Lição de Casa

DICAS PARA LIÇÃO DE CASA: 

A lição de casa é uma fonte frequente de tensão entre professores e alunos.

Para a maioria dos professores, enviar lição para casa é ao mesmo tempo uma forma de reforçar as habilidades acadêmicas e também uma oportunidade para ensinar as crianças a serem aprendizes mais independentes.

Para muitos alunos, no entanto, dever de casa é um fardo desagradável a ser evitado ou esquecido. Quem já não recebeu a seguinte justificativa ” professor não trouxe a lição de casa  porque o meu cachorro comeu, mas eu fiz sim ” ?

O desafio para o professor é incentivar os alunos a levarem a sério a lição de casa e estimulá-los para que eles cumpram com a entrega das tarefas no prazo estipulado. Lição de casa, é claro que é da responsabilidade dos alunos, porém, você tem de reforçar essa idéia de várias maneiras, você pode também pedir ajuda aos  pais, já que os mesmos  também são um recurso fundamental em seus esforços para garantir o cumprimento da lição de casa .

O QUE O PROFESSOR PODE FAZER: 

bulletsos

 Comunique sua política de lição de casa para os pais:  

Enviar para casa um aviso explicando aos pais o objetivo da lição de casa, quando e quantas vezes ela será enviada. Informe também quanto tempo você espera que os alunos utilizarão para realizá-la, e quais recursos estão disponíveis ou que você fornecerá aos pais caso o aluno encontre dificuldade na realização da tarefa. No bilhete, você também pode oferecer algumas dicas de como os pais podem auxiliar no momento em que for enviada a lição de casa. Por exemplo: se a lição pedir a utilização de jornais ou revistas, procure providenciar com antecedência, se o aluno não conseguir realizar a lição sozinho, jamais fazer por ele, etc.

bulletsos

 Mural de Recados para os Pais:

Sua Escola pode ter um mural virtual, dentro do próprio site ou blog da escola, onde o professor pode publicar a lição de casa, deixar recados, informar datas de provas, etc, para que os pais possam acessar remotamente. Isso permite que os alunos que faltaram também possam acompanhar o que foi dado na aula, bem como saber qual é a lição de casa a ser realizada e entregue. Outra maneira é o professor enviar esse Mural de Recados por email, assim ninguém poderá alegar que não foi informado. A agenda escolar também é muito útil nesta questão.

bulletsos

 A lição de Casa começa no Final da Aula:

Isso permite que os alunos possam fazer perguntas sobre a lição de casa e possibilita que o professor identifique, previamente, os problemas de compreensão relativos à  tarefa. Preste atenção especial aos alunos que normalmente postergam a entrega das tarefas, porque isso pode ser um claro indício de que não compreenderam o que era para fazer e assim sendo não conseguem realizar a lição de casa.

bulletsos

Lição de Casa Incompleta ou não realizada:

A lição de casa é utilizada, como já foi dito acima, para reforçar habilidades acadêmicas e ensinar os alunos a trabalharem de forma mais independente. Outra função que também é desenvolvida é a responsabilidade. Assim, ao exigir que a lição de casa que foi entregue incompleta, seja refeita, e a lição de casa que não foi entregue seja realizada. O professor não está punindo o aluno, e sim utilizando estas situações para ministrar o ensino de novos comportamentos. Para esses alunos o professor pode solicitar que no final de semana estas tarefas sejam concluídas. Pode ainda, quando houver tempo ocioso por parte do aluno, durante a aula, o mesmo finalizar a lição de casa que foi entregue incompleta. A mensagem aqui é clara: não fazer a lição de casa não é uma opção que o aluno  pode escolher.

bulletsos

Pasta Semanal de Lição de Casa para Alunos Ausentes:

Mantenha em sua mesa uma pasta contendo as lições de casa que estão sendo solicitadas durante a semana, assim os alunos que por qualquer motivo, perderam determinação lição de casa poderão ter acesso as mesmas. O professor pode manter também nesta pasta uma folha de controle organizada por data e/ou turma para a a lição de casa de cada dia, os alunos então deverão assinar a folha para indicar que receberam a lição do dia em que faltaram por exemplo. Outra medida é digitar ou tirar cópia da lição de casa e no momento da chamada, ao saber que determinado aluno faltou, já colocar o nome dele na folha da lição e guardar na pasta, no dia seguinte é só entregar para o aluno. Estas medidas são muito úteis para os professores aulistas que precisam controlar as lições de várias turmas.

bulletsos

 Assumindo a Responsabilidade:

Quando o aluno entregar qualquer lição de casa incompleta ou não trozer a lição solicitada, o professor exigirá que os mesmos preencham um formulário. Este formulário incluirá as seguintes perguntas:

  • Você entendeu a lição de casa ?
  • Por que você não conseguiu entregar a lição de casa ?
  • Qual é o seu plano para fazer a lição de casa ?
  • O que você pode fazer para garantir que isso não ocorra mais ?

O simples ato de preencher o formulário já pode ser o suficiente para impedir que os alunos continuem postergando futuras lições de casa. O preenchimento do formulário também é muito útil para mostrar aos pais no dia da Reunião para que os mesmos tenham comprovado todas as lições que o aluno deixou de realizar e principalmente vejam os motivos alegados por eles.

 bulletsosParceiros de Lição de Casa:

Parceiros podem ajudar uns aos outros a certificarem-se de que todas as anotações relativas a lição de casa foram feitas corretamente. Ao designar parceiros de lição de casa, o professor pode permitir inclusive que o os alunos possam realizar as tarefas em conjunto na casa um do outro.

bulletsos

 Adaptar a lição de casa para as necessidades dos Alunos:

Se uma tarefa parece extensa demais para um aluno, considere diminuí-la. Por exemplo, você pode solicitar que o aluno faça uma composição de quatro parágrafos em vez de um longo ensaio com cinco páginas. A medida que a confiança e as habilidades dos alunos melhorarem, você pode aumentar a extensão das lições. Se as habilidades de um aluno estão bem abaixo do nível da série, considere uma tarefa com nível de desafio diferente ou adaptada às necessidades dos alunos. Se a motivação, ao invés de capacidade, é um fator na resistência da lição de casa, tente elaborar lições de casa que reflitam os interesses e pontos fortes do aluno.

QUANDO OS PAIS FAZEM A LIÇÃO DE CASA PELO ALUNO:

Nas séries iniciais é muito comum os professores receberem a lição de casa feita por outra pessoa e não pelo aluno. Infelizmente isso ocorre com mais frequência do que imaginamos.

O professor que já conhece o nível de produção escrita de cada aluno, logo reconhece quando não foi o aluno que executou as tarefas. Quer seja pela letra, ou até mesmo pelo uso de vocabulário mais rebuscado ou mais culto, o  professor consegue encontrar muitas pistas que atestam que não foi o aluno o autor.

Quando a criança é inquirida pelo professor a mesma revela que foi outra pessoa quem realizou as tarefas, o que deixa o professor em uma situação delicada, pois ao chamar os pais para relatar o fato, dependendo de como a conversa é encaminhada a situação pode ficar constrangedora para ambos.

Como abordar os pais? como conscientizá-los de que além desta atitude ser incorreta ainda é contraproducente para o aprendizado do aluno. Afinal no dia da prova mensal ou bimestral os pais não estarão lá e o aluno terá que contar apenas consigo mesmo.

Para evitar que esta situação continue ocorrendo, o professor pode adotar o seguinte procedimento:

Orientando o Aluno:
  • Chame o aluno e diga que ele não precisa que outra pessoa faça a lição de casa para ele, pois você confia e acredita que ele tem capacidade de fazer sozinho
  • Elogie as produções que ele realiza em sala de aula
  • Diga que se ele encontrar dificuldade com a lição de casa, que traga o que ele não conseguir fazer, pois então você esclarecerá as dúvidas em sala de aula. Depois que as dúvidas forem esclarecidas envie de volta a lição que o aluno trouxe incompleta para que ele a realize na íntegra.
Orientando os Pais:
  • Separe algumas tarefas executadas pelo aluno em sala de aula
  • Separe a lição de casa que você sabe que não foi realizada pelo aluno
  • Chame os pais para uma reunião e mostre as tarefas de sala e a lição de casa
  • Informe também que o aluno revelou que foi outra pessoa que fez a lição de casa
  • Informe que a lição de casa é um dos instrumentos que você utiliza para treinar determinadas habilidades acadêmicas do aluno e que serão cobradas nas provas e avaliações mensais. Assim sendo, quando o aluno traz a lição feita por outra pessoa, você fica sem saber quais são as dúvidas e dificuldades do aluno em executar as tarefas e portanto o aluno acaba sendo prejudicado porque não recebe o auxílio específico para superar essas dificuldades.
  • Aproveite a ocasião para reforçar para os pais quais são os seus procedimentos para lição de casa (correção, periodicidade das lições, tempo estimado para a execução das tarefas, níveis de desafios, volume de lições, etc)
  • Pergunte aos pais quem fica encarregado de acompanhar o momento da lição de casa, pode ser a empregada, o irmão mais velho, a tia, a sobrinha, etc e então peça para que esta pessoa seja informada que está proibida de fazer a tarefa do aluno.
  • Forneça também algumas dicas de como os pais poderão orientar a pessoa que ficará encarregada de realizar o acompanhamento e monitoramento das lições de casa do aluno.

E você está sofrendo muito com a lição de casa que passa para os alunos? Que tal trocar ideias com outros colegas ? Envie seus comentários !

.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *