cristina

    Em nossa escola, acontece o conselho com a participação dos alunos, mas eles o fazem com seriedade. Não existe brincadeira e geralmente concordam com todos os argumentos dos professores, pois, normalmente só comentamos a respeito dos alunos que tem algum problema disciplinar ou pedagógico. Sempre tomamos medidas que na maioria das vezes surte algum efeito positivo. Este vídeo me deixxou extremamente inquieta, eu não aceitaria duas alunas conversando e rindo durante um momento taõ sério. Para mim ficou claro que elas não deveriam ser lideres da classe.

  • EIZLA MARIA AFONSO FERREIRA

    Tirando a participaçao dos representantes de turma, é exatamente assim que acontece o conselho de classe em minha escola: falamos dos alunos problemas e dos problemas da turma em geral. Apontamos soluçoes em que na maioria das vezes se resumem em conversar com os pais ou responsaveis,ou com os proprios alunos em particular. Concordo que muitas vezes o aluno apresenta problema de desinteresse ou indisciplina por não dar conta de acompanhar as aula, por necessitar de um trabalho à parte de recuperaçao de sua aprendizagem, de conteudos defasados e também pela carga de uma estrutura familiar desajustada. Enfim, são muitos os problemas e somente as discussoes a nivel coletivo, podem trazer a tao esperada luz no fim do tunel.

  • jaciara santana

    Nosso conselho e muito diferente desse do filme,primeiro por que fazemos um registro dos alunos com problemas por disciplina para serem discutido no conselho de classe buscando resolver as dificuldades dos mesmos e trocar experiencias para melhor aprendizagem dos alunos que apresenta rendimento baixo no aprendizado.

  • zoraide camara

    O nosso conselho de classe só os professores e diretoria e coordenação pedagógica participam.Não concordo muito com a maneira que meus colegas se referem aos alunos. Ainda bem que eles não participam, caso contrário ficaria preocupada ao observar as carinhas de descontentamento e acho que o pouco estimulo que eles têm, desapareceriam.

  • maria da conceição souza

    Vejo através do vídeo como o ato de avaliar, às vezes, pode ser injusto com os nossos alunos.Implantamos em nossa escola, desde 2010 um novo sistema de avaliação, e de lá pra cá,estamos procurando inovar com a participação dos alunos e da família durante o processo avaliativo, enfrentamos ainda alguns obstáculos e conflitos, mas os resultados já começam a se revelar satisfatórios para todos os envolvidos, pais,alunos,professores,direção, toda comunidade escolar.

  • Elisa Santos

    Bom, o filme é ótimo mas nunca participei do conselho de classe nas escola que trabalhei. Concordo que em primeiro lugas a equipe docente da escola deve se reunirem para identificar quais são as dificuldades de cada um E através dessa avaliação tentar juntos ajudar o aluno a vencer tais dificuldades através de reuniões,projetos atividades sequenciadas,etc.
    O trabalho em grupo conseque fortalecer as ideias e cada um dando sua propria opinião fica facil discutirmos e construir o melhor para educação.

  • maria das graças d'angelo

    No nosso conselho de classe ninguém se preocupa com o lado pessoal,ou seja, quem é , de onde vem, o que vive e como vive. Sinto muito por isto, pois minha vida ñ foi nada fácil e lutei com os meus próprios fantasmas e discriminações para chegar onde estou. Luto e sofro pelos meus alunos. Sou Supervisora Pedagógica.

  • claudia silva

    Na escola que trabalho nunca houve participação de aluno no conselho,e os professores falam abertamente sobre as notas e atitudes dos alunos tudo é levado em consideração.

  • Janderléia Cortez

    O conselho de classe é iniciado com alguns informes pelo diretor e dirigido pela coordenadora pedagógica com os professores. Temos 1h45min para expor nossas dificuldades encontradas em sala de aula com os alunos no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem e sugestão de soluções. Preenchemos um acompanhamento de desempenho dos alunos e expomos de forma bem breve as anotações.

  • Ana Paula

    Concordo que no conselho de classe haja a participação de alunos , no entanto eles não precisam necessariamente estar presente em todo o tempo do Conselho de Classe mas devem participar em algum momento do mesmo e para isto é preciso que seja organizado e bem planejado.

  • Maria das Graças Bosi Mandacaru

    Na escola que trabalho não há presença de alunos no conselho de classe,nosso conselho é participativo e inovador, existe uma equipe preoculpada com o aprendizado dos alunos e com a disciplina, no video não senti muita união dos professores não gostei dos representante de turma, que o educador faça uma reflexão com a turma antes de escolher seus representantes.

  • Maria Aparecida Souza Maciel

    Na escola em que trabalho o conselho é feito por unidade, com a psicologa da escola, onde cada professor expoe o seu problema com o aluno ou a classe em questão.É feito por turma em dias diferentes geralmente nos dias de avaliações da unidade com os professores da série.No conselho expomos os casos e damos notas de zero a 10,pontuando: comportamento, cooperativismo, pontualidade, autonomia.
    Gostei da forma de avaliação no filme,acontece a mesma coisa conosco, pois alguns alunos tem comportamento diferente em cada disciplina e quando vamos dar as notas entramos sempre num consenso.

  • ivonete bispo

    Na escola em que trabalho o conselho de classe acontece so com os professores, coordenadora pedagógica e secretária da escola que elabora a ata do conselho. É solicitado perfil da turma, comenta-se situaçoes de aprendizagem e de indisciplina do aluno (quando citado pelo professor). Não temos ações de retorno após conclusão do CC. Ainda precisamos melhorar bastante nosso processo educativo em todos os sentidos: pedagógico, administrativo, …. eatc

  • Maria Luiza

    O vídeo ilustra a dificuldade que temos em estabelecer critérios para esse momento que julgo tão importante: Notas x Comportamento. Na escola em que trabalho, buscamos analisar toda a realidade na qual o aluno está inserido, já que é uma escola de zona rural, com baixíssima participação dos pais no processo educacional, com muitas carências estruturais, além da cultura de que basta frequentar para receber o “bolsa família”.
    Ainda não contamos com a participação de alunos durante o conselho, mas o resultado é divulgado para eles.
    Espero sugestões para realizar um conselho mais eficiente, pois os problemas são apontados, mas as estratégias ainda não têm dado o resultado esperado.

  • Andrea Maia Rego

    Sou Pedagoga e leciono em uma escola particular, que já acontece o conselho de classe, mas com o fundamental II e médio, mas não assisitir a nenhum. Mas na próxima semana acontecerá o conselho do fundamental I pela primeira vez, só poderei comentar depois que acontecer o conselho. Se tratando do vídeo, me vi na situação, em que um dos professores valoriza o aluno, e sendo recriminado por outros pela sua observação pertinente, quando apresenta alguns avanços desse aluno em sala em outros momentos, mas que a direção o critica perante os outros colegas e ele fica sem saber o que dizer, diante daquela situação, fica de mãos e pés atados.

  • Luciene

    Em nossa escola o conselho acontece no final de cada bimestre. Participantes : equipe pedagógica. São relacionados os alunos que não alcançaram os objetivos. Abre se a discução onde os professores apresentam as possíveis causas que quase sempre estão ligadas a indisciplina e dificuladade de aprendizagem e se referem aos mesmos alunos. São feitas as convocações dos responsáveis para decidirem juntos a melhor forma de ajudar e concientizar o aluno da necessidade de mudança de atitude e importância de sua participação na sua aprendeizagem e sua responsabilidade na aprendizagem dos companheiros de sala com seu comportaento indisciplinar. Vejo os professores preocupados com os alunos como ás vezes até de forma paternal, já que a maioria conhecem os alunos e sua história de vida desde muito pequenos.

  • Elenice Pereira de Souza

    Na minha escola o conselho de classe acontece bimestralmente, porém não tem sido muito satisfatório, pois os encontros estão sendo para outros fins e não tratar de assuntos relacionados ao aluno. Ao assistir ao filme vi o comportamento das alunas, acho que alunos representantes de turma não tem maturidade para participar de um conselho de classe.

  • Raimunda Romana

    Boa tarde, na nossa Escola o Conselho de classe acontece somente no final do ano letivo, para decidirmos sobre a aprovação e ou reprovação de alguns alunos que estão em situação de notas abaixo da média. Todo o processo acontece analisando-se o rendimento de cada aluno, através dos relatórios de cada professor. Analisa-se o comportamento, nível de aprendizagem e a frequencia. O aluno não participa desse processo, pois não o vejo com maturidade para o fato. Particularmente, acho um processo cansativo e longo, algo que está fora da realidade dos adolescentes, os quais tem fadiga de informação e não gostam de esperar. profa. Raimundinha.

  • rosa medeiros

    Na minha escola o conselho de classe não tem a participação de alunos.
    Ocorre com a participação dos professores, coordenador e equipe gestora.
    Não só se aponta as notas. Mas se faz análise do perfil individual dos estudantes e da classe.Apresenta-se sugestão de encaminhamento para as necessidades apresentadas com devolutiva durante o o bimestre.

  • Élen Maria Azevedo Silva

    Eu particularmente gosto de participar do Conselho de Classe da minha escola que acontce por bimestres. É um momento onde conversamos e observamos como as turmas estão se desenvolvendo. Não tenho birras com horários para que o mesmo termine, seja primeiro ou último, como observo. O ideal para mim é promovermos encontros mais proveitosos. As notas deveriam ser online e quando fôssemos discutir alguma coisa, que fosse sobre o que fazer para solucuionarmos os problemas pertinentes com uma força conjunta. Para mim, ter compromisso com meus alunos e querer vê-los bem na vida como um todo, com base nos estudos é o principal motivo de reunirmos.

  • Antônio José Pereira de Souza

    Em nossa escola, o conselho de classe só acontece no final de ano, nós não temos uma conselho bastante atuante, porque os nossos professores, na sua maioria ainda tem só o ensino médio, o antigo magistério e não sabe com funciona de verdade.

  • Virgínia Almeida

    Foi bom ter assistido a esse vídeo, pois em minha escola o Conselho acontece sem a presença dos alunos; levarei a ideia para os colegas, mas não sei nao, se a maioria gostaria da presença dos mesmos! Eu vejo o Conselho de classe como um momento do professor de alguma forma crucificar os meninos. De maneira errônea, com todo respeito, muitos colegas confundem as coisas e, julgam simplesmente, ao invés de perceber o aluno como todo, vê por partes, beneficiando os ditos “bonzinhos” os que ficam calados, e detonando aqueles que, muitas vezes estão interagindo e não atrapalhando! Temos que aprender a conduzir situações e tirar proveito delas…

  • Sandra Maria

    Na minha Escola não acontece o Conselho de Classe. Já sujeri a coordenadora a ideia de nos reunirmos para que nós professores, possamos avaliar os alunos no coletivo. Precisamos demais desta atitude por parte da gestão e professores, para que possamos diminuir a indisciplina e consequentemente, melhorar a aprendizagem, pois a família não colabora muito.Peço socorro ao S.O.S na aplicação deste Instrumental, e o que devemos avaliá-lo no final de cada etapa.

  • Fátima serpa

    Bom!na nossa escola,o Conselho de Classe acontece bimestral não é diferente do trecho abordado no filme a angustia é semelhante…mas vale salientar que o filme mostra realisticamente tudo o que deparamos no nosso cotidiano,e que isso tudo sirva para refletirmos nas realizações dos conselhos…

  • Clarice de Fátima Fragoso

    Em nosso colégio, o Conselho de Classe ocorre bimestralmente, mesmo que a avaliação seja semestral. No primeiro bimestre nos reunimos para saber a situação do aluno e os encaminhamentos necessários, tudo é anotado numa ficha própria da turma. No fechamento do semestre as notas e faltas são projetadas, onde todos os professores tem acesso para se ter uma ideia geral do aluno. Após os Conselhos, dá-se um retorno à turma sobre o que foi comentado e chama-se os pais, que são atendidos individualmente para saber o parecer de seu filho. É um trabalho árduo e exige muito da Equipe Pedagógica, mas consideramos importante. As observações e sugestões colocadas pelos professores durante o Conselho, são anotadas para as providências necessárias.

  • Rosiglé Schneider

    Na nossa escola a equipe pedagógica realiza o pré-conselho de classe com os alunos em sala de aula, onde vários fatores são analisados, processo ensino aprendizado, metodologias, avaliações, comportamento, responsabilidade, relação aluno X professor, aluno X aluno, professor X aluno , etc. O Conselho de Classe é realizado com a Equipe Pedagógica, professores e direção. Mas já atuei em escolas onde o próprio Conselho de Classe era participativo (pais de alunos e alunos participavam) com maturidade, pois antes era esclarecido o objetivo do conselho (processo ensino aprendizado) foi a melhor experiência em Conselho de Classe que tive, com resultados mais positivos.

  • Fabiano G. Maia

    Olá colegas professores,
    Tenho percebido que a escola tem que acompanhar mais de perto as atualizações tecnológicas; não é só no conselho de classe que temos que melhorar…
    O conselho é apenas um reflexo do que está acontecendo na escola…
    Quando a escola “anda” em ordem o conselho de classe simplesmente acontece sem constrangimentos nem “deboches”, pois os alunos e também os nós, professores, apenas vamos apontar pontos de melhoria para os alunos.
    Respeito todas as opiniões, esta é a minha.

  • ana menezes

    Na escola que trabalho o Co acontece bimestralmente e cada professor fala do rendimento da turma e dos alunos que estão com conceito insuficiente e tentamos traçar metas pra um projeto interventivo para os alunos com dificuldades.Alguns professores dão dicas de como agir com alunos que foram seus em ano anteriores e o que deve ser feito para melhorar a aprendizagem deles.é preenchida uma ficha com conceitos e oura indicando os alunos destaques,com dificuldades na aprendizagem,faltosos e o que o professor sugerer paar sanar as deficiencias dos alunos.Termina com uma ata com tudo que foi tratado no coc.

  • Carmen Teixeira

    Em minha escola acontece um Conselho Participativo em que todos os alunos e pais são convidados a participar. Como sou do ciclo I apenas a professora responsável tem a primeira palavra. Comenta aluno por aluno nos quesitos avanços e dificuldades de aprendizagem. A equipe de direção pausa em cada aluno e comenta nossa avaliação, sugerindo procedimentos, os pais também tem a palavra para fazerem seus comentários. As questões comportamentais são tratadas no dia a dia da escola numa parceria entre professores, direção e pais. Tem dado muito certo e não fica muito cansativo.

  • Madoka Matsumoto

    Na nossa escola o Conselho de Classe acontece bimestralmente com participação dos alunos voluntários. Geralmente um aluno interessado em saber como é esse Conselho e vem sem preparo nenhum, o que acho mais autêntico. Eles colocam suas opiniões sob o ponto de vista do aluno e nós opinamos sob o ponto de vista profissional, o que enriquece a nossa visão, somando ambas as partes e sinto que acontece um pouco de humanização nesses encontros. Procuramos abordar as possíveis causas da falta de participação nas aulas, os problemas enfrentados durante as aulas com deteminado aluno e a coordenadora sugere algumas ações a serem tomadas. Acho que o Conselho de Classe acaba nos orientando de alguma forma o que fazer diante de um problema que surge cotidianamente. Embora seja desgastante acho muito importante participar de todos os Conselhos das turmas que cuidamos. O filme mostra realisticamente quase tudo que enfrentamos. Só não encontramos nenhum aluno participante com tamanho desrespeito durante o Conselho. Nossos alunos têm sido ótimos nos Conselhos, mesmo que diante de sua turma e nas salas de aula não sejam tão santos assim.

  • Eliete Santana

    P.S.:A finalidade do Pré-Conselho é que no Conselho de Classe final da unidade, onde não temos a participação de alunos nem de pais, é que o grupo de professores em comum acordo dê sugestões para a elaboração de um plano de ação para atender as demandas que são apresentadas em cada turma e – ou aluno. Eliete Santana – Teixeira de Freitas-Ba.

  • Sandra

    Ja tinha visto esse filme, é uma ótima dica, na escola que trabalho estou tentando modificar o conselho de classe, pois ainda fica so pra ver se o aluno passa ou não passa. Agora alem da observação de cada professor em relação ao aluno tb os professores estão incluindo a avaliação do trabalho na sala e como modificar sua estrategia de ensino.

  • Eliete Santana

    Na escola onde trabalho não é muito diferente…Não temos a participação dos alunos. Atualmente realizamos o Pré-Conselho(orientado no Projeto Político Pedagógico Institucional – da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Teixeira de Freitas – Extremo Sul da Bahia. Realizamos este ano ao final da I unidade a primeira experiência e gostamos muito porque possibilitou a participação de alunos e professor numa auto-avaliação coletiva sobre os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais de ambos – professor e alunos os quais demonstraram aceitação e participaram efetivamente do processo. Tiveram oportunidade de expressarem-se, expondo suas reflexões sobre o processo da aprendizagem durante a unidade em análise. Gostaram de saber/conhecer como funciona um conselho de classe, sua função bem como sua finalidade. No Conselho de Classe final da unidade (com os professores) expomos a resposta do pré-conselho de cada turma e a partir deste concluímos a reunião. Precisamos ainda aprimorar as ações posteriores ao pré-conselho visando sanar as dificuldades da turma/alunos. Estamos buscando resultados e novas estratégias para resolução das dificuldades/problemas detectados…

  • EULER SATHLER SOARES

    Na escola pública em que trabalho, não há a participação dos alunos. Funciona nos moldes da fala do Eurides – os professores só tem olhos para o comportamento… raramente para a aprendizagem. A ideia de trazer o representante ou os alunos com mais dificuldades para dentro do conselho, acho ótima. Claro que um combinado prévio entre os docentes seria interessante, para que não malhassemos os “judas” e sim ouvíssemos seus sonhos, suas expectativas, suas dificuldades, seu cotidiano, seu conceito de escola, suas relações familiares etc. Talvez, fosse interessante, que no combinado prévio, cada professor ficasse incumbido de introduzir cada tema, como forma de dar corda ao aluno, deixando-o a vontade. Com a posse desse diagnóstico, os professores teriam ferramentas para uma abordagem mais individual para com aqueles alunos.

  • Altenich Martins

    Na escola onde eu trabalho, é bem parecido com isso. A diferença é que, não são convidados alunos para participar do conselho.

  • Maria do Socorro

    Nossos alunos ainda não estão preparados para participar de um conselho de classe. Decidir sobre a vida dos alunos, principalmente com relação aos conceitos bimestrais, finais, é muito difícil.

  • Albanize Mello

    Na minha escola o representante de cada turma discute, com a respectiva turma, questões relacionadas a conduta,participação e até prática docente, registra em uma ata e leva para o Conselho de Classe, mas só participam do 1º momento que consiste na avaliação global da turma, lê a ata e expõe os problemas aos docentes. Os alunos não participam do 1º Conselho de Classe do ano letivo.Felizmente na minha escola os docentes priorizam os aspectos qualitativos, levando em consideração também fatores que interferem na aprendizagem nos campos social e afetivo. Os casos de baixa assiduidade são sinalizados e depois todos são atendidos pelas orientadoras educacional e pedagógica. Se o problema estiver relacionado a frequência os responsáveis são convidados a ir a escola, mesmo sendo alunos do ensino médio.

  • Ana Mª C Rosario

    O Conselho Escolar na Unidade onde atuo acontece com a reunião de professores, coordenador e o gestor (diretor e ou vice-diretor) para analisar resultados por segmento dos alunos que não obtiveram avanços significatvos de aprendizagem. Em seguida, propõe-se ações objetivando o avanço cognitivo desse(s) alunos. Sabemos que é importante a presença do Conselho Escolar ou dos pais e alunos envolvidos, mas por inúmeras razões isso não acontece.

  • Helenilde

    Muito interessante o filme. Na escola na qual trabalho não participa aluno e nem os pais.Pois sempre vão para o conselho de classe aqueles alunos que não participa das aulas de modo algum nem aparece para fazer as avaliações, os professores correm atrás fazem de tudo para recuperá-los mas não tem jeito. A direção sempre manda convites para os pais destes alunos e eles não aparecem,mas, quando chega o CONSELHO de CLASSE lá estão todos querendo que os filhos passam de ano de qualquer maneira. E ai o que fazer? agora temos professores na nossa escola querendo mudar as regras. Querendo que o aluno que participar uma vez no conselho que no ano seguinte já perde direto e não participa mais do mesmo. Eu acho errado e você Roseli o que acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *