Reunião de Pais: Lidando com Pais mal educados !

É sabido que cabe a família ensinar valores, boas maneiras, oferecer um ambiente adequado do ponto de vista material, emocional , moral e psicológico. No entanto cada vez mais a geração anterior transmite cada vez menos para a geração seguinte. Afinal ninguém pode dar o que não tem, e também não pode ensinar o que não aprendeu.

Infelizmente, o reflexo desta situação é visível na nossa sociedade e principalmente dentro das nossas salas de aula. São alunos que tratam os Professores de modo abusivo e desrespeitoso utilizando linguajar rude e ofensivo, e até, em muitos casos, partindo para a agressão física.

Mas, o que dizer quando somos tratados desse modo pelos próprios Pais ? Quando somos desrespeitados por uma criança ou adolescente já é por demais desgastante, o que dizer então quando é o próprio adulto, o responsável por esse aluno, a usar de sua autoridade (?) de pai/mãe e achar que pode desrespeitar e agredir um Professor ?

Adultos que agem desta forma chamo de pessoas tóxicas, pois contaminam o ambiente onde estão e infelizmente, se não forem chamadas a razão contaminam quem estiver a sua volta também. Isso é algo danoso, principalmente em uma Reunião de Pais. Quando o bimestre termina, muitos Professores já se consomem em pensar ter de lidar com esses pais “tóxicos”.

Por isso aqui vão algumas situações que esses pais criam e como contorná-las ou resolvê-las:

01. Pai chega antes da reunião começar e quer ser atendido naquele momento, pois tem um compromisso urgente e não pode ficar para a Reunião
Sugestão: Professor informa que tem uma pauta a cumprir, assim não será possível fazer uma reunião individual naquele momento, porém verificará durante a semana qual o dia e horário em que poderá disponibilizar para este atendimento e avisará o Pai/Mãe.

02. Pai fica instigando outros Pais durante a reunião para também fazerem reclamações.
Sugestão 1: Coloque a Pauta da Reunião no Quadro Negro e disponibilize um momento para perguntas, ou então esclareça que cada um terá um momento individual para fazer as colocações que precisarem.
Sugestão 2: Quando o Pai que está tumultuando começar a fazer as reclamações, corte no mesmo instante dizendo “ Por favor, aguarde que quando conversarmos em particular podemos abordar este assunto” ou ainda “ como não cabe a mim resolver esta questão, depois anotarei suas sugestões e enviarei a Coordenação que posteriormente lhe dará um retorno”.

03. Pai contesta tudo o que o Professor diz, testando a paciência do Professor
Sugestão: O Professor deve manter-se calmo e controlado e sugerir ao Pai o seguinte “ Já que o senhor/senhora apresenta muitas dúvidas referente a muitos assuntos, é melhor que seja agendado um horário fora desta reunião para esclarecermos estas questões”, ou ainda “ As respostas para estas questões já foram abordadas em reuniões anteriores, como observei que o senhor não compareceu, ficarei feliz em agendar um outro horário para esclarecer”.

04. Pai que esbraveja e se nega a falar com Professor, só aceita falar com o Diretor ou Coordenador, demonstrando que o Professor não tem o preparo para resolver.
Sugestão: O Professor deve permanecer calmo, olhar fixamente para o pai e dizer educadamente “ Como o senhor está alterado no momento, deixaremos para resolver esta questão em outra hora, com sua licença “, vire as costas e atenda outro Pai, ou ainda “ Este assunto quem responde sou eu, no entanto como o senhor está alterado no momento, agendarei uma data para conversarmos, se após a nossa conversa o senhor ainda achar que o assunto não foi solucionado então levarei o caso até a Coordenação”.

05. Pai leva a criança, e na frente do filho desautoriza as ações do Professor, fazendo-o passar por incompetente.
Sugestão : Corte logo a fala do pai com a seguinte frase: “ Não é adequado fazer essas colocações na frente do seu filho, assim, sugiro conversarmos outra hora a sós, onde poderei esclarecer todos os fatos. Terça feira às 10 horas está bom para a senhora? ”

06. Pai que usa a Reunião para expor o problema do filho e mostrar seu descontentamento com o Professor, atribuindo-lhe toda a responsabilidade da questão.
Sugestão: O Professor deve deixar claro logo no início da Reunião de Pais que a reunião tratará do rendimento escolar do aluno, e que questões particulares envolvendo indisciplina, comportamento, etc deverão ser tratadas individualmente em outro dia e horário, bastando para isso que o pai faça o agendamento com o Professor e/ou Coordenação.
Tomando esta precaução o Professor não deixa abertura para que determinados Pais monopolizem a Reunião com os seus problemas particulares, dando assim a todos, a chance de participarem.

07. Pai que chega atrasado na Reunião e quer passar na frente de todos, e toma todo o tempo da Reunião
Sugestão: Logo no início da Reunião deixe claro que o atendimento individual obedecerá a ordem de chegada. Assim se você tem 35 alunos, faça cartões numerados de 1 a 35 e vá entregando para cada pai que entrar na sala. Desta forma fica justo o atendimento, pois o Professor está apenas seguindo a ordem. Se o pai insistir, sugira que ele agende outro horário.

08. Pai que ao ouvir algum comentário negativo do filho, logo vem com quatro pedras na mão usando de alegações depreciativas ou infundadas para com o Professor, pois não aceita que o filho seja chamado a atenção.
Sugestão: Quanto as alegações depreciativas você pode responder com a seguinte frase: “ Estou lhe tratando educadamente, assim não há motivos para que eu seja tratada com desrespeito, quando a senhora se acalmar e desejar pedir desculpas, ficarei feliz em agendar um horário para conversarmos”.

Quanto as alegações infundadas a frase ideal é: “ Como a senhora está levantando acusações muito graves, o ideal é em outro momento reunirmos todos os envolvidos para confrontarmos essas afirmações “ . Dito isso você pode sugerir um dia e horário, ou verificar junto a Coordenação e depois informar para os pais.

09. Pai que usa a Reunião para fazer comparações entre a Professora atual e a Professora anterior.
É mais comum do que se imagina os Pais lançarem farpas durante uma Reunião para desestabilizar o equilíbrio e a harmonia do ambiente, geralmente fazem isso atacando a competência do Professor fazendo comparações com outros Professores.
Sugestão 1: A saída mais elegante e incisiva é concordar e discorrer sobre as suas credenciais profissionais. “ De fato, a senhora tem razão a Professora Joana é muito competente e experiente. Sendo assim, é meu dever relatar um pouco da minha trajetória profissional para que vocês possam conhecer-me melhor e o tipo de trabalho que desenvolvo com os alunos “
Sugestão 2: Levar para a reunião dinâmicas visando trabalhar que no mundo não há nenhuma pessoa igual a outra, cada um tem sua individualidade, talentos e jeito de ser. E essa diversidade faz bem, pois nós adultos, as crianças e jovens aprendemos a lidar com situações novas e com isso amadurecemos nos nossos relacionamentos.
Sugestão 3: Mostre aos Pais o Portfólio do aluno com atividades de Antes e Depois . Assim se o Joãozinho estava com dificuldades em Matemática, mostre que você criou algumas abordagens e atividades diferenciadas e o Joãozinho conseguiu superar. Assim os Pais verão que você, assim como a Professora anterior, também se importa e já está ajudando os alunos.

10. Pai que chega quando faltam 5 minutos para a reunião terminar e quer ser atendido de qualquer maneira.
Sugestão: Se você puder atender, deixe claro até que horário você poderá ficar: “ Sr.João, como o senhor chegou no final da reunião, só poderei atender por mais 10 minutos, após este horário tenho compromisso”
Ou ainda “ Sr.João a reunião já está finalizando e não teremos tempo suficiente para conversar, assim sugiro agendarmos nossa conversa para 2ª. feira as 9 horas, tudo bem para o senhor ? “

Lembre-se: jamais aceite ser tratada de forma desrespeitosa por quem quer que seja, jamais, entre no chamado bate-boca com confrontações verbais ou físicas. Educadamente, deixe claro seu desprezo por atitudes desse tipo e recuse-se a ouvir impropérios. Seja por telefone ou pessoalmente ,deixe claro que você só voltará a discutir o assunto  quando todos os envolvidos estiverem calmos e contidos, pois com os ânimos exaltados a conversa nunca é civilizada e o bom senso sempre fica comprometido.

E você já passou por alguma das situações acima? Como você contornou ou resolveu? Compartilhe no blog.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

122 Comentários

  • ROSA

    Obrigada pela dicas, fiquei muito satisfeita com as sugestães, servirá para enriquecer as minhas palestras

  • Maria Aparecida

    Já passei por situações semelhantes. Hoje, após a leitura, me sinto mais segura para as reuniões seguintes. ADOREI!!!!

  • Jeannette Lima

    Excelentes dicas!! Com certeza, muitas vezes precisamos nos preocupar em educar os filhos e também educar alguns pais. TODAS as situações citadas já aconteceram conosco. Parece que vale aquela máxima: é tudo igual, só muda de endereço. Na próxima semana teremos em Encontro de Pais e Educadores. Seguiremos as orientações!! Obrigada!!!

  • Nina Maria

    Faz um ano,fui chamada pela diretora, pois uma mãe trouxe o filho, 8 anos, com dois ‘furos’ no pescoço: -“Disse que foi a professora e meu filho não mente e eu acredito nele!” A diretora levantou-se, espalmou fortemente suas mãos na mesa e disse: – “Pelo que me consta eu ainda sou a diretora dessa escola e exijo uma explicação!… Não sabia o que tinha acontecido. Convidei a diretora, a mãe e a criança. Me acompanharam até a sala, coloquei uma cadeira p/ cada um e contei 20 crianças:”Talvez eles podem dizer o que aconteceu. Eu realmente não sei.” Saí, fechei a porta e aguardei no saguão. Algum tempo depois, saíram. A diretora fez a ata com a sua versão, dizendo que eu fiz o maior teatro e recusei a dar explicações.(…)A comissão de investigação ignorou as provas(outro garoto de 8 anos, dias depois, escreveu um bilhete, assumindo o que todas as outras crianças já sabiam, menos eu). Fui demitida a bem do serviço público a partir de 01/março(concursada e efetiva). Só eu estava calma naquele dia. Creio ter agido da forma correta e a diretora, erroneamente, não me deu nenhum suporte. Continuo calma, porém demitida. A diretora ficou amiga de beijinhos de uma das integrantes da comissão do processo administrativo disciplinar. Eu, continuo calma. Mesmo assim, obrigada por essas dicas, aliás, orientações de grande valia. Precisamos, e muito, dessa troca.

    • Roseli Brito

      Nina,

      De fato se a sua Diretora tivesse bom senso não se deixaria levar pela comoção do momento, teria resolvido a questão de forma proativa sem se deixar levar pelos burburinhos antes de apurar os fatos . Nestes casos é preciso ter bom senso, auto controle e algumas técnicas de mediação são primordiais. Você agiu corretamente colocando todos os envolvidos para prestar os esclarecimentos, porém ao sair da sala você desejou deixar as crianças a vontade para relatarem o que havia de fato ocorrido, porém essa atitude foi interpretada como descaso pela Direção. De qualquer forma tudo é aprendizado, você agiu de forma madura e equilibrada, entretanto nem todos os gestores comportam-se deste modo.
      Abraços, e sucesso para você.

  • Lucinete

    Excelentes sugestões. Mas o que me parece é que se deve manter a calma e agir da forma mais tranqüila possível. Realmente existem pais/mães que não sabem educar os filhos e acham que essa obrigação é dos professores.

    abs,

  • ducilei

    Adorei as dicas agradeço a Deus de isto nunca ter acontecido comigo! mas vou repassar para todos os meus companheiros e colegas da profissão. Ah já ia me esquecendo, já estou colocando suas dicas em pratica, e ja melhorou muito as minhas aulas.
    Obrigada pelas dicas

  • Graça Arcoverde

    As sugestões dadas foram maravilhosas e vou tentar aplica-las no dia a dia. Espero que continuem a nos ajudar.Obrigado.

  • Graça Arcoverde

    As dicas dada foram maravilhosas e vou tentar aplica-las no dia a dia. Parabéns a toda equipe do curso.

  • MARIA DE FATIMA NUNES DE OLIVEIRA

    As dicas são ótimas. O lembrete conclusivo deve ir para o mural da sala de professores. Muito bom!

  • ROSANGELA

    SÃO BOAS AS DICAS E AS DESCRIÇÕES ESTÃO BEM DENTRO DA NOSSA REALIDADE, PARABÉNS.

  • DELMA MENDES DE ARAÚJO

    Quero parabenizar a “Roseli Brito” pela elaboração destas informações e também ao “SOS Professor” por apresentá-las. Acredito que todas as situações que foram expostas faz parte da realidade de todas as escolas que possuem alguns anos de funcionamento.

    Agradeço-lhes muitíssimo pelas instruções!!!

  • marcia gomes freire

    AMEIIIIIIIIIIII é isso que enfrentamos nas reuniões e você deu dicas preciosas de como resolvê-las educadamente…por que não ensinam isso nas facudades nas reuniões pedagógicas e nas geralmente enfadonhas sala do professor…Obrigada

  • Patrícia Sousa da Silva

    Como essas dicas são realmente verdadeiras. Obrigada por dizer apenas verdades.

  • Hélia

    Foi ótimo saber que mesmo sem muita orientação já me comportava de acordo com as sugestões.
    Adooooooooooooooreiiiiiii.

  • MARTA PIRES

    Fiz uma reunião com professores, hoje, para organizarmos a reunião de pais e mestres, onde foram discutidas algumas ideias apresentadas. Adorei as dicas, amanhã mesmo passarei essas informações para a turma da escola e confirmaremos o que foi discutido.Obrigada!!!!

  • cidinha

    muito bom essas dicas,se eu enfrentar situações parecidas, sei como me portar.Muito obrigada e espero receber mais dicas.

  • Izaura

    Aconteceu algo parecido 2ª feira e a professora se alterou, se ela tivesse lido isso com certeza ela iria agir diferente.

  • Teresinha

    ESTOU MUITO AGRADECIDA POR TODAS AS DICAS QUE RECEBI. PARABENS POR ESSE TRABALHO MAAAAAAAAAAARAVILHOSO QUE VOCES ESTAO FAZENDO.

  • Maria Marta

    Obrigada pelas dicas valiosas e muito importantes. Fiz questão de repassar a todos os meus amigos professores e supervisores de minha escola. Esperamos continuar recebendo muito mais sobre o nosso cotidiano escolar. Parabéns pela iniciativa. Nós, da educação necessitamos mesmo de orientações como estas. Um abraço.

  • neire

    AGRADECIDA POR TODAS AS DICAS SÃO DE GRANDE VALIA.

  • Ana Paula

    são situações reais que às vezes nos deixam sem saida. As dicas nos ajudarão bastante.

  • ledavergara

    dicas excelentes, com certeza eu, enquanto coordenadora de educação básica, procurarei repassar aos professores e/ou diretores no meu próximo encontro.

    Valeu!

  • leticia souza bastos

    Muito obrigada pelas sugestões, estarei passando para os professores da Escola Municipal João Chaves e Boa Sorte da cidade de Poções Bahia.

  • Marta Nogueira

    Olá! Roseli,
    Mais uma vez agradeço as preciosas dicas e tenha certeza de que já estão sendo colocadas em prática.

  • Lucivalda Silva Santos

    Ter um apoio deste em momentos tão pertubadores pela qual a educação vem passando, só nos fazem “mais fortes” nesta caminhada do educar. Eu enquanto educadora, ao ler os artigos, recomponho as energias do meu organismo e mente.

  • Liliane

    O texto oferecido – dá para sentir- é de alguém que sabe o que acontece nas reuniões ou fora delas. Infelizmente, a direção da minha escola, ainda pensa ” que o consumidor está SEMPRE certo” e DEFENDE pais desse nível. Muito obrigada pelas palavras de confiança. A educação também se aprende e se pratica na escola……

  • Hosana

    Suas orientações são perfeitas,nos esclarece bastante em relação a que atitude tomar mediante fatos constrangedores.Obrigada.

  • helga lima

    Adorei o texto, hoje passei uma situação semelhante, aluno que não quer obedecer normas ( uso de uniforme) e mãe chegando na escola e querendo briga. Perguntei se fosse numa fabrica se ela iria dizer para o filho não usar o uniforme de trabalho….ela numa resposta absurda disso que eu deveria também obrigar o professor a usar o uniforme….falei que eles já tiveram a fase de aluno e também usaram o uniforme…a mãe ficou sem saber o que fazer. Pedi a ela que incentivasse o filho a cumprir regras, pois o mundo é cheia delas

  • Marta

    Olá,equipe

    Vocês estão de Parabéns, a leitura deste artigo foi muito importante para mim,pois tenho pouca experiência com reuniões,como de fato todo professor passa, ou já passou por situações ou ainda vai passar por situações semelhantes Valeuuu pelas DICAS!!!

  • LÚCIA ALVES

    QUERIDOS E QUERIDAS!
    MUITO BOM O MATERIAL! PARABÉNS!
    CREIO QUE SERÁ UMA FERRAMENTA OPORTUNA PARA NOS AJUDAR A SAIRMOS DE ALGUMAS SAIAS JUSTAS QUE PASSAMOS COM OS PAIS.
    AS VEZES PERCEBO QUE É MAIS DIFÍCIL LIDAR COM OS PAIS QUE COM OS FILHO, JÁ QUE ALGUNS PAIS SE TORNAM EXTREMAMENTE INCONVENIENTES, PARECENDO ATÉ QUE TAMBÉM É NOSSA OBRIGAÇÃO EDUCÁ-LOS.
    QUERIDA EQUIPE, VCS NOS DÃO DICAS BEM CLARAS, COM CERTEZA VAMOS APROVEITÁ-LAS BASTANTE.
    SOU MUITO GRATA.
    UM ABRAÇO!
    LÚCIA ALVES

  • Rosana Sampaio

    Excelentes orientações.Podemos nos sair de uma situação complicada, com classe.

  • Carmen Lúcia A. R. Alves

    Sim, já passei por duas situações. Solucionei de forma semelhante a sugerida. Casos particulares sempre agendo para outros dias, penso não ser conveniente falar dos filhos dos outros em frente a outros pais. É desagradável, antiético! Pais exaltados, também marcamos outro dia, pois temos a pauta para cumprir e esta é a nossa prioridade para AQUELA reunião! Minha primeira reunião sempre levo uma mensagem que trata do valor de cada pessoa, que trata da singularidade do ser. Faço uma reflexão sobre o assunto, o quanto temos que olhar para cada filho que temos dentro de casa, nunca compará-los, pois somos ÚNICOS. E esta mensagem acaba servindo para mim – professora. Guardei todas suas sugestões, levarei para escola. Parabéns a todos vocês!!!!!

  • Beatriz

    Ótimas dicas!Com certeza usarei as sugestões e obrigada por nos auxiliarem.

  • Profa. Edna Siqueira

    Parabéns, não só por este excelente artigo, mas por todas as importantes dicas e intruções disponibilizadas a nós, professores. Longa vida a este site e às generosas pessoas que o produzem. Abraços.

  • Silvia

    Esse mes tive um episodio parecido. Uma mãe fez criticas as minhas aulas, alegando que eu so trabalhei com textos, mas ela não procurou a escola. Sou professora de portugues e todo o programa preve que os conteudos sejam abordados dentro de textos variados. Estudamos 2 contos, 2 poemas, 1 musica, 1 cantiga de roda e algumas HQs. Aproveitei para introduzir os conceitos de estrofe, verso, rimas, personagens principais e secundarias, eu lirico,narrador, marcas de tempo e de lugar nas narrativas, ortografia ( s/z, x/ch, g/j/, s/ss ) verbos no passado e futuro, adjetivos.Apesar de perceber que as aulas foram proveitosas, que os conteudos estudados sao importantes, que houve aprendizagem e interesse por boa parte dos alunos, me senti frustrada e insegura para elaborar as aulas seguintes.
    Como eu poderia abordar essa mãe ao conversar com ela? Devo esperar que ela me procure para conversar sobre o assunto? Devo chama-la? O filho é um aluno indisciplinado, que não se concentra nas atividades, conversa muito. Devo tambem alegar isso?

    Obrigada. Parabens pelos temas em discussão. Tem me ajudado muito.

    • Roseli Brito

      Silvia,
      Os pais por desconhecerem todo o processo pedagógico as vezes criticam o trabalho e as estratégias do Professor, por isso na próxima reunião relate tudo de bom e importante que foi trabalhado no bimestre e de forma resumida demonstre como esses conhecimentos são importantes no dia a dia (no trabalho, , no entendimento do que ocorre no mundo, etc). Deixe claro também na reunião, que se durante o bimestre algum pai tiver alguma dúvida, que por favor solicite esclarecimento pessoalmente, que você ficará feliz em fornecer. Vamos ensinar às crianças a maneira correta de esclarecer dúvidas diretamente com quem pode resolver e evitar aconselhamentos com quem não pode resolver a questão. Assim você os estará educando a agir de forma correta nestas situações.

  • Kátia

    Sem dúvida, todo professor passa, ou já passou por situações semelhantes às que foram relatadas no artigo… MUITÍSSIMO OBRIGADA POR TODAS AS DICAS!!! Toda a equipe está de PARABÉNS!!!

  • Rose Cortez

    Muito obrigada pelas sugestões, isso nos deixa mais confiantes.

  • Jucineide

    Ameeeeiiiii!São sugestões simples e práticas que pelo corre corre do nosso dia a dia e estresse acaba passando despercebido e muitas vezes acabamos discutindo com esses tipos de pais que não tem educação e muitas vezes por não terem responsabilidades querem nos jogar essa batata quente em nossas mãos.

  • RITA CELESTE

    GRATIDÃO É A PALAVRA QUE TRADUZ TANTOS ENSINAMENTOS INTERESSANTES QUE NOS AJUDAM A CONDUZIR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.PARABENS EQUIPE ESTA É UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA OS DOCENTES E DISCENTES.RITA CELESTE

  • Samira Oliveira Almeida

    Textos como estes são valiosos para a atuação do profissional, já que a todo o momento nos deparamos em situações como as que foram citadas, e precisamos diante disso impor respeito, principalmente quando tratamos da realidade da escola particular, na qual as pessoas pensam que por estar pagando pelo serviço oferecido ao seu filho podem fazer o que quiser.

  • Jaqueline

    As regras mostram claramente os tipos de pais que podemos encontrar nas nossa reunioes.

  • Inah Castro

    Esse curso é muito bom. Vc colocou em foco um dos problemas da indisciplina. O aluno muitas vezes tem a cobertura dos pais p/ seu descaso com a escola, ou ás vezes nem tem pais (…..)para dar satisfação. Seria ótimo ter câmeras em sala de aula. O próprio pai não reconheceria seu filho. Ainda bem que nao é a maioria senão teríamos que criar um colégio especial p/ quem não quer ou tem dificudades, desinteresse,etc

  • Maria Isabel da Silva

    Falta em nosso ambiente educacional pessoas com essa clareza que você descreve a situação de sala de aula, só pode saber falar de sala de aula quem viveu e presenciou realmente o que é um ambiente como esse. Adorei seu artigo.

  • cleonice sousa reis

    Olá,
    Obrigado por tantas dicas importantes.

  • SANNY GOLTARA SEVERNINI

    ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEII! A EQUIPE AQUI DA ESCOLA ESTADUAL CELITA BASTOS GARCIA – GUARAPARI – ES, RIMOS DEMAIS POIS, JÁ PASSAMOS POR TODAS ESSAS PROPOSIÇÕES.
    EXCELENTE!!!!

  • jacira Figueredo de Assis

    muito importante que seja repassado para todos educadores estas sugestões de grande valia e suporte para os encontros pais/escola

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