planejamento escolar
Planejamento Escolar Fundamental 1 e 2:
use agora o meu passo-a-passo !!!!
Atenção Coordenador Pedagógico e Diretor Escolar
Planejamento Escolar e Semana Pedagógica:
O Mapa para um ano letivo de sucesso
O período de Planejamento e Semana Pedagógica é um dos momentos cruciais no calendário escolar pois proporcionam oportunidades para o reinício das atividades pedagógicas nas instituições de ensino Pública e particulares
Este momento é caracterizado como um espaço dedicado ao diagnóstico, planejamento, formação, organização do trabalho pedagógico e ao fortalecimento de ações coletivas e colaborativas que impactam diretamente nos resultados e na identidade da unidade escolar.
Porém, se o conteúdo deste momento não for reconhecido pelo Professor como algo que acrescente à sua prática de nada adianta , é perda de tempo, é chover no molhado, e por isso não ocorrerão mudanças concretas.
Qual a importância que os Professores dão ao momento de Planejamento Escolar ?
Entra ano e sai ano, você prepara a Semana Pedagógica com dedicação e cuidado, traz Palestrantes, seleciona textos de Educadores e Filósofos da educação, prepara várias dinâmicas, jogos e brincadeiras , organiza um café caprichado, tudo parece perfeito, porém por que os resultados são tão medíocres?
Por que a Equipe já começa o ano tão desmotivada ?
Por quê os índices de aprendizagem dos alunos sempre é abaixo do esperado? Por quê nada parece funcionar ???
Palestras Motivacionais:
Palestras Motivacionais são muito válidas se estiverem contextualizadas com o assunto que será tratado logo em seguida, criando assim uma ponte para um momento de reflexão e ação, porém não é o que ocorre ;
Professores assistem as palestras motivacionais, ficam “motivados” (será???) por 1 ou 2 horas e depois o efeito logo passa, ficando aquele sabor amargo na boca de que a realidade é bem diferente;
Palestras motivacionais não resolvem um problema de fato, quando muito apenas oferecem um “ângulo” mais cor de rosa da situação, fazendo assim com que a platéia esteja mais aberta a encarar a dura realidade que a espera quando o ano letivo iniciar
Longos Textos de Estudo:
Uma das coisas que Professores abominam é lembrar o quanto a Faculdade enfatizou teorias, porém não abordou a realidade que seria vivida nas salas de aula, e os textos lembram isso;
Textos de estudo tem seu momento, desde que estejam contextualizados e/ou elucidem alguma questão que esteja sendo discutida, no intuito de ser levantado aprendizados que possam ser concretizados em ações para a solução de um problema;
Muitas vezes são “trabalhados” longos textos, e o que era para ser um debate e reflexão em equipe, acaba tornando-se uma aula onde todos “desligam” o cérebro ou bocejam o tempo todo
Dinâmicas, Jogos, Brincadeiras:
Fazer paradas estratégicas para a aplicação de dinâmicas, jogos ou brincadeiras é extremamente válido e oportuno, desde que haja um propósito claro para isso, caso contrário o tiro comumente sai pela culatra, e o que era para agregar acaba criando situações desconfortáveis para alguns;
Nem todos sentem-se a vontade participando de certas “brincadeiras”, outros não veem sentido nelas, e há ainda aqueles que acham pura perda de tempo, por isso a escolha dos jogos ou dinâmicas precisa ser feita com critério e propósito;
Quando empregadas em excesso, os jogos, brincadeiras e dinâmicas, podem desviar o foco do propósito principal da Semana Pedagógica
Longas Exposições em Power Point:
O Coordenador corre o risco de perder atenção e o engajamento dos Professores, pois eles podem ficar cansados, distraídos ou desinteressados;
Apresentações extensas limitam a interatividade e a participação ativa dos educadores . O uso excessivo de slides pode criar uma dinâmica unidirecional , onde o apresentador simplesmente transmite informações sem dar espaço para perguntas , discussões e contribuições dos participantes;
Apresentações longas consomem um tempo precioso que poderia ser mais bem utilizado para atividades práticas e colaborativas.
Assuntos desconexos:
Abordar assuntos desconexos pode resultar em uma falta de coerência e continuidade no desenvolvimento das discussões. Trabalhar com tópicos desconexos pode criar um ambiente fragmentado , dificultando a construção de uma narrativa educacional coesa;
Trabalhar com assuntos desconexos pode resultar em desperdício de tempo e recursos, pois os participantes podem se envolver em discussões que não estão alinhadas com os objetivos educacionais prioritários. Isso pode comprometer a eficiência do planejamento e a capacidade de implementar estratégias práticas que realmente beneficiem os alunos;
Se os assuntos abordados não estiverem alinhados e não permitirem uma transição suave do conceitual para o prático, os educadores podem enfrentar dificuldades na implementação efetiva das ideias discutidas
Malhação do Judas:
Utilizar o Planejamento e Semana Pedagógica para resolver conflitos entre professores ou dar sermões sobre comportamentos individuais pode prejudicar significativamente o ambiente colaborativo e minar a autoridade do Coordenador. Ao introduzir conflitos conflitos pessoais, cria-se um clima negativo minando a confiança e prejudicando a colaboração entre os membros da equipe;
“Malhar o Judas” ou ” lavar a roupa suja” neste momento faz com que todos desviem o foco dos objetivos educacionais fundamentais, em vez de dedicar tempo e energia para discutir estratégias pedagógicas, metas curriculares e desenvolvimento profissional;
Traz impacto negativo duradouro no clima organizacional pois cria-se um clima de desconfiança e desconforto entre os membros da equipe e isso afeta a motivação , a satisfação no trabalho, e a eficácia geral da equipe ao longo do ano letivo.
A solução pronta para você usar:
Guias de Planejamento Escolar e Semana Pedagógica
Diz o ditado popular ” se você falha em não planejar, já planeja falhar”. Porém, também seria correto afirmar que, se planejamos incorretamente, cometendo os mesmos erros dos anos anteriores o resultado final alcançado será aquilo que queríamos evitar.
Para tudo há um passo a passo, um caminho preciso, mais fácil e mais organizado. Eu te apresento os Guias de Planejamento Escolar e Semana Pedagógica, fruto da minha experiência na Educação como Professora, Coordenadora e Diretora Escolar
Nos Guias você encontrará tudo pronto, organizado, em uma sequência, que poupará seu tempo e esforço na preparação do ano letivo. Vou te mostrar agora o que você vai receber em cada Guia:
Planejamento Escolar:
Guia do Coordenador
Orienta na elaboração, construção e execução do Planejamento Escolar.
Avaliar o Planejamento atual para levantamento de dados sobre quais metas foram atingidas e quais não foram cumpridas, e isso vai proporcionar ao Gestor um diagnóstico preciso da situação real da Escola.
Cada capitulo abordará diversas situações a serem avaliadas e traçará novas diretrizes. Interação de forma prática na execução das tarefas apresentadas.
- Avaliação das Instalações Físicas e Materiais
- Avaliação da Aprendizagem dos Alunos
- Avaliação dos Procedimentos de Organização Escolar
- Avaliação da Equipe
- Registros e Reuniões
Planejamento Escolar:
Plano de Ensino e Plano de Aula
A estruturação do Plano de Ensino alinhada a BNCC é crucial para nortear a prática pedagógica.
Chega de Planos de Ensino e Planos de Aula incompletos e e mal feitos. Aqui você vai receber o passo-a-passo para:
- Elaboração do Plano de Ensino e Plano de Aula
- Expectativas de Aprendizagem e Curriculum na BNCC
- As 10 Competências de Aprendizagem
- Sistema de Avaliação dos Alunos
- Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais
- Abordagens para o Trabalho Pedagógico
Planejamento Escolar:
Semana Pedagógica
Tudo organizado na sequência correta para que você ganhe tempo.
Apresentação dos resultados, criação de metas e levantamento de ações que nortearão o trabalho durante o ano letivo.
Neste Guia o Coordenador receberá o passo a passo para:
- Preparação da Semana Pedagógica
- Calendário Escolar
- Recepção da Equipe
- Implementação de Rotinas de Organização Escolar
- Gestão da Aprendizagem dos Alunos
Eles seguiram meu passo a passo e agora você também pode !!!
Coordenadores e Diretores de Escola já fazem uso dos Guias de Planejamento, não apenas na Semana Pedagógica, mas durante todo o ano. Fácil de seguir, fácil de aplicar, fácil de fazer !!!
Veja o que eles dizem
Quando chega inicio do ano eu já ficava ansioso pensando como preparar a Semana Pedagógica e o Planejamento. Os Guias facilitaram muito minha vida. Gratidão por terem pensado em um passo a passo tão completo.
Os Guias me acompanham durante todo o ano para consulta e aplicação de novas ações e ajustes das propostas que estão em andamento. Fica fácil quando a gente tem um passo a passo a seguir !!!
Jorge Moreto
Coordenador
Chegava Dezembro e Janeiro e ao invés de curtir as festas, lá ia eu juntar a papelada para começar a fazer a Semana Pedagógica, que trabalheira. Mesmo assim ficava uma semana massante, sem produtividade, acabava sendo o mais do mesmo. Eu odiava o resultado final. Adquiri os Guias e vi o quanto eu estava fazendo as coisas do jeito mais trabalhoso. Agora curto minhas férias, descanso e amo a Semana Pedagógica. Obrigada SOS.
Patricia F.Machado
Coordenadora Fund. 2
Antes a Semana Pedagógica da minha Escola era só palestra, brincadeiras para motivar os Professores e só eu falava.
Depois dos Guias as coisas mudaram, foco no que é importante, os Professores colocam a mão na massa pois participam de todo o processo que ficou mais dinâmico e produtivo. Obrigada por pensar na gente, pois antes eu perdia muito tempo tentando organizar o Planejamento e Semana Pedagógica.
Laura Prieto Martins
Coordenadora Ensino Médio
Não tenho nem palavras para dizer o quanto os Guias me ajudaram e me ajudam. Ter a participação da minha Equipe e o engajamento deles durante todo o ano não tem preço. Antes eles só andavam na base dos empurrões, o trabalho parece que se arrastava, mas agora tudo ficou muito mais leve e prazeroso de fazer. Nosso Planejamento funciona e vemos isso na alegria da Equipe e no aprendizado dos alunos. Gratidão.
Sandra Dias Pacheco
Coordenadora Pedagógica
Com os Guias você recebe os seguintes bônus?
Guia de Planejamento Escolar :
- Projeto de Educação Continuada
- Roteiro do Plano Geral de trabalho
- Orientações para o combate ao Absenteísmo , Rotatividade e Atrasos da Equipe
- Quadros e Tabelas para organização do trabalho do Coordenador
Guia Plano de Ensino e Plano de Aula:
- Estrutura do Plano de Ensino
- Roteiro de Proposta educativa para alunos de inclusão
- Planilha de Dados dos Alunos
- Quadro Interdisciplinaridade para criação de Projetos
Guia Semana Pedagógica:
- Planilha para composição de notas bimestrais e finais
PLANEJAMENTO ESCOLAR E SEMANA PEDAGÓGICA SEM DOR DE CABEÇA
Receba ainda hoje o meu passo a passo e os resultados vão te surpreender !!!
apenas 12 x R$ 49,90
100 % satisfação garantida
Roseli Brito
Pedagoga – Psicopedagoga – Neuroeducadora
Criadora dos Guias de Planejamento Escolar , Cursos de
Gestão e Coordenação Pedagógica, Cursos Deficiências na Sala de Aula, Curso Autismo
e Co-autora do Livro: Filhos: O que fazer com eles ? Sugestões para Acertar Sempre, Editora All Print.
Autora do E-book: “Os 12 Erros que os Pais Cometem com os Filhos, e “ Como ser Pai”.
Colunista do Blog SOS Professor e do Blog Como Educar os Filhos. Educadora de Finanças Pessoais para Educadores, Gestores e Escolas.
Perguntas Frequentes:
1. Como receberei os Guias?
Assim que a compra for confirmada você receberá email da Kiwify com os dados para baixar os Guias
2. Vou receber os Guias por correios?
NÃO ! Os Guias estão em formato PDF que você baixará no seu computador e pode imprimir e encadernar se desejar.
3. Qual é a garantia que receberei os Guias?
O processamento de pagamentos e envio dos Guias é realizado pela Kiwify, plataforma 100% segura.
4. Acesso aos Guias de Planejamento
Quando receber o email de acesso, faça o download dos arquivos apra o seu computador. Você tem 1 ano para baixar os Guias e os Bônus.
5. Para quem serve os Guias de Planejamento?
Os Guias são para uso do Coordenador Pedagógico que atua em Fundamental 1, 2 e Ensino Médio, tanto em Escolas Públicas como Privadas