Volta às aulas – Integração dos Alunos

Volta às aulas - Integração dos AlunosO ano letivo já começou nas escolas particulares e está para iniciar nas escolas públicas. O fato é que o mês de Fevereiro é focado em dois grandes objetivos: Integração dos Alunos e Avaliação Diagnóstica. Neste artigo vamos nos ater ao primeiro objetivo: Integração dos Alunos.

As crianças e jovens, ficam muito apreensivos no retorno das aulas, pois há um sem número de situações que terão que enfrentar, é um misto de expectativas boas e ao mesmo tempo um medo do desconhecido, afinal são novos Professores, novos amigos, nova escola, como serão recebidos? Será que vão gostar ? Inquietações estas que o Professor deve estar atento na volta às aulas.

Por isso, nem pense em já ir entrando na sala de aula enchendo o quadro negro de tarefas, pedindo trabalhos, marcando provas, cobrando isso, cobrando aquilo, enfim, você já será vista como a “ chata da hora” .

Lembre-se, as crianças e jovens, precisam inicialmente de um certo espaço para se expressarem, interagirem, conhecerem o “ novo território”, conhecer você, os novos amigos, a nova escola.  Afinal, eles ficaram praticamente quase dois meses de férias, fazendo um sem número de coisas e agora querem compartilhar, precisam disso. Então use esta necessidade de compartilhar ao seu favor, aproveitando para fazer com que todos possam se conhecer melhor e já criar laços de amizade.

Aqui vão algumas dicas simples, separadas por estágios:

– Educação Infantil:

Crianças pequenas choram no primeiro dia de aula, porém o período de adaptação  pode durar até uma semana. A mãe fica apreensiva e quer entrar junto, ou muitas vezes acaba levando a criança embora e no dia seguinte a criança chora para não ir para a escola e a mãe cede não levando. Isso faz com que a criança demore muito mais a se ambientar. Para evitar que esse período se alongue além do necessário, é preciso que a Professora e os funcionários de Apoio estejam devidamente orientados a entreter as crianças com muitos jogos e brincadeiras coletivas, afinal nenhuma criança resiste a hora de brincar.

Caso a mãe entre  na sala de aula no primeiro dia, deixe-a instruída a incentivar a criança a brincar com os coleguinhas, jamais deixá-la todo o tempo no colo pois isso a impede de interagir mais livremente com os novos amigos e com os brinquedos, e a levar a criança para a escola TODOS os dias.

– Educação Fundamental

Tanto no Fundamental I quanto no Fundamental II as crianças e jovens esperam que os amigos venham chamá-la para brincar ou conversar. Os mais “ descolados” tomam a iniciativa até porque já conhecem quase todo mundo, porém aqueles alunos que vieram de outras escolas sentem-se deslocados, apreensivos e inseguros de abordar esse monte de “estranhos”.

Ao Professor cabe a tarefa de criar várias atividades, sempre coletivas, em forma de gincanas, desafios, jogos, brincadeiras, para quebrar o gelo do grupo.

Outro modo muito eficaz é selecionar dois alunos, para serem os guias desses novos alunos dentro do ambiente escolar, ficando assim incumbidos de mostrar onde é a cantina, os banheiros, o laboratório, enfim todas as dependências da escola, além de ajudar a enturmá-lo no grupo. Assim, cada dois alunos antigos ficam incumbidos de um aluno  novo durante um dia, depois faz-se o revezamento passando esse aluno novo, para outra dupla de alunos antigos, até que os alunos novos tenham ficado com todos os alunos antigos.

– Ensino Médio

Já no Ensino Médio os alunos nesta fase precisam passar a mensagem de “força moral ”, e  “ independência” para o grupo então aqui será preciso que o Professor use de sensibilidade e sutileza para integrar os alunos novos, pois há uma grande resistência em não permitir “gente estranha” no grupo.

Para quebrar esse “ iceberg” levante em um bate papo, ou crie uma atividade em forma de brincadeira, onde cada um tenha que falar das coisas que mais gostam de fazer, assim você terá muitas informações rapidamente para criar um projeto coletivo onde todos tenham que participar e apresentar antes da aula terminar. Exemplo: criar uma música, fazer uma imitação, criar um traje engraçado, fazer uma performance em grupo.

Você também pode utilizar a estratégia citada acima de usar os alunos antigos como guias para ajudar a enturmar os alunos novos.

– EJA  (Educação de Jovens e Adultos)

O público de EJA, tem suas peculiaridades, pois já é um público adulto, que trabalha, muitos já são casados, tem filhos, família para alimentar e contas para pagar, geralmente reservam o período noturno para estudar, pois trabalham durante o dia.  Assim, a abordagem de interação precisa levar isso em conta.  Por isso investigue em um bate papo, ou por meio de uma atividade de quebra gelo, para que esses alunos falem mais sobre sua história, seus sonhos, e suas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Desse modo todos acabam se “vendo” nas estórias do outro e isso possibilita a criação de um elo de camaradagem, amizade e cumplicidade.

Outra estratégia é, o grupo criar um portfólio sobre os sonhos e projetos de vida que almejam alcançar, e juntos discutirem como isso pode ser atingido. Ao realizar esta atividade todos começam a se sentir participantes do sonho do colega e isso os une muito, pois acabam compartilhando ao longo do ano todas as vitórias conquistadas.

Todos esses cuidados e esse olhar sensível no momento de planejar as atividades de  integração, mostra aos alunos o tipo de Professor que você é. E isso é também um exercício para que você também seja integrado ao grupo.

Como os alunos verão o Professor durante todo ano, e talvez durante toda a vida,  vai depender muito do tipo de abordagem que você terá nessas primeiras semanas de aula.

Você tem outras estratégias ? Gostaria de compartilhar ? Então mãos a obra, comente neste blog.

==============================================================

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

151 Comentários

  • Marivalda Araujo

    preciso e dinâmicas para aluno do 6 e 7 ano do fundamental II, para o primeiro dia de aula

  • Socorro Soares

    Olá!
    Amei ter lido o artigo em pauta no qual muito me ajudou. Acredito que profissionais como vocês, comprometidos com a educação, fazem a grande diferença.
    Trabalho com turmas da EJA de 6º à 9º Anos e gostaria de receber sugestões de atividades para o ensino da língua portuguesa.
    Atenciosamente: Socorro.

  • mariar

    ola! Sou professora de ciencias e educação infantil. achei muito interesante as dicas de atividades para o primeiro dia, gostaria de receber outras atvidades para ensino infantil e fundamentalll

  • Elizângela

    Amei,os comentários e gostaria também de receber seus artigos. Sou professora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano. Um abraço e desde já obrigada.

  • Sandra Mara Vargas

    Olá. Sou professora de arte e educação infantil. Gostaria de receber ideias de atividades para o primeiro dia, para ensino fundamental, médio e educação infantil

  • katia adriane

    Olá ,achei interessante as informações e voltar ás aulas requer, recepção da equipe, dos educando, observá-lo nos momentos de integrar, as turmas novas, equipe novas enfim, conhecer e propor a todos um relacionamento .

  • EDICARLOS

    OLÁ colegas educadores este é um assunto muito importante e muito delicado, pois devemos buscar sempre, novas formas de integração dos nossos alunos dentro de sala e também na escola como um todo.

  • oresto

    valeu,suas contribuições são sempre pertinentes a quem estuda.

  • Marta

    Obrigada! pois sempre o que leio me auxilia no desenvolvimento do meu trabalho como professora e auxiliar de coordenadora.

  • maria lucia

    olá Roseli
    gostaria de receber dicas de fichas para observaçao ao aluno na sala de aula,se possivel peço que me ajude.
    lúcia.

  • crislete

    Olá,Roseli irei pegar uma sala multiseriada e gostaria que você enviasse algumas sugestões de avaliação diagnostica para que eu possa aplicar com os meus alunos.

  • Vivian

    Vivian – São Paulo

    Olá, estou atuando na educação infantil e estou tendo problemas de comportamento, por ser a segunda professora…

    o que eu posso fazer para que eles me vejam como professora deles???
    só tenho uma semana com eles…tem alguma atividade ou exercício que posso aplicar??

    abraços

  • Arlete Ribeiro

    Roseli li e gostei de seu artigo. Obrigada pela colaboração. Seus artigos muito nos auxilia no aprimoramento da prática.

  • Joselita Cordeiro Sampaio

    Olá colegas! Olá Roseli, você faz um trabalho muito importante para nós!
    Suas dicas e orientações são de muita valia para nosso trabalho pedagógico. Sempre estou lendo seus artigos e os aproveitando para minha prática.
    Um gande abraço

  • Terezinha Morais

    TEREZINHA MORAIS
    Ola!

    Adoro seus artigos, muito importantes para todos os educadores de hoje, estamos precisando de sugestoes a todo momento principalmente sobre a indisciplina.

  • Sônia Maria

    Ola!

    Gosto muito das orientações que vcs nos enviam e aproveitando a oportunidade, gostaria de receber novas dinâmicas com o objetivo de trabalhar com as letras do alfabeto e os números. Abraços, Sônia maria

  • Ivete

    Oi!
    Estas trocas de informações é que fazem a diferença.
    Trabalho no CEEBJA e costumo conversar muito com meus alunos, não só no início do ano, mas o período todo, gosto de ouvir a história deles e principalmente suas expectativas. Este artigo foi de grande valia, excelente.
    Abraços Ivete

  • João Batista

    É sempre bom ouvir o que os colegas estão pensando!! Ser professor nos dias de hoje requer muito conhecimento. Épocas passadas o professor preocupava em passar o seu conteúdo, hoje temos que ser um pouco de tudo!!!!!srsrsrsr…….Estou sendo dramático? Os colegas pode me corrigir!!!… rsrsrs.
    Sou professor de Geografia de 7ºs anos. Alguém pode me informar um vídeo???????

    Espero poder contar com todos vocês!!!!! Tchau!!!

  • MARGARETTE ANDRADE

    Oi, que bom ter sempre informações que se não são novidades para quem já tem 20 anos de sala de aula, com certeza são feedbacks importantísssimos, como motivação, lembranças de momentos significativos… o que mais gosto é saber que estou no caminho certo, o da aproximação com o auto conhecimento. ha é bom ler os depoimentos e saber que não estamos sozinhos nessa angustiante e deliciosa caminhada. Abraços Roseli.

  • perciliana

    Essa dicas chegaram no momento certo.
    Valeu muito obrigada.
    bjos Percy

  • Neiva P. Santos Souza Silva

    Roseli, suas dicas são bastantes significativas para a nossa jornada anual. Início de ano gera sempre uma expectativa a mais, contudo sabemos que as dificuldades são as mesmas. Obrigada por nos manter sempre otimistas para o recomeço.
    Um cheiro.
    Neiva.

  • João Marcelo Machado de guimarães

    Marcelo

    Olá amigos!!!! Estou muito contente com as dicas. (Aqui vai uma). O caminho para o início das aulas com sucesso é sem dúvida conhecer o aluno,seu cotidiano e suas origens. A partir do momento que professor ouvir suas historia seus comportamento se aplicará dinâmicas, quebra-cabeça e um diagnóstico para descobrir o quanto os alunos já sabem. Só assim é possível um planejamento onde atenderá os níveis de aprendizagem.
    Um abraço
    João Marcelo

  • Rita Sena

    Roseli, quero parabenizá-la por este site, um trabalho muito bom e proveitoso para todos nós educadores, inclusive para mim.
    Não deixo de ler nenhum de seus artigos. São fantásticos.
    Saiba que está contribuindo bastante para que consigamos uma educação de qualidade.
    Abraço!

  • roberjane ribeiro

    Olá essa é uma equipe excelente!
    As orientações de vocês são ótimas e nos orientam a caminhar com mais tranquilidade, pois, as vezes o inicio do ano letivo é difícil, por vários motivos, alunos novos, mudanças na escola, nas turmas, enfim o começo as vezes é sempre mais dificil.
    Obrigada.
    Roberjane Ribeiro,

  • patricia

    Sou professora de inglês ,adorei as dicas . Mas gostaria de receber dicas para eu trabalhar com o ensino médio.E também exemplos de avaliaçoês e trabalhos na minha área.Pois adoro o que faço e sempre procuro melhorar e assim conquistar o meu público “meus alunos”. Um grande abraço.Obrigado.

  • Neila de Almeida Meireles Silva

    Parabéns! Precisamos muito da prática na sala de aula. A teoria é importante, mas estas idéias que recebemos do SOS Professor nos mostram as ações para lidar com diversas situações que vivenciamos no dia a dia. Sou gestora também e aproveito para orientar nossa equipe. Os resultados estão sendo reais. Não desista de nos ajudar. Muito obrgado.

  • ioni roque

    Estou amando todos os seus artigos,fico feliz em recebe-los.Gostaria de receber exemplos de avaliações diagnósticas de artes e educação religiosa.Agradecidamente ioni Roque

  • Claudia Rodrigues

    Olha, não TENHO NEM O QUE FALAR.FOI ÓTIMO RECEBER SEUS ENSINAMENTOS E COLOCA-LOS EM PRÁTICA.ESTÁ DANDO CERTO.PENA QUE TEMOS QUE ESPERAR 2 DIAS P/RECEBE-LOS.BEIJOS QUE DEUS TE ABENÇOE.
    CLAUDIA RODRIGUES

  • Adrilene

    Todo educador deve ter consciência que todo início de ano letivo é um acontecimento novo, desta forma tem que estar preparado para receber seus alunos de preferência com atividades encantadoras, afinal é o nosso primeiro contato com a turma e os desafios de conquistar todos os educandos estão lançados. Amo o que faço e faço e o faço com carinho, amor e responsabilidade.

  • Ruth Simões Matos

    Ruth Simões Matos
    fevereiro 10th,2011

    Olá amigos!! Fico feliz que exista a preocupação com esse momento que julgo ser pra lá de especial. È o momento em que a sentença também é lançada sobre o professor que ainda não deu aula na turma. Ou ele chega cativando os alunos ou então já fica antipatizado. Sujestões para esse momento são sempre bem vindas >

  • Célia Maria deOliveira Ribeiro

    Olá! Roseli, estou facinada com as suas dicas. Trabalho como diretora em uma escola pública, e à noite ninistro aulas para adultos da EJA II. Tenho algumas dificuldades em levá-los a participar. Gostaria de receber dicas de dinâmicas que interessem a esse público. Bjos no coração.
    Parabéns.
    Célia Ribeiro.

  • Heitor Vicente de Carvalho

    Cada inicio de novo Ano letivo, a Integração dos educandos se faz necessário em todos os níveis de Ensino. Visto, contribuir com o processo de ensino-aprendizadem pessoal e coletivo. O Artigo da Pedagoga Roseli Brito destacou este elemento da Integração dos Alunos como fundamental e que servem de base para o desnvolvimento de outros que são indispensáveis para a harmonia escolar. É importante destacar também, que a identificação com o docente ajuda a quebrar a barreiras da convivência e a dificuldade do aprender. E com isso, todos tem a ganhar com isso.

  • ELIENE

    Bom dia Roseli,adorei seus artigos estão contribuindo muito para o meu dia a dia na sala de aula como também a troca de experiências dos colegas tem ajudado muito. Sou professora de EDUCAÇÃO FÍSICA trabalho com ensino médio e também no municipio com crianças especias ,como: DM,DV, SURDOS,SINDROME DE DOWN E outras ,se não for pedir muito gostaria muito que me enviasse algumas dinâmicas e sugestões para trabalhar com classes especiais faixa etária de 7 a 45 anos , está aberta também aos colegas que , de alguma maneira possa oferecer sua contribuição obrigada. Um abração.

  • EDNA

    Roseli gostaria de receber sugestões de dinâmicas músicas e jogos para meus primeiros dias de aula mais precisamnete aquelas destinadas ao acolhimento e as avaliações diagnósticas, por favor já não tenho mais novidades para aplicar realmente está dificil pra mim, com sua ajuda ficarei muito feliz obrigada.

    Um grande abraço!! EDNA

  • MATILDE SANTOS

    olá amigos!!!!
    PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LOS PELO INTERESSE POR NOSSOS ALUNOS POIS ESTAMOS FORMANDO OS PROFISSIONAIS DO AMANHÃ E SINTO-ME FELIZ POR ENCONTRAR PROFESSORES QUE ACREDITAM NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.NÃO ESQUEÇAM, SOMOS MUITO IMPORTANTE NESTA PROFISSÃO QUE TEMOS POIS EDUCAMOS TODOS OS CIDADÃOS QUE NELE ENCONTRAMOS!! (MEDICOS,DENTISTAS,PROFESSORES…)
    ROSELI,VOCE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS,TENHA CERTEZA!!!!
    OBRIGADA E UM GDE ABRAÇO.
    MATILDE SANTOS

  • Marco Antonio Rubim

    Oi colegas,

    Apesar de acreditar no discurso de nos aprimorarmos em nossos planejamentos e estratégias, devemos ter muito cuidado ao comentarmos sobre este tema. Trabalho na rede pública do Município e Estado do Rio de Janeiro como professor de História e garanto que as estratégias comentadas aqui e no curso ministrado não dariam muito certo!! Dinâmicas e planejamentos bem elaborados precisam de um mínimo de estrutura!! Trabalho em salas que no verão chegam a 42º com turmas de 50 alunos!! Todos oriundos de uma realidade que lamentavelmente não conhecemos!! A miséria humana impera e a injustiça faz parte do cotidiano!!! Temos que separar brigas e recebemos constantemente ameças dos alunos e dos pais!!!

    Me pergunto se não devemos abrir parênteses quando comentamos nossas experiências bem sucedidas e também colocarmos entre eles, por exemplo (escola com 30 alunos em sala, inspetores, coordenação pedagógica, coordenação por área, orientadora educacional, escola segura e com um mínimo de conforto, professores e funcionários motivados, com salários que possam se manter na profissão além de capacitação continuada)

    Me perdoem o azedume de meus apontamentos, mas em algum momento, a essência da minha argumentação será compreendida por vocês!!

    Grande e fraterno abraço com votos de dias melhores!!

    Marco Antonio Rubim

  • Selma Doria

    Roseli!
    Amei os comentários, a troca de informação,atualmente estou trabalhando com a ed.infantil, nas primeiras semanas procuro conhecer o aluno, através de brincadeiras, como dia do talento, abraços, cantos, danças e
    muitos jogos de adivinhações.
    Obrigado pelas dicas.
    bjs.

  • Cristina Ramos

    Roseli, seus artigos estão contribuíndo grandemente para o meu crescimento pedagógico, sempre os divulgo para meus colegas e com certeza eles também os ajudam muito. Estarei utilizando os artigos na jornada pedagógica, com o intuito de levantar várias reflexões acerca na nossa vivência escolar.Portanto muito obrigada por sua ajuda!!! Ah!Gostaria que me enviasse algumas dinâmicas para ínicio do ano letivo. Um forte abraço.

  • Ana Giusti

    Desta lista de sugestões para integração, a que mais perto se aproxima da minha realidade – ensino superior – é a do EJA.
    Começarei as aulas hoje. Tentarei aplicar a sugestão do portfolio

  • Jislene

    Olá pessoal sou Jislene, trabalho com educação especial,estou precisando de atividaDES PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA.

    bjos a todos

  • SIMONE PEREIRA

    Bom dia Roseli, quero agradecer pelas contribuições pedagógicas. Gostaria de receber um material voltado p adolescentes q estão mal alfabetizados. Desde já agradeço. bjus

  • Sara Saionara

    Roseli, boa noite!!
    Fico feliz quando vejo que existe “pessoas que se preocupam em fazer diferente:” UMA EDUCAÇÃO JUSTA E DE QUALIDADE!” – Parabéns!!
    Utilizamos dos textos SOS para a nossa jornada foi muito interessante e os colegas adoraram.
    Abraços,
    Sara Saionara

  • Conceição

    Olá! gosto muito dos comentários que você faz, são muito esclarecedores, gostaria muito que me enviasse algumas dinâmicas voltadas para a disciplina geografia.

  • Maria do Carmo Nascimento

    Olá Roselí
    Você contribui de maneira significativa para nosso crescimento profissional.
    Admiro sua disposição em ajudar seus colegas professores.
    Muito obrigada e continua enviando muitas sugestões.

  • Tereza Corrêa

    Olá Roseli! Gostei muito das suas dicas.
    Gostaria que me enviassem algumas dinâmicas e sugestões de atividades para educação infantil. Obrigada.

  • Maria Telma

    Olá Roseli!!!
    Faço minhas as palavras das colegas de curso.
    Estou amando este curso e na oportunidade gostaria, que você nos enviasse algumas sugestões de como inserir a história dos negros e afro no currículo escolar.
    Parabéns pelo seu trabalho

  • daisy maria horta

    Parabéns Roseli. Suas dicas estão sendo bem aproveitadas.obrigada

  • Ana Paula

    Olá Roseli!
    Muito boa dica. Se com os alunos do diurno já é difícil os primeiros dias, imagina com os pessoal do EJA que vem cansados do trabalho.Precisamos mesmo de atividades que façam com que esse pessoal se entusiasme e queira voltar à sala de aula,pois muitos evadem antes de terminar o primeiro semestre.
    Parabéns!
    Se não for pedir muito, você pode nos enviar sugestões de dinâmicas para esse público(EJA II).
    Beijos.
    Ana Paula

  • Silvanira Silva Pascoal

    Voltas ás aulas
    Já havia pensado nas dinamicas,jogos,brincadeiras,músicas ou seja na semana de socialização,mas gostei muito das dicas.Parabéns será de suma importancia para começar o ano letivo.Obrigada

  • gisele da Silva Oliveira

    Esse é o meu primeiro contato. Simplesmente ameeeeeeeiiiiiiiii. Comecei a lecionar ano passado e já colhi boas dicas, nada melhor do que compartilhar, até porque tudo é uma troca, aprende aluno, aprende professor. São tantos os desafios, espero não decepcionar. Gostaria de mais dicas de como dinamizar as aulas de Português. Beijos Gisele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *