Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem

É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias,  uma turma que você não está certa de poder controlar. O que , de fato, é realmente frustrante nesta situação é: ter responsabilidades a cumprir e não ter as devidas ferramentas para fazer isso.

Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem e como Evitá-losLembro bem no início da minha carreira, o sentimento de incapacidade que eu sentia, antes de descobrir as ferramentas certas para combater a indisciplina na sala de aula.  Você se sente insegura, chegando a duvidar da sua competência enquanto Professor. É frustração, misturado com raiva e impotência. É inclusive esse conjunto de sentimentos negativos que levam muitos Professores a desistirem da profissão.

O triste de tudo isso é que, muitos que desistem prosseguem acreditando que falharam na profissão, enquanto que a verdade é que não tinham ferramentas apropriadas para lidar com a questão.

Nos bancos das Universidades ninguém toca nesta questão parece que a única coisa que o Professor tem de fazer é entrar na sala e “dar” aula. Ninguém fala  da falta de educação e desrespeito, ninguém comenta sobre a indisciplina ou violência, ninguém aborda a falta de limites e muito menos, sequer sugere o que fazer quando a situação não está no nosso “script”, chamado Plano de Aula.

Em um roteiro quando é produzido um filme ou peça de teatro, há um “script”, e tudo deve ser feito conforme está escrito e determinado lá. Mas, e na sala de aula, quando nosso “script” não dá conta do nosso dia a dia? O que fazer então ?

Para ser honesta, sempre parecia que todos a minha volta queriam mais era que eu perdesse essa batalha, pois viviam alertando-me acerca do que os pais iriam dizer ou fazer. Na verdade todos estavam mais preocupados em não perder os alunos ou ainda não provocarem a ira dos pais,  do que oferecer o apoio que eu precisava.

Aprendi às duras penas, que tudo o que haviam  dito a respeito de como disciplinar os alunos estava errado pois  não funcionava. Na verdade, a única coisa que eu precisava era que os alunos fossem 100% respeitosos, fizessem as tarefas, e prestassem atenção todas as vezes.

Assim, não importasse a classe social do aluno, seu histórico de comportamento, seu nível de socialização. Uma vez que esse aluno entrasse na minha sala de aula, ele deveria dar conta de suas responsabilidades e cumprir suas tarefas.  Há muitos anos atrás esta afirmação já era utópica, no entanto ainda hoje, para muitos ela ainda é um “delírio” impossível de alcançar.

Hoje é sabido, que mesmo a pior turma, e ainda que  a escola esteja localizada em um meio hostil, este objetivo pode ser alcançado. Não ocorrerá do dia para a noite, será preciso esforço, paciência e principalmente persistência.

A “mágica” ocorre quando você descobre e utiliza  as ferramentas e estratégias apropriadas que tornam todos os alunos mais responsáveis e aplicados. Ao ter em mãos essas novas ferramentas  a sua sala de aula sofre uma transformação porque o seu  jeito de dar aula também muda.

Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma série de fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso mesmo ! Não estou aqui eximindo a parte que cabe a família, ao gestor, ao governo, aos astros, seja lá quem for que você queira transferir a culpa, o fato é que tive de dar a mão a palmatória, descer do salto,  humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a minha responsabilidade fazer.

Veja abaixo os 5 grandes erros que eu cometia e, infelizmente,  muitos Professores estão cometendo, talvez até você, inconscientemente, também esteja. Por isso é hora de rever sua prática em cada um dos itens abaixo (clique para ler):

  1. – Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez

  2. – Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invés de dar a direção do que fazer

  3. – Erro no. 3:  Ameaçar, ameaçar, ameaçar e não cumprir

  4. – Erro no. 4: Uso de linguagem não verbal de forma inadequada

  5. – Erro no. 5:  Aula chata do começo ao fim

Por ora vá refletindo nesses erros, pois no  próximo artigo abordaremos o Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez, e debateremos como consertar isso.

Quero saber: E você já passou ou está passando por estas frustrações ? Há algum desses erros que você está cometendo ? Comente no blog.

botao-proximo

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

168 Comentários

  • Vilma

    Erros todos nós cometemos, até porque com a correria do dia a dia, planejar aulas atrativas para quem trabalha em dois cargos é um pouco complicado, mas consigo manter um bom relacionamento com meus alunos, sempre converso muito com eles, gosto de levá-los a refletir sobre o comportamento deles, dou muita importância sobre o que comentam sobre a vida deles, mantenho um bom relacionamento com os pais, mostro curtos filmes relacionados a ética, etc., isto tem dado certo, embora as vezes a gente frusta, diante da realidade dura dos nossos alunos das escolas públicas da periferia. A agressividade deles muitas vezes está ligada a baixo auto-estima.

  • claudia

    O erro que mais cometemos é o nº1.Seria interessante apresentar estratégias para não cometermos este erro tão comum.

  • Flávia

    Olá..
    Eu cometo muito o erro n°1 e o nº3. Comecei lecionar o ano passado, e sinto, que tenho muito que aprender.

  • Sandra Mascarenhas

    Roseli,
    Salve,salve!

    Estamos passando na nossa escola pelo erro 01.Seu texto é muito interessante e vou socializar com as colegas para melhor reflexão sobre a indisciplina em sala de aula e seu entorno.

    Abraços fraternos.
    Sandra Mascarenhas.

  • Sandra Mascarenhas

    Roseli,
    Salve,salve!

    Estamos passando na nossa escola pelo erro 01.Seu texto é muito interessante e vou socializar com as colegas para melhor reflexão sobre a indisciplina em sala de aula e seu entorno.

    Abraços.
    Sandra Mascarenhas.

  • Sandra Mascarenhas

    Roseli,
    Salve,salve!

    Estamos passando na nossa escola pelo erro 02.Seu texto é muito interessante e vou socializar com as colegas para melhor reflexão sobre a indisciplina em sala de aula e seu entorno.

    Abraços.
    Sandra Mascarenhas.

  • cleonice sousa reis

    Gostei muito do texto e confesso que tenho cometido alguns destes erros sim.

  • Andréia

    O problema da indisciplina tenho certeza que todos os professores passam. Impossível alguém que nunca passou por isso!
    O que precisamos é tentar ser amigos dos nossos alunos e aproximarmos deles. Já cometi muito o erro de querer ser a salvadora da classe toda, autoritária, etc…Hoje vejo que quando tenho uma conversa particular com os famosos alunos indisciplinados, eles melhoram muito. Outra coisa, faço de tudo para ter contato com os pais, sei que hoje é difícil a família participar da vida escolar do aluno. Mas aqueles pais comprometidos com certeza uma conversa com eles basta.
    Diariamente passo por problemas de agressão física, verbal, dentre outras. Acho q o maior segredo é sabermos lidar com isso, que por sinal acho muito difícil. Melhorei muito, mas sinto que preciso melhorar ainda mais!

  • Luiza

    Diariamente me pego cometendo algum desses erros em sala de aula. Estou ansiosa para ler os próximos artigos.

  • Lucineide

    Olá colegas,
    O maior problema que temos enfrentado são relacionados ao Sistema Educacional e o tratamento dado a nós professores. Estão tirando os nossos direitos, aumentando os nossos deveres. Somos hoje professores, pais, psicólogos, assistentes sociais,”policiais”, aplicadores de regras e limites, etc.. Somos vítimas de agressão no nosso local de trabalho e não recebemos nada a mais por isso, nem respeito e nem reconhecimento do nosso trabalho árduo. Foram tirados as obrigações da família e colocados a nós professores sem que possamos questionar.
    Desculpem esse meu desabafo, acho que não cabe aqui neste espaço, mas na minha opinião é o que gera toda agressão, violência e descaso dos alunos com relação aprendizagem e comportamento no ambiente escolar.
    Abraços! Lucineide

  • Lucineide

    Olá colegas,
    Acredito que a maioria de nós cometemos o erro 1, pois a vontade de disciplinar a sala inteira é o desejo de todos. Levo muito a sério a questão do respeito mútuo. Com a minha turma, fizemos uma combinação quanto aos direitos e deveres. Se a turma cumpre com os seus deveres, eles terão seus direitos garantidos. Tenho muitos problemas de indisciplina, mas eles não acontecem de uma só vez. Um dia é um aluno, outro dia é outro. Com minha sala resolvo da seguinte forma: resolvo dentro da sala sem pedir interferência da direção,levo a sério as regras préviamente definidas desde o inicío do ano, não conseguem me dobrar, pois não volto atrás quanto aos acordos firmado. Quanto ao comportamento, procuro saber qual o motivo com perguntas do tipo: -aconteceu algo em casa antes de vir pra cá? Você está com problemas com alguém e não foi resolvido? Vamos tentar resolver agora? E paro tudo até que consigamos resolver. Perco tempo na sala de aula para esgotar todo o assunto. Após a resolução o tempo é mais proveitoso.
    Quando é comigo pergunto: Você já esteve comigo hoje? Fiz algo que te prejudicou? Me avise, tenho que pedir desculpas a você!
    com isso já desarmo o aluno e ele passa a falar mais baixo, menos agressivo. Outra forma adotada por mim a muitos anos é: Evangelizar na sala, através de histórias que leio, de problemas acontecidos no dia-a-dia. trabalho que é colocado para todos os responsáveis desde o inicío do ano no momento da entrevista e todos aceitam, porque já conhecem o meu trabalho e sabem que não enfoco essa ou aquela filosofia, somente abordo sobre o Amor de Deus por nós.
    Tem dado muito certo. Com isso não perco o equilíbrio, pois eles não conseguem me desequilibrar. Esse é o maior desejo dos alunos, quando não conseguem se rendem a nós, se sentem respeitados.
    Vale a pena tentar, no começo eles estranham bastante, mas depois que acostumam com essa prática, tudo fluí muito bem.
    Quem não gosta de ser respeitado, a minha filosofia de vida e de tratamento com o próximo é: “O que não quero pra mim, não ofereço aos outros”.
    Quando tudo isso falha: Convoco o responavel do aluno. Conselho; Comece a conversa sempre com descontração e colocando os pontos positivos do aluno, algum ele deve ter, afinal somos imagem e semelhança de Deus, depois, vá colocando o que precisa ser melhorado nele. Se você tiver um filho numa escola, você gostaria que mostrassem algo de positivo dele? Então comece por aí! Você conseseguirá um diálogo mais tranquilo com esse responsável.
    Abraços!
    Lucineide

  • Leticia

    Eu tbm passo por isso todas as vezes que vou substituir professores e quero muito aprender uns macetes com vcs, e meus erros acho que 1 e 3.

  • deiviane maria da cruz

    Olá adorei este artigo, estou no inicio da profissão e me sinto exatamente assim INSEGURA em realizar meu trabalho, bom saber que “todos” passamos por isso. o erro 1 talvez seja o que mais no cometemos e aí acabamos praticando os demais em função dele.

  • Maria Ilsa

    Estou cometendo os erros 1 e 2, mas estou tentando mudanças breve.
    beijos!

  • Profª Marcilene Ferlin

    Sempre aprecio as dicas dadas aos profissionais da educação e estou mudando radicalmente a minha postura diante da sala de aula. Deve ser por isso que cada vez mais adoro o que faço e mantenho um relacionamento amistoso com meus alunos.
    Obrigada por tornar o nosso trabalho menos árduo.

  • Francisco Didi Marques

    É importante que o professor se policie e procure está atento ao seu relacionamento com a turma, do contrário ele sempre entrará em conflito com os alunos e como consequência perderá o domínio e o respeito de toda a turma. Todos cometemos erros mas se faz necessário um maior cuidado para não cair sempre.
    Abraços.
    Didi
    Massapê-Ceará

  • Carla

    Como diretora, sempre percebi que 75% dos problemas gerados por indisciplina na sala de aula devem ser resolvidos na sala de aula com a autoridade do professor. Quando o mestre não consegue dominar sua turma e por qualquer eventualidade ele chama a direção para resolver problemas de gestão de sala de aula, percebi que sua figura fica desgastada e descredibilizada. A indisciplina é parte da avaliação que o aluno faz do professor. É um engano achar que só nós avaliamos os alunos sem contrapartida. Somos avaliados o tempo todo pelos alunos, eles nos testam para saber se podem confiar em nós a tarefa de educá-los. O que de novo e útil podemos oferecer para que possam usar em suas vidas? Os mais bagunceiros devem ser controlado isoladamente, mostrando aos demais, que atitudes deles não são produtivas para o grupo e como a atitude de apenas um pode afetar negativamente o desempenho dos outros.

  • Patricia

    É, de fato, o nº 3 eu cometo constantemente. Agradeço todas as suguestões e estou aguardando as dicas para sanar esses erros.
    Obrigada,
    Patricia Ramos.

  • Neuma

    Sim, quantas vezes tentei mudar o comportamento de minha turma. Gostaria de mais orientações para trabalhar com alunos indisciplinado.

  • Célia Maria deOliveira Ribeiro

    É realmente muito sério a questão da indisciplina em sala de aula.Quem nunca passou por isso? As suas dicas são ótimas, pretendo repassar para o meu grupo de professores, ja que estamos vivendo situação parecida.
    Abraços,
    Célia Ribeiro.
    Maracanaú, 08/09/2011.

  • Cláudia

    Quem já não passou por esses erros? Grande oportunidade para corrigirmos. Muito legal……

  • celma maria rodrigues de santana

    Neste ano de 2011, trabalho com uma turma de 5ª série, que tem me dado muito trabalho, não apenas a mim, como a todos os colergas, esse é o relato deles também, já tentamos de várias formas, trabalhar com eles, já fizemos reuniões com os pais, mais de nada tem adfiantado.

  • Aline

    Estou cometendo o 2º erro, e ansiosa por orientações para sana-lo.

  • Della sena

    eu as vezes cometo o erro 3, estou com uma turminha de 05 anos, e estou penando com a falta de limite dos pequenos, me ajude por favor!!!

  • Francisco

    Sim, cometo todos esses erros todos os dias, principalmente o último “aula chata” reconheço humildemente que muito dos alunos se desdobram em assistir uma aula do começo ao fim sem se enfadar ou simplesmente sem se chatear com todo aqule blá – blá – blá do professor. Daí vem a pergunta, o que fazer pra pregar atenção do aluno do começo ao fim da aula?

  • Marcia

    Setembro,08th at 11:11hs

    Muito interessante este assunto.Quem nunca pecou ou errou que atire a primeira pedra…acredito que não existe.Tenho me esforçado como li os testemunhos de outros colegas, normalmente iniciava as aulas com dinâmicas para ajudar os meus alunos a melhorar a sua auto estima ou a cada 20 dias rodas de conversa em relação a tudo o que se passava com eles e principalmente com as aulas.(O que não entenderam,dúvidas a serem esclarecidas)De nada resolveu.Peço esclarecimentos sobre os 5 ERROS.

  • selva

    Sim as vezes cometo o erro número 1… quero saber mais dicas de como melhorar a disciplina na sala de aula ese é o meu 1º ano de sala de aula…

  • Pio Otávio

    Muito interessante tocar nesses pontos tão relevantes para a sala de aula. Estou no aguardo dos esclarecimentos sobre o ERRO 1. Tenho me esforçado por não cumprir o ERRO 5, por isso, também sei que sobre este aprenderei a tornar minhas aulas mais atrativas e educadoras.

  • Marilia Dias

    Acho que em todos os níveis da educação básica, mesmo nas escolas consideradas ‘mais tranquilas’, cometemos os 5 erros.
    Espero dicas bem produtivas. Quem sabe é a ferramenta que nos falta para nos tornarmos grandes professores/as.
    Abraços.

  • jaqueline

    Estou passando por um periodo de estagio de regencia e tenho me sentido muito insegura.A turma parece sentir o meu medo e preferem ficar indiferente as aulas,só consigo ter a atenção deles com dinamicas o que é impossivel todo o tempo mas eu tenho feito o que posso.Gostaria de ter um help.

  • Élida

    Sim. Acho que cometo o 1 em especial. Seria muito bom ter dicas de como agir!

  • solange torres

    A questao do uso nao verbal de forma adequada e horrivel,tenho uma filha de sete anos ,que sempre comenta tudo de negativo que a professora dirige aos colegas,fico indignada,serviu me de exemplo para nao agir assim com meus alunos,e preciso se ter uma postura correta diante deles,pois eles observam tudo e absorve o que falamos ,e algo muito seria que tenho visto no meio de coodenadores,diretor e professores.

  • solange torres

    Nossa que interessante esses topicos,sobre as aulas chatas ,eu por ser muito criativa,ja tomei atitude e conquistei a atençao deles,mas a questão de ameaçar preciso cumprir o que falo,pois senão eles perdem mesmo o respeito quando não temos uma atitude de integridade .

  • Selma Joslin

    Estes temas propostos são relevantes, pois, poderão colaborar com o repensar do professor.
    Cada ano que se passa, escuto os professores reclamarem dos alunos, da escola, enfim. Mas não são todos que realimentam seus planejamentos, suas práticas pedagógicas. Preferem continuar insistindo nos erros.
    Selma Joslin

  • ioneroque

    sim,quero conhecer cada um dos erros e por em prática,pois cometo o erro de ameaçar e não cumprir…e sou cobrada por isso.Até breve.

  • Joelma

    Ola tenho sofrido , pois tudo que tenho tentado fazer não dá certo, e eu preciso trablhar pois tenho uma filha com necessidades especiais que precisa de mim ela tem a sindrome de down , peguei aula este ano 6 e 8 anos , os pais reclamam de mim tenho procurado levar materiais diversificados mas eles não tem interesse, por algumas vezes consegui Aleluia , e então eu os coloquei para ler cada lia uma parte todos queriam participar a aula rendeu, só que tem uns pais que não me querem mais na escola e a diretoria já disse pense se demita , então e tudo porque aqui é cidade pequena do interior e os pais já se referiram que eu nõ sou nem boa mãe, pois meu filho mais velho de 14 anos foi morar com o pai no qual sempre já o quis e o conselho tutelar daqui não me ouviu , e eu nõ gosto de comentar e isso não pois meu eis marido não gosta de minha filha por ser especial e ela foi fruto fe uma violencia que sofri na epoca, hoje amo la ela é minha vida tudo que eu tenho . e estas alternativas de conversar já tentei e outra a gente que é novata e substituta nossa não é facil não?
    bom espero receber ajuda atraves de voces pois já nõ sei mais o que fazer . obrigada

  • Naide Gusmão

    Realmente! às vezes eu cometo este erro de ameaçar e não cumprir…
    A ponto dos outros alunos dizerem: “Tia, só fala!”

  • Eliana Costa

    Ainda cometo o erro 5, mas consigo, com planejamento, tornar as aulas mais atrativas: uma atividade diferente, do livro didático ou de outra fonte, um filme, o uso da tv pendrive (preciso praticar)e tudo o mais que for necessário para sair do marasmo da sala de aula. Ah, que tal sair da sala de aula? Vocês têm algo sobre? Um abraço.

  • Luciana

    Cometo alguns erros citados, sim.É difícil disciplinar as crianças dentro e fora da sala de aula.Estou ansiosa pelos próximos artigos.

  • RITA

    Eu me vi em alguns desses erros, e as vezes me sinto frustrada, quando não consigo atingir minha meta de ensinar sem ter que punir alunos por falta de disciplina,mas o erro que cometo é o 1 e o 3, mas mesmo antes de estar a parte dessa fala, eu sabia que estava cometendo erro, mas sempre procurando me policiar para evitar que se repetissem, e procurando inovar em minhas aulas, mas como estamos sempre em eterno aprendizado estou sempre procurando me aperfeiçoar.

  • Izabel Aparecida tomaz

    Há indisciplina nas ruas,nos hospitais, nos lares, no congresso, no trânsito, em todos os segmentos… e na sala de aula.Esta questão merece ser abordada de maneira ampla, envolvendo profissionais de diversas especialidades.As pessoas não recebem a devida educação no seio de sua família, assim em qualquer circunstância fica difícil aplicá-la.Como a escola resolverá sozinha este problema? Jamais haverá formação qualificada se não houver organização e respeito dentro da sala de aula.

  • Risa

    Acho que todos nós cometemos esses erros sim, gostaria de saber mais, e como não comete-los mais.

  • Regina C. C. de Lima

    Sim quero saber como evitar esses erros.
    Quando não consigo me controlar e acabo “batendo boca” com algum aluno é o erro que me deixa mais frustrada.
    Regina

  • paschoal

    é constrangedor quando isso acontece, no momento estou fora de sala de aula, e vejo as dicas como preciosas orientações para o meu retorno. já passei por isso, logo no início do magistério, não era fácil.

  • Regina C. C. de Lima

    Tenho consciência de que cometo ainda alguns desses erros. Deles, o que mais me deixa triste quando eu percebo que cometi é o de “bater boca” com o aluno indisciplinado. Meu maior problema é que trabalho em um escola que não acredita em nenhum tipo de punição. Assim, o aluno traz o livro se quiser, senta no lugar estipulado se quiser, respeita o professor se quiser. Trabalho com alunos do Ensino Médio e recebo uma grande cobrança por parte da direção para conseguir altos índices de aprovação em provas externas (Enem, por exemplo). Então eu me descabelo, porque percebo que o aluno não está nem um pouco interessado em nada, tudo que eles querem é responder a chamada, conversar com a galera, passar pela escola e receber o certificado de conclusão. Ainda não sei como resolver esses problemas. Preparo as aulas com base no livro didático, nos textos que ali estão, mas chego na aula em uma classe de 45 alunos e apenas 8 ou dez estão com os livros e absolutamente ninguém fez a leitura ou as questões solicitadas na aula anterior. Se eu peço silêncio para ouvir o colega que fará a leitura, ouço grosserias como “cuide de sua vida”, “dê aí a sua aula!”, “só tem eu conversando?”. E assim a aula transcorre. Só é possível falar se for aos gritos pelo menos para que os que estão mais a frente ouvir. Sinto-me muito infeliz, pois sei que sou uma boa professora, diversifico as estratégias, não faço sempre a mesma coisa. Mesmo assim, estou perdida nesta escola em que trabalho há um ano. Quem puder, me ajude! Obrigada!

  • Marinalva Aparecida Consoli

    Boa noite!
    Sou professora de História e Geografia, realmente os erros acima mencionados ocorrem, creio que os professores, cada um com sua característica própria acaba cometendo.
    Professora a 21 anos, não podemos comparar o aluno que já tive e atualmente.
    Procuro diversificar minhas aulas, um problema sério que observo é desinteresse, alunos distantes, só pensam em computador, jogos, enfim trabalho com adolescentes, fase difícil, e as famílias não conseguem suprir as necessidades afetivas, falam sim, para superar a eusência e outro problema sério são as drogas! Gosto de minha profissão e o curso tem me ajudado bastante, tenho problemas com indisciplina em algumas turmas, hoje não existem alunos quietos, observo que o sistema educacional contribui para a desvalorização dos alunos em relação aos estudos, os governos não querem reprovas e o IDEB, tem que subir,ficamos sem autoridade, pois uma reprova Vc tem que ter muitos arqumentos para a reprova, daqueles que realmente não tem condições. Estudo tem que ter critérios onde possamos ensinar, transmitir conhecimentos científicos, claro sabendo que estamos formando pessoas. Muitos fatores estão contribuindo para defazagem educacional.
    Me desculpe, acho que é um desabafo.
    Leio todas as recomendações e estou sendo cauteloza em minhas decisões.
    Abraço.
    Marinalva

  • Merivalda

    Cometo alguns.È chato passar por essa situação, dá a sensação de impótência. quero saber como lidar com esse sentimento e essas situações.

  • silvane

    minha turma ñ tenho muito o que reclamar + sabemos que nem tudo é perfeito em relação com os erros por lecionar em um pré II mim vir no erro 3 onde eles na maiori das vez sabe que não cumprimos,por isso no mês de junho pra cá começei cumprir pois eles agora realmente sabe que eu faço mesmo ñao querem aceitar, depois tudo fica bem nada de mais.
    amo meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *