Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa


Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa

O ano letivo começou, e então você já deve estar pensando, “ começa tudo de novo, e terei os mesmos problemas que tive no ano anterior”. Bem, se essa é a sua atual visão das coisas, quero lembrar que a definição de loucura é “fazer tudo do mesmo jeito e esperar que o resultado saia diferente”. Assim sendo, se você fizer exatamente o que fez no ano passado, certamente colherá os mesmos resultados ao longo deste novo ano.

Ocorreram problemas de indisciplina ? Baixo aprendizado ? Se a resposta foi SIM para uma das perguntas ou para ambas então você precisa repensar a sua prática atual ! E a melhor maneira de fazer isso é perguntar-se: “ como os meus alunos estão chegando ? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.

Lembre-se que  o Planejamento não é sobre você ou suas necessidades. Quem dita o quê e o como,   são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas que foram feitas anteriormente.

A ferramenta que você usará para responder à essas perguntas é realizando a Avaliação Diagnóstica. Não importa a matéria que você leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e  levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área de conhecimento.

É importante frisar que, infelizmente, muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta avaliação. Quando na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera prova escrita.

Esta avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado, para isso lance mão de  dinâmicas, jogos, debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, criação de blogs, fórum,  etc.

Quando utilizada no início do ano letivo a avaliação diagnóstica fornece dados para que o planejamento seja ajustado e contemple intervenções para retomada de conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar, e até mesmo para Especialistas (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo), e quando feita ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado.

Jamais os dados da avaliação devem ser usados para classificar ou rotular o aluno em “aluno bom”  ou “ aluno ruim”. O Professor deve ter em mente que a avaliação oferece um momento de aprendizado para ambos, professor e aluno. Enquanto Professor é possível verificar quais estratégias estão ou não funcionando, além de ser possível constatar quais hipóteses os alunos estão levantando na internalização e construção de determinado conceito.

Já para o aluno, com o devido feedback do professor, torna possível  a compreensão e mensuração do conhecimento adquirido e quais hipóteses são verdadeiras ou falsas, para que o aluno possa descartar as falsas hipóteses e fique focado naquelas que o levarão ao aprendizado do conceito estudado. O feedback do professor lança a luz, clareando  os chamados “ pontos cegos”  em que o aluno se encontra tornando possível, assim, o avanço para a etapa seguinte do processo.

Nesta etapa a avaliação inicialmente diagnóstica, evolui para uma avaliação formativa, onde  o processo de descoberta  que  induz a  novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas pelo professor,  é o que de fato importa e conta.

A Avaliação Formativa é o  tipo de avaliação que deveria prevalecer dentro das Escolas, por ser mais justo e atender de fato às necessidades dos alunos. Infelizmente, o que vemos é o uso da avaliação somativa, cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para “passar” de ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde de fato precisam de ajuda.

Por isso, antes de chegar “ ditando” o que você irá ensinar, comece em “ perguntando” o que os alunos já sabem para levantar o que eles de fato “precisam” aprender.

Quer compartilhar ? Quer dar mais  idéias sobre avaliação diagnóstica ? Então aguardo seus comentários  no blog.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

HOPFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. P. Alegre. Educação e Realidade. 1993.

LUCHESI, C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990

WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Vozes.Petrópolis. 1994.

Recursos para o Coordenador:

 

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

189 Comentários

  • lidia

    Muito interessante sua materia

    Sou professora de Matemática, e gostaria muito de poder saber mais sobre esse assunto, e também gostaria muito de receber exemplos de avaliações diagnóstica, para o Ensino Médio
    e Fundamental 2? pois tenho muitas duvidas como fazer ,como trabalhar tudo isto .
    agradeço se você poder ajudar Lidia

  • Silvia Lisboa

    Um bom domingo a todos que pertencem a este grupo!

    Concordo com o que foi explanado sobre avaliação diagnóstica. Ela é uma das ferramentas mais importantes para detectarmos onde há dificuldades, tanto por parte do alunado como do professor. Aprendo muito com as dificuldades e, graças a elas, consigo elaborar planos de aula respaldados na realidade.
    A S.O.S. Professores está de parabéns!

  • Edna Santana

    Olá Roseli.
    É muito gratificante e importante esse contato que vc. e equipe vem mantendo conosco(professores). O material é muito bom, pertinente com a nossa realidade, além das dicas que, por incrível que pareça, chegam na hora mais precisa. Muito obrigada, vocês estão de parabéns.

  • MARLUCE SÁ

    Bom dia, Roseli e Equipe SOS!
    Parabéns pela publicação de mais um instrumento valiosíssimo para nós educadores. Início de ano é momento de diagnosticar e tomada de conhecimento da/s turma/s que iremos trabalhar. O texto “Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa” veio como um presente. A bibliografia utilizada é maravilhosa. Obrigada!

  • Enir Vichete

    Olá pessoal do SOS.
    Os textos são maravilhosos,estou indicando o site para os meus professores (Sou Orientadora Pedagógica) e também utilizando os textos para assessorá-los! Muito obrigada pela ajuda!

  • raimunda

    Raimunda
    fevereiro 19th,2011at23:01
    Muito interessante o artigo.E acredito que assim como o planejamento faz parte de nossas vidas diariamente,com a avaliação não deve ser diferente pois só através desta podemos repensar nossa prática pedagógica e revermos que cada fracasso de um aluno não superado, pode ser causado por um olhar não atento do professor,que deve ser um olhar instigador cheio de possibilidades e capaz de oferecer desafios para que este, avance cada vez mais em seu processo ensino aprendizagem.Gostaria de sugestões de atividades a serem trabalhadas com crianças autistas na pré-escola,pois recebi uma aluna com algumas características porém a mãe diz que a mesma só tem problema auditivo e isso está mexendo muito comigo,pois a mesma não consegue se comunicar com os colegas, embora já demonstre uma grande afeição por mim.E me preocupo muito para que ela não seja só INCLUIDA NA SALA,mas sim INCLUIDA EM TODAS AS OPORTUNIDADES POSSÍVEIS,para que possa avançar dentro de seus limites.Já iniciei algumas atividades de interação e ela já senta-se na rodinha com as outras crianças fazendo contagem das mesmas o que me surpreendeu muito e foi muito gratificante,embora seja muito difícil estre trabalho devido ter 23 crianças desta faixa etária na sala.Agradeço muito qualquer sugestão de leituras em livros ,artigos ,atividades etc.

  • Anibaldina

    Iniciativas como estas e que precisamos esse trabalho precisa ser mais divulgado.

  • Heitor Vicente de Carvalho

    As Avaliações quando aplicada na hora certa, são aliadas do Ensino/ Aprendizado. Pois, através de cada avaliação, verificamos os avanços e identificamos as dificuldade primárias do não-aprendizado. Ainda bem que este método hoje passou a ser utilizado para constatar diversos saberes e não mais como objeto de ameaças. Com este nova concepção é possivel rever Metodologia e Técnicas Pedagógica a serem implementadas e detectar em que nível está a aprendizagem do educando, lançando luzes sobre a prática docente. Porque cada sala de aula é um universo de possibilidade e dever ser levado em conta durante todo ano letivo.

  • Suzana Miranda

    Olá! Gostaria de agradecer pelos belíssimos textos, realmente esse curso é maravilhoso mesmo tem ampliado bastante meu repertório de conhecimento.
    Beijosssssssss.

  • leny

    Obrigada pelas informações,esse curso é ótimo,todos os textos estão sendo de grande ajuda para meu trabalho,gostaria de receber informações sobre projetos de leitura e escrita.até mais…

  • NILVANE DE CÁSSIA PRATES

    Olá SOS professor! parabéns pelas sugestões maravilhosas que nos enviam. Tem nos ajudado muito em nossas atividades em sala de aula, MUITO ÚTIL. Espero que cada dia vocês tragam novas propostas educativas. SUCESSO PARA VOCÊS!!! BEIJOS!!!

  • Selma Lopes

    Adorei as orientações sobre o que e como iniciar o ano letivo.

  • zenne

    Embora seja a primeira vez que acesso essa página, percebo que irei enriquecer minha prática pedagógica. Obrigada por ter aceito a minha inscrição.

  • Celma Barbosa Macedo Brito

    Olá SOS Professores! Estão de parabéns, pelos temas abordados,nós como professores e coordenadores pedagógicodas de escolas precisam estarem realmente atinados a toda essa problemática que é a reprovação, iniciando o ano letivo abordando a questão do olhar aos nossos alunos, diagnosticando os pontos positivos e negativos que eles trazem consigo, dando ponto de partida aos nossos trabalhos, pra que possamos contribuir com uma escola de Excelência, pois foi o tema da nossa Jornada Pedagógica de 2011 em nossa cidade.
    Satisfatório a proposta dessa equipe…estou amando vasculhar o material que vcs estão nos enviando, pois tem contribuído muito pra meu trabalho pedagógico. A minha proposta no meu planejamento com os meus professores foi ressaltado foi realmente o que vcs enviaram, sobre avaliação diagnostica inicial e a formativa.
    Desde já antecipamos os meus agradecimentos aguardando mais materiais.
    Parabéns!!!

  • Ronaldo Nepomuceno

    Olá Roseli, tudo bem?
    Adorei esta matéria, ela clareou alguns pontos que ainda estavam obscuros na minha maneira de pensar.
    Muito obrigado e um bom final de semana!!
    Abraço fraterno!!!

  • Cleide Maria

    Olá pessoal, gostei muito dessas informações, pois nos ajuda bastante. VALEU….

  • Fernando Almeida

    É verdade, concordo que a avaliação diagnóstica não pode ser apenas no início do ano letivo. É preciso que o professor diagnostique o aluno constantemente para que a verificação de aprendizagem não seja um recurso punitivo.

  • Ionã

    excelênte matéria, mais uma vez parabéns!!!!!!!!!

  • Deborah Lilian Martins

    Oi SOS, como sempre os textos de vocês nos acrescentando. É muito bom saber que temos alguém que realmente está do nosso lado, daqueles que querem fazer da educação um trabalho cada dia mais bem feito.
    Penso na Professora Maluquinha, valorizando tudo de bom que seus alunos possuiam e que soube fazer a diferença nas vidinhas de seus alunos. Continuem com este trabalho.

  • Saulo Carvalho Silva

    Muito interessante… Mas, será que nossos professores vão entender mesmo que a avaliação diagnóstica pode mesmo, sair um pouco do papel, e partir para novas formas como: dinâmicas, jogos, debates, desafios vídeos, dvds e criação de blogs e foruns? KiKiKiki

  • Claubia

    olá ,
    Gostaria de saber quando vai abrir novas inscrições para o curso Programa Avançado e Coordenação Pedagógica ? Estou interessada .

  • Bruna

    Obrigada, obrigada mesmo por tantas orientações tão necessárias e eficazes! Vocês não sabem o quanto nos tem auxiliado…

  • Eliane Abreu

    Sou Educadora da Infância II rede municipal de uma escola da cidade de Pojuca- Bahia. E fazemos sempre nas primeiras semanas de aula com os nossos educandos uma avaliação diagnóstica para saber como estão os mesmos.

  • Eliane Abreu

    Avaliação diagnóstica é de suma importância que seja feita nas primeiras semanas do ano letivo para que possamos fazer o nosso planejamento baseado nas fases de cada educando para que os mesmos possam se desenvolver.

  • angela

    olá, pessoal adorei as dicas e os textos desse mini curso adorei tudo ,não esqueçam mais de mim ok tchau e muito obrigada

  • SILVANA COSTA

    OLÁ! MUITO INTERESSANTE A MATÉRIA!GOSTARIA DE OBTER MAIS SOBRE O TEMA PLANEJAMENTO EM SALA DE AULA.
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS.

  • RONIVON

    Seus textos estão contribuindo bastante na minha prática de ensino. Gostaria que vocês escrevessem textos sobre aulas práticas de educação física no ensino fundamental II e o que fazer com aqueles alunos que não gostam das aulas práticas, de esporte e lazer.Obrigado pela atenção.
    Espero uma resposta mais breve possível.

  • lidia maria

    Olá pessoal,

    a avaliação diagnóstica é uma ferramenta imprescindível, sou professor de matemática do ensino fundamental e utilizo a mesma como um norteador para o meu planejamento.

    Abs

  • RITA CELESTE

    BOM DIA EQUIPE,
    É realmente interessante e proveitosa a maneira como são transmitidos o conhecimento,sobretudo nesta avaliação diagnóstica,pois devemos sempre estar atentos ao SER HUMANO que existe em cada aluno e esse é o diferencial que verdadeiramente importa.Parabens por essa iniciativa
    que ajuda a todos nós educadores

  • Vilma Cordeiro da Silva

    Olá!!! Ótimo seus artigos, esclarecedores,e vem de encontro realmente aos problemas que enfrentamos na escola. gostaria de exemplos de avaliação diagnóstica.
    Grata e um abraço.
    Vilma.

  • ELIAMARA DANTAS

    Está sendo de grande relevância para os professores que estão acompanhando o mini-curso, não somente para o aprimoramento da prática pedagógica, bem como, para realização de dissertações que envolvam tópicos já abordados(ex.gerenciamento de sala de aula de sala de aula), cobrado na prova de certificação para professor.
    Parabéns!

  • Luciana soares schramm

    Olá,gostei bastante de todos os seus comentários são bastante interessante,principalmente que os alunos estão cada dia indisciplinados o motivo eu não sei sei que eles tem de tudo para vencer ,mas será que o erro está no professor ou no próprio aluno? Mas vamos ver essas possibilidades, esses desencontro com aluno e professor dever ser estudado cada momentos que eles passam para ter uma momento mais adequados de acordo a eles.Vamos pensar nessa possibilidades de também fazer um momento de prazer para esses alunos indisciplinados tentando mudar seus comportamento através de algo mais interessante.
    Obrigada…

  • Marco Antonio Rubim

    Muito interessante a matéria!!

    Mas imaginem vocês que as Secretarias de Educação do Estado e o Município do Rio de Janeiro, rejeitaram esta concepção de avaliação que nos parece tão óbvia e obriga seus professores a trabalharem com os famigerados currículos mínimos cartilhas prontas!!! Regiões tão prósperas no PIB como também no pensamento educacional obrigarem os professores a cometerem este sacrilégio!!! O pior que alguns acadêmicos das universidades de mais expressão na região ajudaram a redigir documentos teóricos a respeito!!

    Quem poderia solucionar esta questão!!

    Como utilizar a avaliação diagnóstica numa situação dessa?

    Ajudem este professor prestes a tomar uma caixa de Rivotril!!

    Grande abraço a todos!!

  • Neves Castro

    Boa noite!

    Tenho recebido todas as publicações e lido. As contribuições para a minha prática pedagógica são enormes. Agora, com a avaliação, posso desenvolvwer um trabalho junto aos meus colegas com o propósito de ressignificar o processo avaliativ o na unidade de ensino em que atuo.
    Parabéns e obrigada!
    Neves.

  • alcinei Alves

    Boa noite;;;;
    sou supervisora de uma escola estadual que atende alunos do 6º ano ao 9º do ensino fundamental. ensino médio, eja, e pep eja gostaria de receber dicas com modelo de avaliações dignóstica. seria muito útil.aguardo resposta.

  • Vera Lúcia

    ATUALMENTE ENSINO MATEMÁTICA,QUÍMICA E FÍSICA.ACHO VÁLIDA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, POIS ATRAVÉS DA MESMA PODEMOS TER UMA BASE DE QUAIS ASSUNTOS
    PRECISAM SER MAIS EXPLORADOS DURANTE O ANO. APLIQUEI VÁRIAS DINÂMICAS, JOGOS, MÁGICAS, QUE PRESSUPÕE ATENÇÃO, OBSERVAÇÃO, CONHECIMENTO, ATITUDE,CRIATIVIDADE,LEITURA,EXPERIÊNCIA, ETC, ALÉM DE UM TESTE DE SONDAGEM COMO SE FOSSE UMA REVISÃO DO QUE JÁ FOI ESTUDADO NAS SÉRIES ANTERIORES. ESTE TESTE SERÁ GUARDADO COMIGO DURANTE O ANO E SERÁ NOVAMENTE APLICADO O MESMO TESTE NO FIM DO ANO PARA QUE O PRÓPRIO ALUNO FAÇA UMA COMPARAÇÃO.POR FAVOR,RESPONDA AOS MEUS COMENTÁRIOS.

  • JOCEVAL FERREIRA

    Olá equipe de SOS Professor,
    Muito interessante esse assunto. Seria possível vocês enviarem exemplos de avaliação diagnostica ou dinâmica para matéria de inglês?

    Grato.

  • Ruth C. dos Santos

    Olá,professora sou Ruth,professora há mais de dezessete anos,concluinte do curso de pedagogia,este ano atuei na sala multiseriada. Gostaria que você enviasse sugestão de atividade diagnostica.Quero aqui registrar meus parabéns pelo seu trabalho que Deus-lhe abençoe.bjs.

  • Claudete Fátima Rodrigues

    Olá. Tudo bem?
    Agradeço a matéria enviada e as orientações recebidas pois foram muito importantes para esse momento. Gostaria de pedir sua ajuda ou suas orientações com relação a uma classe onde a grande maioria não se interessou até o momento nem em abrir o caderno muito menos de parar para ouvir. Fico aguardando seu retorno. Obrigada

  • celia

    estou grata pelo envio do livro, sera de muito proveito em minha vida profissional. abracos celia…

  • joao paulo

    maravilhoso este texto,muito obrigado por nos enviar dicas essenciais para nossa pratica de ensino em nossas escolas.

  • João Marcelo Machado de guimarães

    João Marcelo

    Parabéns! Muito pertinente seu artigo para o momento. Sou professor de matemática e percebo a importância de se fazer um levantamento prévio dos alunos para descobrir o que eles já dominam. esse levantamento pode ser um diagnóstico, desafio ,atividade lúdica ou uma dinâmica interdisciplinar.
    Obrigado por nos orientar.

  • cleonice

    Olá,
    Muito esclarecedor o texto e com dicas muito importantes. Gostaria de receber algo sobre Educação Especial.

  • ivonete

    Estou muito contente com suas idéias e os textos.Pena que o sistema ainda exije que o aluno passe de ano por notas(números).

  • rosemeire

    Olá,achei interessante a avaliação formativa e somativa. essa avaliação não se restringe apenas no ano letivo,ela esta no nosso cotidiano. onde o nosso conhecimento vai enriquecendo a cada dia,
    somos alunos sempre estudando, Para aprendermos com a professora
    do SOS. Com esses conhecimentos nós estudantes de pedagógia estamos sempre abertos para aprender mais com pessoas tão qualificada quanto vocês. Obrigada e um grande beijo.

  • Maria Tereza

    A avaliação diagnóstica é imprescindível para que possamos desenvolver um trabalho que promova a aprendizagem dos nossos alunos de forma satiafatória.
    Abraços.

  • graciela prates lourenço

    olá sos professor a dica e de suma importãncia onde você cita a questâo da avaliaçâo para saber da dificuldade que o seu aluno vem apresentado por isso colegas aproveitem essas dicas que serão valiosas no desempenho de seus aluno .
    graciela prates lourenço

  • EDNA

    Sera possivel me enviar exemplos de atividades diagnóstica para trabalhar com alunos do 2º ano? grata pela preocupaçao com nossa atuação

  • maria julia abdo lopes

    Maria Júlia
    fevereiro 18th, 2011 at20:42

    Boa Noite,
    Sou pedagoga e estou atuando em sala de aula, na escola que trabalho já
    temos como meta aplicarmos no início do ano letivo uma avaliação diagnóstica para verificarmos o nivel da turma e através deste diagnóstico elaborar um planejamento de acordo com cada turma.
    Parabéns a equipe SOS Professor pelo belo trabalho que vem fazendo e que muito nos ajuda.
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *