Dicas para Semana Pedagógica

De fato o ano letivo começa quando inicia a  Semana Pedagógica dentro da Escola. Infelizmente muitas não sabem verdadeiramente o que fazer na Semana Pedagógica e outras utilizam este precioso tempo apenas para ficar discutindo longos  textos, realizando dinâmicas de motivação, um oba-oba que não acrescenta nada de concreto ao trabalho que deverá ser realizado ao longo do ano.

Mas, o que é a Semana Pedagógica ? Porque ela é importante? Por que a Escola DEVE realizá-la ? Objetivamente falando a Semana Pedagógica é um momento de analisar o que deu e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações para fazer mais do certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Geralmente esta Semana Pedagógica ocorre no mês de Janeiro, logo que os Professores retornam do recesso. Em algumas Escolas ocorrem em 5 dias, outras em 7 a 10 dias. O fato é: não importa se você tem mais ou menos tempo, o que importa é que há assuntos ou temas   importantes que não podem deixar de ser discutidos nesse  período.

Pauta/Temas da Semana Pedagógica:

  • . Integração dos Professores novos com todos membros da Equipe (Apoio, Administrativo, etc), bem como o esclarecimento das metas  da escola a serem atingidas nesse novo ano
  • . Análise dos dados do ano anterior (aprovação/reprovação/por sala/turma (índices: ex.IDEB)
  • . Ajustes no PPP com avaliação e monitoramento  das metas estabelecidas
  • . Desafios enfrentados no ano anterior, com definição de  ações /soluções para o novo ano que se inicia
  • . Calendário escolar e estabelecimento da rotina escolar
  • . Passagem da turma para o novo Professor  (informar as necessidades a serem trabalhadas e progressos já alcançados)
  • . Planejamento Geral (Plano de Ensino/Projetos/Reforço/Alunos com NEE/Avaliação)
  • . Formação Continuada: como ela ocorrerá durante o ano
  • . Avaliação Institucional e da Equipe: informar como ela ocorrerá

 

  Materiais necessários:

  • . Quadros com índices de aproveitamento por sala/turma
  • . Quadro de Horário das Aulas
  • . Calendário Escolar
  • . Cópias do PPP
  • . Proposta curricular
  • . Planos de Ensino

Lembre-se a Semana Pedagógica começa no início do ano letivo, porém só termina quando o ano letivo se encerra. Encare da seguinte forma, o PPP é a bússola que norteará todo o trabalho desenvolvido no ano, e a Semana Pedagógica fornece o grande “itinerário”, dessa jornada.

Por esta razão é de extrema importância logo no início do ano mostrar a toda a Equipe, o resultado, em números, do trabalho que eles estão desempenhando na Escola. Só assim ficará claro que se os resultados apresentados ainda não estão satisfatórios, significa que a Equipe terá que fazer melhor neste novo ano, ou seja, fazer diferente do que estão fazendo até então, e para isso será necessário implantar novas ações, dar importância a capacitação que deve ser constante e  fazer parte da  rotina da Escola.

Caberá ao Coordenador, juntamente com os demais envolvidos na Equipe Estratégica (Diretor, Vice, Supervisor) elaborar um Programa de Educação Continuada para todos os membros da Equipe, pois é a capacitação dos envolvidos que garantirá  que as metas estabelecidas no PPP e compartilhadas na Semana Pedagógica  sejam alcançadas.

A Semana Pedagógica tem seus objetivos atingidos quando todos saem dela sabendo que a “sua” parte compõe o “todo”, e que se  esse “todo”  está “doente”  e caminha de modo ineficiente, então cada um deverá mudar. Ficar do mesmo tamanho também já não será mais uma opção, todos deverão  crescer, aprimorar-se, fazer o melhor e sair em busca de mais.

Agora você decide: ou fica do mesmo jeito e  continua contribuindo para deixar a Escola “doente”, ou aceita o desafio de mudar e trazer a “cura”.

Então, o que vai ser ?

Recursos para o Coordenador: Guia Semana Pedagógica

Todos os dados levantados no  Pré Planejamento,  definição  do Plano do Ensino dá continuidade a terceira fase do Planejamento Escolar e converge  para a Semana Pedagógica.

Muitos Gestores confundem a Semana Pedagógica com o planejamento em si, e desconsideram todo um levantamento prévio que se faz necessário para conceber o Planejamento Escolar.

O Planejamento Escolar é a somatória de todos esses levantamentos prévios, análise dos dados, estabelecimento de metas e a criação de diretrizes para que a organização escolar e pedagógica contribuam para que tudo o que foi estabelecido nas diversas etapas do planejamento sejam alcançadas.

Conforme ensinado no Guia de  Planejamento  até aqui você já terá  em mãos:

. Dados do trabalho do ano anterior

. Metas de aprendizado já estabelecidas

. Diretrizes da organização escolar já esboçadas e/ou definidas

. Matriz de Plano de Ensino ajustada às necessidades da sua Escola

 

Agora é o momento de informar a Equipe a respeito:

. da organização escolar

. da organização pedagógica

. das metas de aprendizado dos alunos

. dos Planos de Ensino

. orientar quanto aos feriados e pontos facultativos

. elaboração do Calendário Escolar

. elaboração da grade horária das aulas

. passagem de turma do Ensino Fundamental e Médio

. Criação de procedimentos

. Etc….etc….etc…

Você encontrará tudo no  Guia Semana Pedagógica  para que  você  possa organizar e brilhar na sua Semana Pedagógica de maneira objetiva e eficiente.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

210 Comentários

  • Nadia Cristina

    Você é uma educadora comprometidada com o que faz. Portanto só tenho que agradecer por essa opotunidade.Trabalho como coordenadora e os temas do curso só vem a ampliar meus conhecimentos.
    Obrigada!!!!!!!!!!!!

  • Ana Maria

    Todas essas dicas que vc me envia tem ajudado a melhorar minha postura diante aos meus alunos e consequentemente a disciplina entre eles tem melhorado gradativamente. Obrigado, coordenadora virtual.Abraços continue passando essas informações que só fazem acrescentar para a melhoria da educação.

  • Elsimar F. Coutinho

    Os textos que têm me ajudado muito na sala de aula. As orientações são bem claras e objetivas.

  • oliveira

    Oliveira

    obrigada pelas dicas, essas orientações me ajudaram a crescer bastante em 2010

  • Dagmar Soares Ramos

    Achei muito pertinente as sugestões para a semana pedagógica, de fato preisamos repensar o fazer da escola continuamente. Estou feliz de poder participar desse curso, sei que terei muito a apreender. Abraços! Dagmar

  • Joana Lima

    Adorei suas dicas. Cresci muito este ano que passou ,graças a este maravilhoso curso que você nos ofereceu.Pessoas como você são iluminadas. Continue brilhando sempre.Abraços.

  • Marcos Antonio

    Está sendo muito importante o apoio passado por você, suas orientações tem facilitado muito o meu trabalho. Fico muito grato por esta grande contribuição.

  • Waldemar Júnior

    ótima orientação. Precisamos sim, desse suporte para facilitar o nosso trabalho. O que falta na verdade é mais vontade e dedicação por parte de muitos profissionais que só pensam no salário

  • Telma Reis

    Bom dia Roseli,

    Suas sugestões foram muito pertinentes, pois a semana pedagógica não se resume em dinâmicas e leituras de textos é preciso nós envolvidos no processo educacional entendermos que o aluno precisa estar em primeiro lugar a fim de elaborarmos planos e definirmos metas reais
    bjs

  • Cácia Vieira

    Prezada Roseli,

    Obrigada pelas informações!
    Os seus textos tem ajudado-me a preparar melhor o terreno da educação…
    Abraços & Sucesso

  • janaina moreira

    Como caloura aqui neste maravilhoso espaço, estamos na integra compartilhando conhecimentos e experiências, conhecimento é isso “levar a frente e compartilhar” para construção do conhecimento e afloração de novas reflexões!

  • Deyse Sampaio Leal

    OI professora, adoro seus textos e servem como base pra muitas coisas que realizo. PRecisamos nos ajudar cada vez mais para termos uma educação de qualidade e mudarmos o rumo das coisas.Chega de ficarmos parados trabalhando e vendo nosso esforços serem em vão.beijoss.

  • Rubenita Borges

    Suas dicas sobre a semana pedagógica são importantes para toda comunidade escolar.Assim, os envolvidos terão consciência do seu papel. E tenha certeza que as mesmas serão de grande valia para nossa escola.O curso é muito bom. Obrigada!

  • Maria Alice Alves da Silva

    Oi professora estamos em tempos dificeis e conseguir orientar uma turma está complicado. más seu apoio éstá nos ajudando muito valeu, beijos.

  • Prof. Émerson Rib eiro

    Prezada Roseli.
    Suas orientações são sempre atuais e de grande valia, que vem me ajudando muito nos estudos e preparos mais adequados para as aulas de matemática. Agradeço pela oportunidade de recebê-las.

  • Ceiça

    Simplesmente eu amo receber os seus e-mails…. Suas dicas são preciosíssimas… ADORO!!!!
    Parabéns!!!

  • Joana DArc

    Roseli continue com este trabalho maravilhoso. Trabalho em duas escolas uma particular e outra pública. Iniciarei o ano trabalhando com o seu material. Gostei muito das dicas da Semana Pedagógica.
    Abraçõs! Vamos em frente.

  • Váléria Bueno

    O texto traz dicas maravilhosas e de forma clara. Gostei da maneira como conceitua a semana Pedagógica. É necessário que toda a equipe escolar tenha essa informação e a partir disso crie consciência de que é preciso mudar e ter formação, podendo assim ajudar aluno e a escola.

  • clovis henriqeu damasceno

    estou bastante satisfeito com essa interaçao entre professores e sua equipe pedagogica.

  • Erica

    Trabalho em uma escola há tres anos e para mim a Semana Pedagogica é uma chateação pois o que se ve são conversas sobre as ferias e nada se tem haver com o que foi esclarecido acima, achei muito interessante as dicas e elas contribuiram para melhorar o desenvolvimento da escola.

  • Alina Trigueiros

    Bom dia,
    Suas orientações são valiosas para mim, estou aprendendo muito, continue me enviando seus textos

  • Tatiana Andrade

    Suas dicas são preciosas e colaboram bastante para o meu trabalho como professora e coordenadora. A Semana Pedagógica precisa ser compreendida por toda comunidade escolar(diretor, coordenador, professores e equipe de apoio) como o fazer educativo desde o inicio das aulas até o seu término, não se resume apenas a uma semana de discussões intermináveis, mas deve sim buscar soluções para os diversos problemas que sobrecarregam a escola. Contando com o total apoio das Secretarias de Educação. Muito obrigada!

  • marcos antonio

    Bom dia,
    começar certo é o melhor caminho. Aparar as arestas que dificultam tanto a semana pedagógica. São todos com o mesmo pensamento em melhorar, não ficarem achando que o outro fez errado.
    O SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE. Bom ano para todos nós, pois as crianças, esperam por um novo horizonte.

  • Silvana

    Obrigada! Suas sugestões estão sendo de grande valia, que bom ler e ver que muitos profissionais estão acompanhando seu trabalho. Parabéns!

  • Márcia

    O texto “semana pedagógica” realmente é muito proveitoso, bem detalhado,direcionando nossas ações enquanto coordenadores.Isso mesmo, às vezes estamos tão preocupados como chegar a um bom rendimento do ensino e da aprendizagem que esquecemos de algumas abordagens simples que podem ser feitas pelos dados que foram citados na pauta do texto e que realmente nos dá suporte e o norte para poder avaliar com eficiência o ensino /aprendizagem.

  • Eunice Gomes Blanca

    Estou gostando muito dessas dicas acho muito importante ele nos orienta muito obrigado.

  • Saulo Carvalho Silvas

    Dos 50 comentários pude perceber apenas um homem Itamar Esteves…
    Será que na coordenação das escolas estaduais de MG, não está faltando + eles????

    Não posso concordar com minha filha Marcela(17 anos), quando diz que o fracasso da escola brasileira, poderia ser menor com a uma presença maior deles na coordenação e administração da ESCOLA.

    Abraços a todos deste magnifico curso, especialmente para vc Roseli.

  • CARLA GAMA

    Semana pedagógica é o momento de preparar o terreno, é muito importante para planejar, definir prioridades, saber aonde queremos chegar.Nunca faltei a nenhuma, mas confesso que às vezes a semana pedagógica se transforma em reuniões infrutiferas, com a peda do foco principal.

  • Marilza Matias

    Com certeza, esse balanço irá direcionar também um plano de trabalho anual e esse é o retrato de uma verdadeira jornada pedagógica, que não se resume a uma semana. As suas sugestões estão sendo muito úteis para aprimorar o nosso trabalho e certamente me auxiliará no planejamento da semana pedagógica em minha escola. Abraços.

  • Nanci Carvalho

    Fantástico!Adorei o texto e sua proposta é inovadora, brilhante!
    A Semana Pedagógica esse ano será bem diferente após a leitura desse texto.
    Que Deus a ilumine sempre. Um Abraço!!

  • Maria Silviane

    Nossa!Acho que o núcleo gestor da minha escola está acompanhando o curso, pois o cronograma da semana pedagógica que nos foi entregue hoje está tal e qual a proposta de vocês!Isso me deixou muito feliz,pois indica que estão procurando inovações!

  • Adriana Vieira

    Roseli suas dicas são preciosas. Já estou utilizando na minha ação pedagógica. Valeu muitão!!!! Carinhosamente Adriana Vieira

  • Aurivan Oliveira

    Olá Roseli, gostei!!!!!! Suas dicas são importantíssimas,é interessante que todo educador tenha oportunidade de conhecer, são orientações válidas à toda prática pedagógica.Obrigada por essa formação continuada. Estou amando…

  • Vívian Maciel

    Sua contribuições são peças chaves para o crescimento pessoal e profissional, visto que um depende do outro. Obrigada por pensar em uma educação melhor.

  • Maria Telma

    Roseli

    Tenho certeza que todos os seus e-mails foram de suma importância para o desenvolvimento de todas as pessoas que os leram.
    Quanto a sugestão de temas a serem discutidos durante a semana pedagógica, adorei! Valeu!

  • Sandra Mascarenhas

    Olá Roseli!

    Valeu mais uma vez pelas dicas para a nossa Jornada Pedagógica, são relmente valiosas, vou tentar aplicar na semana da nossa escola. Realmente precisamos fazer um Raio x para melhor avaliarmos o desempenho da escola em 2010.Contando com a colaboração de toda comunidade escolar.
    Muito obrigada.
    Abraços e sucesso em 2011!!
    Sandra Mascarenhas

  • lucelia

    oi roseli! adorei suas dicas.vc está de parabéns,vai me ajudar muito.bjsss

  • Rosa Maria Andrade dos Santos

    Todas essas informações são de fundamental importancia para todos nós, pois muitas vezes a semana Pedagógica se torna chata e cansativa porque discute questões que não são para serem discutidas naquele momento
    As dicas são muito importante para mudar e direcionar melhor as discussões importantes.

  • jaciara souza costa

    Estou adorando ocurso .Todos os textos serão muito importante principalmente as dicas para a semana pedagógica.

  • Vanda Ferreira Lopes Almeida

    Querida Roseli.As sua orientações tem sido de grande valia para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do meu trabalho na escola.Gostaria que me enviasse sugestões para o planejamento anual nas disciplinas de geografia e historia.Grata pela atenção

  • Olegário Gomes

    Que dicas ótimas para uma semana pedagógica, pena que a minha não é assim, mas vou enviar essas dicas para meu coordenador e diretor, mesmo sabendo que eles não vão seguir como deveria, mas vou tentar.
    Valeu Roseli.

  • Edmilson Ferreira

    Particularmente, venho através deste, agradecer o apoio , a orientação que estou recebendo de vocês, tenho apredido muito com suas matérias. Estou no Segundo semestre do Curso de Pedagogia.
    Tens contribuído muito na minha formação.
    Obrigado mesmo.

  • Maria de Lourdes Marques do Amaral

    EU QUERIA QUE TODOS DA MINHA ESCOLA PARTICIPASSE MAS E MUITO DIFICIL QUANDO AS PESSOAS NAO QUER PARTICIPAR EU DIVULQUEI VARIAS VEZES MAS NAO VALEU , MAS GOSTEI MUITO ,GOSTARIA QUE CONTINUASSE.obrigada.

  • Adrilene

    Semana pedagógica, é lá que iremos traçar as metas para o ano letivo que se inicia, na minha escola ela está ocorrendo com momentos lúdicos de prática pedagógica com a construção de materiais para serem usados em aulas inovadoras.Também estamos atentos preparando a semana de adaptação das crianças.

  • creusa martins

    Oi professora.
    Suas dicas tem sido valiosas para nós, continue nos orientando, enviando nos idéias, pois não tá sendo fácil essa jornada.
    Bjs

  • Bruna

    Oi, Roseli!
    Muito obrigada pela transmissão de conhecimentos, pois muito tem acrescentado à minha prática pedagógica!

  • Jaguaracy Conceição

    Infelizmente muita gente não tem conhecimento do que está exposto acima e nada é feito corretamente. Seria bom, se até o pessoal das Secretarias de Educação conhecessem e passassem para as escolas, afim de evitar o oba-oba que é visto em algumas semanas pedagógicas.

  • Janaildes Sacramento

    Olá Roseli, foi de grande importância o material enviado.Gostei muito e nós em nossa escola utilizaremos da melhor forma possível, continue nos mandando suas dicas. Obrigada, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *