
Volta às aulas – Integração dos Alunos
O ano letivo já começou nas escolas particulares e está para iniciar nas escolas públicas. O fato é que o mês de Fevereiro é focado em dois grandes objetivos: Integração dos Alunos e Avaliação Diagnóstica. Neste artigo vamos nos ater ao primeiro objetivo: Integração dos Alunos.
As crianças e jovens, ficam muito apreensivos no retorno das aulas, pois há um sem número de situações que terão que enfrentar, é um misto de expectativas boas e ao mesmo tempo um medo do desconhecido, afinal são novos Professores, novos amigos, nova escola, como serão recebidos? Será que vão gostar ? Inquietações estas que o Professor deve estar atento na volta às aulas.
Por isso, nem pense em já ir entrando na sala de aula enchendo o quadro negro de tarefas, pedindo trabalhos, marcando provas, cobrando isso, cobrando aquilo, enfim, você já será vista como a “ chata da hora” .
Lembre-se, as crianças e jovens, precisam inicialmente de um certo espaço para se expressarem, interagirem, conhecerem o “ novo território”, conhecer você, os novos amigos, a nova escola. Afinal, eles ficaram praticamente quase dois meses de férias, fazendo um sem número de coisas e agora querem compartilhar, precisam disso. Então use esta necessidade de compartilhar ao seu favor, aproveitando para fazer com que todos possam se conhecer melhor e já criar laços de amizade.
Aqui vão algumas dicas simples, separadas por estágios:
– Educação Infantil:
Crianças pequenas choram no primeiro dia de aula, porém o período de adaptação pode durar até uma semana. A mãe fica apreensiva e quer entrar junto, ou muitas vezes acaba levando a criança embora e no dia seguinte a criança chora para não ir para a escola e a mãe cede não levando. Isso faz com que a criança demore muito mais a se ambientar. Para evitar que esse período se alongue além do necessário, é preciso que a Professora e os funcionários de Apoio estejam devidamente orientados a entreter as crianças com muitos jogos e brincadeiras coletivas, afinal nenhuma criança resiste a hora de brincar.
Caso a mãe entre na sala de aula no primeiro dia, deixe-a instruída a incentivar a criança a brincar com os coleguinhas, jamais deixá-la todo o tempo no colo pois isso a impede de interagir mais livremente com os novos amigos e com os brinquedos, e a levar a criança para a escola TODOS os dias.
– Educação Fundamental
Tanto no Fundamental I quanto no Fundamental II as crianças e jovens esperam que os amigos venham chamá-la para brincar ou conversar. Os mais “ descolados” tomam a iniciativa até porque já conhecem quase todo mundo, porém aqueles alunos que vieram de outras escolas sentem-se deslocados, apreensivos e inseguros de abordar esse monte de “estranhos”.
Ao Professor cabe a tarefa de criar várias atividades, sempre coletivas, em forma de gincanas, desafios, jogos, brincadeiras, para quebrar o gelo do grupo.
Outro modo muito eficaz é selecionar dois alunos, para serem os guias desses novos alunos dentro do ambiente escolar, ficando assim incumbidos de mostrar onde é a cantina, os banheiros, o laboratório, enfim todas as dependências da escola, além de ajudar a enturmá-lo no grupo. Assim, cada dois alunos antigos ficam incumbidos de um aluno novo durante um dia, depois faz-se o revezamento passando esse aluno novo, para outra dupla de alunos antigos, até que os alunos novos tenham ficado com todos os alunos antigos.
– Ensino Médio
Já no Ensino Médio os alunos nesta fase precisam passar a mensagem de “força moral ”, e “ independência” para o grupo então aqui será preciso que o Professor use de sensibilidade e sutileza para integrar os alunos novos, pois há uma grande resistência em não permitir “gente estranha” no grupo.
Para quebrar esse “ iceberg” levante em um bate papo, ou crie uma atividade em forma de brincadeira, onde cada um tenha que falar das coisas que mais gostam de fazer, assim você terá muitas informações rapidamente para criar um projeto coletivo onde todos tenham que participar e apresentar antes da aula terminar. Exemplo: criar uma música, fazer uma imitação, criar um traje engraçado, fazer uma performance em grupo.
Você também pode utilizar a estratégia citada acima de usar os alunos antigos como guias para ajudar a enturmar os alunos novos.
– EJA (Educação de Jovens e Adultos)
O público de EJA, tem suas peculiaridades, pois já é um público adulto, que trabalha, muitos já são casados, tem filhos, família para alimentar e contas para pagar, geralmente reservam o período noturno para estudar, pois trabalham durante o dia. Assim, a abordagem de interação precisa levar isso em conta. Por isso investigue em um bate papo, ou por meio de uma atividade de quebra gelo, para que esses alunos falem mais sobre sua história, seus sonhos, e suas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Desse modo todos acabam se “vendo” nas estórias do outro e isso possibilita a criação de um elo de camaradagem, amizade e cumplicidade.
Outra estratégia é, o grupo criar um portfólio sobre os sonhos e projetos de vida que almejam alcançar, e juntos discutirem como isso pode ser atingido. Ao realizar esta atividade todos começam a se sentir participantes do sonho do colega e isso os une muito, pois acabam compartilhando ao longo do ano todas as vitórias conquistadas.
Todos esses cuidados e esse olhar sensível no momento de planejar as atividades de integração, mostra aos alunos o tipo de Professor que você é. E isso é também um exercício para que você também seja integrado ao grupo.
Como os alunos verão o Professor durante todo ano, e talvez durante toda a vida, vai depender muito do tipo de abordagem que você terá nessas primeiras semanas de aula.
Você tem outras estratégias ? Gostaria de compartilhar ? Então mãos a obra, comente neste blog.
==============================================================

151 Comentários
Jussimária Oliveira
Fico feliz em ver registrado aqui a preocupação por parte de muitos professores em oferecer ao discente uma boa acolhida. Quando agimos assim, planejando cada momento do ano letivo fica provado o quanto nos preocupamos com os cidadãos que estamos formando e isso é o que realmente importa na educação.
Boa sorte a todos e um ótimo ano!
Genivaldo
Completo 26 anos em sala de aula.Apesar da experiência, cada ano e turma são singulares.Sou professor de português e gostei das dicas como dinâmicas para início do ano. Sempre no início do ano letivo, a gente costuma ‘quebrar os gelos’ com algumas dinâmicas seguindo nessa direção!
Preocupo-me também como que a ciência avançou, notadamente a Linguística e a Pedagogia, procurando atualizar-me com os seus “achados” para que a ponte entre o pedagógico e a teoria seja a razão de aulas dinâmicas e proveitosas.
Estaremos nessa interação pedagógica nesse 2011 que se inicia!Saudações cordiais, Prof. Genivaldo Guimarães dos Santos.
Gildeane
Gostei muito das orientações. Queria algumas sugestões para o primeiro dia de aula com alunos de 6 e 7 anos.
Sandra Mascarenhas
Olá!
Gostei da estratégia da gincana, ainda não usei como atividade de acolhimento e de boas- vindas, achei bastante interessante, envolve todos os alunos e pode ser também trabalhada com o lúdico.
Um bom ano letivo para todos nós!
Obrigada pelas dicas.
Abraços!
Sandra Mascarenhas.
Fatima Tourinho
Como sempre pego os alunos novatos na escola, faço com eles a Dinâmica do Espelho, que eles são “os presentes” que recebi naquele ano.Sempre dá bons resultados.
Vera Lúcia
Olá professores! Gostaria de contar com a colaboração de vocês no envio de sugestões de dinâmicas em salas de aula . Dinâmicas que envolvam músicas,conhecimentos inter pessoais,jogos, valores, etc. Estive lendo alguns comentários e sugestões muito interessantes. Acho este primeiro momento muito importante e que pode abrir um leque de expectativas em relação aos nossos alunos. Estou falando assim porque estou começando em
uma escola nova e ainda não conheço os alunos assim como eles não me conhece.
Carmen Lucilia
Oi!
A coisa não deve ser muito facil para aqueles alunos que estão chegando tranferidos de outra escola, este ano trabalho com o quinto ano do ensino fundamental em minha escola, que uma escola pequena e todos se conhecem. Por se tratar de uma escola de tempo integral os pais estão matriculando seus filhos, e está havendo uma enorme entrada de alunos e este momento de introdução e interação e fundamental. Essa acolhida, em sala de aula, portanto, envolve algo descontraído, o mais lúdico possível, deixando clara a rotina que teremos na semana.
Noélia gabriel
Seu trabalho é excelente está de parabéns.Como ensino no ensino médio,sociologia,filosofia,matemática e atualidades,muitas disciplinas para completar uma carga horária de 20 horas.Gostaria de receber textos reflexivos para iniciar a aula,mensagens,dinâmicasdessas disciplinas.
Parabéns!
Fatima
Olá! Achei excelente as informações sobre Integração,principalmente da Ed. Infantil;este ano tenho sobre minha responsabilidade 10 classes.Espero contar com o apoio das professoras,para que tudo corra na maior tranquilidade em busca do objetivo da aprendizagem e adaptação dessas crianças.
Grata Fatima
Rita
Ola! Gostaria de receber dinâmicas para o primeiro dia de aula. Obrigado
Maria Auxiliadora
Gostei bastante dos textos, e ao mesmo podemos colocar na prática em sala de aula. Parabéns ,pelos artigos.Valeu! Obrigada.
Sueli de Oliveira Leite
Obrigada pelas dicas, estou trabalhando nesse propósito e a sua orientação serve como guia em que posso avaliar-me e refletir sobre o meu plano de aula. Bjs no coração.
ANA PAULA
Olá!Parabéns Roseli Brito!
Adorei a matéria . Realmente sofro sempre com o início do ano letivo.
Gostaria de receber algumas sugestões de dinâmicas.Obrigada.
ATT.
Ana Paula Nogueira de Souza.
heudrevania
GOSTEI DE TODOS OS CURSOS.
Espero que continue.
Jacira Pereira Sena
Olá a todos, atualmente atuo na coordenação pedagógica da escola, como nossa comunidade é pequena junto com os colegas resolvemos fazer atividades diferentes dos anos anteriores. Sempre no primeiro dia de aula temos A aula inaugural, ou seja, diferente e pra este ano teremos no primeiro momento Hino de louvor, leitura e reflexão de um livro da Biblia, trailer de alguns filmes em que um professor fará o cometário, no segundo momento apresentação de um slide por mim sobre a importancia da escola e o encerramento com a Diretora. Todos os alunos de cada turno estarão reunidos no patio da escola e as atividades são distribuidas entre o grupo. As atividades são voltadas para que os alunos reflitam sobre a vida, o amor, a paz…
Se alguém interessar passo o nome do filme depois. Abraços
Um dia antes tem sempre um reunião com os pais e comunidade, os representantes de cada igreja fara uma breve reflexão, depois apresentaremos o projeto do ano letivo, prestação de contas dos materiais comprados.
heudrevania
Gostei detodos os cursos.espero que continue dando digas para nós professores.
Anderson Luis da Silva
Muito obrigado pelas dicas são excelentes, eu no momento estou sem escola, mas ao iniciar o meu trabalho penso em seguir essas dicas.Abraços
Jaqueline
Hey Roseli e equipe,tenho sido muito acrescida com todo este material que vcs tem me enviado.São realmente práticos e úteis,para facilitar nossa dinâmica na sala de aula.O mais bacana é ser gratuito e não perder a qualidade.Sua idéia é bem bacana e eficiente.Parabéns e obrigada.Estarei sempre checando cada artigo.
celia
E para quem é professora e está vice-diretora qual a dica para receber os alunos? Na escola em que trabalho o bulling está presente atingindo a todos mesmo com vários trabalhos e projetos para combatê-lo e este problema já nos preocupa para o início das aulas.Precisamos combatê-lo logo.Como procedermos?
Elói
Trabalho há oito anos com educação de jovens e adultos, e não tenho muita postura para trabalhar com ensino regular. então vejo que trabalhar com EJA tem que ser diferenciado, até no modo de avaliar pois pode haver uma grande evasão de alunos, se pensarmos em uma avaliação sistemática, sem considerar o que os alunos sabem na sua vida, na sua profissão, na sua comunidade etc.
Lucia
Gostei muito dos artigos.Parabéns!
Sou pedagoga e trabalho com O Ensino Médio Noturno e me preocupa o desinteresse e falta de perspectiva entre muitos aluno culminando com a evasão e consequente repetência. Gostaria de sugestões para auxiliar os professores e resolver estes problemas.
Obrigada!
Marilene
Gostei dos lembretes sobre a necessidade de um bom acolhimento aos alunos principalmente no início do ano.
Por outro lado, gostaria de tocar numa outra questão:
*Algumas escolas mantem os mesmos alunos nas turmas do primeiro ao quinto ano.
*Os alunos tem sempre os mesmos colegas.
*Os colegas desenvolvem laços tão fortes, que um bilhete que siga para os pais de um deles, por não ter realizado a tarefa, incomoda a turma inteira.
Será que estou tendo uma visão pessimista?
Mari Lima
Olá,
Sou professora do ensino médio de Língua Portuguesa, a cada ano procuro dar sentido ao que ensino, comecei a entender que em determinados conteúdos o sentido será mais claramente percebido pelo aluno muitas vezes quando ele já estiver fora da escola.Então, é isso, você lida com o que está próximo e com o que um dia estará mais próximo dele, nesse dia ele pode lembrar da aula e até de você.Também ensinamos para isso.
Quanto aos seus artigos, eles são ótimos, pois nos desafia.
Continue. Parabéns.
Mari Lima
REGINA
GOSTEI DO ARTIGO.
SEMPRE VALE A PENA NOVAS IDEIAS, OU AQUELAS QUE JÁ COLOCAMOS EM PRÁTICA, PARA REFLETIRMOS SOBRE.
UM GRANDE ABRAÇO.
REGINA STAUFFER
Neuza Ribeiro
Olá Roseli, mais uma vez parabéns os seus artigos são ótimos.
carine
Adorei as dicas.Gostaria de receber algumas sugestões de diagnósticas de matemática e língua portuguesa do fund I.
Obrigada!
Ana Lucia
O inicio das aulas realmente desperta uma ansiedade e muitas expectativas. Gostaria de receber algumas dinamicas para a faixa de 6 e 7 anos.Obrigado.
Laurenele
Gosto muito de música para a acolhida e tem dado certo,para que eles falem o nome como trabalho como Fundamental I fica fácil.Gosto muito de ler seus artigos . Parabéns!!!!
Rosilene
Adorei os depoimentos de Elssye e Cida!
É muito bom compartilharmos as experiências. Já tive início de depressão por causa do descaso dos alunos, mas lendo os relatos me conscientizei que, a agressão não é para o professor, e sim para seus pais.
Obrigada por tudo! Valeu!!!
Jacqueline
Olá!!! Inicio de ano sempre bate um “frio” na barriga, não importa quantos anos temos de experiências. As dinâmicas devem ser elaboradas de acordo com a faixa etária, tem uma que gosto muito pode ser realizada em qualquer nível de ensino, sempre respeitando a maturidade do aluno. Gosto de iniciar conversando com eles sobre as expectativas em relação ao ano letivo, as metas e objetivos relacionada a aprendizagem, aos colegas, aos professores e a escola. Peço que escrevam e coloquem em um envelope. Guardamos todas as cartas em uma caixa que será aberta no final do ano letivo para confirmar o que conseguimos vencer e até comparar se mudamos nossas expectativas. Depois faço atividades em pequenos grupos para combinarmos nossas regras de convivência, cada grupo apresenta a sua, onde definimos a regras da turma e por fim gosto de fazer desafios e jogos de curta duração.Sempre é legal, e cada ano tento inventar algo diferente, pois muitas turmas já passaram por mim, então temos que ter criatividade.
Adorei o artigo e acredito que sempre podemos melhorar nossas técnicas e estratégias para alcançar nossos objetivos.
Um abraço a todos.
ALUIZIO MEDEIROS
IMPRIMI O ARTIGO E LEVEI PARA QUE OS PROFESSORES LESSEM. FOI MUITO BOM O DEPOIMENTO DE TODOS. NÃO PERCO UM ARTIGO E ESPERO CONTINUAR COM OS MESMOS. OBRIGADO E MAIS UMA VEZ PARABÉNS. ALUIZIO LMEDEIROS
Ana Karina Sousa Duailibe
Essa acolhida, em sala de aula, portanto, envolve algo descontraído, o mais lúdico possível, deixando clara a rotina que teremos na semana.
Iniciei com a disciplina de informática no curso profissionalizante, em janeiro, fazendo o seguinte: no início, apresentei a disciplina, o que esperava deles, enquanto alunos, suas responsabilidades, meu modo de trabalho e avaliação; apresentei o computador e suas ferramentas, sua utilidade, importância, função social, enfim; deixei que eles interagissem, sempre dizlpgando sobre suas impressões sobre o que falávamos; em seguida, fizamos alguns exemplos práticos sobre a venda de um computador, explorando a Internet. Para casa, foi enviada a pesquisa sobre a venda de um computador.
Ana Karina Sousa Duailibe
Essa abordagem é excelente! De fato, o ano letivo começa, agora, nas escolas públicas. A volta às aulas envolve uma série de organizações e programações na escola: a 1ª semana de aula para os professores e alunos; a acolhida aos pais pelo diretor, pelo coordenador, e pelos professores, transmitindo alegria e confiança;o planejamento das atividades iniciais; a fala do diretor sobre o funcionamento da escola; a apresentação da equipe de trabalho; o lanche; alguma apresentação lúdica, teatral, enfim, tudo precisa ser pensado e planejado.
É um momento importante de acolhida, de conhecimento, de diagnóstico, de boas-vindas, de apresentação e reconhecimento.
edilma
Fico muito grata pelas dicas, valeu.
Eliene
Gostaria de receber novas dinâmicas.
Eliene.
Eliene
Trabalho com Língua Portuguesa faço a dinâmica do porta retrato onde o discente confecciona cada um o seu após a confecção ele se identifica, escreve como ele está se sentindo naquele momento.No verso ele escreve qual o objetivo quer alcançar então chega a hora da apresentação, depois da apresentação faz a troca dos portas retratos.cada discente deverá pegar o porta retrato diferente para ver quem memorizou o nome do colega e o objetivo que quer alcançar.
É bastante interessante.
Eliene
iracema
Olá!
Agradeço as máterias enviadas por me ajudarem a desenvolver na sala de aula um ambiente adequado ao processo de ensino/aprendizagem.
Joselito Almeida
Matéria importante para realizar uma dinâmica em sala de aula e auxiliar na integração dos alunos e na formação de grupos de trabalho.
eliane xavier
Gostei muito das informações sobre integração, porém este ano estou com a mesma turma, que agora é 2º ano do fundamental I e gostaria de sugestões de dinâmicas, caso alguém tenha ideias, pois não quero ser repetitiva com eles.
andreia rocha
Estou organizando meu plano de curso e as atividades da primeira semana de aula. Gostei das orientações e a partir delas vou organizar atividades interativas e lúdicas que possibilitem aos meus alunos o prazer do retorno às aulas.
Alaide Amaral
Estou, realmente, precisando de dicas sobre como promover aintegração dos alunos. Geralmente trabalho em salas mistas com um plúblico que apresenta idade, interesses e estilo de vida diversificado.
Abraços, Alaide.
Nanci Rita
Olá,
Trabalho com crianças de 6 e 7 anos, gostaria de receber algumas dinamicas para o primeiro dia de aula.
Cida Araujo
Olá!
Não gostar de leitura é um mal brasileiro, mais ainda na adolescência. Já trabalhei em escola particular e sempre tinha êxito nas aulas quando trabalhava com teatro, dramatizações ou teatro com fantoches preparado com as turmas mais avançadas para as turmas dos menores. Hoje temos mais um recurso que é montar filmes curtinhos para colocar no youtube. Além dos alunos se sentirem “famosos”, poderão mostrar para toda a família o que sabem. “Falar” uma língua estrangeira é mais interessante do que conseguir ler um texto em lingua estrangeira. Ainda que tome mais tempo e você não consiga ensinar-lhes tudo, os alunos tomarão gosto e procurão aprender por conta própria.
Sucesso!
sandra maria de moura
Gostei muito das dicas ,e gostaria sempre de receber dicas importantes para que eu possa lidar melhor com meus alunos no ensino fundamental e medio
Ionara
Acredito que umas das maneiras de acolher esse alunos é através de dinamicas de integraçao.E aquelas também que mostram a importancia de se trabalhar em grupo.O professor precisa mostrar a todo momento que está motivado para trabalhar .bjos
eliane
Olá!
Adorei a matéria . Realmente sofro sempre com o início do ano letivo.
Gostaria de receber algumas sugestões de dinâmicas.Obrigada. Eliane
Debora
Olá, trabalho na educação infantil e realmente temos que ter muita paciência e idéias pra a adaptação dos pequenos, pois tem alguns que demoram não semanas mas meses para acostumar com o novo universo que lhes é apresentado.Neste período procuro oferecer massa de modelagem, jogos de armar, canto músicas e conto histórias(eles adoram), além da atividade livre, procuro manter a turma mais unida para evitar as “fugas”. No inicío é um pouco complicado mas quando passa essa fase é tudo de bom.Um abraço.
Elssye Alemão
Oi Colegas! Penei muito tempo tentando aulas de inglês mais dinâmicas e alegres, para que meus alunos gostassem mais de mim e da aula. Sempre fui uma professora série, apesar de sempre sorridente, e só queria dar minha aula. Um dia, precisei de acompanhamento psicológico por depressão e uma coisa que ele disse foi que eu via as agressões, pouco caso, desinteresse dos meus alunos como endereçado a mim. E que eu precisava conhecer um pouco mais os meus alunos porque na verdade, a reação deles era na maioria das vezes uma reação contra o que eles viviam em casa. Pensei muito nisto e comecei a conhecer melhor meus alunos. Não me tornei “amiguinha” deles, mas mostrei a eles através de contar as minhas próprias dificuldades, limites, dúvidas, que eu estava ali e me importava com cada um como pessoa e não só como aluno. Sem dizer, mostrei que podiam contar comigo como parceira. E tudo começou a mudar. Eles passaram a me respeitar mais, pelo respeito que eles viam que eu tinha por eles. Com adolescentes isto foi muito bom, mas, infelizmente, com EJA, esta atitude não “colou”. Ainda estou buscando a receita para o trabalho e entendimento com adultos. Deus nos abençoe a todos! Abraço a todos.
edleusa
olá, não tenho muita experiência como professora, atuei no final do semestre passado pla primeira vez. Mas uma boa atividade pra início das aulas seria um bom diálogo com os aluno, perguntando-lhes suas expectativas e finalizaria com uma dinâmica de grupo, é bastante divertido e uma forma de quebrar o gelo.
obrigado
Leila
Trabalho com Língua Espanhola e no colégio há um rodízio de 3 anos para cada língua estrangeira(francês e tbm inglês). Assim, já conheço todos os alunos (pouquíssimos entrarão este ano no 3o.ano do ensino médio). Sei que adquiri muitas antipatias nestes anos e não gostaria de reforçar esta situação. Tento a cada aula criar uma atividade diferente, mas quase sempre não agrado. Pior, que eles não querem sugerir, nem ler, nem nada…buscam a nota. Tenho sonhado muito com o início do ano letivo.Sofro e não sei como fazer para eles gostarem das músicas e textos espanhóis que lhes dou.Podem me ajudar?Um abraço.