Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa


Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa

O ano letivo começou, e então você já deve estar pensando, “ começa tudo de novo, e terei os mesmos problemas que tive no ano anterior”. Bem, se essa é a sua atual visão das coisas, quero lembrar que a definição de loucura é “fazer tudo do mesmo jeito e esperar que o resultado saia diferente”. Assim sendo, se você fizer exatamente o que fez no ano passado, certamente colherá os mesmos resultados ao longo deste novo ano.

Ocorreram problemas de indisciplina ? Baixo aprendizado ? Se a resposta foi SIM para uma das perguntas ou para ambas então você precisa repensar a sua prática atual ! E a melhor maneira de fazer isso é perguntar-se: “ como os meus alunos estão chegando ? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.

Lembre-se que  o Planejamento não é sobre você ou suas necessidades. Quem dita o quê e o como,   são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas que foram feitas anteriormente.

A ferramenta que você usará para responder à essas perguntas é realizando a Avaliação Diagnóstica. Não importa a matéria que você leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e  levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área de conhecimento.

É importante frisar que, infelizmente, muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta avaliação. Quando na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera prova escrita.

Esta avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado, para isso lance mão de  dinâmicas, jogos, debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, criação de blogs, fórum,  etc.

Quando utilizada no início do ano letivo a avaliação diagnóstica fornece dados para que o planejamento seja ajustado e contemple intervenções para retomada de conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar, e até mesmo para Especialistas (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo), e quando feita ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado.

Jamais os dados da avaliação devem ser usados para classificar ou rotular o aluno em “aluno bom”  ou “ aluno ruim”. O Professor deve ter em mente que a avaliação oferece um momento de aprendizado para ambos, professor e aluno. Enquanto Professor é possível verificar quais estratégias estão ou não funcionando, além de ser possível constatar quais hipóteses os alunos estão levantando na internalização e construção de determinado conceito.

Já para o aluno, com o devido feedback do professor, torna possível  a compreensão e mensuração do conhecimento adquirido e quais hipóteses são verdadeiras ou falsas, para que o aluno possa descartar as falsas hipóteses e fique focado naquelas que o levarão ao aprendizado do conceito estudado. O feedback do professor lança a luz, clareando  os chamados “ pontos cegos”  em que o aluno se encontra tornando possível, assim, o avanço para a etapa seguinte do processo.

Nesta etapa a avaliação inicialmente diagnóstica, evolui para uma avaliação formativa, onde  o processo de descoberta  que  induz a  novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas pelo professor,  é o que de fato importa e conta.

A Avaliação Formativa é o  tipo de avaliação que deveria prevalecer dentro das Escolas, por ser mais justo e atender de fato às necessidades dos alunos. Infelizmente, o que vemos é o uso da avaliação somativa, cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para “passar” de ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde de fato precisam de ajuda.

Por isso, antes de chegar “ ditando” o que você irá ensinar, comece em “ perguntando” o que os alunos já sabem para levantar o que eles de fato “precisam” aprender.

Quer compartilhar ? Quer dar mais  idéias sobre avaliação diagnóstica ? Então aguardo seus comentários  no blog.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

HOPFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. P. Alegre. Educação e Realidade. 1993.

LUCHESI, C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990

WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Vozes.Petrópolis. 1994.

Recursos para o Coordenador:

 

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

189 Comentários

  • Jaquelini

    olá,
    Amo suas contribuições para o professor. Todas elas nos acrescentam muito para nosso trabalho em sala de aula.
    obrigada,
    jack

  • Gleid

    Olá! Estou gostando muito dos textos. São realmente esclarecedores. Sou supervisora pedagógica, e gostaria de sugestões práticas para serem estudadas com os professores ( do fundamental II e ensino médio) em reuniões de módulo.
    Desde já agradeço.

    Gleid

  • GENALVA

    OLÁ, ESTOU GOSTANDO MUITO DOS TEXTOS E DICAS.GOSTARIA DE RECEBER TEXTOS SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGE E DICAS DE COMO TRABALHAR ESSAS DIFICULDADES EM SALA DE AULA ( HIPERATIVIDADE, DISORTOGRAFIA,DISGRADIA, DISLEXIA, DISCALCULIA…).
    GOSTARIA DE SABER TAMBÉM SE VAI HAVER OUTRA TURMA PARA O CURSO DE COODENADORES FIQUEI INTERESSADA,MAS QUANDO FUI ME ESCREVER JÁ HAVIA ENCERRADO.

  • mariodil

    Gosto deste curso por que ele é extremamente prático.
    Artigo bem proveitoso.
    Obrigada,
    Mariodil

  • mirian carvalho

    Olá, adorei os conselhos que me foi enviados, espero continuar recebendo-os.
    Há, gostaria de receber atividades com dinamicas para alunos do 5º ao 8º ano, obrigada pelas contribuições que ja foram dadas.

  • Renata Maria

    Nossa escola realiza diagnóstico com os alunos de forma a utilizá-lo para o planejamento dos projetos e sequencias a serem realizadas no semestre. Mas muitos ainda preocupam-se em utilizar para colocar em portfólio de avaliação do aluno. Há uma intensa preocupação com folhas e exercícios que poderão posteriormente serem colocadas nesse portfólio. Esse texto será fundamental para ajudar os professores a entender o que é realmente a atividade diagnóstica. Parabéns e obrigada pela contribuição

  • jacinto

    É, claramente tem lá seus esclarecimentos aqui, mas ainda temos problemas com esse tipo de avaliação, professores não comprometidos com o aprendizado, alunos com deficiências em muitas áreas do conhecimento básico, não têm culpa disso, pois tiveram malditos parasitas como professores, e eu fico aqui no meio da tormenta, tentando resolver em 1 ano o que levaria 3 pra fazer, sinceramente, tá dificil, to muito preocupado, bolando várias maneiras de ajudar meus alunos a se integrarem mais ao que realmente é importante pra eles, mas ainda pensam que escola é um lugar ruim e que não vale apena estar nela.

    Farei de tudo pra ajudá-los no que estiver ao meu alcance, eu farei e até o que não estiver eu farei tbm.

    que se dane a hipocrisia, meto bronca mesmo!

    Espero por mais dicas!

    Meu obrigado de coração a vcs por nos ajudar.

    Jacinto Hugo

  • maria de fatima

    adoro sua dicas e informações, salvo imprimo e levo para discussão com meus professores na escola onde sou coordenadora pedagógica.espero receber mais dicas.obrigada e parabéns.

  • Magali

    Este texto é realmente muito bom, me socorreu na hora exata.
    Apliquei uma avaliação diagnóstica recentemente e estava um pouco em dúvida de como priorizar minhas observações, pois o texto é muito esclarecedor e didático, com sugestões simples e fundamentais.

    Obrigada e um abraço.

  • valdelice

    Gostaria de receber um modelo de avaliaçao diagnóstica que possa ser aplicada em sala de 8º e 9º ano, na disciplina de portugues

  • Eliete

    Pois é, quando podemos fazer a avaliação diagnóstica e planejarmos a parte dela é maravilhoso, mas infelizmente o problema é bem mais complicado a questão avaliativa é muito complexa principalmente no meu caso.Sou profª de uma 4ª série fiz a avaliação diagnostica e a turma está em nível de 2ª mas se não desenvolver as habilidades de uma 4ª serie com eles levaram bomba no SARESP (SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)que eles farão em novembro. A minha situação é muito complexa.Mas conseguirei se DEUS quiser.Sem dúvida as contribuições de vcs são super valiosas para os meus conflitos fora o enriquecimento dos textos que são de grande importancia para a profissão.
    grata
    Eliete

  • Silvio

    Prezada Roseli,

    Estou muito satisfeito com o conteúdo que tem sido postado pelo curso da sos professores. Realmente precisamos nos dedicar mais em avaliar nossos alunos da maneira formativa, mas , esbarramos as vezes nas limitações e diretrizes das instituições ou na falta de profissionalismo de alguns colegas, que comentam a respeito da “facilidade” como os alunos têm na disciplina tal… do professor(a) tal… Isso acontece muito no curso de nível Técnico , onde a grande maioria dos docentes são profissionais em outras áreas menos na área de ensino.

  • aracy

    Adoro ler tudo que recebo do sos professores. Acho esclarecedor e contribue na minha prática.

  • MARIA DAJUDA

    Gostaria de receber algumas sujestões para dinâmica em sala de aula para alunos do fundamental do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio.
    Trabalho numa escola onde os alunos são agitados, mas ainda são obedientes,precisamos de dinâmicas para que as aulas fiquem menos chata e eles mais quietos em sala.
    Abraços e estou aguardando.

  • Rozania

    Parabéns pelo seu brilhante trabalho. Gostaria de receber algumas sugestões de como alfabetizar alunos de 2ª série com defasagem de idade/série, repetentes e que não identifica nem ao menos as vogais.

    Desde já agradeço.

  • tatiana

    Muito obrigada pelas sugestões, seus textos estão sempre direcionando as minhas aulas, suas dicas são muito importantes, pois contribuem para uma análise nas minhas práticas pedagogicas.

  • Cibele Castro

    Muito interessante esta informção sobre avaliação diagnóstica, no entanto, acho que seja desnecessária uma vez que sugiro que ao final do ano se faça um consolidado com a professora da turma e ela própria poderá passar essas informações ao professor do ano seguinte (isto nas séries iniciais, ainda que se corra o risco das informações não serem coerentes. Bom, eu apliquei uma avaliação diagnóstica do ano de 2.009 (essas moderninhas com capacidades e afins..) por imposição da escola e não obtive o resultado desejado. Como tenho muita experiência (são 32 anos de sala de aula e 50 anos de idade) sou pela correção diária de cadernos e olho no olho de toda a turma (ainda sou pelo menor número de alunos em turma, mas os governantes não pensam assim e colocam em risco a aprendizagem eficaz de nossas crianças).
    Um abraço carinhoso.
    Cibele

  • Angélica Menezes

    Olá! Amei esse curso, vocês estão de parabéns!
    Realmente o diagnóstico da turma é uma das ações que devem ser feitas pelo professor só assim saberá como trabalhar na turma e o que fazer para contribuir com o desenvolvimento principalmente daqueles que estão com dificuldades.
    Parabéns!

  • Sybele Mendes

    Muito bom o texto. Já estou trabalhando com ele na escola e está ajudando muito. Obrigada.

  • Neuraci

    Estou gostando muito do curso.Preciso de sugestões.Onde encontrar?Você pode enviar?Minha área é Língua Portuguesa, ensino médio.Obrigada.

  • Cinara

    Leio os comentários relacinados às propostas que acho realmente muito boas e possíveis, mas como encontrar o modelo de avaliação diagnóstica que tanto falam, os maravilhosos textos a que se referem? Sou professora de LP de 5ª série.

  • Lucilene Marcelina de Camargos

    Quero dizer que os textos vem sendo de grande valia , pois os alunos estão nos surpreendendo a cada dia . Com a falta de respeito e desinteresse esta maneira de começar pelo diagnóstico é excelente.
    Parabéns!!!!

  • Eunice

    Olá, tenho gostado muito das sugestões com relação à sala de aula. Estou fora da sala de aula há mais ou menos 3 anos e acabo de ser readaptada, mas noto que meus colegas de Escola estão desmotivados e sem rumo. Primeiro com a falta de respaldo da direção da Escola que boicota qualquer iniciativa coletiva ou pessoal e não consegue manter uma boa relação entre seus colaboradores (professores e funcionários).Consequentemente estimula a indisciplina e a queda no bom desempenho do ensino aprendizagem. O que posso fazer para colaborar concretamente com os dois lados?
    Embora não esteja mais em sala de aula, quero muito ser útil.
    Parabéns pelo trabalho e pelo apoio e incentivo a Educação.
    Eunice

  • lourdes c leite

    Olá Roseli!
    Vc colocou na avaliação diagnóstica:”lance mão de dinâmicas, jogos, desafios, vídeos, etc. Onde encontrá-los?

  • lourdes c leite

    Olá Roseli
    Li os comentários e vi que são muitos os pedidos de exemplo de avaliação diagnóstica. Eu tb gostaria de receber exemplos dessa avaliação de matemática para EJA e ensino fundamental 2

  • Carlos Dias

    Muito obrigado pela contribuição, melhor, pelas contribuições que tem proporcionado as materias que recebo por e-mail. Realmente é necessário repensar a prática pedagógica. E avaliação é algo que temos que rever todos os dias.
    grato,

  • ana cristina

    OlÁ!
    Você não faz ideia o quanto tens contribuido para a educação, percebemos que realmente precisamos repensar nossas práticas educativas para depois não ficarmos falando em coral “que os alunos são desinteressados”
    Deus continue te abençoando!!!!

  • Eva de Araújo Santos

    Desde quando me cadastrei neste curso, percebi que a minha prática em sala de aula tem melhorado bastante. É claro que não sigo ao pé da letra porque quem nos diz verdadeiramente como agir é o momento frente a frente com os alunos.Com certeza as dicas são ótimas.

    Deus abençõe a você Roseli! A educação precisa de pessoas inteligentes e dispostas a colaborar com os outros.
    Obrigada!
    Eva

  • Tales da Paz Queiroz

    Estou assumindo 4 turmas sendo duas da 7ª serie, uma da 8ª serie e uma da 6ª serie estou fazendo Avaliação Diagnóstica começando com um formulário onde questiono qual o nome do aluno completo, idade, se aluno tem 1 ou mais anos no colégio, o que representa para ele a sua familia,se gosta de estudar a materia (matemática), se domina as quatro operações fundamentais, se gosta de resolver problemas matemáticos, quais são as suas dificuldades na disciplina de matemáica,o que sujere para solucionar as dificuldades existente na disciplina,o que espera do professor, o que espera de si mesmo na matéria, qual é o seu objetivo este ano na escola, na disciplina de matemática e na sua vida para este ano.Estou tentando resumir para chegar ao perfil do aluno. Gostaria que me desse mais “dicas” e orientações para tirar proveito de avaliação em função ao que devo “ministrar e compartilhar” com os alunos os conteúdos programatícos.

  • Aruad

    Olá!
    Estou satisfeita por participar do SOS professor,mas gostaria de receber modelos de Avaliação Diagnóstica.
    Trabalho com os 2 útimos anos do ensino fundamental.
    Desde já agradeço.

  • vanuza silva

    Olá os textos estão de parabéns ;mas se faz necessário aumentar as letras e falar um pouco sobre alfabetização e letramentO.Como trabalhar quais maneiras para iniciar um trabalho pedagógico com as crianças com dificuldade na leitura ,escrita e reconhecimento de letras.

  • Zenilda Freire

    Roseli,

    Gostaria de parabenizá-la mais uma vez e agradecer-lhe pelas valiosas contribuições em prol da melhoria da qualidade do nosso trabalho docente.
    Sobre a avaliação, eu iniciaria observando algo que me chama a atenção durante as reuniões iniciais para planejamento do ano letivo_ A preocupação geral de alguns educadores/ras com a seleção dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Penso que já é chegada a hora de colocarmos os conteúdos num lugar secundário, no processo de ensino-aprendizagem/avaliação, e focarmos o nosso “olhar pedagógico” para as habilidades e competências a serem despertadas e desenvolvidas no aluno, passando agora a nos orientar sob tais aspectos para direcionarmos as nossas atividades didáticas, considerando como princípio norteador a predisposição cognitiva e sócio-afetiva do aluno em apreender tais conhecimentos ao longo do ano letivo, ao invés de atentarmos para o rol de conteúdos que o estudante acumulou ao longo de sua trajetória escolar, até o presente momento.

    Um abraço.

  • cristina ramos

    Parabéns por mais um texto muito relevante para nossa prática, gostaria que vocês me enviassem algumas sugestões de diagnóstico para utilizarmos no início do ano letivo.
    Desde já lhes agradeço.

  • Zethe

    Roseli, obrigada pela grande colaboração para a melhoria da educação, estávamos mesmo precisando deste grande apoio. Maravilhoso seu trabalho! Abraço.

  • Rita Cândida F de Jesus

    Todo inicio de ano fazemos o diagnóstico mas, talvez a preocupação maior seja com a escrita, interpretação, argumentação e nunca com os desejos do educando. Ler o artigo foi de grande ajuda farei diferente e espero que 2011 seja bem melhor que 2010. muito obrigado palas dicas . até a próxima lição.

  • Maria Aparecida

    Parabéns SOS Professores! As mensagens são todas excelentes. Agradeço a vocês por estarem contribuindo com a qualidade do ensino e do nosso trabalho!!!

  • maria moreira

    Olá SOS professores gostei muito do artigo sobre avaliação diagnóstica. Parabéns! Sempre faça esta avaliação ao iniciar um comteúdo novo com meus alunos, assim no final, posso fazer uma auto avaliação tanto do professor como dos alunos e do conteúdo aplicado.
    Bjos.

  • frassinete

    Otimo artigo todo inicio de ano nem todos professores faz a avaliaçaõ diagnostica quando chega ao final de ano,o aluno é rotulado por não saber tal conteudo,levarei o artigo pra nos refletirmos nas reuniões pedagogica,bjs

  • Joselúcia

    Olá! pessoal do sos professores parebens pelo texto fantastico, adorei porem tenho muita dificuldade com a emeta de educação artistica e redação para fazer um planejamento td organizado pq o material é sempre muito restrito quase nao encontramos referencia gostaria muito de ajuda bjos.

  • ednalva ferreira

    Olá colegas do S.O.S Professor
    Acompanho todas as suas mensagens enviadas. Imprimo e discuto com minha diretora e com os professores que estão sob a minha coordenação. Hoje abri o email e vi esta brilhante sugestão e acho que apesar de fazermos esse trabalho é preciso mudar a cabeça de alguns professores e até mesmos os responsáveis pela educação que pensam que diagnóstico só se faz no inicio de cada unidade. Quando passei pelo magistério isso era feito constantemente; é o que chamavámos de verificação da aprendizagem. Após cada aula dada fazíamos um diagnóstico; e assim ia-se percebendo o que era aprendido. Vou colocar mais uma vez em prática e levar aos professores uma forma de fazermos um estudo com maior ênfase.
    Agradeço a vocês por estarem focando esses aspectos.

  • ednalva ferreira

    Olá colegas do S.O.S Professor
    Acompanho todas as suas mensagens enviadas. Imprimo e discuto com minha diretora e com os professores que estão sob a minha coordenação. Hoje abri o email e vi esta brilhante sugestão e acho que apesar de fazermos esse trabalho é preciso mudar a cabeça de alguns professores e até mesmos os responsáveis pela educação que pensam que diagnóstico só se faz no inicio de cada unidade. Quando passei pelo magistério isso era feito constantemente, é o que chamavámos de verificação da aprendizagem. Após cada aula dada fazíamos um diagnóstico; e assim ia-se percebendo o que era aprendido. Vou colocar mais uma vez em prática e levar aos professores uma forma de fazermos um estudo com maior ênfase.
    Agradeço a vocês por estarem focando esses aspectos.

  • raquel maria

    Artigo maravilhoso e nos serve, para refletirmos a nossa prática. brigada. voces são ótimas.

  • cidina melo

    Roseli suas dicas são muito valiosas para o meu trabalho continue nos ajudando que Deus te abençoe abraços.

  • Izabel S. Cirino

    Oi S.O.S Professor,

    Estou gostando muito das dicas, muitas já estou aplicando, mas gostaria que mandasse exemplos de avaliação diagnóstica no meu caso para séries iniciais.

    Obrigada pelas dicas.

  • Aparecida Alves Petrolina

    Ola!

    Acredito que todos os seres humanos são capazes de mudança, assim, espero que com essas orientações nossos amigos(as) possam vir a ter outras posturas diante da avaliação, que não seja apenas somativa e sim, diagnostica e informativa, que seja realizada com olhar holístico na perspectiva do sujeito integral.
    Obrigada pelas contribuições.

  • kelle Cristina Benfica Moreira

    SOS Professores
    Roseli, estou amando as dicas e estou aplicando -as em sala de aula ; realmente início de ano e hora de encarar e aplicar a avaliação diagnóstica, e seu texto deixa bem claro a importância de reavaliar.
    Valeu!!!
    Paz e bençãos.

  • maria eliana

    oi.estou trabalhando com fundamental II,e ainda não sei como avalia-los,gostaria de receber modelos de avaliação diagnóstica e somatória

    estou gostando muito deste curso.

    Obrigada
    eliana

  • Márcia Barbosa

    Parabéns equipe S.O.S pelas matérias,estou utilizando todas as dicas no cotidiano em sala de aula.gostaria também de receber sugestões de atividades para o trabalho de alfabetização do 2º do ciclo de alfabetização,ou sugestões bibliográficas.Um grande abraço Roseli de Brito.Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *