Como fazer Avaliação Diagnóstica

Início do ano, turma nova, Escola nova, enfim, como começar o trabalho com os alunos?

Nem pense em iniciar o trabalho pedagógico partindo da premissa do que você ACHA que os alunos já sabem. É preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que ainda ela não sabe.

O instrumento para fazer isso é realizar a Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.

Não há um modelo de Avaliação Diagnóstica, cada Professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos que precisam ser trazidos da série anterior, é quem elabora atividades que levantem o que o aluno sabe e o que ele ainda não aprendeu.

1) Quando e porquê realizar a Avaliação diagnóstica:
.    Realizada no início do curso, período letivo ou unidade de ensino
.    Tem a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, caracterização de eventuais problemas de aprendizagem e suas possíveis causas (cognitivo)
.    Função: diagnosticar
.    Serve para identificar alunos apáticos, distraídos, desmotivados (comportamentos)

De posse dos resultados da avaliação diagnóstica será possível o Professor ajudar os alunos das seguintes formas:

.    Estimular o relacionamento entre os alunos, através de jogos e atividades dinâmicas
.    Criar intervenções pedagógicas específicas que auxiliem o aluno a superar dificuldades
.    Criar Rotinas  que reforcem o comportamento positivo dos alunos
.    Realizar mudanças no ambiente da sala de aula que favoreça o aprendizado
.   Adotar novas práticas de ensino que estimulem a participação da turma

2) O QUE AVALIAR: Levantar Pré-Requisitos da série anterior

Muitos Professores sempre mandam email pedindo modelos prontos de avaliação diagnóstica. Creio que isso deve-se ao fato de que, para o Professor, não há a clareza do que ele deve levantar neste tipo de avaliação.

Quando você conhece o que deve diagnosticar, basta você criar atividades pertinentes a sua disciplina, e isso é algo que você já está acostumado a fazer quando elabora as tarefas, as provas, as dinâmicas, os textos, os vídeos, enfim, quando você elabora a sua aula.

Você precisa ter claro que deve verificar os objetivos e metas a serem atingidos na série atual, e levantar quais são os pré-requisitos que o aluno já deve ter adquirido na série anterior.

Por motivos óbvios, não é possível fazer neste artigo, um detalhamento de todos os pré-requisitos para todas as disciplinas e séries, porém a título de ilustração, tomarei como exemplo um aluno que ingressa no 6º. Ano, e que o Professor de Matemática precisa levantar se este aluno traz os pré-requisitos necessários para cursar o 6º. Ano e atingir os objetivos estabelecidos para esta série.

– Situação :  O  Aluno está matriculado no 6º. Ano (verificar quais são os objetivos desta série no que refere-se  à   Matemática).
– Levantar quais são os pré-requisitos que esse aluno deve ter , em Matemática, ao chegar no 6º. Ano

– Exemplos de pré-requisitos que o aluno já deve trazer do 5º. Ano em Matemática:
. Operações Fundamentais
– adição, subtração, multiplicação e divisão
– algoritmos das operações fundamentais
– utilização das operações fundamentais como ferramenta para a resolução de  problematizações
– cálculo mental

. Frações
– conceito e representações
– leitura e escrita
– comparação de frações
– frações discretas e contínuas
– cálculo de fração de quantidade
– frações equivalentes
– simplificação
– operações com frações
– resolução de problemas envolvendo frações

. Porcentagem e Gráficos:
– conceito de porcentagem a partir das frações decimais
– cálculo de porcentagem através de frações equivalentes
– resolução de problemas envolvendo cálculos de porcentagem
– desenvolvimento de procedimentos e estratégias para coleta de dados e informações em pesquisa de diversas naturezas
– construção de procedimentos de apresentação de dados coletados
– construção, leitura e interpretação de diferentes tipos de representações gráficas (barra, linha, setores)

. Geometria: Medidas, Formas e Construções Geométricas
– conceitos: ponto, linha, superfície, vértice, aresta, ângulo
– linguagem geométrica
– polígonos
– triângulos e quadrilátero
– propriedades dos triângulos
– conceitos: escalas e simetria
– construções geométricas com o auxílio do compasso e do transferidor
– ampliação e redução de figuras
– sólidos geométricos

3) Como Avaliar: Instrumentos de avaliação

Existem diversos recursos  e práticas de ensino disponíveis que podem ser utilizados no momento da avaliação diagnóstica. Idealmente, selecione mais de um dos instrumentos abaixo :
.      Pré-teste;
.      Auto-avaliação;
.      Observação;
.      Relatório;
.      Prova;
.      Questionário;
.      Acompanhamento;
.     Discussão em grupo;
.     Estudos de caso (análise de estudos de casos com o objetivo de identificar como o aluno  responde à avaliação);
.     Fichas de avaliação de problemas (trabalhar com modelos de fichas de avaliação), etc.

A utilização dos instrumentos deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra. Por exemplo, aulas com muitos alunos inviabilizam a avaliação por observação ou  acompanhamento, enquanto que disciplinas práticas possibilitam esses instrumentos de avaliação.

Não se surpreenda se, ao analisar os resultados levantados na Avaliação Diagnóstica você tenha de fazer ajustes no Planejamento. Afinal, quando o Planejamento é criado, o aluno ainda não foi avaliado, e portanto, o Planejamento é elaborado com base em um aluno “ideal”, e portanto, é um Planejamento longe da realidade dos alunos, pois o Professor o elabora baseado em  suposições e não em dados reais.

O fato é que, quando as aulas começam a situação mostra-se outra: alunos  com defasagens de aprendizado, com dificuldades em determinados conteúdos, e sem os pré-requisitos necessários para cursar aquela série.

E antes que você reclame que realizar a Avaliação Diagnóstica é uma “perda” de tempo porque você tem que “dar conta” do Planejamento até o final do ano, já lhe aviso: o objetivo maior que você deve cumprir é  criar todas as condições para que todos os alunos adquiram as competências necessárias de aprendizado e não apenas para cumprir o Planejamento.

Por isso mãos à obra: comece o planejamento pela Avaliação Diagnóstica. Já diz o ditado “ Se você falha em não planejar, você com certeza, já planeja falhar”.

Aguardo seus comentários no blog.

===================================================================

Veja também o Artigo: Avaliação Diagnóstica, Formativa e  Somativa

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

110 Comentários

  • isac brito

    muito bom!
    amei as idéias.
    aguardo mais instruçoes

  • Fabiane

    orientou muito o meu trabalho e dos meus professores o seu texto
    obrigada pelas contribuições

  • CLENILDO DA CUNHA PEIXINHO

    Adorei as sugestões! Parabéns pelo empenho em colaborar com os educadores!
    Bjs

    Clenildo – Santa Luz – Bahia

  • Andréa

    Fiz o curso de gerenciamento em sala de aula e, nesse ano, coloquei em prática, desde o primeiro dia. Foi maravilhoso, não tive os mesmos problemas do ano passado e por incrivel que pareça os alunos adoram minha aula (Imagine… Português!). Eles comemoram quando chego na porta. Nunca pensei que isso poderia acontecer. Grata por tudo e não pare de nos ajudar, por favor!

  • jivalda

    sou pro do ensino fundamental I e ensino ciencias e queria conhecer os alunos como eles estão

  • Eliene S. D. Dos Santos

    Olá Rolesi

    Muito bom. Sugiro, também, para fazer a avaliação diagnóstica da unidade escolar: o Indique e o indiquinho, material produzido pelo Mec que avalia a escola em sete dimensões fundamentais para a desempenho escolar e acadêmico dos alunos. Um grande abraço.

    Eliene

  • antonia maria

    Olá Roseli

    Desejo a voce e equipe muitas alegrias nessa vida que, certamente é o retorno das contribuições enviadas que ajudam e animam o professor em sala de aula. Obrigada.

    Simões filho, 13/02/2012

  • Célia C. Barreto

    Roseli
    Vou sentir falta das sua orientações. É bom abrir emails e encontrar dicas que se aplicadas com responsabilidade surtem efeitos milagrosos. Obrigada .
    celia Barreto
    Guarabira PB

  • Ione

    Vocês só vieram confirmar o que já faço com minhas turmas. Ensino Inglês e não vejo como começar o ano sem esse diagnóstico.

  • Fatima Luiza

    Ola,

    Em primeiro lugar desejo a vc e toda sua equipe um feliz 2012. Agradeço a vcs pela grande contribuição que nos da durante o ano.
    Quanto a avaliação diagnóstica sempre tive em mente que, o grande objetivo dela é realmente detectar as habilidades e competencias dos alunos e a partir daí resgatar o que não foi aprendido.
    Parabéns a toda a equipe pelo trabalho realizado.

  • dirlene da silva souza

    gostei muito deste artigo, é muito bom receber informações sempre tem algo que pode-se acrescentar em suas experiências, gostei muito com certeza ajudou-me muito pelas dicas. obrigada desde já . beijo!

  • Dalva

    Gostaria de receber modelo de avaliações diagnosticas de Geografia do ensino fundamental

  • Dalva

    Gostaria de receber modelo de avaliações de Geografia do ensino fundamental

  • Anedy

    Achei as sugestões ótimas e saberei aproveitá-las. Obrigada. Aliás, como todas as lições do sos professor.

  • Neiva Santos

    Neiva Santos,
    feveriro 8th,2012
    Roseli, suas contribuições são de extrema importância para a construção de uma gestão de qualidade.
    Parabéns!

  • Relva

    Roseli, gostei muito! Nos ajudará bastante na caminhada longa que teremos no decorrer do ano.Obrigada!

  • Míriam Dias

    Roseli,

    Este artigo é muito proveitosos e oportuno.
    Obrigada por nos ajudar a desempenhar melhor o nosso trabalho.

  • Míriam Dias

    Roseli, este artigo é muito proveitoso.
    Obrigada por nos ajudar desempenhar melhor o nosso trabalho.

  • maria lúcia ribeiro

    Adorei o texto, é sempre bom somar informações. Obrigada por nos proporcionar uma boa leitura. Me ajudará muito.

  • Tânia Ap SS

    Boa noite,Roseli.
    Amei as dicas, muito Obrigada é isso mesmo, temos que começar o ano com
    a Avaliação Diagnóstica sim, mas a maioria de nós professores não lembramos ou nos falta oportunidade para faze-lo.

    Um forte abraço,
    Tânia.

  • Eusa Maria Manzali Cavalari

    Concordo plenamente com você. A avalição diagnóstica é importantíssima.Obrigada!

  • Valéria Valladares

    Querida Roseli:
    Obrigada pelas sugestões!
    Começarei a utilizá- las na próxima reunião pedagógica .
    Bom recomeço!

  • rosemary

    Amo receber suas dicas quando abro meus e-mails já fico com a expectativa de algo.
    Parabéns pelo trabalho é valiosíssimo para mim.
    Um beijão!!!

  • Vera

    Gostei do seu artigo ,ele é muito oportuno. Obrigada!

  • Dulcinea

    Gostei bastante da maneira como o assunto foi abordado,certamente este ano ano meu Diagnóstico de turma ficará mais completo.

  • Alveci Fraga

    Olá Roseli

    Valeu os informes foram de suma importancia para a pratica pedagogica.

  • Alveci Fraga

    Olá Roseli

    Valeu os informes foram de suma importancia.

  • vanize

    quero agradecer por tantas coisas bacanas que estão me enviando, gostaria de saber se é viavel a avaliação diagnóstica na educação infantil se sim como devo proceder?

  • Gilmara

    08/2012 fevereiro

    Está me ajudando muito.agradeço

  • Regina Maria

    Prezada Roseli,
    Grata pela sua contribuição.
    Estou anexando outro email para você. Tive problemas com o hotmail.Espero manter contato também através desse novo e-mail para evitar perca de contato caso aconteça problema semelhante.
    Tudo de bom e de bem para você.
    Regina Macedo

  • perciliana

    ISSO É TUDO DE BOM…
    COMECAREI O ANO NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.

  • Rosilene

    Achei muito interessante a reportagem. Sugiro também a leitura da reportagem da nova escola : Projetos sensacionais de presente para você.Edição de aniversário.
    A reportagem orienta como conduzir os diagnósticos iniciais no 6º ano para averiguar o que a turma já aprendeu.
    Não deixem de ler!!!
    Abraços
    Rosilene

  • Soraya

    Concordo com você. A avaliação diagnóstica é fundamental para o nosso planejamento. Bom trabalho 😉

  • Erenice Astro

    Roseli,
    A avaliação diagnóstica é um parametro que direcionará a nossa prática em sala de aula, saber interagir é fundamental no ato de educar. Seus textos são norteadores para nós professores.
    Obrigada!
    Erenice

  • Marilene

    Prezada Roseli, eu sempre acompanho seus textos e dicas, todos são muito importante para mim, obrigada por tudo e continue nos ajudando.

    Parabéns!
    Marilene

  • Flávio Araujo

    Fico muito feliz em iniciar/continuar o meu
    trabalho com dicas brilhantes para 2012.
    Este blog nos proporciona muitas possibilidades
    de renovar e relembrar a prática pedagógica
    docente. Parabéns e Boa Sorte para todos do blog e
    para todos nós que ainda acreditamos no
    dom de ser professor. Precisamos
    transformar o mundo, valorizando mais e mais
    a grandiosa profissão de
    SER PROFESSOR!

  • Mara

    Oi Roseli, tuas dicas são ótimas. Eu já estava planejando uma abordagem no início das aulas para saber sobre a aprendizagem das crianças, e agora lendo as tuas dicas eu fico mais confiante, pois estou no caminho certo. Um grande abraço.

  • ÁRIA MARIA FERNANDES BRETAS

    Oi Roseli,

    Amo ler seus artigos, são muito enriquecedores e nos ajudam muito no dia a dia. Que DEUS continue te iluminando…..
    A educação precisa de pessoas como VOCÊ!!!!!!!

    Beijocas

  • fernanda caldas

    olá… este blog é um tesouro de informações.
    Gostaria de algumas sugestões para HTPC.
    Agradeço e boa semana !
    fernanda

  • Amélia Ramos Salvador-BA

    PARABÉNS PELOS TEXTOS, POIS, NOS AJUDAM MUITO EM SALA DE AULA
    GRATA

  • gildelice

    Sempre me perguntei para que a avaliação diagnostica, so agora posso perceber o quanto isso é importante, pois a partir desse instrumento posso planjar as minhas intervenções e assim avaliar os meus futuros alunos. Amei a sua sugestão

  • Luciana

    Pertinente esse artigo. É de fundamental importância fazermos a avaliação diagnóstica, para verificarmos o nível de aprendizagem da turma e planejarmos de maneira eficaz as aulas.

  • Luciana

    Pertinente esse artigo. É de fundamental fazermos a avaliação diagnóstica, para verificarmos o nível de aprendizagem da turma e planejarmos de maneira eficaz as aulas.

  • Ivete V. Borges

    Parabpens ,adorei as dicas e os sites para pesquisa

  • Roberto L. F.

    Saudações Roseli.

    Os seus artigos,são de grande relevância por uma educação melhor neste Brasil, e como forma de orientação a nós professores de matemática e outras disciplinas,pois temos que nos deparar com muitos problemas em nosso ofício. Obrigado!

  • Maria Lúcia Mendes

    Olá Roseli, tinha algumas dúvidas sobre a avaliação diagnóstica, mas com sua ajuda, não tenho mais. Muito Obrigado. Deus te abençoe. Brilhe sempre! Bjos

  • Áurea Soares

    Áurea Soares

    Suas orintações são maravilhosas

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *