Volta às aulas – Integração dos Alunos

Volta às aulas - Integração dos AlunosO ano letivo já começou nas escolas particulares e está para iniciar nas escolas públicas. O fato é que o mês de Fevereiro é focado em dois grandes objetivos: Integração dos Alunos e Avaliação Diagnóstica. Neste artigo vamos nos ater ao primeiro objetivo: Integração dos Alunos.

As crianças e jovens, ficam muito apreensivos no retorno das aulas, pois há um sem número de situações que terão que enfrentar, é um misto de expectativas boas e ao mesmo tempo um medo do desconhecido, afinal são novos Professores, novos amigos, nova escola, como serão recebidos? Será que vão gostar ? Inquietações estas que o Professor deve estar atento na volta às aulas.

Por isso, nem pense em já ir entrando na sala de aula enchendo o quadro negro de tarefas, pedindo trabalhos, marcando provas, cobrando isso, cobrando aquilo, enfim, você já será vista como a “ chata da hora” .

Lembre-se, as crianças e jovens, precisam inicialmente de um certo espaço para se expressarem, interagirem, conhecerem o “ novo território”, conhecer você, os novos amigos, a nova escola.  Afinal, eles ficaram praticamente quase dois meses de férias, fazendo um sem número de coisas e agora querem compartilhar, precisam disso. Então use esta necessidade de compartilhar ao seu favor, aproveitando para fazer com que todos possam se conhecer melhor e já criar laços de amizade.

Aqui vão algumas dicas simples, separadas por estágios:

– Educação Infantil:

Crianças pequenas choram no primeiro dia de aula, porém o período de adaptação  pode durar até uma semana. A mãe fica apreensiva e quer entrar junto, ou muitas vezes acaba levando a criança embora e no dia seguinte a criança chora para não ir para a escola e a mãe cede não levando. Isso faz com que a criança demore muito mais a se ambientar. Para evitar que esse período se alongue além do necessário, é preciso que a Professora e os funcionários de Apoio estejam devidamente orientados a entreter as crianças com muitos jogos e brincadeiras coletivas, afinal nenhuma criança resiste a hora de brincar.

Caso a mãe entre  na sala de aula no primeiro dia, deixe-a instruída a incentivar a criança a brincar com os coleguinhas, jamais deixá-la todo o tempo no colo pois isso a impede de interagir mais livremente com os novos amigos e com os brinquedos, e a levar a criança para a escola TODOS os dias.

– Educação Fundamental

Tanto no Fundamental I quanto no Fundamental II as crianças e jovens esperam que os amigos venham chamá-la para brincar ou conversar. Os mais “ descolados” tomam a iniciativa até porque já conhecem quase todo mundo, porém aqueles alunos que vieram de outras escolas sentem-se deslocados, apreensivos e inseguros de abordar esse monte de “estranhos”.

Ao Professor cabe a tarefa de criar várias atividades, sempre coletivas, em forma de gincanas, desafios, jogos, brincadeiras, para quebrar o gelo do grupo.

Outro modo muito eficaz é selecionar dois alunos, para serem os guias desses novos alunos dentro do ambiente escolar, ficando assim incumbidos de mostrar onde é a cantina, os banheiros, o laboratório, enfim todas as dependências da escola, além de ajudar a enturmá-lo no grupo. Assim, cada dois alunos antigos ficam incumbidos de um aluno  novo durante um dia, depois faz-se o revezamento passando esse aluno novo, para outra dupla de alunos antigos, até que os alunos novos tenham ficado com todos os alunos antigos.

– Ensino Médio

Já no Ensino Médio os alunos nesta fase precisam passar a mensagem de “força moral ”, e  “ independência” para o grupo então aqui será preciso que o Professor use de sensibilidade e sutileza para integrar os alunos novos, pois há uma grande resistência em não permitir “gente estranha” no grupo.

Para quebrar esse “ iceberg” levante em um bate papo, ou crie uma atividade em forma de brincadeira, onde cada um tenha que falar das coisas que mais gostam de fazer, assim você terá muitas informações rapidamente para criar um projeto coletivo onde todos tenham que participar e apresentar antes da aula terminar. Exemplo: criar uma música, fazer uma imitação, criar um traje engraçado, fazer uma performance em grupo.

Você também pode utilizar a estratégia citada acima de usar os alunos antigos como guias para ajudar a enturmar os alunos novos.

– EJA  (Educação de Jovens e Adultos)

O público de EJA, tem suas peculiaridades, pois já é um público adulto, que trabalha, muitos já são casados, tem filhos, família para alimentar e contas para pagar, geralmente reservam o período noturno para estudar, pois trabalham durante o dia.  Assim, a abordagem de interação precisa levar isso em conta.  Por isso investigue em um bate papo, ou por meio de uma atividade de quebra gelo, para que esses alunos falem mais sobre sua história, seus sonhos, e suas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Desse modo todos acabam se “vendo” nas estórias do outro e isso possibilita a criação de um elo de camaradagem, amizade e cumplicidade.

Outra estratégia é, o grupo criar um portfólio sobre os sonhos e projetos de vida que almejam alcançar, e juntos discutirem como isso pode ser atingido. Ao realizar esta atividade todos começam a se sentir participantes do sonho do colega e isso os une muito, pois acabam compartilhando ao longo do ano todas as vitórias conquistadas.

Todos esses cuidados e esse olhar sensível no momento de planejar as atividades de  integração, mostra aos alunos o tipo de Professor que você é. E isso é também um exercício para que você também seja integrado ao grupo.

Como os alunos verão o Professor durante todo ano, e talvez durante toda a vida,  vai depender muito do tipo de abordagem que você terá nessas primeiras semanas de aula.

Você tem outras estratégias ? Gostaria de compartilhar ? Então mãos a obra, comente neste blog.

==============================================================

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

151 Comentários

  • nadjanara

    Os colegas concordam que jamais os planejamentos da EJA deverá ser 0s mesmos ou adaptações do plano de aula do ensino normal, os interesses dos adultos para voltarem aos estudos são diferenciados, por isso, deve-se tratar de temáticas da vida cotidiana para alcançar objetivos coletivos da turma…A partir daí passamos para a a seleção dos conteúdos que estejam relacionados às temáticas.SUCESSO!!

    BJOS!

  • Graça Costa

    Oi Colegas:

    Estou amando o curso, a cada um que chega fico surpreendida e volta as aulas são dicas excelentes. Fico agradecida por participar deste curso.
    Que tenhamos um ano letivo com muita paz , sabedoria, entendimento e muito sucesso.

  • Váléria Bueno

    Volta às aulas:
    O primeiro dia de aula precisa ser muito descontraído, principalmente para as crianças. Essas dicas de um diálogo e brincadeiras serão muito úteis. É importante que toda a equipe crie situações para que a escola torne-se agradável, pois isso marcará para os alunos.

    Valéria Bueno.

  • najla

    Acho um pouco difícil trabalhar com Artes. Por isso estou pedindo ajuda aos colegas. abraços

  • najla

    oi colegas gostaria de ter sugestões de aulas da disciplina de artes nas séries 5 6 7 e 8 séries. Desde já agradeço. Nájla

  • creusa

    Gostaria de agradecer as muitas contribuições que tenho recebido através desse curso. Muito obrigada mesmo!

  • Arleide Santos

    Arleide
    Olá, Roseli obrigada! Pelo o artigo é valioso saber que tem alguém legal preocupada com os profissionais da educação. Aguardo dicas para o fundamental I> Um abraço

  • Josenice Dias

    Roseli, quero parabenizá-la por este site, um trabalho muito bom e proveitoso para muitos professores, inclusive para mim.
    Deixo como sugestão para o início do ano letivo formar duplas com os alunos onde cada um deverá dizer para o outro como é, o que gosta, suas espectativas, dentre outras questões, e depois de um ouvir o outro por um periodo de 5 a 10 minutos, um contar para a turma o que descobriu sobre o outro e vice versa, o professor deve participar também da dinâmica. outra sugestão é se fazer perguntas e as respostas deverá ser dita com o refrão de uma música.

    Valeu!!!1

  • Elidilza

    Elidilza.
    Olá colegas!
    Estou amando participar do curso .
    Gostaria que me enviassem algumas dinâmicas e sugestões da atividades.
    Trabalho com ensino fundamental II e Eja.
    Que Deus nos proteja sempre e que tenhamos um ano letivo de paz e sucesso.

  • Fátima Gonzaga

    Parabéns pelas digas para os primeiros dias de aula.Sou coordenadora padagógica e acredito que com boa vontade , socialização e uma boa acolhida o aluno ficará mais confiante na educação e nos objetivos propostos pela escola.O diálogo com a turma vai favorecer a relação professor/ aluno tão difícil no cotidiano escolar.Abraços!!!

  • ROSEMEIRE COLLETTA

    Adorei as dicas.Sou professora eventual nas escolas estaduais de minha cidade e estou a procura de dinâminas de integração e também gostaria de saber que tipo de música posso utilizar para acompanhar algumas dinâmicas que sugerem que se coloque música. Trabalho com Ensino Fundamental 1.

  • Sara Neves

    Olá”! Gostaria de receber dicxas para o primeiro dia , pois estou cansada das mesmas de sempre que faço, como : ficha pra se conhecer , dinamicas de apresentação, musica etc.

  • Rosicleide

    Olá,

    Esta matéria está impressionante, muito boa.

    Realmente no início das aulas temos um pouco de dificuldade na hora de fazer a primeira aula, a primeira semana. Acho interessante conhecer primeiro o aluno, suas ansiedades, espectativas, interesses e a integração grupal. Dinâmicas, jogos, músicas são formas prazerosas de aplicar a cada realidade de interação.

    Abraços,

    Rosicleide

  • Tânia Mara

    Obrigada pelas sugestões como cativar nossos alunos. Sou educadora a 20 anos (Rede Municipal e Rede Estadual- MG). Gostaria de artigos sobre: Como alfabetizar alunos surdos na rotina do dia a dia sem saber LIBRAS – Linguagem dos surdos – Tânia Mara.

  • Gleice Rodrigues

    Roseli, achei muito interessante as suas dicas para integração dos alunos. Muito obrigada!

  • Aline

    Olá, gostei das dicas, são muito boas. Gostaria de receber sugestões de dinâmicas de grupo, em especial para a área de História!
    Abraços

  • SIMONE COSTA

    Para os pais das crianças da educação infantil é bom sugerir que deixem levar um brinquedo para que se apoiem no mesmo como algo familiar (objeto de transferência.

  • maria Eugenia

    Oi, essas dicas para melhorar o desenpenho dos alunos são ótimas quero colocá-las em prática.Um abraço Eugenia de Coité

  • vilma

    Parabéns pelos artigos maravilhosos que nos enviou. Gostaria de receber dinâmicas para o primeiro dia de aula, trabalho com Português no Ensino Fundamental 6 ao 9 ano Inicio – dia 14 /02/ 2011,Obrigada.vilma

  • dolores

    Foi de grande valor as dicas recebidas. Obrigada, e continue sempre tendo ideias brilhantes. Abraços, Dolores.

  • Maria Alice Alves da Silva

    Oi estou precisando de dicas como estas na area de biologia, pois não tenho experiência na erea e vou começar meus estágio. beijos alice.

  • Andrea Santos

    Olá, achei a matéria interessate ,trabalho com o fundamental II e gostaria de receber sugestões de dinâmicas para a primeira semana de aula.
    Bjos,Andréa.

  • Maria Nunes

    Olá professora Roseli,
    Muito obrigada pelas dicas que você tem me dado. Todos os seus artigos e suas sugestões tem me acrescentado bastante.Além de professora sou também coordenadora pedagógica e atualmente faço especialização em coordenação pedagógica,(UFBA) tudo se encaixa,não? Por isso que a educação tem jeito, porque ainda existe pessoas que pensam e fazem educação com qualidade. Mais uma vez obrigada.
    Sucesso!!

  • Ines

    Obrigada suas orientaçãoes são muito interessante

  • Marcia Lopes

    Olá, Roseli!

    Sou coordenadora pedagógica e quero agradecer-lhe as contribuições que me tem trazido, pois estou utilizando-as neste início de ano na semana pedagógica.
    A minha cidade, Nova Friburgo, passou pela calamidade das chuvas. O ano letivo aqui começará atrasado, contudo suas orientações chegarão aos alunos.Solicito, se possível, enviar atividades que possam auxiliar professores e alunos a superarem o trauma da tragédia.
    Muito obrigada por tudo!

    Abraços,
    Marcia Lopes

  • Emilia Urpia

    Olá sou professora de Matemática da EJa, fiquei muito contente com este artigo e deste público está contemplado. Na minha escola resolvemos quebrar este gelo de uma maneira diferente, os alunos adultos sentem muita dificuldade de se expressar e geralmente chegam inseguros e com vergonha de se expor,por outro lado alguns professores também têm suas dificulades interpessoais, então resolvemos trabalhar em pares com disciplinas distintas, assim podemos integrar os alunos e tambem os professores, estamos todos empenhados e planejando atividades diversificadas para não ficar monótono e repetitivo, além disso iremos aplicar uma entrevista sócio afetiva para sondar os seus relacionamentos sociais fora dos espaços escolares.

    Muito obrigada pelas dicas!!! Gostaria de saber como indicar colegas para participar também do curso?

    Beijos
    Emilia

  • maria do carmo

    Maria do Carmo

    fevereiro,6th,2011 at 21:50

    Parabéns Roseli,seus artigos,dicas e os comenários dos colegas tem contribuido muito para o meu crescimento profissional.Obrigada.

  • Suzana Miranda

    Querida Roseli, que bom seria que todos os professores estivessem participando desse curso, suas contribuições são maravilhosas,
    Obrigada! Beijossss.

  • SILMARA

    Olá,Roseli, adoro seus artigos. Estou trabalhando com Projeto-Tempo Integral na Escola. E gostaria de receber atividades e algumas oficinas, que eu possa estar fazendo com eles. Sugestões, questões para fazer com eles. Beijos
    Obrigada………

  • Marly

    Roseli amei a idéia de acessar e ter sempre algo novo e interessante como os seus artigos. A cada dia me entusiasmo mais.
    Como o ano letivo está iniciando gostaria que você enviasse algumas dinâmicas,sugestões de atividades para a 1ª semana e mensagens para as reuniões.
    Sou professora mais estou atuando como coordenadora.
    Peço-lhe ajuda.
    Beijos de Marli.

  • ioni roque

    estou amando todos os artigos,está sendo muito valido.Parabéns

    pelos os artigos todos sao otimos.Gostaria de receber,sugestoes diagnostica de artes pois é a materia que leciono.Obrigada pela contribuição.Beijos IONI

  • valdinete

    eu trabalho com crianças e adolescentes, isso atrapalha muito desenvolvimento dos mesmos , pois cada um gosta de atividades diferentes conversas diferentes .O que faço para controlar essa situaçao

  • Telva Tanajura

    Roseli, seus artigos tem me feito um bem danado…
    Tem contribuido muito para o crescimento profissional não só meu como dos colegas, pois repasso tudinho pra eles.
    Esse então tá muito bom!!Obrigada pela contribuição!
    Beijos!!
    Telva Tanajura

  • Eliete

    Gostei das dicas isso me ajudou a pensar em outras ideias as quais vou compatilhar com outros colegas. obrigado!!!!

  • Jaqueline

    Adorei!!!
    Me fez pensar como aluna e não como professora. Gostaria de receber sugestões de questões diagnostica de ciências 6º e 8° ano.

  • Belkis

    Trabalho com o ensin o fundamental e médio. Gostaria de receber sugestões de dinamicas de integração.
    Abraços

  • SUELI

    Tenho aproveitado todo o material. Aprendo muito com sua valiosa contribuição. Uma sugestão para o início letivo é trabalhar com projeto: Vivenciando Valores. Grata

  • Silvério Rodrigues

    Todas as dicas aqui são bastante valiosas,pois trabalho num progroma onde atende crianças de 07 à 15 anos que trabalham em atividades perigosas,penosas,insalubres e degradante ou seja famílias priorizadas com renda per capta de até meio sálario mínimo que vivem em situações de extrema pobreza.
    Pois como monitor de minha sala de aula sempre procuro levantar o auto estima dessas crianças com várias atividades lúdicas despertando sempre pelo prazer da aprendizagem,sempre procuro inseri-lás dentro de todo o contexto aqui citado onde os mesmos estão sendo pra mim uma ajuda recompensável, leio e imprimo e arquivo tudo que recebo por e-mail e a cada dia procuro ser sempre inovador de ideías para trabalhar com essas estimáveis crianças.

    Muito Obrigado por fazer parte desse mini curso aqui dado.

  • Cleufas

    Parabéns pelos artigos maravilhosos que nos enviou. Gostaria de receber dinâmicas para o primeiro dia de aula, trabalho com o fundamental 2 e ensino médio. Obrigada!

  • Lourdes Reis

    Olá sou professora de Artes ( musica, artes visuais, teatro e dança), trabalho com fundamental II e ensino médio em diversas escolas, gostaria de sugestões de performance. Obrigada

  • Tânia Machado

    Gostei muito do artigo!!já planejei meinhas aulas da primeira semana e fiquei feliz em perceber que os meus planos estão contemplando algumas questões propostas no artigo.
    Gostaria de receber algumas sugestões de atividades de Língua Portuguesa para trabalhar com 4º ano.

  • maria luiza mattos

    Gostaria de receber algumas dinâmicas,para faixa de:7a10 anos.Obrigada!

  • Saulo Carvalho Silva

    A integração escolar deveria começar pelos professores e demais funcionários, e criarem mecanismos de recepção adequada dos mais diferentes tipos de alunos que vamos desenvolver o ato educativo.

  • MARIA MARGARETH OLIVEIRA MARQUES

    Ameeeeeeeeeeeeeeeeei o artigo foi sensacional. gostaria de pedir a vcs que me enviasse algumas dinâmicas de “quebra gelo” para dinamizar o primeiro dia de aulas já que trabalho em um colégio com 38 salas de aula (três turnos )e trabalhao na direção (sou diretora ) e gostaria de colaborar com os coordenadores no primeiro dias de aula .parabenizo por este curso tem muito contribuido para ajudar na orgnização escolar .bjos…….

  • Alucia

    Oi gente!
    Tenho adorado as dicas dadas.Eu estou muito ansiosa em iniciar esse ano letivo pois me sinto totalmemte desmotivada e fico apreensiva como fazer com que os alunos se sintam bem na minha e não criem antipatia por minha pessoa estou em processo de aposentadoria, e gostaria muito de ter estratégias mais modernas do ensino de Geografia da 1ª série do Ensino Médio.
    Um abraço

  • Jane Bittencourt

    Parabéns,
    Os artigos que tenho recebido, tem sido de grande ajuda.
    Gostaria de continuar recebendo essas idéias maravilhosas.

  • Telma Carmezina

    OLá, colegas

    Adorei a ideia do portifólio e esta já me deu a luz de uma nova estratégia e/ou projeto de trabalho para 2011 com minhas turmas de língua portuguesa de fundamental II. Tenham todas e todos um abençoado ano letivo!Paz e alegria!

  • Rubienes

    Olá colegas,

    Os artigos, as dicas e comentários desse site realmente tem sido muito interessantes.
    Na escola onde sou diretora, sugeri durante a jornada pedagógica desse ano, que os professores elaborassem em subgrupos o planejamento para a primeira semana letiva, sobretudo para a aula inaugural. Foi um sucesso, todos os professores planejaram momentos de interação com os alunos de forma bastante criativa. Para o Ensino Fundamental II, as dinâmicas serão feitas na sala de aula, com cada turma e para a EJA, faremos uma programação no pátio da escola, com teatro realizado pelos professores de modo que possa apresentar os projetos da escola e integrar alunos, professores e funcionários.
    A nossa primeira semana letiva promete!

  • RAQUEL COSTA

    ROSELI VC ESTÁ DE PARABÉNS COM A INICIATIVA DESDE SITE , DIGO INICIATIVA POIS PARA MIM É NOVO.FICO TÃO FELIZ QUANDO ENCONTRO PESSSOAS QUE REALMENTE ENTENDEM QUE EDUCAR É AMAR E SUA ATITUDE É COM CERTEZA UM ATO DE AMOR E ENSINO PARA NÓS QUE ESTAMOS CHEGANDO AGORA.ESPERO ESTAR LOGO EMPREGADA PARA POR EM PRÁTICA SEUS ENSINOS.BEIJOS RAQUEL COSTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *