Qual seu maior problema na sala de aula ?
Na pesquisa enviada aos Professores foram respondidas seis perguntas, abaixo estão as respostas para a primeira pergunta.
- Qual é o seu maior problema na sala de aula
- Indisciplina 75%
- Falta interesse e compromisso dos alunos 20%
- Alunos com dificuldades de aprender 5%
- Indisciplina:
Como já era esperado, a indisciplina dentro da sala de aula apareceu na maioria das respostas. É de consenso geral que os Professores estão sofrendo muito, pois o ambiente fica muito tenso e tumultuado, o que gera um forte desgaste emocional.
Correção do problema: criar e implantar um Programa de Gerenciamento da Sala de Aula que tenha regras claras de procedimentos e conseqüências.
– Falta de interesse e compromisso dos alunos:
Este problema está diretamente ligado as estratégias e metodologias com que são trabalhados os conteúdos escolares, bem como ao relacionamento Professor x Aluno. A falta de interesse e compromisso dos alunos pode revelar-se de forma apática e passiva ou ir ao outro extremo na forma de rebeldia e indisciplina.
Correção do problema: Rever as estratégias utilizadas, adotar novos recursos para cativar a atenção dos alunos por meio da criatividade, uso de atividades dinâmicas, lúdicas, pois desta forma será possível começar a trabalhar as atitudes e comportamentos dos alunos bem como a inserção de valores morais.
– Alunos com dificuldades de aprender:
Alunos que por motivos variados apresentam dificuldades de aprendizado requerem do Professor um esforço extra, já que é preciso pensar em estratégias diferenciadas dos demais alunos.
Correção: levantar as causas das dificuldades de aprendizado, criar um Plano de Ação com as devidas intervenções tanto em sala de aula, como no lar.
Os Professores precisam de um Plano de Gerenciamento efetivo do processo de aprendizagem. Assim caberá aos envolvidos: Direção/Coordenação/Professores discutirem juntos as melhores soluções, bem como também criarem ações para que a Família possa ser orientada a fazer os ajustes no lar.
O processo de aprendizagem envolve vários `personagens `, cada qual com seu papel definido. Jamais o Professor poderá, sozinho, desempenhar todos os papéis, e nem cabe a ele esta tarefa, para isso é preciso que todos os envolvidos estejam cientes e sintonizados com o papel que tem a desempenhar e serem cobrados por isso.
Tarefa: Discutam na próxima Reunião Pedagógica, qual é o papel que a Escola espera que seja desempenhada pelo: Professores, Pais e Alunos.
Listar a responsabilidade de cada um quanto aos objetivos a serem alcançados , depois criem ações que cada um deverá cumprir ao longo dos bimestres. Assim ficará fácil monitorar o processo, bem como cobrar os envolvidos.
5 Comentários
Eziquel de Lima
Pelo que vejo, a indisciplina é muito grande e perpassa por todas as escolas. Então, basicamente tem que ver caso a caso, pois cada sala de aula tem um perfil. Obrigado pelas dicas.
Abs
Eziquel
vilani Abreu
Na escola que trabalho, chegamos a conclusão que o maior problema é o desinteresse, onde causa indisciplina. O que fazer?
Doralice Bispo
Ano passado tive um problema sério com três alunos do 3º Ano. Um só vinha à escola no dia que queria e a mãe dizia que ele não obedece, grita, xinga e some para a casa da avó. Os outros dois vinham todos os dias mas nada estava bom para eles nem das brincadeiras participavam e quando resolviam participar era para bagunçar, bater nos colegas e ofender as mães dos outros. Chamei as mães na escolas várias vezes, discuti com direção e coordenação o problema e infelizmente nao tiveram sugestões. Como procurei orientação e não encontrei deixei eles a vontade desde que não pertubassem a aula.
Roseli Brito
Doralice, uma dica nesses casos é: acione o Conselho Tutelar da Região, faça-os ir até a residência do aluno, antes converse com eles sobre as medidas que eles tomarão caso a família não cumpra o que for determinado pelo Conselho Tutelar, desta forma você tem mais argumentos para conduzir o seu relacionamento com a Família.
ILMA MASCARENHAS
Roseli,
Gostei muito do artigo, aliás, geralmente tenho gostado de todos.
Acontece outro problema.Os professores criam vários e diferentes recursos mas, percebo que o interesse dura pouco em qualquer uma das situações. Mesmo em atividades lúdicas o interesse deles (e é a maioria) passa muito rápido.O desejo deles é “resenhar”, falar sobre o time favorito (e falam muito e alto, embora peça-se que falem num tom mais baixo), discutem por qualquer coisa, que para mim é insignificante,isso acontece durante um filme, slides,seminários, aula expositiva,brincadeiras jogos,tudo que se faz não tem o interesse esperado.