Indisciplina – Erro no. 2: Bater Boca com o Aluno

Discussão verbal com o Aluno. Existem três grandes gatilhos que prenunciam que um Bater Boca com o Aluno vai começar.Quer você seja um Professor recém formado ou veterano, tenho certeza que já vivenciou, alguma, ou várias situações envolvendo ” bate boca” com aluno. Provavelmente você ficou estressada, perdeu tempo, atrasou o planejamento , desentendeu-se com os Pais do aluno, levou bronca da Coordenação, desgastou-se e…. não chegou a lugar nenhum.

Na verdade, essas situações potencializam a indisciplina já existente na sala de aula, pois drena todas as forças, motivação, interesse e paciência do Professor.

Mas, para compreendermos como lidar com situações de “bate boca” é preciso conhecermos como elas se desenrolam e o que as desencadeia, para que possamos definitivamente combatê-las e extirpa-las.

O que é o “bate-boca” ?:

Coloquialmente denominamos de “bate boca” toda discussão verbal, que ocorre de forma acalorada com a troca de palavras ásperas, e no final das contas não se resolve nada, portanto mostram-se inúteis. Quando discussões deste tipo ocorrem na sala de aula servem para tumultuar e deixar todos de ânimos exaltados.

Tipos de bate boca:

Existem três grandes gatilhos que prenunciam que um “bate boca” vai começar, são eles:

1)Fazer perguntas redundantes:

Átila, porque você está conversando? Já não falei que é para fazer a lição ? “

Parece familiar ? Pois é, eu também já fiz perguntas desse tipo. Quando fazemos perguntas redundantes é como se, implicitamente, disséssemos aos nossos alunos :
“ Átila, farei uma pergunta redundante para que você possa distorcê-la e manipular-me e quem sabe até ficar com o controle da situação, talvez a sala inteira até divirta-se às minhas custas se você complementar com alguma gracinha no final “.

Ao fazer uma pergunta redundante, que tipo de resposta você acha que obterá do aluno ?

“ Sabe “Pro”, converso porque eu não estou a fim de assistir sua aula, então prefiro “papear” com os meus colegas ao invés de prestar atenção no que você fala”.

Com certeza não era a resposta que você esperaria receber ! No entanto é a resposta que você obterá na maioria das vezes.

Usar perguntas redundantes, achando que estará disciplinando efetivamente, é uma ilusão, e o que é pior, você abrirá uma brecha para ser manipulada e tornar-se o alvo das chacotas por parte dos alunos.

2)Argumentar com aluno

Professor: “ Atila, já falei que você não pode sair da sala ”
Átila: “ mas por quê não ? “
Professor: “ Porque você tem de esperar o horário do intervalo”
Átila: “ porque então você deixou o Ivan sair ? “
Professor: “ Porque o caso dele é diferente “
Átila: “ diferente por quê? Eu também preciso ir .

Qualquer situação onde o Professor entra em uma argumentação sem fim, inevitavelmente, acabará em “bate boca”. Não demorará muito para ambos os lados estarem exaltados, com voz alterada e trocando ofensas.

3)Pedir justificativas

Quando o Professor exige que o aluno justifique o injustificável, está pedindo para ouvir o que não quer.

Professor: “ Atila, porque você colou chiclete no cabelo da colega ? “
Átila: “ Porque ela é uma chata”
Professor: “ Ivan, porque você colou na prova ? “
Ivan: “ Não era cola, foi só um lembrete caso eu esquecesse das respostas”
Professor: “ Porque você estava brincando na aula de Matemática ? “
Ivan: “ Eu não estava brincando, estava explicando para meu amigo  um novo passo de dança “.

Situações que provocam o aparecimento do “bate boca”:

Como já foi dito anteriormente, algumas situações de indisciplina são potencializadas pela nossa postura, no entanto outros fatores também contribuem para o aparecimento do “bate boca” dentro da sala de aula entre aluno e Professor, tais como:

  • – aluno chega irritado de casa ou da rua
    – aluno que ouve os Pais depreciarem o trabalho do Professor
    – Professor que já está esgotado de dar várias aulas seguidas
    – quando a turma ignora o Professor
    – quando o trabalho do Professor é depreciado pela Direção/Coordenação
    – quando o Professor demonstra-se inseguro ao entrar na sala de aula
    – quando o Professor é permissivo ou quando é autoritário
    – quando o aluno sabe que os Pais virão à Escola para reclamar do Professor com a Direção

Como agir :

Por muito tempo eu ficava aflita e apreensiva, pois essas situações me angustiavam. Com o passar do tempo e depois de muito tropeçar e cair cheguei a constatação que lidar com tudo isso requeria um conjunto de medidas que não estavam em minhas mãos, e sim nas mãos do Gestor, e até do Poder Público.

Seria ótimo se na minha Escola eu pudesse contar com:
– Um Orientador Educacional
– Um Programa de Saúde/Qualidade de Vida para Professores
– Um salário digno que possibilitasse que eu permanecesse em dedicação exclusiva em apenas uma Escola
– Que a minha Escola tivesse implantado uma Escola de Pais, onde as Famílias aprenderiam mais sobre educar os filhos e seriam cobradas por isso.
– Que os Gestores tivessem mais preparo técnico quanto a gestão administrativa e pedagógica da Escola

Mas, como boa parte destas medidas, infelizmente, ainda é uma utopia, até mesmo para os dias de hoje, resolvi investir em medidas em que EU pudesse controlar e implantar.

Assim, além de evitar tudo o que foi exposto acima, passei a dar ao aluno a DIREÇÃO do que ele deveria fazer.

Ao constatar que o Átila estava conversando, eu não perguntava, não queria mais justificativas, e muito menos entrava em argumentação com o aluno. Simplesmente ele era informado do que deveria fazer.

Professor: “Átila, este não é o momento para conversa. Retome a sua tarefa, pois dentro de X minutos, você e mais 5 colegas realizarão a correção dos exercícios no quadro negro “

A minha dica é, diariamente temos de aprender com nossos erros e procurar tirar proveito deles para criar novas ferramentas, estratégias que nos auxiliem a implementar as mudanças em nossa postura, e principalmente revermos e ampliarmos nosso conhecimento técnico sobre gerenciamento da sala de aula, relacionamento interpessoal, resolução de conflito e novas práticas de ensino.

Se essas dicas foram úteis para você, comente no blog.

Recurso para o Coordenador Pedagógico:

Videos com dicas para elaboração do Planejamento Escolar anual 

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Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

133 Comentários

  • Maria Alcântara

    Gostei muito das dicas, como sempre chegam na hora certa. Depois das dicas de vocês da SOS meu relacionamento com meus alunos tem melhorado muito.
    Bjs.

  • Anailde Braga

    Amei as dicas,espero estar recebendo mais e tentando não errar para que a disciplina seja proveitosa. Obrigada

  • Valdete

    Obrigada pela dica. Um dos maiores problemas da educação brasileira é a indisciplina. Vou seguir a orientação, quem sabe dar certo. No dia em que um professor conseguir resolver essa qustão por completo, ele poderá se candidar à presidente desse país. Terá voto de todos os professores desta nação.

  • HEITOR

    Muito bom. Já fiz e faço isso: com meu filho, com as professoras, com diretora(por mais que eu tente acabo caindo no vício)… não acabei de ler o artigo… apenas passei as vistas…mas vou ler com carinho acho que me será útil no trato com os professores: professora por que não fez o planejamento, por que não estava acompanhando sua turma no recreio?
    Vejo que parte das relações e inter-relações que acontecem na escola em que trabalho é bastante informal, as intervenções, os questinamentos, as proposições. As vezes me parece que tudo que estudamos sobre o que e como ensinar fosse pura besteira, coisas para se esquecer. Grande parte das aulas é utilizada para dar lições de moral vazias, para comandos sem significado: vá sentar, faça silêncio, não saia, não entre, pare disso, pare daquilo, você parece que…
    GOSTARIA DE VER UM ARTIGO TRATANDO AS SITUAÇÕES DE INFORMALIDADE(ASSISTEMÁTICAS) DENTRO DA EDUCAÇÃO FORMAL.
    Abraços
    Heitor Rocha Gomes
    Pedagogo
    Especialista em Coordenação Pedagógica
    Alagoinhas – BA

  • aguinaldo

    Gosto muito das dicas, e noto que sempre que as aplico tenho bons resultados.

  • Miriam lima de Moraes Silva

    Amei a dica.é importante mostrar ao aluno que ele está agindo errado sem deixar lacuna para que ele tire proveito disso,e sem perder nossa autoridade, pois geralmente é isso que ele quer.

  • renata

    MTO BOAS AS DICAS MESMO…ESPERO QUE CONTINUE ME AUXILIANDO…OBRIGADA….

  • Zelma aparecida de Oliveira

    Muito boa a dica, espero conseguir colocá-la em prática. Já passei muitas vezes por este problema e isso só me deixa com a sensação de que não faço nada.Me sinto impotente.
    Obrigada, leio todos os artigos.

  • lourdestaru@hotmail.com

    MAIS QUE BELEZA DE AULA! AMO ACOMPANHAR TODAS AS INSTRUÇÔES, POIS AS MESMAS SÂO RIQUISSIMAS.. PARABÉNS ROSELY . VOCÊ TEM NOS AJUDADO TANTO,

  • mariluce

    Gostei muito das sugestões. Vou adotá-las e repassá-las.Agradeço.

  • Tania Nunes

    gostei muito das dicas e usarei em sala de aula com minhas turmas do 3º 4º e 5º ano. Realmente já me aconteceram situaçoes como estas.
    obg. Tania Nunes

  • Cida

    Ótima!! Muita coisa dita aqui já aconteceu em minha sala de aula e agia errado, pensando q estava certa. Que boas dicas vc nos dá. Obrigada, Roseli! Bjs.

  • Roseli

    Ótimas dicas!!! Essa parte e a avaliação pra mim são as mais tensas!!! Muito obrigada, vou começar já…

  • Diva

    Ótimas!!! Psicologia pura ! Concordo plenamente, já vivenciei as duas situações: perguntas redundantes e orientações diretas.

  • Fatima

    Qualquer ajuda serve para nos professores ñ importa se novo ou velho na profissão,vejo as escolas como uma bomba, qualqer dia explode e ai acredito que se tome uma nova medida de uma escola com qualidade em todos os sentidos.Hoje a escola ñ sabe mas o seu papel.

  • Arnobio Magalhaes

    São ótimas estas dicas, pois no cotidiano encontramos situações iguais ou parecida. Comecei a observar mais o ambiente e a minha prática. Precisava muito desta ajuda e dicas, miuto obrigado!

  • maria do socorro

    Suas dicas são ótimas. Tenho posto em prática e estou me dando bem. Obrigada.

  • kenia

    ótimas dicas, muitas vezes cometi esses erros, mas já vi que só traz tumulto em sala. colocarei em prática e deixarei um recadinho mostrando os resultados.

  • Siulan

    As dicas que são fornecidas aos professores são de grande valia.Gosto muito de receber estas dicas.

  • Carlos

    Essas dicas são excelentes para o professor, e tem me auxiliado muito em sala de aula, quando nos deparamos com situações iguais a essas, e paramos um momento para contornar essas situações, vou procurar não mais usar essas perguntas reduntantes, muito obrigado por mais essa dica.

  • Profa. Edna

    Como sempre, suas orientações se aplicam integralmente à minha rotina. Muito obrigada por compartilhar. Tenho seguido algumas de suas dicas e tem dado certo. Abraços.

  • Gisele

    Várias vezes passei por esta situação! E dizer ao aluno o que ele deve fazer ao invés de questioná-lo sobre sua conduta é, sem dúvida, a melhor saída. Perfeito!

  • Lucélia

    Muitas situações de indisciplina poderiam ser evitadas se o professor se colocasse melhor, com mais autoridade (sem autoritarismo). Professor deve ter autoridade moral sobre os alunos e muitos acreditam que isso deve vir da direção e perde o controle, o respeito.Sala de aula sem disciplina, não favorece aprendizagem. Infelizmente muitos distorcem o que seja disciplina e querem controlar os alunos, isso não é o correto, principalmente com os adolescentes.

  • sandro

    Estas dicas me ajudam muito. Preciso muito delas. Elas são ótimas.

  • Maria Eneuma

    As dicas que pego aqui, são maravilhosas para trabalhar com os professores que coordeno. Por mais experiente que sejamos, muita coisa passa e com o passar do tempo as atitudes se repetem e caímos nos mesmos erro de outrora.
    Obrigada.

  • Marly de Fátima

    Legal Roseli, são atitudes simples que temos que tomar.
    De agora em diante vou sempre dar algo para os conversadores fazerem.

    Obrigada.

  • Andréa

    Estou adorando cada dica, e aguardo ansiosa a proxíma. estou tentando por em pratica e estou tendo sucesso nas tentativas, sinto mais respeito por parte dos alunos.
    Obrigada

  • antonia

    Já usei essa tatica e não obtive resultados, ja que a maior parte dos alunos que tem indisciplina, nao prestam atenção as aula.Vejo no ensino publico um descaso muito grande dos alunos, falta de concentração, desrespeito pela professora e desinteresse pelos estudos.

  • Regina

    Gostei muito dessa dica, é sempre bom contar com vocês.
    abraços.

  • Cibele

    Vamos ver o que acontece, cometi um erro gravíssimo por ficar quieta e agora terei que tomar as rédeas da situação novamente, vamos ver se dá certo!!! obrigada pela dica.

  • Ivani Melfi

    Com certeza é muito útil. Estabelecer um tempo para o aluno iniciar a tarefa já vinha fazendo pelas orientações anteriores e funciona. Vou me esforçar agora para não cair nas perguntas redundantes.

  • Jaíndia

    Gostei. até imprimi para colocar na sala dos professores. São dicas ótimas que fazem o professor pensar e rever suas táticas. Obrigada.

  • Aislane

    Mais uma para eu aplicar Vamos lá né quem sabe dar certo espero!Obrigada!

  • Telma Cristina

    A sugestao é muito interessante,gostaria de saber como fazer o questionamento por exemplo no terceiro exemplo,hoje percebo os alunos agressivos e resolvem na hora seus problemas ,como lidar no momento nestas situaçoes.Aguardo sugestoes,abraços.

  • Edna roseira

    Obrigada mais uma vez pelas dicas. Seus conselhos me ajudaram e muito no desenvolvimento de minhas aulas.

  • Daise

    Eu gostei muito das dicas e farei o curso de coordenação em busca de mais soluções para não desistir da educação que é o que amo!

  • Maria Aparecida

    As dicas são excelentes!! Espero não cometer mais esses erros!
    Obrigada,
    Maria Aparecida

  • Cleuni

    Valeu! É preciso envolver o aluno , mostrando que ele é importante e as atividades podem ser corrigida por eles, assim ele sentira que precisa controlar-se.

  • Antonia Lélia dos Santos de Lima

    Aprendi muito com o curso e foi útil fazê-lo.Pois,tenho três alunos com indisciplinas na sala de aula e não sei o q fazer.Um desses alunos é especial,ele fala muito não consegue ficar calado nem um minuto e os outros dois têm preguiça de estudar e ficam insultando com ele,não sei o q fazer com a falta de indisciplina desses alunos,por favor me ajude ,estou aflita.lelia63@live.com

  • Aparecida

    E se eu já fizer tudo isso e o aluno simplesmente responder que não vai fazer? Ou então não fala nada, mas também não faz ?

  • VALDA MARI ALVES

    Eu achei muito importante;com certeza irei enviar para os colégas.

  • celeste

    Parabéns, gostei da sua estratégia … mais eu preciso de mais +++++++ dicas… abços celeste

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