O período de Planejamento e Semana Pedagógica é um dos momentos cruciais no calendário escolar pois proporcionam oportunidades para o reinício das atividades pedagógicas nas instituições de ensino Pública e particulares
Este momento é caracterizado como um espaço dedicado ao diagnóstico, planejamento, formação, organização do trabalho pedagógico e ao fortalecimento de ações coletivas e colaborativas que impactam diretamente nos resultados e na identidade da unidade escolar.
Porém, se o conteúdo deste momento não for reconhecido pelo Professor como algo que acrescente à sua prática de nada adianta , é perda de tempo, é chover no molhado, e por isso não ocorrerão mudanças concretas.
Entra ano e sai ano, você prepara a Semana Pedagógica com dedicação e cuidado, traz Palestrantes, seleciona textos de Educadores e Filósofos da educação, prepara várias dinâmicas, jogos e brincadeiras , organiza um café caprichado, tudo parece perfeito, porém por que os resultados são tão medíocres?
Por que a Equipe já começa o ano tão desmotivada ?
Por quê os índices de aprendizagem dos alunos sempre é abaixo do esperado? Por quê nada parece funcionar ???
Palestras Motivacionais são muito válidas se estiverem contextualizadas com o assunto que será tratado logo em seguida, criando assim uma ponte para um momento de reflexão e ação, porém não é o que ocorre ;
Professores assistem as palestras motivacionais, ficam “motivados” (será???) por 1 ou 2 horas e depois o efeito logo passa, ficando aquele sabor amargo na boca de que a realidade é bem diferente;
Palestras motivacionais não resolvem um problema de fato, quando muito apenas oferecem um “ângulo” mais cor de rosa da situação, fazendo assim com que a platéia esteja mais aberta a encarar a dura realidade que a espera quando o ano letivo iniciar
Uma das coisas que Professores abominam é lembrar o quanto a Faculdade enfatizou teorias, porém não abordou a realidade que seria vivida nas salas de aula, e os textos lembram isso;
Textos de estudo tem seu momento, desde que estejam contextualizados e/ou elucidem alguma questão que esteja sendo discutida, no intuito de ser levantado aprendizados que possam ser concretizados em ações para a solução de um problema;
Muitas vezes são “trabalhados” longos textos, e o que era para ser um debate e reflexão em equipe, acaba tornando-se uma aula onde todos “desligam” o cérebro ou bocejam o tempo todo
Fazer paradas estratégicas para a aplicação de dinâmicas, jogos ou brincadeiras é extremamente válido e oportuno, desde que haja um propósito claro para isso, caso contrário o tiro comumente sai pela culatra, e o que era para agregar acaba criando situações desconfortáveis para alguns;
Nem todos sentem-se a vontade participando de certas “brincadeiras”, outros não veem sentido nelas, e há ainda aqueles que acham pura perda de tempo, por isso a escolha dos jogos ou dinâmicas precisa ser feita com critério e propósito;
Quando empregadas em excesso, os jogos, brincadeiras e dinâmicas, podem desviar o foco do propósito principal da Semana Pedagógica
O Coordenador corre o risco de perder atenção e o engajamento dos Professores, pois eles podem ficar cansados, distraídos ou desinteressados;
Apresentações extensas limitam a interatividade e a participação ativa dos educadores . O uso excessivo de slides pode criar uma dinâmica unidirecional , onde o apresentador simplesmente transmite informações sem dar espaço para perguntas , discussões e contribuições dos participantes;
Apresentações longas consomem um tempo precioso que poderia ser mais bem utilizado para atividades práticas e colaborativas.
Abordar assuntos desconexos pode resultar em uma falta de coerência e continuidade no desenvolvimento das discussões. Trabalhar com tópicos desconexos pode criar um ambiente fragmentado , dificultando a construção de uma narrativa educacional coesa;
Trabalhar com assuntos desconexos pode resultar em desperdício de tempo e recursos, pois os participantes podem se envolver em discussões que não estão alinhadas com os objetivos educacionais prioritários. Isso pode comprometer a eficiência do planejamento e a capacidade de implementar estratégias práticas que realmente beneficiem os alunos;
Se os assuntos abordados não estiverem alinhados e não permitirem uma transição suave do conceitual para o prático, os educadores podem enfrentar dificuldades na implementação efetiva das ideias discutidas
Utilizar o Planejamento e Semana Pedagógica para resolver conflitos entre professores ou dar sermões sobre comportamentos individuais pode prejudicar significativamente o ambiente colaborativo e minar a autoridade do Coordenador. Ao introduzir conflitos conflitos pessoais, cria-se um clima negativo minando a confiança e prejudicando a colaboração entre os membros da equipe;
“Malhar o Judas” ou ” lavar a roupa suja” neste momento faz com que todos desviem o foco dos objetivos educacionais fundamentais, em vez de dedicar tempo e energia para discutir estratégias pedagógicas, metas curriculares e desenvolvimento profissional;
Traz impacto negativo duradouro no clima organizacional pois cria-se um clima de desconfiança e desconforto entre os membros da equipe e isso afeta a motivação , a satisfação no trabalho, e a eficácia geral da equipe ao longo do ano letivo.
Diz o ditado popular ” se você falha em não planejar, já planeja falhar”. Porém, também seria correto afirmar que, se planejamos incorretamente, cometendo os mesmos erros dos anos anteriores o resultado final alcançado será aquilo que queríamos evitar.
Para tudo há um passo a passo, um caminho preciso, mais fácil e mais organizado. Eu te apresento os Guias de Planejamento Escolar e Semana Pedagógica, fruto da minha experiência na Educação como Professora, Coordenadora e Diretora Escolar
Nos Guias você encontrará tudo pronto, organizado, em uma sequência, que poupará seu tempo e esforço na preparação do ano letivo. Vou te mostrar agora o que você vai receber em cada Guia:
Orienta na elaboração, construção e execução do Planejamento Escolar.
Avaliar o Planejamento atual para levantamento de dados sobre quais metas foram atingidas e quais não foram cumpridas, e isso vai proporcionar ao Gestor um diagnóstico preciso da situação real da Escola.
Cada capitulo abordará diversas situações a serem avaliadas e traçará novas diretrizes. Interação de forma prática na execução das tarefas apresentadas.
A estruturação do Plano de Ensino alinhada a BNCC é crucial para nortear a prática pedagógica.
Chega de Planos de Ensino e Planos de Aula incompletos e e mal feitos. Aqui você vai receber o passo-a-passo para:
Tudo organizado na sequência correta para que você ganhe tempo.
Apresentação dos resultados, criação de metas e levantamento de ações que nortearão o trabalho durante o ano letivo.
Neste Guia o Coordenador receberá o passo a passo para:
Coordenadores e Diretores de Escola já fazem uso dos Guias de Planejamento, não apenas na Semana Pedagógica, mas durante todo o ano. Fácil de seguir, fácil de aplicar, fácil de fazer !!!
100 % satisfação garantida
1. Como receberei os Guias?
Assim que a compra for confirmada você receberá email da Kiwify com os dados para baixar os Guias
2. Vou receber os Guias por correios?
NÃO ! Os Guias estão em formato PDF que você baixará no seu computador e pode imprimir e encadernar se desejar.
3. Qual é a garantia que receberei os Guias?
O processamento de pagamentos e envio dos Guias é realizado pela Kiwify, plataforma 100% segura.
4. Acesso aos Guias de Planejamento
Quando receber o email de acesso, faça o download dos arquivos apra o seu computador. Você tem 1 ano para baixar os Guias e os Bônus.
5. Para quem serve os Guias de Planejamento?
Os Guias são para uso do Coordenador Pedagógico que atua em Fundamental 1, 2 e Ensino Médio, tanto em Escolas Públicas como Privadas