Indisciplina: Erro 1 – Disciplinar toda a sala de uma só vez

Indisciplina Erro 1 - Disciplinar toda a sala de uma só vez - SOS ProfessorNo artigo anterior enumerei os 5 erros que os Professores, consciente e até inconscientemente, cometem e que acabam potencializando a indisciplina na sala de aula.

Alerto novamente que, as causas da indisciplina dentro da Escola são várias tais como: Família, Gestor, Governo, a Mídia, etc, etc., porém não serão objetivo deste artigo no momento.

Já disse em outros momentos que dentre todos esses “personagens” o único que temos controle é sobre o NOSSO comportamento. Assim será muito mais inteligente e menos penoso fazer os ajustes que forem necessários nos nossos comportamentos, que ficar dando murro em ponta de faca tentando mudar os comportamentos das outras pessoas.

Mas, vamos ao Erro no. 1 que eu cometia que era: Disciplinar toda a sala de uma só vez. Nos meus dias de Faculdade haviam dito que ao entrar na sala de aula eu deveria mostrar respeito, que ao fazer isso, em contrapartida os alunos também teriam respeito por mim.

Era mais ou menos assim: “ Entre na sala de aula e diga a todos que você exige respeito e silêncio “ . Nisso se resumia o ensino de “gerenciamento da sala de aula” na Faculdade. Logo descobri a precariedade desse “ sistema” quando comecei a dar aulas.

A luta era inglória: de uma lado a Professora recém formada (eu) e do outro 40 alunos com 15 anos de “praia” cada um com vasta experiência em tumultuar a sala de aula. Quem vocês acham que vencia todo o tempo ?????

Lá estava eu gritando o tempo todo “fiquem quietos”, no começo até ficavam por 5 segundos, depois começavam tudo novamente. A pergunta aqui é: “ Será que eles não me ouviam ? “ . Claro que eles ouviam.

E mesmo assim eu ficava o ano inteiro tentando disciplinar a sala toda de uma só vez. Você já deve ter assistido algum filme de ação onde chega um momento em que o mocinho tem de lutar com 15 pessoas, e se você reparar bem, ele não luta com os 15 de uma só vez, e sim com UM de cada vez.
Agora pense por um minuto, se o mocinho luta com um por vez, porque você acha que conseguirá disciplinar toda a sala de uma só vez? A resposta é: você não conseguirá !!

Dica no. 1) Eles obedecem não é porque você FALA para ficarem quietos

Eles obedecem porque você toma uma AÇÃO e com isso eles recebem uma CONSEQUÊNCIA.

O que deve ser feito é, pegar um aluno, isso mesmo, apenas um aluno de cada vez. Voltando a luta do mocinho no filme você observará que sempre que ele começa a luta, e já derrota os 5 primeiros, os demais sabendo que serão derrotados, desistem e…..fogem…

A analogia com o mocinho é para que fique claro que, uma vez que você neutraliza alguns alunos, o restante da turma desistirá da bagunça com temor das conseqüências.

Frente a uma situação de indisciplina sempre pense da seguinte forma: “ Qual ação poderei tomar aqui”, ao invés de “ o que eu digo para esse aluno”. Pois não se trata do que dizer, mas do que fazer.

Dizer para o aluno: “ Atila, já mandei você ficar quieto senão você vai ver…?!” . Vai ver o quê? Na verdade você precisa impor ao Atila uma conseqüência que ele de fato sinta, e que o restante da classe pense “ eu não queria estar no lugar dele “.

Lembra que falei anteriormente em você escolher um dos alunos que estiver fazendo a bagunça, ou ocasionando o tumulto na sala ? Mas qual deles ? Aqui vai um pequeno exercício para você treinar ? Escolha uma das opções:

a) escolher a aluna quieta que está estudando lá no fundo da sala, pois será mais fácil lidar com ela
b) escolher o aluno mais falante da turma
c) escolher aleatoriamente qualquer aluno
d) escolher o aluno que sempre provoca e lidera a confusão

A opção correta é a ‘D’; afinal ao neutralizar o líder, os demais estarão sem direção e poderão ser liderados pelo Professor.

Aborde esse aluno calmamente com uma voz firme, e os outros alunos logo darão atenção a situação ficando quietos e atentos, pois o que eles estão esperando é ver quem vai ganhar esse embate. Assim, você caminhará até o Atila e já deverá ter traçado a conseqüência que fará o Atila tremer. A chave aqui é que a conseqüência tem de ter um peso que incomode o aluno. Quando a classe vê o que acontecerá ao Atila, os ânimos logo se acalmam.

Alertando: quando uma situação ocorrer na sua sala de aula, detecte sempre o líder, aquele em que os outros sempre seguem. Aposto que você já até sabe quem são eles na sua sala de aula.

Com certeza o Atila, furioso, lhe fará perguntas do tipo : “ Porque eu ? O que foi que eu fiz ? “ . Você simplesmente ignorará qualquer tipo de protesto, pois a pior coisa a fazer é bater boca com aluno (isso veremos no Erro no. 2).

Dica no. 2) Dividir para Somar

Aprendi que quando eu disciplinava a sala inteira, dando advertência ou suspendendo todos de uma vez, eu fortalecia o senso de grupo que os alunos tinham entre si. Eles eram um grupo, e eu era o inimigo. Lembra o lema dos “3 Mosqueteiros” , “um por todos e todos por um “. Eu os fazia sentir que faziam parte de algo maior.

Assim a saída encontrada foi dividir o grupo, provocar uma rachadura, isolar o líder. Ao fazer isso o grupo “órfão” do líder precisava ser acolhido, mas agora pelo Professor.

Por isso, se amanhã, os “Atilas” da sua sala insurgirem com desrespeito e indisciplina, não tente discipliná-los todos de uma só vez. Isole primeiro o líder, e depois isole o próximo, se for necessário.

Veja que apenas fazendo ajustes na maneira de como você lida com essas situações já fará uma enorme diferença na qualidade das suas aulas e no rendimento do seu tempo. Comente no blog os resultados que você conseguiu com esses ajustes.

Recurso para o Coordenador Pedagógico:

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Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

73 Comentários

  • Laura Colombini Monteiro

    Estou passando por problemas de disciplina na turma onde trabalho. Várias vezes apliquei a conduta de repreender o lider da confusão ,e as vezes, até lideres diferentes, mas o efeito é quase que nulo. Na aula seguinte, a mesma “cantinela”… A reclamação é de todos os professores.Percebendo a resistência da turma, a direção se empenhou em convocar todos os responsáveis a fim de conscientizá-los do problema e do prejuízo que seus filhos estão tendo.
    Vamos aguardar algum retorno dos alunos em vista dessa atitude tomada pela escola na próxima semana.
    Alguém teria alguma sugestão?

  • francildo Galvao

    Já faz essas lições com meus alunos, só que a indisciplina de alguns acaba com todos, por mais que você isole-os.

  • Luiz Menezes

    Valeu pela proposta, muito obrigado. Vejo 2 pequenos agravantes que complicam a situacaoem questao: em havendo meia duzia de Átilas em uma mesma sala e quando o clima já vem de velhos “carnavais” com a tropa unida de muito antes pois quase todo/as já se conhecem e estao bastante “contaminadas” com as tais práticas nocivas e de rebeldia.

  • Geraldo Pantuza

    Parece até brincadeira. Sua diga não passa do óbvio e ululante. E ainda tem um bando de professores que conseguiram dizer que sua dica é inovadora. ah professores poupem-me. Quero sim uma diga do corpo a corpo que funcione frente a um lider negativo que não tenha nenhum princípio moral herdado da família ou de seu grupo de convivência fora da escola; pois não há apoio nenhum por parte de coordenadores, diretores, inspetores e até mesmo de sre. No final, se há indisciplina trata-se de incompetência do professor. E ainda pesa na sua avaliação de desempenho. Intrumento criado para inibir e causar sentimento de incopetência e CULPA. ME AJUDA AÍ.
    GRATO PELA DIGA, MAS ELA É UM BELO DISCURCO SEM NENHUMA APLICAÇÃO SEM OPOIO EXTERNO. DESTA FORMA VAI LEVAR A PIOR O PROFESSOR QUE FICARÁ ISOLADO E NÃO O ALUNO INDISCIPLINADO.

  • MARIA ENEUMA

    Estou utilizando os textos do S.O.S. Professor para estudar com os professores da escola que coordeno. O pessoal está adorando as dicas. O mais interessante é que, eu já havia falado sobre esse assunto, porém não deram crédito. O texto foi o ponto que precisava para a credibilidade a ação.
    Obrigada.
    Um abração.
    Maria Eneuma

  • Bete Mendes elias

    Gostei das ideias e vou procurar aplicá-las o mais rápido possível.

  • aline

    as dicas são muito boa vou execultalas em sala de aula. agora fica dificil como sandra comentou sem ajuda da cordenação e direçao o nosso trablho é inutil.

  • Rosinha

    Eu acho que se chamarmos o líder da bagunça em particular, tomar as medidas cabíveis,(cada professor cria suas medidas até achar aquela que ele achar adequada),e só depois mostrar para a sala o resultado desta conversa. O choque da turma vai ser maior e evita que o aluno repreendido se sinta acuado e comece a criar polêmicas no meio do grupo, causando risos ou outros comportamentos indesejados.
    Outra dica seria conquistar a amizade deste aluno assim que ele melhorar seu comportamento-A melhor maneira de vencer um inimigo é se tornando amigo dele.

  • Cristina

    Acho que essa ideia funciona mesmo, mas só se ação tomada for realmente afetar o aluno. O problema é que às vezes eu tomo determinada atitude, achando que o aluno vai ficar chateado, mas ele fica rindo ou sai rindo da sala. Acho que preciso também, saber qual a ação mais adequada para aqueles alunos que não respeitam absolutamente nada!

  • Meyre Eliane

    Muito bom os comentários e sujestões desse texto
    Problemas em sala de Aula, todo professor tem
    o mais importante e saber resolvê-los.
    Temos que vizualizar os problemas e de maneira
    prática e definitiva, tomar a decisão certa.

  • Vanderlucia Teixeira Goulart

    Gosto muito do que você escreve e lhe agradeço por compartilhar suas experiências na rede. Sou tutora pedagógica e percebo, nas minhas visitas pelas escolas e em conversas com os coordenadors pedagógicos e líderes de sala que a indisciplina está ligada às aulas mal planejadas, sem foco no aprendizado do aluno.

  • Sandra

    O problema é que para tomar certas atitudes tem que ter o apóio da coordenação, pois em algumas escolas colocar o aluno fora da sala de aula é sinônimo de incapacidade, principalmente em escolas particulares onde os alunos e pais mandam e desmandam.

  • Cristiane de Oliveira

    Adorei a idéia mas gostaria de saber exemplos de ações; consequencias que incomodem aos alunos; que faça-os tremer….

  • paschoal

    Olha realmente ao lidar com os alunos eu já faço isso automaticamente, mas ao lidar em situações de pessoas mais amadurecidas eu não havia atentado para isso. Parece brincadeira. O fato é que eu tinha dificuldade em ver a questão por esse lado. Estou gestor há algum tempo e passava por situações que as suas dicas seriam valiosas ferramentas de saída e solução. Agora já visualizo o caminho. Obrigado por abri meus olhos.

  • izabel Xavier dos Santos

    Através dessas dicas,neutralizei o bagunçeiro da sala,isolando-o da turma, o deixando na sala dos professores.Porém, fazendo todas as tarefas que os outros fazem em sala de aula.

  • edna poli

    ACHO MUITO INTERESSANTE ESSA FORMA DE TRATAR A INDISCIPLINA. O PROFESSOR NÃO PRECISA SE DESGASTAR E ESTRESSAR COM ALUNOS INDISCIPLINADOS.ASSIM MOSTRAMOS QUEM ESTA NO COMANDO

  • Carla

    bom dia!! Adorei essa técnica. Estou divulgando para os professores da escola que trabalho para que eles possam fazer esse curso. Espero que todos aproveitem para que todos possamos colher bons frutos.

    Obrigada por essa tão valiosa ajuda.

    Carla

  • Rose

    Bom dia! gostaria que dessem exemplos e sugestões de consequencias que poderia aplicar com os alunos líderes e bagunceiros. Li neste artigo, que devemos disciplinar individualmente e aplicar consequencias, quais consequencias me sugerem ? Observação: acho que colocar o aluno para fora da sala de aula, não deve funcionar, porque na verdade a maioria desses alunos indisciplinados, querem mesmo é sair da sala de aula p/ ficar brincando pelos corredores e pátio.
    Aguardo as dicas de consequencias que devo usar.
    Abraço,
    Rose

  • Eziquel de Lima

    Gostei da ideia e pergunto: Quando devo ser simpatico(sorrir, conversar, brincar) com os alunos sem perder o respeito?
    Eziquel

  • Eliane

    É as vezes não da para trabalhar com tanto barulho das crianças na sala de aula . E com crianças de cinco anos não funciona líder, falar alto, baixo, prometer isso ou aquilo não eles tem muita energia para gastar e também tem alguns que tem problema como; hiperatividade e outros.Isso o que o corre com crianças de Educação Infantil mais não é todos que são assim não mais existe sim só que alguns profissionais não enxergam isso e fica culpando as educadoras .

  • Regina

    A idéia é estratégica,tendo em vista que imobilizando o líder… se desarticula o grupo.Valeu pela dica.

  • Márcia dos Santos Pacifico

    Achei a dica muito interessante, vou colocá-la em prática o mais rápido possível.

  • Adriana Vilela

    Gosto muito do que você escreve e lhe agradeço por compartilhar suas experiências na rede. Sou tutora pedagógica e percebo, nas minhas visitas pelas escolas e em conversas com os coordenadors pedagógicos e líderes de sala que a indisciplina está ligada às aulas mal planejadas, sem foco no aprendizado do aluno.

  • Vivian Faria

    Prezada Roseli,

    Partindo do seu discurso “Carlschimttiano” (Carl Schmitt) que acompanha sua metáfora de mocinho e bandido e coloca os alunos como inimigos do professor. Ou seria o professor, inimigo do aluno?

    Digo nesse caso que o professor vira inimigo de si mesmo.
    O papel do Educador não é “rachar” nem “dissolver” o espirito de grupo.
    E o que dizer disso: “Eu os fazia sentir que faziam parte de algo maior.”?
    É exatamente pra isso que existimos, pra qe eles se percebam protagonistas da própria historia e sim, sintam-se parte de algo maior que é o que precisamos para continuar a suportar esse mundo caotico, cheio de diferenças em que vivemos.
    Não devemos separá-los e sim, APROVEITAR esse sentimento de união em prol de ALGO MAIOR.
    Uma horta na escola?
    Ensinar Matemática pulando amarelinha?
    Sejamos interessantes e antes disso HUMANOS.
    Temos seres diante de nós, cheios de energia e acredite: ávidos por novidade.
    Que o aprendizado venha nela!
    Não estamos adestrando cachorros, não precisamos tomar liderança alguma.
    O trabalho tem que ser cooperativo, não competitivo.

    Moro no Rio de Janeiro e utilizo o funk como feramenta principal para o aprendizado de portugues, literatura, analise textual e formação cidadã.
    Acham impossivel? Pesquisem as produções como “Ta tudo errado”(Mc Junior e Leonardo).
    Pesquisem!

    Dá trabalho mas é gratificante.

    Vivian Faria – Contadora de Historias do CIEP Leonel Brizola, Ramos – Complexo da Maré

  • Lu

    Muito bom o artigo. Contudo, gostaria de sugestões da chave, ou seja, da consequência que terá peso sobre o aluno líder. Tenho um aluno que não se preocupa com as notas, chamar os pais não faz diferença, tarefas ele não faz nenhuma, suspensão para ele é férias. Sendo assim, que medida poderia ser tomada para neutralizar um aluno com este perfil?

    Aguardo resposta.

  • Priscila

    Muito obrigada, suas dicas são sempre úteis. Tive um problema assim em uma sala e na próxima semana vou isolar o líder. Espero que tenha bons resultados. Depois eu conto o resultado. Abraços.

  • Cibele

    Estou muito desanimada com essa situação, mas vou acolher a idéia e ver no que vai dar.

  • Edna Cerqueira Roseira

    edna cerqueira roseira
    14 de setembro/2011 às 22:41
    Adorei a ´déia. Vou aplicá-la em minha sala de aula.
    Muito obrigada pelas dicas.Sempre estarei aqui para estudar as dicas que vocês me enviarão.

  • Claudia Silva

    CONCORDO COM ESSE TIPO DE ATIDUDE, O PROPBLEMA É O QUE FAZER EM RELAÇÃO AO ALUNO,POIS A ATIDUDE DO PROFESSOR TEM QUE SER ENERGICA,FIRME COMO VOCE FALOU,O QUE SERIA? TIRAR PONTO DO QUALITATIVO,TIRAR DA SALA,SUSPENDER,MANDAR CHAMAR OS PAIS E ESSES QUANDO VEM PARA A ESCOLA SEMPRE É EM DEFESA DO FILHO.ENTÃO, PARA MIM O PROBLEMA ESTÁ JUSTAMENTE AÍ,QUE CONSEQUENÇIA TERIA ESSE ALUNO PARA QUE VOCE POSSA INIBIR AS ATIDUDES DOS DEMAIS,JA QUE HOJE O PROFESSOR NÃO PODE MAIS NADA.

  • ivonete lopes

    Adorei a ideia já estava na hora de tomar uma atitude tipo essa para acabar com indisciplina na sala de aula porque conversa não resolve mesmo. Obrigada pela sugestão.

  • daniel

    vou tentar aplicar essas dicas em minha aula, pois ja puni toda a sala varias vezes.

  • cibele

    Você só não esclareceu quais as ações que podemos tomar com o aluno ao chegar até ele, já fiz isso, mas na minha escola, mandamos pra supervisão, lá não acontece nada , conversei em particular também não resolveu e aí????

  • Geovana

    Achei válidas as idéias aqui apresentadas,é sempre bom ver o parecer de outras professoras que já trabalharam como regente de sala.Isso já ocorreu comigo,disciplinamos o lider tudo muda de figura é verdade.

  • solange torres

    Muito interessante,eu começei a trabalhar hoje com alunos maiores de 5 e 6 anos ,e com certeza vou aplicar essas regras com eles,pois como cheguei hoje,ja imagine…faltaram me amarrar e fazer uma fogueira rssss …mas achei otimo essa atitude de identificar o lider.

  • Lina

    Amei a ideia. Vou tentar aplicar nas minhas turmas. Obrigada pelas orientações.

  • Joana

    JÁ FIZ TUDO ISSO MAS NÃO ADIANTOU, E OLHA QUE HÁ MUITO TEMPO FAÇO ISSO…
    ESSAS ESTRATÉGIAS AINDA SÃO UTÓPICAS…

  • maria olivia

    Me interessei muito pelas idéias e vou repassar para minhas professoras para q possam aplicar em sala de aula.Obrigada pela ajuda q sempre vem orientando .

  • Eliúde

    Gostei muito das dicas apresentadas aqui. O caminho é este, o autocontrole e eliminar um problema por vez.Certamente os outros serão intimidados!

  • Carlos

    Ontem mesmo chamei um aluno para conversar logo após a chamada. Era o que provocava os outros colegas para causar tumulto na aula. Após uma conversa de tom firme na frente dos outros e com uma última frase “estou de olho em você!” ele ficou quieto e resolveu se ocupar com a tarefa. Os outros ainda tentaram causar bagunça mas viram que eu lançava um olhar ameaçador neles e eles se endireitavam na cadeira.
    Realmente, funciona. Apesar disso, às vezes eu mesmo me esqueço desse procedimento e tento disciplinar todos os alunos de uma só vez. Um erro.
    Valeu por me ajudar a lembrar sempre de usar essa técnica.

  • Lionáia Nascimento

    TENHO MUITOS PROBLEMAS EM SALA DE AULA POR CAUSA DA INDISCIPLINA. ME INTERESSEI MUITO PELAS IDÉIAS.

  • Alexandre

    Engraçado, hoje mesmo, sem ter lido está dica, eu a apliquei em aula. Ao invés de ficar berrando, simplesmente abri a porta e coloquei dois alunos para a fora (os líderes), imediatamente a sala se acalmou (pela falta dos líderes e pelo medo das mesmas consequências) e a aula “fluiu que é uma beleza”. Antes do término da aula permiti a entrada e se comportaram terminando a lição do dia.

  • Marilza Simão

    Adorei, o caminho é este mesmo já me deparei com esta situação e agi da maneira que você se posicionou e tive bons resultados.

  • mari

    Achei muito interessante as ideias. Vou tentar aplicá-las. Obrigada.

  • Ezivaldo da Rocha Santos

    Obrigado pela dica, isso já faço a muito tempo e realmente dá certo,com isso você consegue o carisma da turma, pois a maioria está ali atrás de algo e não de bagunça

  • geri

    impor limites acho ser a chave do problema. Concordo que o trablaho de forma focada, individualiado, surte mais efeito.

  • tais

    Adoro receber as dicas, todavia sempre fico de maõs atadas para aplicá-las pois a teoria é linda mas a prática é distinta, vc fala em uma consequencia, diante de todos os direitos e poucos deveres que cabem aos adolescentes hoje que desafiam e não respeitam os pais, as normas, qual poderia ser a consequencia para eles de um ato infracionário?

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