Professor Alpha – A Jornada do Herói

TRAILER FILME ALFA: https://youtu.be/GDqNF_PUkaQ

ALPHA WINDOW THEMES: https://themepack.me/theme/alpha-movie/

Dias de incertezas estamos vivendo neste ano. Nunca foi tão difícil encontrar terreno sólido para pisar. O que era conhecido ficou para trás, à nossa frente  nos deparamos com uma alta muralha e atrás dela não sabemos o que vamos encontrar.

O que fazer?  Talvez, a  pequena estória que vou lhe contar possa lhe dar uma nova perspectiva deste momento e leva-la a trilhar a Jornada do Herói.

Gosto muito de filmes, e a estória que vou lhe contar está em um filme intitulado Alpha (2018) da Sony Pictures. 

Alpha é a estória de um jovem chamado Keda que viveu há 20.000 anos atrás em uma tribo, onde os homens tinham de provar seu valor muito cedo. O pai de Keda procurou passar muitos ensinamentos verbalmente, mas tudo isso teria de ser validado durante a caçada aos bisões  junto com os caçadores experientes da sua tribo.

Na primeira caçada ,  Keda  é atacado e cai de um penhasco sendo considerado morto. A  tribo retorna, pois logo o inverno chegará e cobrirá toda a trilha com gelo o que tornará  impossível achar o caminho de volta a tribo.

Lá no fundo do penhasco Keda acorda, machucado e então começa sua jornada de sobrevivência e retorno a sua tribo. Ele está só  e ferido o que exigirá dele muita perseverança e coragem para enfrentar seus medos. Será uma jornada de crescimento pessoal.

No início desta jornada Keda é atacado por uma matilha de lobos e ele fere um dos lobos, no entanto decide não matar o animal e o leva consigo para tratá-lo. Em uma caverna, ele e o lobo iniciam um relacionamento. Depois de um tempo Keda decide que precisa sair da caverna e iniciar o retorno a sua tribo.

A partir daí, Keda e o lobo o qual ele dá o nome de Alpha, iniciam a jornada de desafios com  enfrentamento das dificuldades. Keda aprende com Alpha, e Alpha aprende a confiar em Keda. Duas naturezas que aprendem a caminhar juntas em equilíbrio.

Keda depara-se com o novo, o desconhecido a todo instante, e naquilo em que o jovem não tinha experiência, Alpha mostra o que fazer. As dificuldades treinam Keda a desenvolver a força mental e o apoio de Alpha fornece os elementos que o jovem precisa para amadurecer.

As dificuldades que enfrentamos diariamente nos impele a buscar e usar o que já sabemos para validarmos sua utilidade em situações novas. Duvidar em meio a uma situação de sobrevivência pode ser fatal. Dúvidas nos fazem parar, ficarmos travadas e isso traz frustrações, sentimento de impotência e fracasso. Esses sentimentos adoecem, drenam nossas forças e nos arrastam para uma caverna, que a princípio é segura e quentinha. Mas o objetivo da caverna é nos manter lá, para sempre, vivendo uma falsa sensação de segurança.

Se desejamos retornar a “ tribo”, precisamos fazer mais do que meramente sobreviver, precisamos nos aventurar, testar novas formas de caminhar, novas maneiras de solucionar problemas, adaptar ferramentas conhecidas para realizarem novas tarefas, e a partir de novas situações criarmos novas ferramentas.

Esta é a jornada do herói, sair da caverna, do lugar comum, enfrentar seus medos, superar desafios, adquirir novas ferramentas e fazer uso delas, queimar a ponte que ficou para trás e construir novos caminhos.

No processo o herói é transformado, torna-se um Alfa da sua matilha, desenvolve força e habilidade superior aos demais, lidera com sabedoria e dita novas regras.

Professor, você é o Alfa, esse momento é apenas uma  circunstância  passageira, e os desafios que ela traz,  são apenas instrumentos para fazê-lo crescer e ser fortalecido. Logo todos estaremos de volta e a nossa “ Tribo”  será impactada porque estamos chegando, e conosco trazemos novas formas de fazer.

Minha homenagem, meu agradecimento porque você Professor,  é o herói desta jornada.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.