Conselho de Classe – Parte I

Como é o Conselho de Classe na sua Escola?
Como esse momento é utilizado?

  •  Para “ malhar o Judas ?”
  • Apontar culpados ?
  •  Traçar metas?
  •  Criar intervenções ?
  •  Levantar estratégias para correção de rumos ?
Ou simplesmente ” bater o martelo” e  definir situações ?
No filme francês “Entre  os Muros da Escola”, há um momento onde ocorre um Conselho de Classe no qual participam duas alunas representantes da turma.
Convido você a assistir e refletir a respeito da postura dos Professores durante o Conselho e os comentários que fazem sobre cada aluno.
Depois de assistir, comente e compartilhe suas impressões e pondere as seguintes questões:

  • Na minha Escola o Conselho é parecido com o Conselho do vídeo?
  • A postura dos Professores reflete o real desenvolvimento e potencial dos alunos ?
  • Quais são os pontos positivos e negativos nesta forma de realizar o Conselho de Classe?
 No próximo artigo abordarei  como é e como deve ser um Conselho de Classe e tenho certeza que você receberá muitos insights e que poderá colocar em ação no próximo Conselho da sua escola.
Compartilhe esse post com os seus colegas na Escola, assim todos poderão refletir em conjunto algumas práticas .

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

109 Comentários

  • Claudia Gimenes

    O conselho da minha escola é muito bem estruturado. No meio do trimestre, há um pré-conselho, onde conversamos com todos os pais para que estejam cientes da aprendizagem/comportamento de seus filhos.
    Alguns antes do conselho propriamente dito, a equipe pedagógica faz uma investigação dos “problemas” da sala, elenca pontos positivos e negativos em relação aos alunos e professores, e pede que sugiram soluções.
    No dia do conselho, discutimos o que eles disseram, relatamos os problemas e traçamos metas de como solucioná-los.
    Dessa forma, só não conseguimos solucionar situações que não está ao nosso alcance.

  • Araci Asinelli-Luz

    Normalmente, o que se vê, é que o chamado Conselho de Classe nem é um Conselho e nem tem “classe”. Na década de 90, quando coordenava um curso de formação do magistério, propus a participação dos(as) estudantes no Conselho de Classe, não só para ouvir, mas como representantes da sala, posicionar-se sobre as aulas, o relacionamento professor-estudante, as condições de aprendizagem, as dificuldades encontradas, etc. Não serem figuras decorativas como no caso do filme. Na ocasião houve muita resistência dos professores(as) sobre a participação dos estudantes. Não estavam acostumados a críticas. Não sei como está a escola hoje, pois já estou aposentada. Hoje trabalho no ensino superior e as reuniões departamentais não são muito diferentes. Precisamos amadurecer e mudar a cultura que priuvilegia as relações humanas respeitosas.

  • Cláudia Sertão

    Na escola que trabalho o conselho de classe é feito no final do ano somente com a presença dos professores da turma.

  • Antonio Silva

    O vídeo é muito bom, revela a mazela de um conselho de classe, pois embora se questione se o que está em pauta é atenção, quantidade ou comportamento, o fim é classificar, deixando de ser um conselho e tornado-se um JULGAMENTO.

  • Iranete

    O filme retrata a realidade. Muitas vezes a aprendizagem é dificultada por causa da indisciplina.Na minha escola o conselho acontece de maneira semelhante,é falado sobre comportamento e aprendizagem.Não têm a participação de alunos.

  • normacida

    Bom, o filme é ótimo mas percebo que a nossa realidade não é diferente.Por isso não realizamos coselho de classe com a presença do aluno. Primeiro nos reunimos para identificarmos quais são as dificuldades de cada um E através dessa avaliação tentarmos juntos ajudar o aluno a vencer tais dificuldades através de reuniões,projetos atividades sequenciadas,etc.

  • Mª Cristina

    Na minha escola,o conselho de classe é semelhante ao do vídeo,porém a participação dos representantes não é desrespeitosa como a das alunas do filme em questão.É feito um trabalho prévio de orientação dos representantes de turma sobre a postura adequada a um momento desses.

  • Cristina Santos

    Gostei do filme, porém devo confessar que no meu município é bem diferente, os alunos não participam dos Conselhos de Classe,mas todos professores estão documentados em relação aos alunos “problemas”, tudo é registrado no livro ata e assinados por todos nós

  • Gislene de Fátima Alves

    Na minha escola o conselho de classe não é muito diferente do vídeo, a não ser pelos alunos participantes. Discutimos e nunca chegamos a um denominador comum. Acontecem “brigas”, pois, um aluno vai bem em uma matéria e não em outra, não se comporta, é indisciplinado e a culpa é do professor. Muitas vezes acho que a culpa é minha mesmo, mas, não sei como despertar o interesse desse aluno, ninguém me ensinou isso na universidade; e algumas das resoluções tomadas pela equipe pedagógica não são colocadas em práticas. Fico muito feliz quando consigo que um aluno, pelo menos, tenha um desempenho melhor, e isso é possível quando tenho ajuda da orientação euducacional e da família.

  • Marli Campos

    Concordo com a Professora Marisa, nossos alunos não têm maturidade suficiente para participarem de um Conselho de Classe. Na escola em que trabalho, discutimoa a situação dos alunos que apresentam indisciplina ou déficit de aprendizagem, e traçamos juntos as intervenções a serem feitas em cada turma.

  • Neusa Prado

    Achei o vídeo muito interessante e vou assistir ao filme como sugerido pela nossa amiga.

  • MARIZA BARBOSA DE OLIVEIRA CARMARGOS

    Gostei do filme, já assisti, porém vejo que a participação de alunos no Conselho de Classe nao é algo necessário e vejo que eles ainda nao têm maturidade para tal assunto. A escola deve preparar os alunos representantes ou membros do Colegiado para tal momento sem dúvidas.
    O que sinto em relação ao filme é professores debatendo disciplina e alunos zombando, rindo , mastigando o que em nossas escolas pode acontecer, não acham…

  • Jaguaracy Conceição

    Sugiro às pessoas que assistam todo o filme vez que o vídeo é apenas uma pequena mostra. O filme é muito bom e retrata a nossa escola pública. Faço essa sugestão porque observei alguns comentários contrários ao vídeo. Se puderem assistam o filme.
    Na minha escola o Conselho de Classe deixa a desejar e não cumpre com o seu desiderato.

  • Ivani Melfi

    Lembrei de uma situação ocorrida há mais de dez anos, na qual tive um aluno (ensino médio – 2º ano) que justificou não fazer as atividades que propunha, dizendo que entendia quando eu explicava mas assim que ia fazer as atividades, tudo fugia de sua mente (“dava branco total”). Fiz um teste na lousa e de fato ele não conseguiu fazer o que acabara de explicar e que ele tinha acompanhado bem. Levei o problema ao Conselho de Classe e os demais professores disseram que era “invencionice” do aluno e desculpa para não fazer as atividades pois sabia que no final acabava sendo aprovado. Este conselho ocorreu no mês de junho, conversei com o aluno e ele jurou que estava falando a verdade. Propus então após as férias conversar com sua mãe. Não deu tempo, pois no mês de julho ele viajou de SP para BAHIA para passar as férias com o irmão e lá faleceu acometido de um tumor no cérebro. Escrevera antes de morrer uma linda poesia dedicada a todos os colegas e professores da escola… Esta lição levo comigo para sempre antes de “julgar” alguma atitude de aluno.

  • Ivani Melfi

    Já havia assistido ao filme e foi bom rever o “recorte” isolado do Conselho de Classe. Na escola em que leciono atualmente os alunos não participam do Conselho de Classe, mas já lecionei em uma escola em que se convidavam os alunos, representantes da classe, para assistirem ao início do Conselho e darem seus depoimentos sobre a situação da classe (problemas disciplinares, ou quaisquer outros que a classe houvesse elegido para o aluno comentar). Gostei da prática pois é participando que se aprende a argumentar. Só acho que todos teriam direito de assistir, pois não vi resultado positivo para a sala de aula. Os alunos também não permaneciam no conselho quando iniciávamos a discussão do aproveitamento dos alunos.
    Na escola atual, não gosto de participar do Conselho e nem acho que é Conselho de Classe, pois o que se discute são as notas vermelhas (inferior a 5) e como dar um jeitinho do professor passar do vermelho para o azul. Se o aluno teve nota azul em outras matérias e só vermelha em uma disciplina, por exemplo o professor é convidado a rever sua nota. Não importa os critérios adotados para sua avaliação.Não se pede as provas, nem os trabalhos, nem o número de vezes que o professor solicitou atividades e o aluno simplesmente se recusou a fazer. Não se compara os critérios e nem as provas dadas entre os professores Há professores que já dão nota azul (5 em diante) para não ter que alterar depois. E também para não ter que ficar fazendo relatórios justificando a nota abaixo da média. E há professores que discordam e não alteram a nota mesmo que o Conselho entenda que o aluno não deveria levar nota vermelha.
    Tal qual ocorre com o recorte do filme não se percebe uma vontade de discutir e/ou unificar os critérios de avaliação dentro de um conceito teórico, e não há predisposição para um escutar ao outro. Veja a resposta fria e objetiva que foi dada ao professor no filme, quando ele opinou que o aluno havia chegado ao seu limite no estudo e não se tratava de advertí-lo (“isso é lindo, mas sou meio burro e tenho que preencher este relatório aqui”… A aluna que tira notas boas não é advertida por mau comportamento, mas o aluno que tira notas ruins mesmo que o seu problema seja por limitação intelectual merece ser punido. E não é assim que geralmente funciona?

  • Ivana Bolsoni

    Em minha escola fazemos essas discussões individuais de cada aluno e do comportamento geral da turma,ainda não temos a presença de representantes de turma,fizemos isso antes com a turma toda,respondendo questionários que serão levadas ao conselho.Após o termino do conselho,durante a semana a Orientadora conversa indivudual com os alunos,colocando seus pontos positivos e negativos,afim de mudanças de comportamentos.

  • leoneide

    Não compreendi como meninas tão mal educadas e indisciplinadas, são escolhidas como lideres(representantes de sala).Elas deveriam ter um comportamento impecavel, além de boas notas, mas o que vemos são duas alunas que não respeitam nem a si nem os membros do conselho. Atrapalhando a discursão em andamento.Faço aqui uma pergunta não seria melhor que essa aluna debochada ficasse de fora do conselho, já que não estava somando em nada, além de rir da cara dos professores?

  • matilde

    Qual o objetivo do conselho de classe?Há profs q agem como se não soubessem. Tenho participado de conselhos onde se procura resolver a situação de alguns alunos em situação difícil, com notas baixas e um histórico de dificuldades em todas , ou em algumas disciplinas;ou outros q além desse quadro apresentam indisciplina. Cada prof tem sua opinião sobre o q fazer com estes alunos, e sobre como deveria ser “um aluno”. Daí perde-se muito tempo ouvindo colegas q aproveitam esse momento p reclamações, sem q apresentem uma solução eficaz para problemas q vão muito além das notas baixas e comportamentos “inadequados”.O vídeo não mostra a realidade de todas as escolas,pq algumas já fazem diferente , como a da coord. Dagmar(acima) q encontrou uma forma de colocar objetividade nessas reuniões, conversando antecipadamente com os profs.

  • Walkyria Palma

    O Conselho de Classe em nossa Instituição é participativo, dinâmico e bem inovador. É um espaço para estudo. Objetivamos levar para este momento reflexão sobre a prática docente, dos especialistas, direção e discentes. Traçamos após, as intervenções.Um dos momentos do último Conselho que realizamos foi fazê-lo em forma de Júri Simulado, onde os professores defenderam a beleza da sua disciplina, sua importância no dia a dia e como a faziam significativa na sala de aula. Foi um momento bastante rico. Estamos preparando para que no 3º bimestre o façamos com participação de líderes de turma.

  • palmira silveira pimentel

    Boa tarde
    Na escola onde trabalho há nos termos do Regimento a presença de 2 alunos,entretando os mesmos comportam-se como telespctadores passivos ou apenas como ouvintes já que não estão preparados para a participação ativa Os alunos não representam de fato os seus pares,cumprem tão somente o papel de estarem ali presentes como no video …Acho que as escolas devem prepará-los para esse compromisso de serem de fato representantes de seus pares com direito a voz e intervençõs pertinentes.Como fazer esta ação???Aguardo,oprtunamente,as sugestões e experiências bem sucedidas para colocá-las em ação…

  • Walkyria Palma

    O Conselho de Classe em nossa Instituição é participativo, dinâmico e bem inovador. É um espaço para estudo. Objetivamos levar para este momento de reflexão sobre a prática docente, dos especialistas, direção e discentes. Traçamos após as intervenções.Um dos momentos do último que realizamos fizemos em forma de Júri Simulado, onde os professores iriam defender a beleza da sua disciplina, sua importância no dia a dia e como a faziam significativa na sala de aula. Foi um momento bastante rico. Estamos preparando para que no 3º bimestre o façamos com participação de líderes de turma.

  • Graça Lúcia

    São cenas interesssantes e q nos levam a refletir sobre o papel dos Conselhos Escolares nas escolas. Podemos ver o positivo que é a discussão no grupo que o representa. A imagem vista nos leva a reflexão de quanto o trabalho dos Conselhos nas escolas precisam se tornar mais sério frente as questões diárias.A análise sobre quem é realmente o aluno precisa de uma reflexão bem mais apurada por parte da Escola.O mundo que rodeia a vida do aluno é bastante complexa.

  • vilma saboia

    Achei muito interessante o vídeo.
    Em nossa escola, sinto que ninguém fica à vontade com isso; que é muito difícil definir, de fato, os critérios avaliativos e nunca tivemos a presença de representantes dos alunos.
    Achei uma boa ideia embora, acredite que eles não têm maturidade suficiente, entretanto, só o terão se participarem pois muitas vezes o aluno fica de fora de suas respomsabilidade e é no proprio conselho que os mesmos apartir dai terem mais conhecimento das suas obrigaçoes escolares.

  • Ezilda Molina

    Boa tarde.
    Apesae de eu não estar em sala de aula no momento, concordo com nossa colega Maria Antonia Marchetto, quando diz da participação dos alunos no Conselho. Essa interação pode nos trazer alguns pontos positivos principalmente no relacionamento entre professores/alunos e direção, bem como com os demais segmentos da escola.

  • luciana

    Na minha escola este ano foi realizado o conselho de classe falando de cada turma individualmente, mas focando principalmente no perfil de cada turma, não foi falado de notas porque depois tem o relatorio que é enviado para as pedagogas ficarem cientes. Não tem a participação dos alunos nem dos pais, e fica decidido de que forma será entregue os boletins ou se serão feitas reuniões com os pais. Já fizemos outras vezes o pré-conselho realizado em cada turma somente com os alunos falando e depois isto é exposto no dia do Conselho.

  • Alcino Luís

    Tudo que já se encontra registrado neste sítio é o que ocorre com o Conselho de Classe bimestral; além de tudo, é extenso e cansativo, uma vez que todos os colegas “tecem” comentários a respeito de cada discente chamado.

  • Fábio Mahal

    Ainda sobre dois comentários escritos acima
    1)”Acho que no conselho de classe não deveria ter a participação dos alunos, pois os mesmos não saberiam expor soluções para questões apontadas contra eles próprios” – pois é, quem deve apresentar soluções somos nós, discutidas com eles.
    2)”porém creio que a maturidade dos alunos, o compromisso e a responsabilidade é bastante relevante” – Sem dúvida, entretanto, quando é que terão mesmo essa responsabilidade, se no espaço onde isso deveria ser construído tememos que eles falem? E quem de nós já maduro o suficiente? Certamente, não traríamos QUALQUER aluno para o conselho.

  • Fábio Mahal

    Gostei muito deste vídeo… não é de que hoje que defendo a presença de representantes de sala nos Conselhos, pois tomamos decisões com base APENAS nas opiniões dos colegas, sem dar voz ao que os alunos pensam, veem, sentem em sala de aula. Diz-se sempre que eles não têm maturidade, que eles diriam só o pessoal e não o pedagógico. Mas só um minuto! Quem tem que ter esse olhar somos nós, professores. Da fala deles é que temos de tirar o que há de pedagógico.

  • Vania

    Na escola em que trabalho não há a presença de alunos no conselho de classe. Na verdade, não entendi a presença das alunas no filme, pois a falta de interesse e de maturidade ficaram bem evidentes.
    Estudei há muitos anos em uma escola que tinha, na minha opinião, o conselho de classe ideal. Todos os alunos com média perdida podiam participar do conselho, um de cada vez, e todos eram ouvidos. Assim, o aluno tinha a oportunidade de falar de si, de suas dificuldades e também de ouvir os professores.

  • Dagmar

    Eu já assisti ao filme “Entre os muros da escola”, é um filme interessante, porém na minha escola os alunos representantes não participam do conselho.
    Como coordenadora, converso com os professores individualmente antes, e no dia do conselho, procuramos definir situações.

  • Ana Maria S.Pessoa de Oliveira

    Na minha escola o conselho é parecido só que é sem presença de alunos.
    Pelo que vi no vídeo me certifiquei que os alunos não tem maturidade para presenciar um conselho. Gostaria de ressaltar que o controle da disciplina por alguns professores favorece os alunos na hora do conselho,os que não estabelecem limites em suas aulas, deixam os alunos fazerem o que querem, e só na hora do conselho que apontam alunos indisciplinados, desinteressados, se controlassem a disciplina e estimulassem o aluno ao interesse pelas aulas, garanto que o conselho seria mais proveitoso.

  • Mirande

    É sempre um momento muito difícil gerando discordância entre colegas e votação que nem sempre é o resultado que realmente deveria ser.
    Na minha escola está sendo realizado ao final de cada unidade.

  • Flavinéia Malaquias Santos

    O filme retrata a realidade. Muitas vezes a aprendizagem é dificultada por causa da indisciplina.Na minha escola o conselho acontece de maneira semelhante,é falado sobre comportamento e aprendizagem.Não têm a participação de alunos.

  • giles

    Muito bom este vídeo! Aqui em nossa escola não há um conselho de classe aberto nem para todos os professores ou mesmo diante de representantes de classe. É meio fechado aos professores veteranos e mesmo assim os professores não têm o direito de opinar sobre o que deve ser feito.

  • Rodrigo Jorge

    Bom, o vídeo realmente descreve a nossa realidade.

    Na minha escola o conselho do primeiro bimestre olha mais o comportamento e o perfil da turma, já do segundo em diante se verifica as notas e o comportamento. O que sinto falta muitas vezes e de dentro do conselho sair alguma tipo de aviso ou punição, dependendo do caso.
    Nunca fizemos um conselho de classe com representantes dos alunos, creio que seria um pouco constrangedor para os professores que participam do conselho.

  • Eleoníria dos S. R. Pellizzaro

    Amei! Nunca coloquei nenhum aluno presente para participar de um conselho de classe, vendo achei interessante, pois como o colega acima falou a falta de maturidade mais acho que vale a pena. o critério com os professores colega são assim mesmo. abraço!!!!!

  • Gildijoney

    o VIDEO DEMONSTRA CLARAMENTE COMO ACONTECE O CONSELHO DE CLASSE NAS ESCOLAR QUE TRABALHO, ACHO QUE DEVEMOS NOS ATENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO DURANTE O ANO E NAO APENAS PARA O SEU COMPORTAMENTO EM SALA DE AULA. MUITAS VEZES REPROVAMOS OS ALUNOS SIMPLESMENTE PARA PUNI-LO NA ILUSÃO QUE NO ANO SEGUINTE ELE IRA MUDAR , MAS ISSO NAO ACONTECE.

  • Cidinha

    Observo que o vídeo possui muita relação com o que acontece na escola onde trabalho. Na maioria das vezes ficamos discutindo comportamentos, sendo que, cada professor também possui seu comportamento, suas concepções…O que seria o ideal?

  • Marcia Denize Gonçalves da Silva

    Em nossa escola, no primeiro momento é discutido sobre o perfil da sala,o que cada professor vê na sala e como fazer para conseguir melhorá-la tando em comportamento como nota,isto é feito com a presença do aluno representante de sala, depois vai se falando de aluno por aluno, como ajudá-lo ou como melhorar o seu comportamento, em fim procurando sanar todas as dificuldades de cada aluno e de cada sala. Creio que ista anda surtindo resultado pois as salas andam melhorando dia a dia.

  • Eurides Oliveira

    Não gosto desse momento, pois costumamos avaliar comportamento bom ou ruim e esquecemos da aprendizagem do aluno, claro que quando o aluno tem um comportamento ruim a aprendizagem dificulta, mas professores só tem olhos para ver comportamento, comportamento, enfim.

  • Vera Oliveira

    Creio que como educadores precisamos ser orientados quanto este tipo de procedimento.
    O vídeo mostra uma forma de como agir, mas creio que podemos rever algumas posturas mais eficientes.
    A participação de alunos é uma atitude que pode trazer muitas contribuições boas, porém creio que a maturidade dos alunos, o compromisso e a responsabilidade é bastante relevante.

  • Geisa

    Acho que no conselho de classe não deveria ter a participação dos alunos, pois os mesmos não saberiam expor soluções para questões apontadas contra eles próprios. O conselho de classe em minha escola acontece como um todo onde todos participam independente da série que atua, e todos dam sua opinião a respeito do referido aluno. Mas também não falamos de todos os alunos da classe somente dos problemáticos e dos alunos destaques do bimestre de cada sala de aula.

  • Selma Rodrigues

    Nosso conselho é participativo, onde os pais/responsáveis participam integralmente, nosso coordenador inicia o trabalho dando recados em geral, os alunos representantes de sala são convocados a falar como foi o andamento da sala naquele bimestre e quais serão as propostas para o bimestre a seguir, em seguida o professor representante da mesma coloca suas ponderações, abre-se então para algum outro professor fazer as suas colocações sobre aquela sala/turma, também damos abertura para o pronunciamento de algum pai ou responsável, logo, inicia-se a sabatina de falar diretamente à cada aluno presente, e finaliza-se com a sugestão de professores conversarem mais particularmente com os responsáveis e vice e versa.
    Concordo com tudo isso, porém é bem cansativo, uma vez que isso se repete em média 4 vezes no período, além de alguns professores repetirem a fala de outros, ou falarem além da conta, sem contar quando um responsável desembesta a falar… isso ocorre em três dias, imaginem o esgotamento do profissional, acho extremamente desgastante…

  • Neusa Rocha

    Já tinha assistido o filme.Na minha escola o Conselho é exatamente assim.Os líderes de sala estão presentes e são previamente orientados pela vice a buscarem os problemas com a turma e sugestões para soluciona-los.Depois q cada aluno da a opinião da turma,alguns prof justificam essa ou aquela atitude.Logos apos vão embora e so com os prof, a direção discute(exatamente como filme) o q fazer com os alunos indisciplinados, q atitude tomar para q a sala preste mais atenção etc…

  • Cristiane Fortes

    O sentimento é de impotência. O conselho de classe precisa ser o oposto deste modelo(já tão utilizado e nada eficiente)! Cada educador envolvido no processo precisaria trocar suas experiências, suas intervenções e o grupo de comum acordo pensar num plano de ação para atender as demandas que são apresentadas em cada turma e – ou educando. Dá trabalho …mas é nisto que acredito!

  • Ana Lúcia

    Na minha escola é igualzinho, entretanto a Diretora orienta os alunos quando começam com o comportamento demonstrado no filme.
    Do a mais as discussões são iguais.

  • Helton Gonçalves de Oliveira

    Geralmente ocorre, levando em consideração apenas os alunos como responsáveis pelo fracasso escolar.

  • Geruza

    No Colégio onde trabalho, o conselho de classe acontece com algumas semelhanças do filme, porém não há a presença de alunos durante o consellho e os resultados são registrados no diário de classe e no livro de ata, do conselho de classe.

  • ORTENCIA MACIEL

    Muito interessante o vídeo.
    Em nossa escola, sinto que ninguém fica à vontade com isso; que é muito difícil definir, de fato, os critérios avaliativos e nunca tivemos a presença de representantes dos alunos.
    Achei uma boa ideia embora, acredite que eles não têm maturidade, entretanto, só o terão se participarem.

  • MariaAntonia Marchetto

    Na minha escola convidamos os alunos para participar de conselho de classe, conversamos comeles sobre a responsabilidade do Conselho,explicamos as regras e a finalidade do conselho, eles se comportam muito bem,gostam e fazem comentários de que não sabiam como os professores os conhecem tão bem.
    Acho que faltou isso no vídeo,esta preparação e chamada para a importância do conselho,pois as alunas se comportaramcom deboche e indisciplina não considerando que os professores avaliam suas vidas escolares. Faltou preparação a atribuição de responsabilidade.

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