Como fazer Avaliação Diagnóstica

Início do ano, turma nova, Escola nova, enfim, como começar o trabalho com os alunos?

Nem pense em iniciar o trabalho pedagógico partindo da premissa do que você ACHA que os alunos já sabem. É preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que ainda ela não sabe.

O instrumento para fazer isso é realizar a Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.

Não há um modelo de Avaliação Diagnóstica, cada Professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos que precisam ser trazidos da série anterior, é quem elabora atividades que levantem o que o aluno sabe e o que ele ainda não aprendeu.

1) Quando e porquê realizar a Avaliação diagnóstica:
.    Realizada no início do curso, período letivo ou unidade de ensino
.    Tem a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, caracterização de eventuais problemas de aprendizagem e suas possíveis causas (cognitivo)
.    Função: diagnosticar
.    Serve para identificar alunos apáticos, distraídos, desmotivados (comportamentos)

De posse dos resultados da avaliação diagnóstica será possível o Professor ajudar os alunos das seguintes formas:

.    Estimular o relacionamento entre os alunos, através de jogos e atividades dinâmicas
.    Criar intervenções pedagógicas específicas que auxiliem o aluno a superar dificuldades
.    Criar Rotinas  que reforcem o comportamento positivo dos alunos
.    Realizar mudanças no ambiente da sala de aula que favoreça o aprendizado
.   Adotar novas práticas de ensino que estimulem a participação da turma

2) O QUE AVALIAR: Levantar Pré-Requisitos da série anterior

Muitos Professores sempre mandam email pedindo modelos prontos de avaliação diagnóstica. Creio que isso deve-se ao fato de que, para o Professor, não há a clareza do que ele deve levantar neste tipo de avaliação.

Quando você conhece o que deve diagnosticar, basta você criar atividades pertinentes a sua disciplina, e isso é algo que você já está acostumado a fazer quando elabora as tarefas, as provas, as dinâmicas, os textos, os vídeos, enfim, quando você elabora a sua aula.

Você precisa ter claro que deve verificar os objetivos e metas a serem atingidos na série atual, e levantar quais são os pré-requisitos que o aluno já deve ter adquirido na série anterior.

Por motivos óbvios, não é possível fazer neste artigo, um detalhamento de todos os pré-requisitos para todas as disciplinas e séries, porém a título de ilustração, tomarei como exemplo um aluno que ingressa no 6º. Ano, e que o Professor de Matemática precisa levantar se este aluno traz os pré-requisitos necessários para cursar o 6º. Ano e atingir os objetivos estabelecidos para esta série.

– Situação :  O  Aluno está matriculado no 6º. Ano (verificar quais são os objetivos desta série no que refere-se  à   Matemática).
– Levantar quais são os pré-requisitos que esse aluno deve ter , em Matemática, ao chegar no 6º. Ano

– Exemplos de pré-requisitos que o aluno já deve trazer do 5º. Ano em Matemática:
. Operações Fundamentais
– adição, subtração, multiplicação e divisão
– algoritmos das operações fundamentais
– utilização das operações fundamentais como ferramenta para a resolução de  problematizações
– cálculo mental

. Frações
– conceito e representações
– leitura e escrita
– comparação de frações
– frações discretas e contínuas
– cálculo de fração de quantidade
– frações equivalentes
– simplificação
– operações com frações
– resolução de problemas envolvendo frações

. Porcentagem e Gráficos:
– conceito de porcentagem a partir das frações decimais
– cálculo de porcentagem através de frações equivalentes
– resolução de problemas envolvendo cálculos de porcentagem
– desenvolvimento de procedimentos e estratégias para coleta de dados e informações em pesquisa de diversas naturezas
– construção de procedimentos de apresentação de dados coletados
– construção, leitura e interpretação de diferentes tipos de representações gráficas (barra, linha, setores)

. Geometria: Medidas, Formas e Construções Geométricas
– conceitos: ponto, linha, superfície, vértice, aresta, ângulo
– linguagem geométrica
– polígonos
– triângulos e quadrilátero
– propriedades dos triângulos
– conceitos: escalas e simetria
– construções geométricas com o auxílio do compasso e do transferidor
– ampliação e redução de figuras
– sólidos geométricos

3) Como Avaliar: Instrumentos de avaliação

Existem diversos recursos  e práticas de ensino disponíveis que podem ser utilizados no momento da avaliação diagnóstica. Idealmente, selecione mais de um dos instrumentos abaixo :
.      Pré-teste;
.      Auto-avaliação;
.      Observação;
.      Relatório;
.      Prova;
.      Questionário;
.      Acompanhamento;
.     Discussão em grupo;
.     Estudos de caso (análise de estudos de casos com o objetivo de identificar como o aluno  responde à avaliação);
.     Fichas de avaliação de problemas (trabalhar com modelos de fichas de avaliação), etc.

A utilização dos instrumentos deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra. Por exemplo, aulas com muitos alunos inviabilizam a avaliação por observação ou  acompanhamento, enquanto que disciplinas práticas possibilitam esses instrumentos de avaliação.

Não se surpreenda se, ao analisar os resultados levantados na Avaliação Diagnóstica você tenha de fazer ajustes no Planejamento. Afinal, quando o Planejamento é criado, o aluno ainda não foi avaliado, e portanto, o Planejamento é elaborado com base em um aluno “ideal”, e portanto, é um Planejamento longe da realidade dos alunos, pois o Professor o elabora baseado em  suposições e não em dados reais.

O fato é que, quando as aulas começam a situação mostra-se outra: alunos  com defasagens de aprendizado, com dificuldades em determinados conteúdos, e sem os pré-requisitos necessários para cursar aquela série.

E antes que você reclame que realizar a Avaliação Diagnóstica é uma “perda” de tempo porque você tem que “dar conta” do Planejamento até o final do ano, já lhe aviso: o objetivo maior que você deve cumprir é  criar todas as condições para que todos os alunos adquiram as competências necessárias de aprendizado e não apenas para cumprir o Planejamento.

Por isso mãos à obra: comece o planejamento pela Avaliação Diagnóstica. Já diz o ditado “ Se você falha em não planejar, você com certeza, já planeja falhar”.

Aguardo seus comentários no blog.

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Veja também o Artigo: Avaliação Diagnóstica, Formativa e  Somativa

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

110 Comentários

  • Rosangela -Piraí do Norte- BA.

    olá Roselí,

    EM NOME DE TODOS EDUCADORES QUE ESTÃO PROCURANDO SEMPRE O MELHOR PARA SUA ESCOLA, NOSSO MUITO OBIGADA!
    ESSE ARTIGO TÁ MUITO BOM.

  • Albertina do Nascimento

    Oi Roseli,
    Suas abordagens sobre avaliação diagnóstica são execelentes, precisamos de pessoas com esse olhar na educação, para fazer a diferença nas aprendizegens significativas da sala de aula.É por isso que acredito que a educação aida tem jeito.Parabéns.

  • Marines

    Este ano pretendo utilizar as atividades trabalhadas com meus alunos no ano anterior, e que sempre sobram algumas cópias. Então será mais ou menos assim: aluno do 7º ano em 2012, receberá atividades como pré teste, utilizadas no 7º ano de 2011. Separei as ativ por turmas e por bimestre. Então terei, aval avaliação diagnostica, o ano todo…Guardei meu caderno de anotação do ano anterior, em relação a alunos que tiveram dificuldades em leitura, escrita e calculos, que não consegui sanar no ano anterior, e começarei o ano com um trabalho intenso em relação à eles.
    Outra coisa que temos muito na escola, são livros didáticos de PNLD anterior o atual, é um material disponivel em grande quantidade que pretendo dar um fim util para ele, visando facilitar o aprendizado do aluno. Tenho algumas idéias, mas sugestões serão bem vindas!
    Obrigada Roseli, por você existir…

  • Iracema

    Olá Roseli, suas dicas para o início do ano letivo foram ótimas. Pois considero a avaliaçao diagnóstica de extrema importância, desta forma começamos conhecendo um pouquinho do que nossos educandos precisam saber para superar as dificuldades, e comos nós professores devemos corresponder com a nossa disciplina.
    OBRIGADA……

  • Tania

    Roseli,

    Essas dicas são relevantes para aprimorar e estimular a nossa prática pedagógica.
    Parabéns!
    Abraços!

  • Tania

    Roseli,

    Essas dicas são relevantes para aprimorar e estimular a nossa prática pedagógica.
    Parabéns!
    Abraços!

  • Jaguaracy Conceição

    Infelizmente grande parte de nós docentes não usa a Avaliação Diagnóstica, razão das dificuldades encontradas na aprendizagem discente. Precisamos mudar nossa postura em sala para que a Educação possa mudar. Muito bom o artigo.

  • lucimar Bicudo

    Achei ótimas sugestões, gostaria de receber sempre seus artigos mesmo porque posso repassar a professores que possuem muita dificuldade em atender os alunos em sua necessidade de aprendizagem. Sugiro que se tiver algo que possa me orientar com alunos que possuem deficiência auditiva como adapatação na inclusão, com os colegas de sala; enfim professores que precisam também estar atento com esse procedimento da educação. Desde já agradeço.
    beijos Lucimar!!

  • Sandra Mascarenhas

    Olá Roseli,

    Suas orientações são realmente maravilhosas.

    Tem nos ajudado em todos os momentos.Obrigada sempre.

    Abraços fraternos!

    Sandra Mascarenhas.

  • Zilma

    Concordo com você plenamente. Precisamos fazer um diagnóstico para podermos elaborar um bom planejamento. Temos que entender as habilidades e competências da disciplina, mas hoje vivemos numa cruel realidade, encontramos alunos, por exemplo, no 6º ano sem ter as habilidades que lhes competem.

  • aline

    ola, muito obrigada pelas otimas dicas que você nos dá.

  • Telma Melo

    Querida, obrigada pelo lembrete! É sempre bom relembrar que o diagnóstico é fundamental para começar um ano letivo com os pés no chão, nos colocando no lugar do aluno e percebendo suas limitações e necessidade de intervenção.Parabéns!

  • jhow

    A melhor avaliação diagnóstica , é saber o que os alunos viram ou não viram na série anterior , pois não saberão te dizer isso por escrito ou verbalmente , tornando vinerável esse tipo de avaliação no sentido de colher dados de aprendizagem retrógrada.
    Existem dados concretos guardados por todo professor a respeito do que foi estudado durante o ano , isso sim te norteia.
    Não sou contra a avaliação , mas para ser um melhor docente , seja reflexivo , e o sendo verá qye esse tipo de procedimento pede suplementação.

  • Neidilande S. Coelho

    Roseli,o material que venho recebendo nas últimas semanas são maravilhosos, sei que muita dessas informações estão longe da nossa realidade em sala de aula, mas é importante termos contato com estas informaçõe para perceber-mos o quanto ainda podemos modificar em nosso contexto sociocultural.

  • cassia regina

    gosto muito das suas sugestões são muito uteis Abraço.

  • LINA LUCIA

    Boas sugetões. Espero continuar recebendo seus artigos, pois muito me ajudarão nos ACs do Colégio. Vou imprimi-lo já. Poderia me sugerir uma atividade, dentro da oralidade, para o 1o. ano de Ensino da Lingua espanhola ?

  • Dalmira

    Olá Roseli,Com certeza o diagnóstico inicial é fundamental para a preparação de um planejamento.Parabéns e continue nos auxiliando,suas contribuições são muito importantes. Obrigada.

  • Ananias Alves de Souza

    Olá professora Roseli.
    Muitíssimo obrigado por suas dicas, são de fato oportunas e fantásticas.

  • Lindalva Pereira

    Lindalva Pereira de Carvalho
    Fevereiro 4,2012 at 00;16
    Roseli!
    Muito obrigada pela sugestões enviadas todas estão sendo úteis para mim.
    Parabenizo vc pela dedicação que tem demostrado com os educadores.

  • Elza Barreto Cunha Silva

    Roseli,me surpreendo bastante com os textos e dicas fantásticas que você nos oferece em suas contribuições com nós educadores. Obrigada,
    gostaria de conhecer e saber mais sobre registros e relatórios na educação infantil. bjs.

  • Jaciara Ferreira

    Adorei as dicas! Faço avaliação diagnóstica, mas tinha dúvidas se estava aplicando de maneira correta.No entanto, lendo este texto vejo que estou no caminho certo. Um abraço!

  • Laucenir

    Roseli,
    Adorei as dicas sobre Avaliação Diagnóstica,estou na função pedagógica.Gostaria de receber novidades de fichas de resultados de diagnose.
    Felicito a você um forte abraço.
    Laucenir

  • Marlene Castro

    Concordo, é preciso conhecer o aluno antes de tudo, para que possamos dar início aos trabalhos

  • Iracy

    Oi!…
    Que bela contribuição você nos da! Obrigada
    Gostaria de ler alguma coisa sobre a avaliação diagnóstica
    no lº ano e Educação Infantil
    Beijos

  • Vera Lúcia de M. Sousa

    Roseli,
    Muito obrigada pelas dicas da Avaliação Diagnóstica…
    Quem sabe, você nos auxiliaria com modelos de fichas de avaliação de alguns problemas detectados na Avaliação Diagnóstica.

  • Eva de Araujo Santos

    Olá Roseli! eu concordo com seu ponto de vista em relação ao planejamento. Acho que este deverá ser feito após a avaliação diagnóstica, pois assim sabemos com mais segurança a que rumo tomar, visto que já conhecemos a realidae da turma.

    Valeu a dica

  • lourdestaru@hotmail.com

    OI ROSELI!
    QUE BOM PODER CONTAR COM VOCE , COM ESTAS VALIOSAS INSTRUÇÔES. TUDO MUITO BOM , QUANTA COISA BOA VOCE TEM NOS OFERECIDO. MUITISSIMO OBRIGADA PELA ENORME COLABORAÇÂO EM NOSSOS TRABALHOS.

  • Marciana Alencar

    Roseli, Parabéns pelo seu artigo.
    Com certeza contribuirá muito com os professores neste início de ano letivo.
    Na disciplina de Português, a Produção de texto inicial do aluno muito contribui para a realização da avaliação diagnóstica.Tenho aplicado esta metologia com sucesso.
    Um abraço
    Marciana

  • Arturivania Gomes da Silva

    Olá!
    Perfeita reflexão sobre a avaliação! Gostaria de continuar recebendo esses artigos, pois muito nos ajudarão nas nossas escolas.
    Obrigada

  • lana sobreira

    Concordo plenamente com essas sugestões pois são relevantes. Na minha concepção avaliação diagnóstica é imprescidível no inicio do ano letivo como também a cada final de bimestre, porque assim acontecendo podemos observar o progresso e / ou a dificuldade que o aluno apresenta, para a partir daí serem pensadas em atividades de acordo a necessidade de cada aluno.

  • vanda sandim

    Você está de parabéns em servir à nós educadores. Você não tem egoísmo e isso é admirável. Muito obrigada, vou postar no meu blog ( polivanda.blogspot.com)sobre avaliação diagnóstica ok, é claro que o texto terá seu nome. Valeu!
    Felicidades!
    Vanda Sandim

  • Profª Edilma Gonzalez

    Mais uma vez parabenizo seu trabalho que é realmente importante, digo, se todos os professores tivessem a curiosidade e o interesse de acessar e praticar os sites que vc indica nossa sala de aula seria diferente. Sou professora de matematica e atuei no ano passado como coordenadora e percebi que a fala é diferente da prática em sala; os alunos são os melhores avaliadores.

  • Maria Lúcia G. Santos

    Gosto muito de suas dicas em sala de aula. Me ajuda muito no refletir sobre erros em sala. UM abraço!

    Maria Lúcia.

  • Eliene Sales

    Roseli os textos estão me ajudando bastante. Sou coordenadora e todos os textos que recebo, trabalho com os meus professores.
    O curso favorece bastante a prática do professor, devido os textos serem riquissímos.
    Um abraço.

  • Elda

    Oi, Roseli
    Aprecio muito seus textos e este sobre diagnostico está bem claro. Parabens e que Deus continue te abençoando.

  • Juciane Maia da Silva

    Desde já agradeço!Esse é o primeiro ano que estou em sala de aula,por isso estava mesmo precisando dessa discussão em texto.Já dei início ao diagnóstico ,porém agora me sinto mais segura para desenvolver esse trabalho.
    Obrigada
    que cada vez mais vocês possam melhorar o trabalho!

  • Claudete Fátima Rodrigues

    Você realmente é demais, tem nos ajudado muito com várias dicas, instruções, comentários. Agradeço mais uma vez pela interferência e ajuda. Beijos.

  • Euflorsina de Paula

    Roseli,
    Essa ferramenta é tão importante para nós educadores, pois através dessas práticas pedagógicas venho contornando muitos conflitos em sala de aula.
    O curso vem favorecer uma grande contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimento.
    Um abraço.
    È sempre bom contribuir para o crescimento de alguém.

  • Edilza Batista

    Roseli,

    Estava precisando realmente de um texto com essas explicações, pois todo início de ano, ouço sempre alguns professores argumentarem
    diagnosticar o que? E o artigo vai responder a todas essas interrogações~.Por mais que explicamos, sempre é bom as pessoas perceberem que essas atitudes tem, quem realmente quer uma educação de qualidade.
    Um abraço.
    Tenho vontade de conhece-la pessoalmente.

  • JOÃO PAULO

    Gostei bastante deste artigo. Cada vez mais Roseli celebrando educação em suas palavras.

  • ELIZABETHE GOMES

    Prezada Roseli Brito
    Os seus textos têm contribuido muito com a minha formação continuada. Sou professora de matemática, mas numa escola atuo como coordenadora pedagógica.Parabéns pelo seu trabalho, que é feito com tanto carinho e seriedade.
    Um abraço
    Profª Elizabethe Gomes
    Bethemática

  • Marli Deuner

    Olá, Roseli!
    Adoro acompanhar suas postagens, lendo e relendo as dicas, sempre muito proveitosas. Quanto à avaliação diagnóstica tenho escutado ao longo dos anos de magistério os mesmos comentários sugerindo um formulário pronto e isso não existe.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Continue assim!
    Um carinhoso abraço, Marli

  • Fabio Costa

    Muito oportuna esta matéria. Mesmo tendo instrução adequada e sendo já experientes no fazer a educação,nós educadores, temos necessidade de estar recebendo uma renovação nas idéias ou um novo lembrete de como fazer a coisa toda. É aquela tônica: “você sabe, mas é bom relembrar!”
    Por isso, dou parabéns à Roseli Brito por estas dicas e agradeço a ela por dispor-se a ajudar a outros educadores, e eu me incluo nesse meio.

  • Rafael

    Olá! Muito bom o artigo, fornece aos professores informações importantes sobre a avaliação diagnóstica que, por muitas vezes, não é levada em consideração. Parabéns!

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