Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem

É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias,  uma turma que você não está certa de poder controlar. O que , de fato, é realmente frustrante nesta situação é: ter responsabilidades a cumprir e não ter as devidas ferramentas para fazer isso.

Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem e como Evitá-losLembro bem no início da minha carreira, o sentimento de incapacidade que eu sentia, antes de descobrir as ferramentas certas para combater a indisciplina na sala de aula.  Você se sente insegura, chegando a duvidar da sua competência enquanto Professor. É frustração, misturado com raiva e impotência. É inclusive esse conjunto de sentimentos negativos que levam muitos Professores a desistirem da profissão.

O triste de tudo isso é que, muitos que desistem prosseguem acreditando que falharam na profissão, enquanto que a verdade é que não tinham ferramentas apropriadas para lidar com a questão.

Nos bancos das Universidades ninguém toca nesta questão parece que a única coisa que o Professor tem de fazer é entrar na sala e “dar” aula. Ninguém fala  da falta de educação e desrespeito, ninguém comenta sobre a indisciplina ou violência, ninguém aborda a falta de limites e muito menos, sequer sugere o que fazer quando a situação não está no nosso “script”, chamado Plano de Aula.

Em um roteiro quando é produzido um filme ou peça de teatro, há um “script”, e tudo deve ser feito conforme está escrito e determinado lá. Mas, e na sala de aula, quando nosso “script” não dá conta do nosso dia a dia? O que fazer então ?

Para ser honesta, sempre parecia que todos a minha volta queriam mais era que eu perdesse essa batalha, pois viviam alertando-me acerca do que os pais iriam dizer ou fazer. Na verdade todos estavam mais preocupados em não perder os alunos ou ainda não provocarem a ira dos pais,  do que oferecer o apoio que eu precisava.

Aprendi às duras penas, que tudo o que haviam  dito a respeito de como disciplinar os alunos estava errado pois  não funcionava. Na verdade, a única coisa que eu precisava era que os alunos fossem 100% respeitosos, fizessem as tarefas, e prestassem atenção todas as vezes.

Assim, não importasse a classe social do aluno, seu histórico de comportamento, seu nível de socialização. Uma vez que esse aluno entrasse na minha sala de aula, ele deveria dar conta de suas responsabilidades e cumprir suas tarefas.  Há muitos anos atrás esta afirmação já era utópica, no entanto ainda hoje, para muitos ela ainda é um “delírio” impossível de alcançar.

Hoje é sabido, que mesmo a pior turma, e ainda que  a escola esteja localizada em um meio hostil, este objetivo pode ser alcançado. Não ocorrerá do dia para a noite, será preciso esforço, paciência e principalmente persistência.

A “mágica” ocorre quando você descobre e utiliza  as ferramentas e estratégias apropriadas que tornam todos os alunos mais responsáveis e aplicados. Ao ter em mãos essas novas ferramentas  a sua sala de aula sofre uma transformação porque o seu  jeito de dar aula também muda.

Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma série de fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso mesmo ! Não estou aqui eximindo a parte que cabe a família, ao gestor, ao governo, aos astros, seja lá quem for que você queira transferir a culpa, o fato é que tive de dar a mão a palmatória, descer do salto,  humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a minha responsabilidade fazer.

Veja abaixo os 5 grandes erros que eu cometia e, infelizmente,  muitos Professores estão cometendo, talvez até você, inconscientemente, também esteja. Por isso é hora de rever sua prática em cada um dos itens abaixo (clique para ler):

  1. – Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez

  2. – Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invés de dar a direção do que fazer

  3. – Erro no. 3:  Ameaçar, ameaçar, ameaçar e não cumprir

  4. – Erro no. 4: Uso de linguagem não verbal de forma inadequada

  5. – Erro no. 5:  Aula chata do começo ao fim

Por ora vá refletindo nesses erros, pois no  próximo artigo abordaremos o Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez, e debateremos como consertar isso.

Quero saber: E você já passou ou está passando por estas frustrações ? Há algum desses erros que você está cometendo ? Comente no blog.

botao-proximo

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

168 Comentários

  • Eliane

    Afoso e Roseli Obrigado por ter educadores como vocês que acreditam no trabalho nosso mesmo sem tar de perto .
    Um cheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Morgana Machado

    Esta erro já cometi: Ameaçar, ameaçar, ameaçar e …….não cumprir”
    De fato, temos muito ainda a aprender!

  • DioneTeles

    Dificil e fugir da rotina ,descobrir realmente qual aula hoje não é chata para os alunos do futuro.
    COMETER ERROS ,mas nunca desistir de acertar.

  • Denize Moura

    Para mim, a melhor coisa é se colocar no lugar do aluno e planejar uma aula que vc gostaria de participar. Também sou a favor de brincar, conversar, prestar atenção, fazer a tarefa… na hora certa. A sala precisa de organização e respeito mútuo.
    Que Deus nos dê amor, sabedoria e força para fazermos a nossa parte com responsabilidade e excelência.
    Um abraço a todos.
    Denize Moura

  • MÁRCIA

    GENTE…TRABALHO COM O MATERNAL, ESTOU APRENDENDO A NEGOCIAR TUDO O TEMPO TODO. MAS SOU DEVERÁS FRACA NA ARTE DE ENCANTAR E PRENDER A ATENÇÃO….
    COMETO OS 5 ERR0S E O MAIS GRAVE NÃO COSTUMO ME PERDOAR…
    TENHO CERTEZA QUE VOU APRENDER!!! E PRATICAR!!!

    COM DEUS!!!

  • Eliane Alves

    ELIANE ALVES

    Roseli, de coração muito obrigada por todas as palavras. Iniciei agora na educação infantil (quatro meses) e estou sofrendo horrores com a indisciplina, mas essa lição nº 1 acho que vai dar certo, amanhã mesmo ja vou tentart, a de bloquear o lider e disciplinar um de cada vez.

    minha querida, que Deus a ilumine sempre,
    um abraço.

  • Marli Santos

    É importante estarmos sempre fazendo uma autocrítica – avaliar, ter disposição para mudar,corrigir o que, porventura, não tem funcionado bem, pois o magistério é um aprendizado constante…é minha opinião!

  • Afonso Oliveira Neto

    É inacreditável como os professores continuam acreditando que o problema de indisciplina é causado pelos próprios professores.

    Creio que os pedagogos ainda insistem em um discurso muito dicotômico, onde o vilão é o professor. Quer mudar sua situação? Então ajoelhe-se e confesse sua culpa por não estar fazendo seu trabalho direito em sala de aula, pois você, professor, é o principal responsável por tudo isto. Que absurdo, caros colegas. Vejam então o erro número cinco: o problema é a sua “aula chata”. Os pedagogos de plantão acham que todo professor deveria ser um “showman”, fazer “malabarismos”, “shows de mágicas”, etc. Porque vocês insistem nisso? Porque ninguém fala das salas de aula superlotadas? Da falta de infraestrutura? Da sala de aula onde os alunos “tem que” ficar enfileirados, com o mínimo (ou nenhuma) participação? Da baixíssima motivação dos professores? Dos salários de miséria na educação? Da falta de apoio da direção das escolas? Da falta de apoio dos pais?

    Meus caros colegas! Também sou professor, enfrento todo tipo de situação em sala de aula, mas eu acredito que não podemos continuar esquecendo de outras questões importantes que levam a indisciplina em sala de aula… por exemplo, temos uma geração de crianças e adolescentes que nunca tiveram limites em casa, pela ausência de “pais presentes”, que não querem nem saber… afinal, papel da educação cabe exclusivamente à escola e ao professor, segundo eles. Que absurdo. São pais que nunca ensinaram seus filhos a dizer bom dia ou boa tarde, a pedir desculpas e a respeitar os mais velhos. Infelizmente, esta é a realidade e precisamos dar conta disto em sala de aula.

    Enquanto isto, os pedagogos insistem que o problema está no professor. Só pode ser brincadeira. Por favor, professora Roseli, peço respeitosamente que “também” publique os 5 erros dos pais, os 5 erros da escola, os 5 erros do diretor, os 5 erros do coordenador, os 5 erros do secretário da educação e os 5 erros do MEC. Eu não vou assumir a “culpa” sozinho.

    • Roseli Brito

      Professor Afonso,

      Concordo com suas colocações, entretanto se você ler mais atentamente o artigo verá que não eximo todos os outros fatores que contribuem para a indisciplina na sala de aula, reproduzo o trecho ” Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma série de fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso mesmo ! Não estou aqui eximindo a parte que cabe a família, ao gestor, ao governo, aos astros, seja lá quem for …”

      Se você está seguindo este blog, verá que sempre tenho trazido artigos levantando todos esses outros fatores. Verá também que há um Ebook no nosso blog que você poderá baixar sobre os ” Os 12 Erros que os Pais Cometem na Educação dos Filhos, livro este que poderá ser trabalhado dentro da Escola no sentido de orientar os Pais sobre princípios básicos de educação familiar.

      Infelizmente, quando entramos em uma sala de aula, estamos sozinhos, pois neste momento nem Coordenador, nem Diretor, nem Pais, nem Governo está lá dentro para pegar na nossa mão e dizer o que fazer. Temos que buscar as ferramentas que possam nos auxiliar a tornar as nossas aulas melhores e minimizar a indisciplina na sala de aula, independente dos fatores que contribuem para que ela ocorra.
      Agradeço suas contribuições.

      Abraços,
      Roseli Brito

  • Eliane Abreu

    Concordo com a Educadora Lucineide quando ela diz que a família deixa tudo na mão da escola como se fossemos a salvação. E que será a nossa? Só Deus esse é o único que é por nós. Agora só nos resta fazer a nossa parte.

  • Eliane Abreu

    Eu sempre estou reflatindo sobre minha práxi pedagogica não achei meu diploma no lixo e nem foi comprado abraço minha profissão com amor é minha vocação apesar de cara e bocas de educadores que gostam de avacalhar os trabalhos dos colegas não ligo não o importante são os meus educando que quando mim encntram na rau essa foi minha pró de alfabetizaçõ eu aprendir com ela, e tem mais alguma scolega s do primeiro ano chegam e diz Prá Eliane oa seus Alunos estão lendo parabéns continue fazendo o seu trabalho você e uma boa profissional, esforçada, busca sempre o melhor para els não ligue para o que falam. isso é o que mim fazer acreditar muito e muito mais na educação. Eu faço meu trabalho com Amor e Dedicação

  • Eliane Abreu

    Eu já passei mês passado por isso cheguei a pensar em desistir larga tudo mesmo fiquei tão triste em saber que já no final do meiop doa no e os meus educandos da infância dois que v~]ao para o primeiro ano estão com alguma s dificuldades isso mim deixou triste nunca mim vir nessa situação.Eu sei que tem a fase para a criança avançar mais alguns contratempos com: falta de atenção da , familia dos educandos que deixa só na essa escola que temos que ser tudo; babá, mãe, tia, psicologa,médica,até educação doméstica que tem que vim de casa agora é o papel de educadora, eu sei que educação infantil é o cuidar mais não são mágicass são educadores.

  • Eliene

    ola para todos!

    Já cometir todos esses erros no inicio de minha carreira, hoje com 25 anos no tabalho docente, busco estrategias como o dialogo e procuro ser amiga. Tem dia que realmente eles não querem nada, então o que fazer desenvolver dialogo falar um pouco da nossa vida. Aluno adora saber da vida do professor. Consigo fazer isso e termino dando minha aula.

  • angela maria sirineu

    Aprendi muito com esse curso. Quero dizer que não podemos esquecer nunca de que somos seres humanos,os nossos alunos são pessoas como nós,sofrem,amam,são carentes e precisam de nossa atenção sempre.O respeito é fundamental para uma boa convivência.Não me identifiquei com nenhum destes erros.Aprendo a cada dia um pouco mais e coloco em prática,o resultado é surpreendente.Obrigada pelas dicas.Abraços.

  • Lucas Castro

    Você se esqueceu da falta de motivação do professor. Isto também deve ser considerado um erro dele?! Hoje a pedagogia é focada no método que o profissional usa no processo. A falha do aprendizado é atribuída principalmente ao professor. Como resultado é sabido que, com exceção das que selecionam o acesso, temos escolas públicas em clara decadência e, em contraparte, escolas particulares seletivas em expansão. O Brasil deve mostrar a sua cara e seguir o exemplo de outras nações, onde os discentes são levados ao estudo por dever, internalizando atitudes, limites e direitos. Quando isto for feito, o erro do professor será menor, pois o foco do método pedagógico estará acompanhado da postura de nação. A educação assistencialista que afasta as classes, aumentando a concentração de renda não irá garantir, como hoje, o analfabetismo funcional. Parabéns pedagogos!

  • vera Lúcia

    Obrigada por me lembrar que não devo cometer esses erros.
    As vezes esquece e lá vou esquecendo o que não devo fazer em sala de aula.
    Meus alunos merecem sempre o melhor!!!

  • Ariane

    Nossa adorei esse curso, estou no inicio da minha pofissao, o ano passado dei aula pro maternal 3, tinha alguna disciplinados, mais dava conta dso recado rs. Agora esse ano peguei uma turma ja em maio de cinco anos, é uma turminha totalmente indisciplinada, tentei de muitas formas, mais nao estou conseguindo, entao sou sincera e acabo cometendo todos viu. Por isso achei interessante… e aguardo ajudinhas rsrs Pois vai me ajudar muito, obrigado desde ja, um abraco a todas

  • Maria Aparecida Pereira Lima

    Eu me identifiquei com o erro de nr. 03, na maioria das vezes,eu me coloco no lugar do meu aluno, penso no que o levou a agir daquela maneira, se é um problema familiar, alimentar ou social, termino conversando e dando-lhe mais uma chance, ato falho.

  • Lúcia

    Gostei do artigo ,sou orientadora educacional e estou vendo as angustias dos professores por isso agradeço as informaçãoes
    Lúcia

  • ANA MARIA

    ESTOU ANSIOSA ESPERANDO A ANALISE DOS ERROS, POIS ACREDITO QUE COMETO, QUASE TODOS INFELIZMENTE, MESMO QUE INCONSCIENTE. MAS JÁ VALEU O ALERTAR POIS A PARTIR DE AGORA IREI ME POLICIAR. ABRAÇOS E SUCESSO.

  • Telma Regina

    Eu cometo muitos erros, mais graças às suas dicas estou me policiando mais, e tentando melhorar a cada dia, pois tenho duas filhas, e elas me falam como são as professoras e as aulas são chatas, elas não tem vontade de ir a escola para estudar, elas querem é ver as amigas bater papo, brincar, enfim, elas vão com outros interesses menos estudar. Devido a essa verdade que vivo em casa, eu quero ser diferente, por favor me ajude!!!!!!!

  • Jorge Pires da Silva

    Todo mundo agora fala de aulas divertidas, mas ninguém dá um exemplo concreto desse tipo de aula. Vivemos a ditadura da aula show, o que na minha opinião é um reflexo da educação como mercadoria. Em minhas aulas procuro dar (além do conteúdo) atenção, tempo para se expressar; procuro diferentes maneiras de expor o assunto,mas me sinto bastante incomodado quando um aluno diz “Professor, dê uma aula mais divertida.”. Vejo esses alunos no futuro esperando teste vestibular divertido, seleção para emprego divertida e o impossível: aula de universidade divertida!

    Ninguém merece!!!!

  • aline

    ola eu no momento sou professora da creche,estágio dois e tenho um pouco de dificuldade para atuar em sala de aula pelo fato deles serem um tanto pequenos,e as vezes muito desobediente eu queria saber uma forma de ganhar o respeito deles e ter uma boa atuação em sala de aula para q eles possam progredir para o estagio três e eu me incluo no erro nº1

  • Maria Gorete

    Atualmente estou coodenadora de uma escola e suas sugestões incentivaram-me fazer algo para ajudar alguns alunos em distorção idade-série que diariamente ficam perambulando do pátio para a secretaria e com a aproximação do final dos trabalhos estou aflita pensando o que já fiz de concreto além de conversa para ajudá-los. Mais sugestões neste sentido serão bem vindo.Obrigada

  • Euflorsina de Paula

    Tomei o curso e aprendi muitas regras que um professor necessita para manter uma sala de aula organizada.De fato que a afetividade é um dos fatores que vem contribuindo para o avanço da aprendizagem.

  • maria do carmo

    As dicas são otimas.Sinceramente eu me incluo no erro nº1,pois muitas vezes os alunos estão agitados e procuro discipliná-los por iguais e realmente não consigo,pois cada um reage de maneira diferente.É complicado.

  • ROGERIO F. CRUZ

    Olá caros colegas!
    Nós professores também não somos perfeitos mas a cada dia procuramos nos aperfeiçoar e é claro que cometemos erros ou falhas tentando acertar e por não termos um apoio pedagógico, por sermos muito ocupado lecionando nos dois turnos ou até três. Eu percebo que cometo ainda o item 1 e o 5 por não conseguir um trabalho coletivo, com coodenadores, diretores, colegas professores, pais de alunos e a comunidadade, todos em prol de uma educação de qualidade. Agora agradeço muito ao S.O.S professor que tem muito nos ajudado com algumas técnicas.
    Abraços!

  • Rose

    Olá, colegas, estou feliz que temos auxílio e momento de reflexão com este, que orientamos sobre nossa falha, encontramos apoio. AGUARDO O PRÓXIMO ARTIGO.
    ABRAÇOS A TODOS.

  • Maria José

    olá, caros colegas as vezes me sinto angustiada com os erros cometidos em sala. embora eles me façam refletir sobre minha prática, vejo que preciso conhecer mais sobre esses erros.
    a matéria é excelente e o colega que falou de Lino de Macedo também. abraços.

  • Rosangela

    Olá, Roseli.
    Seus artigos são muito bons e tem me ajudado muito em sala.
    Hoje é difícil o professor que não enfrenta problemas de indisciplina, lidamos com alunos sem limites e, muitas, atenção de familiares.
    Obrigada pela su contribuição!

  • Haydée C.A.Coelho

    Olá, colegas, infelizmente cometo muitos erros.Procuro fazer o melhor com todos procuram tbem fazer, mas disciplinar a sala todo há momento que peco bastante. Fico feliz que temos o apoio e orientações de vcs.
    Abraços a todos.

  • FERNANDA MARQUES

    Adorei acredito que nós professores erramos em alguns desses requisitos citados só é bom que essas dicas clareou nossas mentes.

  • Elzi Santos

    INFELIZMENTE COMETO O 1 E O 3. MAS ESPERO CORRIGI-LOS COM SUA AJUDA. AGUARDO O PRÓXIMO ARTIGO. BJSSSS…

  • Edson Santos

    Gostei muito deste artigo,pois esta é realidade.Precisamos sempre refletir sobre a nossa prática, antes de jogar a culpa á A ou B.

  • Lili

    Olá!
    Queridos Professores,realmente a nossa vida é bastante corrida, sabemos que alguns alunos não querem nada mesmo com os estudos e com isso acabamos perdendo a paciência com cada um deles. Mas a vida é tão sábia que nos orienta a transformar os problemas mais comuns em momentos de aprendizagem. Com isso, a cada dia, aprendemos mais e mais a lidar com essa turminha do “me deixe quieto”, é assim que eles querem ser chamados, que vamos conquistando cada um e fazendo a transformação necessária, afim de acontecer a aprendizagem.
    Bjs a todos!

  • Rosana Carvalho

    Oi caros professores
    Infelizmente é inconscientemente que cometemos estes erros.
    Ainda bem que temos SOS PROFESSORES e artigos como este para nos fazer refletir.
    Bjks a tds

  • Daura

    Gostei.Primeiro porque no início da carreira foi exatamente esses erros,e agora estou no final percebo que não tem volta os erros cometidos.
    Não gostei,porque já é tarde pra mim!Estou mais frustada que antes.
    Abraços.

  • Maria Aparecida Gontijo Lisboa

    Roseli, o item número 5 tem um grande peso, mas como evitar as aulas “chatas” enquanto o que nos é oferecido para trabalhar é um conteúdo enorme e algumas cópias de xerox? Nem mesmo os livros didáticos trazem esta tão sonhada realidade do aluno para dentro do conteúdo.
    Abraços,
    Maria Aparecida

  • Evaldo Santos

    Todo profissional já cometeu um erro deste, pois é normal, o que não é permanecer com essas incoerências. Mas para tudo isso ser resolvido, ou seja, não acontecer devemos fazer os nossos planos de aula, bem organizado coerente à turma e a localidade que leciona caso que vem acontecer deveremos procurar subsídio adequado aquele ocorrido, o professor está só na sala de aula, mas sim com DEUS, sua experiência e os alunos.

  • Cleber Balbino

    Cara Rosely, infelizmente para mim, me vi em todos estes erros.
    Com o passar dos anos e com o apodrecimento de nosso sistema público de educação, fica muito difícil manter o interesse e não se sentir frustrado.

  • Regina Lúcia N. Santana

    Rosely adorei o texto vou imprimir e passar para minhas colegas pois tenho aqui na escola na qual estou diretora tenho professor que discute com o aluno por qualquer motivo querendo ser apenas a dona da razão este texto foi e será muito oportuno. Um abraço e obrigado.

    Regina Lúcia.

  • Joelma Cândido Silva

    Gostei muito do texto, pois o mesmo oportuniza uma ótima reflexão sobre a nossa prática pedagógica…

  • Heloisa

    É muito interessante esses erros já passei por alguns deles.Estou curiosa para saber mais.

  • Marlete Pereira

    Boa noite Roseli,
    Estou encantada com as mensagens que tenho recebido do S.O.S Professor. Tive acesso ao site justamente durante um período de afastamento da sala de aula, devido ao alto grau de stress em que me encontrava. E acredite, tem me ajudado muito, voltei para a escola com outra postura. Pedi à diretora que buscasse apoio dos pais, isso tem sido feito e tem ajudado bastante.Obrigada!

  • Elaine Honorato

    Todos os textos até hoje recebidos foram ótimos, mais este então, foi perfeito, pois estamos vivendo um momento de mudanças para melhorar exatamente a questão da indisciplina na escola. É uma escola nova, em uma comunidade carente e muito violenta, a disciplina é um dos fatores mais importantes pra escola se estabelecer.Estou curiosa pelos próxmos textos! Abraços!

  • Samuel

    Olá, sou professor iniciante e estou lecionando 0 7 ano de EF, e nao estou conseguindo dar minhas aulas, sempre fico gritando para que os alunos facam silencio, mas é impossivel, já discuti com alunos, mas nada. Ja estou ficando desesperado, e mais ainda pq ensino matemática e estou sendo pressionado para dar resultados.

    abracos e muito bom o seu curso.

  • mariaraimunda

    O erros 2 ao 5 já não cometo mais. Mas quero saber o que você vai comentar no erro 1.

  • Solange

    Já cometi alguns destes erros ,mas com o tempo aprendi , e agora meus alunos são meus amigos e seus responsáveis também .Seus textos são ótimos ,me ajudam a refletir e a orientar algumas colegas de trabalho.Bjs ! Sol

  • Elcimar

    Colegas saudações.
    Esses são problemas que ocorrem em todas as escolas, uns mais outros menos, mas acontecem. Sugiro aos colegas que no primeiro dia letivo, após contato de reconhecimento, iniciem uma elaboração em conjunto com a turma de normas que devam seguir durante os encontros (aulas) para que sejam facilitados esses diálogos e que as trocas sejam mais efetivas e menos carregadas de discussões negativas. Utilizar a linguagem dos alunos pode ajudar também. Claro que cada turma é uma turma, as especificidades é que nortearão a caminhada. Espero ter ajudado de alguma forma. Cordialmente, Elcimar

  • MARGARETTE ANDRADE

    Bom texto e ótima reflexão. Os erros estão ou pelo menos já estiveram presentes na vida profissional de qualquer professor. Mente quem diz que nunca passou por eles… mas o melhor é que podemos aprender partindo do erro, isso é maravilhoso, é construtivo. O meu grande erro é detestar uma turma calada, ai começo a instigar e às vezes os alunos confundem e tentam bagunçar.

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