
Indisciplina – Erro no. 2: Bater Boca com o Aluno
Quer você seja um Professor recém formado ou veterano, tenho certeza que já vivenciou, alguma, ou várias situações envolvendo ” bate boca” com aluno. Provavelmente você ficou estressada, perdeu tempo, atrasou o planejamento , desentendeu-se com os Pais do aluno, levou bronca da Coordenação, desgastou-se e…. não chegou a lugar nenhum.
Na verdade, essas situações potencializam a indisciplina já existente na sala de aula, pois drena todas as forças, motivação, interesse e paciência do Professor.
Mas, para compreendermos como lidar com situações de “bate boca” é preciso conhecermos como elas se desenrolam e o que as desencadeia, para que possamos definitivamente combatê-las e extirpa-las.
O que é o “bate-boca” ?:
Coloquialmente denominamos de “bate boca” toda discussão verbal, que ocorre de forma acalorada com a troca de palavras ásperas, e no final das contas não se resolve nada, portanto mostram-se inúteis. Quando discussões deste tipo ocorrem na sala de aula servem para tumultuar e deixar todos de ânimos exaltados.
Tipos de bate boca:
Existem três grandes gatilhos que prenunciam que um “bate boca” vai começar, são eles:
1)Fazer perguntas redundantes:
Átila, porque você está conversando? Já não falei que é para fazer a lição ? “
Parece familiar ? Pois é, eu também já fiz perguntas desse tipo. Quando fazemos perguntas redundantes é como se, implicitamente, disséssemos aos nossos alunos :
“ Átila, farei uma pergunta redundante para que você possa distorcê-la e manipular-me e quem sabe até ficar com o controle da situação, talvez a sala inteira até divirta-se às minhas custas se você complementar com alguma gracinha no final “.
Ao fazer uma pergunta redundante, que tipo de resposta você acha que obterá do aluno ?
“ Sabe “Pro”, converso porque eu não estou a fim de assistir sua aula, então prefiro “papear” com os meus colegas ao invés de prestar atenção no que você fala”.
Com certeza não era a resposta que você esperaria receber ! No entanto é a resposta que você obterá na maioria das vezes.
Usar perguntas redundantes, achando que estará disciplinando efetivamente, é uma ilusão, e o que é pior, você abrirá uma brecha para ser manipulada e tornar-se o alvo das chacotas por parte dos alunos.
2)Argumentar com aluno
Professor: “ Atila, já falei que você não pode sair da sala ”
Átila: “ mas por quê não ? “
Professor: “ Porque você tem de esperar o horário do intervalo”
Átila: “ porque então você deixou o Ivan sair ? “
Professor: “ Porque o caso dele é diferente “
Átila: “ diferente por quê? Eu também preciso ir .
Qualquer situação onde o Professor entra em uma argumentação sem fim, inevitavelmente, acabará em “bate boca”. Não demorará muito para ambos os lados estarem exaltados, com voz alterada e trocando ofensas.
3)Pedir justificativas
Quando o Professor exige que o aluno justifique o injustificável, está pedindo para ouvir o que não quer.
Professor: “ Atila, porque você colou chiclete no cabelo da colega ? “
Átila: “ Porque ela é uma chata”
Professor: “ Ivan, porque você colou na prova ? “
Ivan: “ Não era cola, foi só um lembrete caso eu esquecesse das respostas”
Professor: “ Porque você estava brincando na aula de Matemática ? “
Ivan: “ Eu não estava brincando, estava explicando para meu amigo um novo passo de dança “.
Situações que provocam o aparecimento do “bate boca”:
Como já foi dito anteriormente, algumas situações de indisciplina são potencializadas pela nossa postura, no entanto outros fatores também contribuem para o aparecimento do “bate boca” dentro da sala de aula entre aluno e Professor, tais como:
- – aluno chega irritado de casa ou da rua
– aluno que ouve os Pais depreciarem o trabalho do Professor
– Professor que já está esgotado de dar várias aulas seguidas
– quando a turma ignora o Professor
– quando o trabalho do Professor é depreciado pela Direção/Coordenação
– quando o Professor demonstra-se inseguro ao entrar na sala de aula
– quando o Professor é permissivo ou quando é autoritário
– quando o aluno sabe que os Pais virão à Escola para reclamar do Professor com a Direção
Como agir :
Por muito tempo eu ficava aflita e apreensiva, pois essas situações me angustiavam. Com o passar do tempo e depois de muito tropeçar e cair cheguei a constatação que lidar com tudo isso requeria um conjunto de medidas que não estavam em minhas mãos, e sim nas mãos do Gestor, e até do Poder Público.
Seria ótimo se na minha Escola eu pudesse contar com:
– Um Orientador Educacional
– Um Programa de Saúde/Qualidade de Vida para Professores
– Um salário digno que possibilitasse que eu permanecesse em dedicação exclusiva em apenas uma Escola
– Que a minha Escola tivesse implantado uma Escola de Pais, onde as Famílias aprenderiam mais sobre educar os filhos e seriam cobradas por isso.
– Que os Gestores tivessem mais preparo técnico quanto a gestão administrativa e pedagógica da Escola
Mas, como boa parte destas medidas, infelizmente, ainda é uma utopia, até mesmo para os dias de hoje, resolvi investir em medidas em que EU pudesse controlar e implantar.
Assim, além de evitar tudo o que foi exposto acima, passei a dar ao aluno a DIREÇÃO do que ele deveria fazer.
Ao constatar que o Átila estava conversando, eu não perguntava, não queria mais justificativas, e muito menos entrava em argumentação com o aluno. Simplesmente ele era informado do que deveria fazer.
Professor: “Átila, este não é o momento para conversa. Retome a sua tarefa, pois dentro de X minutos, você e mais 5 colegas realizarão a correção dos exercícios no quadro negro “
A minha dica é, diariamente temos de aprender com nossos erros e procurar tirar proveito deles para criar novas ferramentas, estratégias que nos auxiliem a implementar as mudanças em nossa postura, e principalmente revermos e ampliarmos nosso conhecimento técnico sobre gerenciamento da sala de aula, relacionamento interpessoal, resolução de conflito e novas práticas de ensino.
Se essas dicas foram úteis para você, comente no blog.
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133 Comentários
dora-
Estou apaixonada pelas dicas. o SOS Professores veio para ajudar muita gente, obrigada.
marília sátiro dos santos
essas estrategias são de grande valia para que os professores saibam como administrar as suas aulas e obterem bons resultados para com os mesmos e os alunos que é a grande questão atualmente; com relação a discutir com alunos em sala de aula esse problema tem que ser unitilizado totalmente.
Sebastião Guimarães
Excelente a orientação. Estou enfrentando, no momento, umas situações para as quais eu precisava muito do que você me disse. Obrigado
Andréa Corrêa da Silva
Oi, gostaria de agradecer a dica e estou muito feliz, pois lendo a matéria eu pude ver que já tomei está posição em relação ao modo de falar/lidar c/ eles.
Leandro S. Silva
Bem, o que foi exposto acima foi bem dito. Mas, como o dia a dia na sala de aula não é uma rotina, pois nenhum dia é igual ao outro, eu creio que não tem uma receita pronta para evitarmos que situações desagradáveis aconteçam vez por outra em sala de aula. Assim, acho que o melhor que podemos fazer é manter a calma (mesmo que também estajamos “naqueles dias”) e tentar pedir ao aluno que está causando problemas pra que ele, talvez, consiga chegar a razão, ou seja, que ele se conscientize de suas atitudes e possa começar uma mudança.
Eu digo isso porque eu cansei de bater boca com aluno e tentar me impor a ele. Costumo chamar a atenção, chamando ele à sua responsabilidade. Quando não consigo, o que acontece muitas vezes, sou obrigado a encaminhá-lo para a orientação ou coordenação pedagógica, pois também não sou milagreiro e os outros precisam tanto de minha atenção quanto o aluno indisciplinado.
Abraços a todos!
Viviane
As dicas são boas, mas isso depende dos alunos que elas serão aplicadas porem com as turmas as quais trabalho não funcionam.
Quando se diz:”este não é o momento para conversa. Retome a sua tarefa, pois dentro de X minutos, você e mais 5 colegas realizarão a correção dos exercícios no quadro negro “
Eles sem sombra de duvida diriam: Converso quando quero e não sou professor para fazer correçao no quadro.
Marinalva Aparecida Consoli
OLá… Hoje passei por uma situação muito difícil, uma sala de 5ª série, muito complicada, depois de muito tempo pedindo a atenção, um aluno me disse:
_ Professora por que Vc não abandona a turma, eles estão deixando a srª nervosa, não querem estudar!
Obrigada elas dicas!
Nalva.
Ivoneide
Obrigada pela dica. Recentimente passei por um caso assim, tento resolver da melhor forma possível, mais é muito complicado. Fale mais exemplos seus e dicas por favor.
Edson Viegas
Roseli, acho um grande erro do Professor bater boca com o aluno.
Sua dicas são maravilhosas e vou utilizar-las na orientação dos instrutores do Projeto Circo Cidadania (ARRICIRCO). Obrigado e parabens pelo o seu trabalho de dicas para professores. Que Deus conserve sempre vc assim mente brilhante.
Edson Viegas.
Vera Lúcia
Acho totalmente anti ético bater boca com o aluno, mesmo sabendo que 90%deles são vítimas do descaso da educação desse país.Isto também porque os pais não foram educados para educar os filhos,etc.Já uso estas dicas desde sempre, inclusive orientei aos meus alunos a prática da auto correção. Eles que são alunos da 5ª série acham que a professora é que deve corrigir o caderno deles; eu percebi que eles corrigem errado ou talvez nem corrijam.Também comento com eles sobre a auto-avaliação,por exemplo,solicito para eles fazerem uma auto- avaliação do seu dia na sala de aula, refletir e até se possível anotar num diário, mas o descaso é quase geral.Obrigada.
ana
Gostei,estou aprendendo muito com suas dicas.
Franceleno
Boas dicas de como agir em determinadas situaçãoes
Aline Reis
interessantes essas dicas, foram demais, com certeza usarei em sala de aula…
Ana Alice
Olá! Adorei as dicas. Me senti em alguns momentos dentro dessas situações. Com certeza agora vou procurar não cometer esses mesmos erros.
Abraços,
Ana Alice.
silvane
pater boca com aluno nunca é correto ,legal as dicas
Nete
Sempre acreditei na conversa entre professor e aluno e, quando o diálogo não é possível, acredito que dar um tempo para “esfriar a cabeça” é a melhor estratégia. Bater boca com aluno? JAMAIS!!!
Fontes
Muito boa as dicas,é sempre bem vindas.Uma vez um colega me perguntou porque preparava aula todos os dias se os conteúdos eram os mesmos?respondi:os alunos são diferentes.Entre vários problemas que a educação sofre,a culpa é: 1ºProfesssores mal remunerados;2ºgovernos que não incentivam os estudos;3ºPais que não tem consciência da importância dos estudos;4ºProfessores que não se atualizam e ficam repetindo as mesmas coisa…não terminaria de elencar.
Parabéns aos colegas.
Venicio
Muito bom, de uma importância!!! apassarei para meus amigos e colegas…
Mariléia de Fátima
Parabéns pelo seu trabalho!
Adorei. Realmente precisamos aprender a evitar bate boca com alunos pois acabamos perdendo nossa autoridade e rebaixando o nosso nível. Abraço.
Jocilania
Adorei as dicas, estou adorando o curso,pois o mesmo esta enriquecendo a minha prática em sala de aula.
Herminia
Por favor Angela Rocha,me informe como funciona o O conceito formativo, gostei muito, Herminia
jose antonio pinto
Estou vivendo uma situação assim, só que não é com uma criança, mas com um adulto que estuda no noturno. Toda nota que ele recebe (e são sempre baixas) ele reclama com ameaças e eu argumento. Eu devo botar como certo o que está errado em questões de assinalar) ele não aceita os erros e parte para ameaças.
Até a direção está com receio desta pessoa. Nestes casos, o que fazer?
fatima lanna
precisamos de respaldo forte de direção e limite de atitudes por parte dos alunos.
fatima lanna
na verdade muitas maneiras de evitar bate-boca já foram utilizadas, o importante é ter o respaldo da direção e o aluno saber que existe o limite até onde ele pode chegar, do contrário, nada funcionará.
MARIA ARLENE
Adorei! Vivenciamos tudo isso diariamente em nossas salas de aula.
Rose
E se mesmo assim o aluno continuar sem atender e se recusar ir ao quadro negro ? q medidas tomar ?
salette
Temos que ter uma relação amigável com nosso aluno. Ele tem que sentir-se integrado em nossa aula. Por isso, quando um aluno mostrar-se indiferente em sua aula, ou manisfestar-se rebelde, pergunte se a causa é você. Certamente, ele dirá que está com problema e, chegou a hora de dizer que vai conversar com ele. Neste momento, ele se apegará em você e lhe será confiável. Não mais apresentará comportamento inadequado em suas aulas.
Juscelia
outubro 2nd,2011 at 22:48
muito bom tenho gostado das suas dicas,tanto que aproveito para discutir nos ACs com meus colegas,não sei se eles colocam em pratica mais com certeza é de grande valia.Assim sabemos que fazemos a nossa parte.
Ivaneide Guilherme
Já li todas as aulas deste curso e as tenho utilizado no meu cotidiano, orientando os professores em sua prática pedagógica. È tudo de bom este curso.
Delenice
Todos os dias corro para abrir meu email, torcendo para que tenha chegado alguma novidade.E sempre encontro algo novo.Este ano de 2011 está sendo mais prazeroso e menos cansativo a sala de aula,graças a essas ajudas diárias,que parecem simples,mas têm um potencial enorme!…
Delenice
Nossa!… Como estou aprendendo com suas dicas!…
São muito valiosas,obrigada,que Deus te abençõe,Um abração,
Delenice
Júnior
A melhor maneira de lidar com essas situações é ser objetivo e não ceder aos apelos dos alunos de ficar discutindo com eles. Muito boa a matéria!
Ana Lúcia
Parabéns.Adorei essas dicas. Vou colocar em prática, tenho certeza que os resultados serão os melhores.Vou repassar para meus colegas.
Obrigado
Miriam Tereza da Silva
Gostei muito da dica pois sempre fiz perguntas desse tipo para meus alunos, valeu…obrigada
Beth
Este trabalho de vocês tem sido de enorme ajuda.
Me sinto insegura, Como faço para mudar isto?
Agradeço as dicas, percebi muitos professores já
vivenciaram tais situações. Obrigada.
luciana
adorei as dicas e espero poder continuar recebendo muitas as outras que é de muito valia para nosso dia a dia escolar. obrigada beijos!!!!
VLADYA
PARABÉNS POR ESTE TRABALHO MARAVILHOSO QUE FAZEM, ASSIM PODE TER NA CERTEZA QUE AS DICAS QUE ENVIAM PARA MILHARES DE EDUCADORES, SÃO A SOLUÇÃO DE MUITOS PROBLEMAS VISTO EM SALA DE AULA , SE ASSIM COLOCARMOS EM PRATICA! UM ABRAÇO A TODOS!
Silvanira Silva Pascoal
São dicas maravilhosa que mudará bastante minha postura em sala de aula. Um grande abraço.
REGINA
ADOREI AS DICAS. SITUAÇÕES ASSIM PARECE ACONTECER SÓ COM A GENTE, PORÉM PODEMOS PERCEBER QUE NÃO FOGE A REALIDADE DE OUTROS PROFESSORES.
ivani
adorei esta dica, gostaria de receber mais.
OSNI RODRIGUES ROSA
GOSTEI…. MAS NÃO É FACIL APLICAR….RSRS
Angela Rocha
Na verdade, já utilizo esta estratégia há algum tempo, sendo que um pouquinho diferente. No Município , trabalho com o chamado Conceito Formativo do Aluno ; tudo é avaliado durante as aulas – disciplina, relacionamento, participação e as tarefas feitas em sala e em casa. Os alunos começam o bimestre com 2,0 pontos para serem somados as outras avaliações. Ao longo do bimestre, eles podem manter ou perder esses pontos; dependerá exclusivamente deles. Tem funcionado; consigo que um número grande de alunos façam as atividades, pois sabem que irão perder no Formativo. Dá um pouco de trabalho, pois tenho uma planilha que , a cada aula, será preenchida, mas me trouxe mais tranquilidade e menos estresse. Estou no aguardo de outras dicas. Abraços!!!
Eziquel de Lima
Otimas dicas. Realmente, discutir com aluno é tempo perdido.
obrigado!!
Raimunda sampaio dos santos
ADOREI, SEGUIREI ESSAS DICAS……
Custódio
Gostei das dicas eu já vivi estes momentos (alguns) e serviu muito para o meu crescimento profissional.
não esqueça de uma coisa, Exerça sua autoridade com sabedoria e humildade, só assim conseguirá a confiança dos que o ouvem.
Cláudia Alves Mota Souza
São ótimas as dicas pois dão grandes oportunidades para mudar atitudes e melhorar cada vez a prática. Abraços…..
marta de Jesus
Obrigada pela dica, vou começar colocá-la em prática. Já me deparei muitas vezes com esta situação e isso traz muita frustração, Aprecio todos os artigos enviados por você.
Flávio Rocha
Gostei muito das dicas e a verdade é esta: devemos aprender com nossos erros todos os dias. O equívoco nosso é pensar que a responsabilidade pelo aluno é apenas nosso. O diretor, o vice, o coordenador, os pais são também responsáveis por este aluno que é da escola de modo geral.
Cristiane Cruz
Como é bom rever nossas atitudes. Às vezes cometemos erros que podem se tornar como bola de neve levando-nos a cometermos erros tão infantis e grosseiros. Obrigadão pela dica
Elisa Izabel de Freitas
estas dicas saõ muito importantes gostei muito obrigada beijos Elisa