Alunos de Exame

alunosdeexame

Todo ano é a mesma coisa: alunos brincam, não se dedicam, tratam com descaso os trabalhos a serem apresentados, não estudam e não realizam as tarefas, e então o óbvio acontece:  Reprovação ou então vários alunos de Exame ! 

Você tem alunos nesta situação? Com certeza deve ter, e muitos. Geralmente no Fundamental II e Ensino Médio o índice de alunos que ficam de Exame é muito alto. Isso porque, esses alunos praticamente não  recebem acompanhamento da família a respeito da rotina escolar, assim esses jovens ficam a mercê de si mesmos, afinal já são crescidos e a família acredita que não precisam mais serem supervisionados da mesma forma quando estavam no Fundamental I. 

Mas, será que isso é verdade ? Sei que, de tanto os Pais repetirem essa  falácia acabaram acreditando nela e por esta razão quando o filho reprova ou fica de Exame, a atitude mais óbvia desses Pais  é exigir explicações, de quem? do Professor !

 

POR QUE MEU FILHO FICOU DE EXAME ? 

Os Pais sempre acham que foi o Professor que “ deixou” o aluno de Exame. Nunca param para refletir que, quando os filhos são deixados a mercê de si próprios eles adotam outras prioridades que não são as mesmas dos Pais.  

Como não quero deixar você sem argumentos na Reunião de Pais do 4º.Bimestre, aqui estão algumas sugestões que os Pais merecem ouvir quando pedirem explicações do porque o filho está de Exame:

 

. Quem arruma o material escolar do João e garante que ele não esqueça de nada ?

. Quem  supervisiona o João quando há trabalhos e tarefas para   entregar?

. Quantas horas por dia o João fica no Facebook ? Skype ? etc

. O João tem rotina diária de Estudos ? Quem supervisiona  e acompanha ?

. Quando o João está em período de provas quem organiza a rotina de estudos dele ?

. A Sra. sabe quantos trabalhos  o João   não entregou ?

. Quais são as tarefas/responsabilidades do João durante o dia ?

 

EXAME FINAL: QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DA SUA ESCOLA?

 Você precisa ter com clareza, em mãos, e na ponta da língua quais são as regras e procedimentos para a realização do Exame Final e informar isso aos Pais na Reunião do 4º.Bimestre. Desta forma evitará mal entendidos e posteriormente até processos de recurso para averiguação de nota.  

Aqui vão algumas perguntas para você levantar as respostas: 

Até quantas disciplinas os alunos podem realizar Exames? 3? 5? Todas? Qual é a média do Exame ? Qual é o conteúdo a ser cobrado na prova de Exame ? Do ano inteiro ou apenas do 4º.Bimestre ?  Ocorrerá antes do Exame um período de revisão e/ou esclarecimento de dúvidas dos alunos ?  E quando o aluno alcança a média no Exame de outras disciplinas e apenas na sua ele não consegue, qual é o procedimento ? Há Reunião de Conselho para Exame Final ? 

 

COMO PREPARAR-SE PARA O RECURSO:

 

A prova de Exame Final é realizada, você corrige e… o aluno não alcança a nota, então o caso é debatido no Conselho e o aluno é reprovado.  

Neste caso a família pode “ concordar” ou “ discordar” com a reprovação, e a Lei permite a família entrar com pedido de Reconsideração (que é feito diretamente na Secretaria da Escola), para que o Conselho reúna-se novamente e reconsidere a decisão anterior. Os Pais tem 05 (cinco) dias , após tomarem conhecimento do resultado, para solicitar a Reconsideração. Por sua vez, a Escola tem 10 dias corridos para dar o parecer. 

Caso os Professores já estejam no recesso os mesmos não podem  ser convocados a comparecerem na Escola para  deliberarem. Por esta razão, verifique se o Regimento da sua Escola diz o contrário, pois se assim for o mesmo precisa ser revisado, pois estará em confronto com a Convenção Coletiva. 

Caso, o resultado permaneça o mesmo, a família pode entrar com pedido de Recurso (protocolado na Escola, porém endereçado ao Dirigente de Ensino).  

O Recurso funciona da seguinte maneira: A Escola encaminhará  o pedido de Recurso para o Dirigente Regional que: 

            § 3º – O Dirigente de Ensino poderá, para subsidiar sua decisão, designar supervisores para visita à escola e efetuar diligências.

            § 4º – Na análise do recurso deverá ser considerado:

            I – O cumprimento das normas regimentais no processo de retenção.

            II – A existência de atitudes discriminatórias contra o estudante.

 

Na diligência os Supervisores analisarão  todos os documentos que possam comprovar que a escola procedeu de forma correta em suas ações educativas e que a decisão de retenção foi apropriada. 

Como você pode observar, a etapa de Recurso requer que TODOS os documentos estejam em ordem, que os registros tenham sido realizados adequadamente durante o ano letivo. Se você Professor e Coordenador não deram conta disso o aluno será beneficiado com a aprovação, pois a Escola não conseguirá justificar a reprovação do mesmo.  

Outro dado para não esquecer é que, há prazo para que tudo isso seja feito, e geralmente como as provas de Exame Final ocorrem na primeira ou segunda semana de Dezembro, os Pais tem 05 dias, após tomarem ciência do resultado da Reconsideração, para protocolar o pedido de Recurso, e a Escola tem 3 dias para encaminhar o pedido de Recurso para a Diretoria de Ensino que em 15 dias deverá  emitir parecer. 

Meu conselho é que você  não deixe a situação chegar neste ponto, pois o Recurso é um processo desgastante tanto para o Aluno quanto para os Professores, principalmente se o mesmo ocorrer durante o recesso ou no período de Natal. 

Você tem alunos nesta situação ? Comente no Blog ! 

 

====================================================================

Legislação consultada:     Deliberação CEE-120, de 20-5-2013

.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *