Problemas com a Coordenação e Direção
Hoje, tratarei de algo delicado que é a relação entre Professores e Gestores. Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:
– Qual é o maior problema que você enfrenta com a Coordenação/Direção da Escola ?
Os Professores responderam:
- muita burocracia (relatórios/fichas) para preencher…………. ……. 48 %
- falta de orientação pedagógica……………………………………….. 27,10 %
- falta de regras claras dos objetivos e resultados do trabalho……. 17,4 %
- nenhum problema com a Direção ou Coordenação………………. 7,5 %
Muita burocracia com relatórios, fichas, etc para preencher
É um fato que o Gestor (Coordenador e Diretor) precisa medir a eficácia dos resultados atingidos, e isso só é possível com o levantamento de dados do processo de aprendizagem por meio de Relatórios, Fichas, Questionários, etc. É uma verdade também que se estas solicitações forem desordenadas e aleatórias, tomarão um tempo precioso do Professor, que ficará enredado em uma armadilha sem fim de papéis.
Sugestão para os Gestores:
Faça um levantamento de todas as Fichas, Relatórios, Questionários e outros documentos que os Professores estão preenchendo atualmente. Analise-os e verifique quais documentos podem ser agrupados em um só. O ideal é que bimestralmente o Professor tenha que preencher pelo menos o Diário de Classe, Boletim de Notas e Relatório de Desenvolvimento . No início do ano é oportuno elaborar uma Ficha de Sondagem onde serão levantadas as dificuldades dos alunos, onde o Gestor , bem como o Professor poderão realizar o monitoramento do trabalho ao longo do ano na mesma ficha.
Falta de Orientação Pedagógica:
Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.
Sugestão para os Gestores:
As pessoas precisam de suporte, apoio, motivação, incentivo e treinamento. Por isso elabore dois tipos de Reunião: Coletiva e Individual. Na Reunião Coletiva discutam novas ferramentas e estratégias para melhorar : comportamento do aluno, indisciplina, rendimento do aprendizado, gerenciamento da sala de aula. Na Reunião Individual realize o monitoramento de todos esses itens, para isso o Gestor deverá criar as próprias Fichas de Controle e Acompanhamento de cada Turma.
Falta de Regras claras quanto aos objetivos e resultados do trabalho:
Ao ver dos Professores, como as Reuniões não levam a nada e como os Relatórios só servem para desperdiçar o tempo, o fato é que acaba não ficando claro para onde todos estão indo. As Regras ficam subentendidas, os objetivos ficam diluídos em um sem número de solicitações diárias, o que acaba gerando com que cada Professor interprete, a seu próprio modo, o que está acontecendo.
Sugestão para os Gestores:
A roda não é para ser reinventada a cada bimestre, basta estabelecer com clareza os objetivos Gerais no Planejamento Anual e a cada bimestre realizar o monitoramento desses objetivos por meio de Fichas e Relatórios previamente elaborados. Como foi sugerido crie a Ficha de Sondagem com as dificuldades dos alunos, assim você terá objetivos bem específicos para atingir com cada Turma. Nas Reuniões Coletivas e Individual, forneça as ferramentas e estratégias para o Professor alcançar essas metas.
Nenhum Problema com a Direção/Coordenação:
Aqui é preciso um alerta. Apesar de alguns Professores terem relatado que não há problema, o fato é que gerir pessoas é um trabalho constante e diário, por isso nunca se descuide de sempre criar um ambiente que possibilite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento de necessidades, pois só assim o que já estava bom, se tornará melhor ainda.
10 Comentários
Etiane Abreu
Concordo c/ Aurelio. O professor e os pais chegam es reuniões cheios de esperanças,que algo novo aconteça e nada.As reuniões são usadas para leitura e discussões de textos.Tudo continua na mesma.Pais e professores continuam frustados. O diretor acha que está abafando. Precisamos agir com profissionalismo.
Angélica Luiza Ferreira Santos
PARTICULARMENTE ACHO ESSAS DICAS DE SUMA IMPORTANCIA, ALÉM DISSO É UM APRENDIZADO NO CONFRONTO COM OUTRAS PESSOAS E AS DICAS PARA MELHORAR O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Luci de Andrade
Estou tentando entender… o que nunca me foi dito!
Fui aplicar prova, pela primeira vez,no ensino médio EJA.
Fiquei abismada, com a cola generalizada.Tentei impedir e fui ameaçada pela turma.
Deixaram claro, que eu não estava entendendo…Perguntaram se eu era nova na escola? Saí de lá muito mal, por não ter tomado a prova da turma toda!Fui conivente, com o sistema já instalado.Temi pela minha integridade física e da minha família.
Cristhiane Guimarães
Acredito que se fôssemos mais unidos e utilizássemos melhor nosso tempo nas reuniões de Módulo II, que na maioria das vezes é desperdiçado,para utilizar de estratégias de aprendizagem seriamos melhor recompensados em todos os sentidos. Interferiria mais na aprendizagem de nossos alunos e também em nossa auto-estima, pois estaríamos dominando melhor os problemas apresentados na escola.
Este mini curso, por exemplo, seria uma boa forma de trabalhar estratégias para utilizarmos em sala de aula.
A gestão deveria pensar melhor neste assunto.
Antonio Mário Manicardi Filho
Apenas um comentário:
Professor sofre agressão a facadas e morre!
Interessante que a mídia anuncia o crime assim:
Professor da notas baixas para o aluno e aluno esfaqueia professor!!!
Lindo isso, nos é que damos notas baixas?
Lamentavelmente a sociedade nos vem assim, está na hora de mudar essa história!!!! isso é discriminação da classe, voces não concordão?
Pingback:
Analice Silva
Essas dicas são bem legais e interessantes e irei utizá-las ao máximo no próximo ano em meu trabalho como educadora.
Regina Lucia Sampaio
Suas dicas e comentários tem sido muito importante para ajudar no meu desempenho como professora e coordenadora e o que mais me angustia são os professores e diretores que não possuem problemas pois sabemos que lidar com pessoas requer sensibilidade e gerenciamento de conflitos que em toda sociedade existe.
Fátima Lucy
Para que haja um bom trabalho na escola e inspire credibilidade por aqueles que por lá passam, é imprescindível o diálogo entre os gestores. Aprecio muito suas dicas que são bastante pertinentes….
Maria Áurea Ribeiro
Concordo com “Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo continuará na mesma.”
Excelente iniciativa a do blog.Vamos aproveitar o máximo com as dicas. Parabéns!
Áurea Ribeiro