
Indisciplina – Erro no. 2: Bater Boca com o Aluno
Quer você seja um Professor recém formado ou veterano, tenho certeza que já vivenciou, alguma, ou várias situações envolvendo ” bate boca” com aluno. Provavelmente você ficou estressada, perdeu tempo, atrasou o planejamento , desentendeu-se com os Pais do aluno, levou bronca da Coordenação, desgastou-se e…. não chegou a lugar nenhum.
Na verdade, essas situações potencializam a indisciplina já existente na sala de aula, pois drena todas as forças, motivação, interesse e paciência do Professor.
Mas, para compreendermos como lidar com situações de “bate boca” é preciso conhecermos como elas se desenrolam e o que as desencadeia, para que possamos definitivamente combatê-las e extirpa-las.
O que é o “bate-boca” ?:
Coloquialmente denominamos de “bate boca” toda discussão verbal, que ocorre de forma acalorada com a troca de palavras ásperas, e no final das contas não se resolve nada, portanto mostram-se inúteis. Quando discussões deste tipo ocorrem na sala de aula servem para tumultuar e deixar todos de ânimos exaltados.
Tipos de bate boca:
Existem três grandes gatilhos que prenunciam que um “bate boca” vai começar, são eles:
1)Fazer perguntas redundantes:
Átila, porque você está conversando? Já não falei que é para fazer a lição ? “
Parece familiar ? Pois é, eu também já fiz perguntas desse tipo. Quando fazemos perguntas redundantes é como se, implicitamente, disséssemos aos nossos alunos :
“ Átila, farei uma pergunta redundante para que você possa distorcê-la e manipular-me e quem sabe até ficar com o controle da situação, talvez a sala inteira até divirta-se às minhas custas se você complementar com alguma gracinha no final “.
Ao fazer uma pergunta redundante, que tipo de resposta você acha que obterá do aluno ?
“ Sabe “Pro”, converso porque eu não estou a fim de assistir sua aula, então prefiro “papear” com os meus colegas ao invés de prestar atenção no que você fala”.
Com certeza não era a resposta que você esperaria receber ! No entanto é a resposta que você obterá na maioria das vezes.
Usar perguntas redundantes, achando que estará disciplinando efetivamente, é uma ilusão, e o que é pior, você abrirá uma brecha para ser manipulada e tornar-se o alvo das chacotas por parte dos alunos.
2)Argumentar com aluno
Professor: “ Atila, já falei que você não pode sair da sala ”
Átila: “ mas por quê não ? “
Professor: “ Porque você tem de esperar o horário do intervalo”
Átila: “ porque então você deixou o Ivan sair ? “
Professor: “ Porque o caso dele é diferente “
Átila: “ diferente por quê? Eu também preciso ir .
Qualquer situação onde o Professor entra em uma argumentação sem fim, inevitavelmente, acabará em “bate boca”. Não demorará muito para ambos os lados estarem exaltados, com voz alterada e trocando ofensas.
3)Pedir justificativas
Quando o Professor exige que o aluno justifique o injustificável, está pedindo para ouvir o que não quer.
Professor: “ Atila, porque você colou chiclete no cabelo da colega ? “
Átila: “ Porque ela é uma chata”
Professor: “ Ivan, porque você colou na prova ? “
Ivan: “ Não era cola, foi só um lembrete caso eu esquecesse das respostas”
Professor: “ Porque você estava brincando na aula de Matemática ? “
Ivan: “ Eu não estava brincando, estava explicando para meu amigo um novo passo de dança “.
Situações que provocam o aparecimento do “bate boca”:
Como já foi dito anteriormente, algumas situações de indisciplina são potencializadas pela nossa postura, no entanto outros fatores também contribuem para o aparecimento do “bate boca” dentro da sala de aula entre aluno e Professor, tais como:
- – aluno chega irritado de casa ou da rua
– aluno que ouve os Pais depreciarem o trabalho do Professor
– Professor que já está esgotado de dar várias aulas seguidas
– quando a turma ignora o Professor
– quando o trabalho do Professor é depreciado pela Direção/Coordenação
– quando o Professor demonstra-se inseguro ao entrar na sala de aula
– quando o Professor é permissivo ou quando é autoritário
– quando o aluno sabe que os Pais virão à Escola para reclamar do Professor com a Direção
Como agir :
Por muito tempo eu ficava aflita e apreensiva, pois essas situações me angustiavam. Com o passar do tempo e depois de muito tropeçar e cair cheguei a constatação que lidar com tudo isso requeria um conjunto de medidas que não estavam em minhas mãos, e sim nas mãos do Gestor, e até do Poder Público.
Seria ótimo se na minha Escola eu pudesse contar com:
– Um Orientador Educacional
– Um Programa de Saúde/Qualidade de Vida para Professores
– Um salário digno que possibilitasse que eu permanecesse em dedicação exclusiva em apenas uma Escola
– Que a minha Escola tivesse implantado uma Escola de Pais, onde as Famílias aprenderiam mais sobre educar os filhos e seriam cobradas por isso.
– Que os Gestores tivessem mais preparo técnico quanto a gestão administrativa e pedagógica da Escola
Mas, como boa parte destas medidas, infelizmente, ainda é uma utopia, até mesmo para os dias de hoje, resolvi investir em medidas em que EU pudesse controlar e implantar.
Assim, além de evitar tudo o que foi exposto acima, passei a dar ao aluno a DIREÇÃO do que ele deveria fazer.
Ao constatar que o Átila estava conversando, eu não perguntava, não queria mais justificativas, e muito menos entrava em argumentação com o aluno. Simplesmente ele era informado do que deveria fazer.
Professor: “Átila, este não é o momento para conversa. Retome a sua tarefa, pois dentro de X minutos, você e mais 5 colegas realizarão a correção dos exercícios no quadro negro “
A minha dica é, diariamente temos de aprender com nossos erros e procurar tirar proveito deles para criar novas ferramentas, estratégias que nos auxiliem a implementar as mudanças em nossa postura, e principalmente revermos e ampliarmos nosso conhecimento técnico sobre gerenciamento da sala de aula, relacionamento interpessoal, resolução de conflito e novas práticas de ensino.
Se essas dicas foram úteis para você, comente no blog.
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133 Comentários
Evandilce do Carmo Pereira
Nossas práticas pedagógicas devem nos dar razões reais para gostarmos sim ou não de nossa profissão.Ela traz consigo novos direcionamentos e reflexões sobre a aplicabilidade e a replicabilidades do que ensinamos, e com isso nosso aluno deve ser nossa razão de um ensino inclusivo, que propicie a ele seu projeto de vida.
Raimunda Celina da Silva
Amei suas dicas pois lido com essas situações no meu dia- dia em sala de aula. espero lembrar de colocá las em prática.UM ABRAÇO!
Israel
Achei que o professor deve deixar de fazer muitas coisas e para supri-las só temos uma dica.Realmente,vamos combinar não é nada fácil.
Nádia Panaino
Parabéns! Suas dicas são excelentes!
Eu faço tudo isso, sempre. Dá super certo, e os alunos nem discutem mais comigo, pois sabem que não vai adiantar nada, e só eles saem perdendo. Aliás, até os pais, se vierem à escola, com certeza sairão me dando razão. E porque? No início do ano faço um “contrato de trabalho” com todas as regras e critérios de avaliação (trabalho com o Ensino Médio). Tudo isso fica registrado no caderno do aluno, com a minha rubrica. Portanto, se fizerem alguma pergunta para provocar um “bate-boca”, imediatamente eu respondo: “abra seu caderno no critério da avaliação nº tal”. Serve, inclusive, para descontrair a turma, pois outros alunos começam a rir, dizendo: “nossa! A profe tem tudo na cabeça!” E eu entro na “pilha”, só para amenizar o clima… É claro que ninguém vai querer perguntar mais nada, não é?
Maria de Carvalho Pereira
Eu faço isso sempre. Quando o aluno não faz mesmo assim eu registro no portfólio e faço um bilhete p/a mãe, que deverá ser trazido no outro dia assinado. Caso não traga, o aluno não poderá brincar no horário da física, ou ficará na sala fazendo tarefa. Isso nem sempre é permitido nas escolas, mas na minha eu faço isso.
lana sobreira
Parabéns pelas dicas tão oportunas. Há muitos professores que sofrem por conta de não saberem lidar com a indisciplina em sala de aula, essas orientações irão com certeza mudar o quadro
lana sobreira
Gostei muito das orientações sobre indisciplina, irei seguir esses passos
Muito obrigada
Cida/Pedrão-Bahia
Adorei a dica vou aplicar na sala de aula ,pois o meu maior problema e com alunos que não faz as atividades para conversar paralelamente sobre outros assuntos ou simplemente brincar com o colega
Anderson
Obrigado pela dica.
Me mostrou que é possivel disciplinar a sala de aula mostrando ao aluno indisciplinado que ele também é importante no processo da aprendizagem.
Vou tentar aplica-la em minhas aulas. Abraços.
Eliene
Gostei! acredite senhores professores os problemas da educação só mudam de endereço, tanto a escola pública quanto a particular comunga de quase todos os mesmos problemas. A indisciplina e desacato aos professores também existe na escola particular, portanto precisamos deixar de “apedrejar” tanto a escola pública, pois muitos de nós passamos por ela.
Inah Castro
Minhas aulas são diplomáticas com responsabilidade. O aluno que não faz as atividades p/conversar tem o conhecimento que ficará sem notas ou pontuação.Não tem bate-boca.Sómentes nas aulas teóricas peço o silêncio, nas aulas práticas o aluno pode se comunicar com os colegas,mas dentro do assunto proposto.
Neide Alves de Souza
Obrigada pelas orientações, pois vivenciamos uma crise de valores. As famílias mudaram o perfil e não sabemos lidar com essas mudanças.
Neide
Outubro/2011.
Ana Paula
Parabéns… as dicas são ótimas. Estão sendo muito valiosas para mim, pois vivo isso constantemente e não estou sabendo mais como lidar com essas situações. Obrigada pelas dicas… Bjos!
Maria Clara Nascimento
08/10/11
Você,Roseli,está sendo uma luz para nós professores.Muito obrigada.Continue nos enviando esses recadinhos.
Um abraço carinhoso.
Sebastiana
As dicas são ótimas, eu procuro sempre novas maneiras para melhorar meu trabalho, buscando mais qualidade, e isso se consegue com boas ideias como essas que recebo constantimente. Estou feliz e passo tudo que aprendo as pessoas que estão passando por problemas de indisciplinas em sala de aula que comentam comigo, logo passo o endereço vai no SOS professor, vale a pena.Conto com com seus conselhos… Deus está sempre em nossos trabalhos nos guiando.
gislene
adorei as dicas. parabens
Marli Macedo
Vou Experimentar!
Ednildes Sodré Gomes
Boa sugestão, porém bastante incompleta. A questão é bastante técnica mesmo por parte principalmente da Gestão. A realidade é bastante crítica, por isso esses problemas perdurarão por muitos e muitos anos, até a Educação se tornar prioridade na “Gestão Pública” Federal, Estadual e Municipal.
MARTA AURELIANO LIMA
GOSTO MUITO DESSAS DICAS SENDO QUE ME AJUDAM BASTANTE E COMO COORDENADORA ESTOU REPASSANDO PARA MEUS PROFESSORES!MUITO OBRIGADO E UM GRANDE ABRAÇO.
LUCILENE
sou inexperiente , formei ano passado ja estou trabalhando com isso venho aprendendo diariamente e essas dicas tem sido muito bem adaptadas em sala de aula tem dado certo obrigada Roseli
Ivanete
Suas dicas são sempre maravilhosas. Obrigada por compartilhar conosco. Abraços!
ana
Este mini-curso è muito proveitoso,tenho duas turmas de 6º e 7º ano e são muitos indisciplinados,tento todas as alternativas para tentar amenizar esse problema,mas tá díficil.
ana
Este mini-curso è muito proveitoso,tenho duas turmas de 6º e 7º ano e são muitos indisciplinados,tendo todas as alternativas para tentar amenizar esse problema,mas tá díficil.
Siana De Camillis
Sempre acho muito importante, o que falas, mas gostaria de mais sugestões,pois tendo uma classe de alunos de 3º Ano, e eles falam o tempo todo.
Obrigada!
Renata Gleysa
Excelente, estou começando agora e adorei a dica..Obrigada
MEIRE NERI
GOSTEI DA DICA MAS AQUELE Q DIZ Q Ñ VAI FAZER E CONTINUA BATENDO PAPO.
Evannnete Cerqueira
Estou apaixonada pelas dicas. O SOS Professores veio para ajudar muita gente,vou repassá-las, obrigada
Parabéns!
Kesia Naves
Suas sugestões está sendo benefica neste momento que passamos. (Trans)formações que surgi imediatas. Ser professor hoje ser torna complicado devido termos gestores e tecnicos Potentes, Inapetentes e Incompetentes. Onde gestores precisam ter preparo técnico. Ah! Não posso deixar de registrar a GRANDE INGERÊNCIA POLITICA que existe dentro da EDUCAÇÃO BRASILEIRA, as escolas viraram CABIDE ELEITORAL.
Ivonete Lopes de Almeida
Adorei a sugestão de determinar o que o aluno que gosta de conversar deve fazer no momento da aula . Valeu mesmo … Parabéns!
Maria da Penha
Roseli, obrigada pelas dicas!estou gostando muito do curso,pois tem me ajudado bastante.
ronaldo
Obrigado pelas dicas,são muito valiosas!
Estarei compartilhando com os meus colegas.
Abraço fraterno!
Maria Moreira
Gostei muito das dicas! vou repassá-las. Obrigada!
Geani
Roseli suas dicas são muito boas, mas estou na mesma situação que a Aparecida.E é irritante você pedir a colaboração do aluno e ele simplismente ignorar.