
Indisciplina na Sala de Aula: Os 5 Erros que os Professores Cometem
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certa de poder controlar. O que , de fato, é realmente frustrante nesta situação é: ter responsabilidades a cumprir e não ter as devidas ferramentas para fazer isso.
Lembro bem no início da minha carreira, o sentimento de incapacidade que eu sentia, antes de descobrir as ferramentas certas para combater a indisciplina na sala de aula. Você se sente insegura, chegando a duvidar da sua competência enquanto Professor. É frustração, misturado com raiva e impotência. É inclusive esse conjunto de sentimentos negativos que levam muitos Professores a desistirem da profissão.
O triste de tudo isso é que, muitos que desistem prosseguem acreditando que falharam na profissão, enquanto que a verdade é que não tinham ferramentas apropriadas para lidar com a questão.
Nos bancos das Universidades ninguém toca nesta questão parece que a única coisa que o Professor tem de fazer é entrar na sala e “dar” aula. Ninguém fala da falta de educação e desrespeito, ninguém comenta sobre a indisciplina ou violência, ninguém aborda a falta de limites e muito menos, sequer sugere o que fazer quando a situação não está no nosso “script”, chamado Plano de Aula.
Em um roteiro quando é produzido um filme ou peça de teatro, há um “script”, e tudo deve ser feito conforme está escrito e determinado lá. Mas, e na sala de aula, quando nosso “script” não dá conta do nosso dia a dia? O que fazer então ?
Para ser honesta, sempre parecia que todos a minha volta queriam mais era que eu perdesse essa batalha, pois viviam alertando-me acerca do que os pais iriam dizer ou fazer. Na verdade todos estavam mais preocupados em não perder os alunos ou ainda não provocarem a ira dos pais, do que oferecer o apoio que eu precisava.
Aprendi às duras penas, que tudo o que haviam dito a respeito de como disciplinar os alunos estava errado pois não funcionava. Na verdade, a única coisa que eu precisava era que os alunos fossem 100% respeitosos, fizessem as tarefas, e prestassem atenção todas as vezes.
Assim, não importasse a classe social do aluno, seu histórico de comportamento, seu nível de socialização. Uma vez que esse aluno entrasse na minha sala de aula, ele deveria dar conta de suas responsabilidades e cumprir suas tarefas. Há muitos anos atrás esta afirmação já era utópica, no entanto ainda hoje, para muitos ela ainda é um “delírio” impossível de alcançar.
Hoje é sabido, que mesmo a pior turma, e ainda que a escola esteja localizada em um meio hostil, este objetivo pode ser alcançado. Não ocorrerá do dia para a noite, será preciso esforço, paciência e principalmente persistência.
A “mágica” ocorre quando você descobre e utiliza as ferramentas e estratégias apropriadas que tornam todos os alunos mais responsáveis e aplicados. Ao ter em mãos essas novas ferramentas a sua sala de aula sofre uma transformação porque o seu jeito de dar aula também muda.
Constatei ao longo da minha carreira que a indisciplina ocorre por uma série de fatores, porém alguns desses fatores era eu mesma que provocava. Isso mesmo ! Não estou aqui eximindo a parte que cabe a família, ao gestor, ao governo, aos astros, seja lá quem for que você queira transferir a culpa, o fato é que tive de dar a mão a palmatória, descer do salto, humildemente reconhecer esse fato e procurar consertar o que era a minha responsabilidade fazer.
Veja abaixo os 5 grandes erros que eu cometia e, infelizmente, muitos Professores estão cometendo, talvez até você, inconscientemente, também esteja. Por isso é hora de rever sua prática em cada um dos itens abaixo (clique para ler):
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– Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez
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– Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invés de dar a direção do que fazer
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– Erro no. 3: Ameaçar, ameaçar, ameaçar e não cumprir
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– Erro no. 4: Uso de linguagem não verbal de forma inadequada
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– Erro no. 5: Aula chata do começo ao fim
Por ora vá refletindo nesses erros, pois no próximo artigo abordaremos o Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez, e debateremos como consertar isso.
Quero saber: E você já passou ou está passando por estas frustrações ? Há algum desses erros que você está cometendo ? Comente no blog.


168 Comentários
lucy
Gostaria muito de dizer que não os cometo, mas a consciência não permite.Continue me ajudando.Obrigado
Inah Castro
Acredito que existe um termômetro entre os alunos influenciado por fatores às vezes desconhecido pelo professor como um feriado perto ou muito tempo em sala de aula sem uma progamação diferente e aí os alunos ficam inquietos e sem atenção.Não é sempre porque eles gostam de Arte mas acontece a indisciplina que nos tira a paciência.
Celia Cavalcante Barreto
Não é tarefa fácil gerenciar uma sala de hoje. O público alvo cada dia se torna mais especial. Eles querem gerenciar a sala e a família apoia. O professor é o chato que não faz aquilo que o aluno quer. Metade mais um de cada professor existente no nosso país está sobrecarregado, chateado e sem perspectiva. Tem feito malabarismos para ser o construtor , o facilitador, o professor .
Portanto, que enfrenta essa missão tem que optar por formas de condução do processo ensino/aprendizagem adequada e produtiva.
Rita Batista
É verdade percebo que acabo cometendo sim algum desses erros. Também quero acertar, por isso aguardo as abordagens de cada um.
Obrigada
Rita
Ana Alves
O que acho mais difícil em uma sala de aula é o desinteresse dos alunos pelos estudos talvez pelo meio social em que vivem ou por vivenciarem todos os dias que num pais como o Brasil a educação não é valorizada uma vez que tudo o que é divulgado na mídia na internet é o contrário dos valores que aprendemos quando éramos estudantes ou seja, o bonito é ser feio. Há que se ressaltar o excessivo interesse pelo celular, musicas e brincadeiras desagradaveis com os colegas.
Enquanto na escola não tiver limites ( esses retirados pelas leis ) a situação tende a piorar
vilma
me vejo cometendo essas ações, mesmo que inconsciente, consigo ver isso ao ler sua colocações. enquanto profissional da educação vivo isso, e o que de fato você diz acontece na realidade do dia-a-dia. muitas das vezes percebo isso ao meu redor, não estão preocupado com o meu trabalho , sim com os pais com o que vão dizer entre outras coisa.as vezes penso em desistir de ser uma professora e procurar outro ramo de trabalho.porem me apego ao prazer que sinto em dar minhas aulas e ver meu aluno aprender, caminhando com suas proprias pernas alçando voo no mundo .
abraços
vilma
Ivanice R.V. Ferreira
Sabemos que nós professores cometemos muitos erros ao tentar disciplinar nossos alunos e esse apoio esta sendo uma luz na nossa missão de educar para a vida.
Regina Célia
Confesso que já passei por situações onde eu tive que respirar e contar até dez antes de agir para não ir pela emoção, mas pela razão. Hoje, porém não tenho problemas maiores com indisciplina, pois trabalho com um público de jovens e adultos, os quais nos respeitam e ajudam no processo educacional, ainda que as dificuldades de aprendizagem são muitas, devido a fatores diversos: são alunos que trabalham durante o dia e precisam estudar a noite, outros que deixaram de frequentar a sala de aula e depois de muito tempo retornam, outros ainda que para estudar deslocam de suas casas que ficam a km de distância, e tantos casos.
Estas dicas são importantes.Elas nos fazem refletir e nos convidam a repensar como anda a nossa prática pedagógica e nossas ações frente ao alunado.
É bem verdade que muitas desses comportamentos são decorrentes de pais que não sabem educar e muitas vezes atribuem tal tarefa ao professor, e sem esse apoio,essa parceria, o nosso trabalho fica sem solução. Diversos fatores contribuem para a indisciplina. Acredito que o melhor caminho para amenizar e até resolver é começar pelo diálogo.
Abraços! Aguardo a próxima dica.
sandra
No momento não passo por nenhum desses problemas , mas já passei por alguns e utilizei o item 1. Mas, gostaria de saber como lidar com a situação de indisciplina na sala de aula.
edna
Acho que cometo o erro nº 1, ás vezes se torna dificil controlar aqueles que não querem nada e só atrapalha.
Lucia Oliveira
Penso que cometo todos, mas o dificil é o sentimento de culpa e falta de apoio da escola e dos colegas,já desistir, não quero cometer este erro novamente, pois sei que dentro de mim há algo maior, a minha vocaçao de ser professora.
abs
Lucia
Andrea
As responsabilidades realmente devem ser analisadas, pois estou nesta situação de alguns alunos que desrespeitam os colegas e o professor, a família não ajuda e a direção não se posiciona diante dos fatos. Não posso generalizar tem bons alunos. Esta semana uma aluna disse alto e bom som “na escola devemos estudar, e não bagunçar com barulho ninguém aprende nada…”. Estou curiosa pra saber sobre os erros.
Obrigada, Andréa
REINALDO BERNARDES
SIM, CREIO QUE ESTOU COMETENDO O ERRO Nº5.
Bia
Sim.gostaia de saber lhe dar com essas situações,cometo alguns desses erros pirncipalmente o nº 1.
Dalva Santos
Minha turma e uma turma bem dificil de se lidar.Eles alem do problema de indisciplina tem o problema de agredirem-se verbalmente com xingamentos e palavroes.Tento preparar aulas diferenciadas mas eles não demonstram muito interesse.Estou esgotada, stressada,me sentindo a utima da s professoras.Estou desanimada , sem vontade de entrar em sala,quando vou para escola tenho dores de cabeça ,dor e stomago, nos braços no corpo…..E dificil.
Amparo Rodrigues Moreira
Gosto quando você fala que enquanto professor, a gente pode estar contribuindo para a indisciplina em sala de aula. Devemos estar atentos ao nosso comportamento e tentar melhorá-lo. Abraços!!
Maria Auxiliadora
Eu gostei muito de receber esse e-mail, pois me sinto exatamente como caracterizado acima das 5 condutas incorretas: desgosto pelo profissão, tristeza, impotência, incapacidade, etc. Mas só de saber que não sou a única que em algum momento sentiu o mesmo, já me sinto mais valorizada. Realmente, não somos preparadas para o alunado mal educado, mas é na prática que vamos adquirindo essas habilidades. Vou aguardar os próximos artigos. Que o Senhor Jesus te abençoe.
valéria Silveira
No maomento estou passando por isso,sinto-me que estou a falar ao vento, dou aula para uma turma que não sabe a mais simples das operações, estão cursando o 8º ano do ensino fundamental II, não basta só o professor conhecer a realidade do aluno não, basta muito mais do que usar estratégias, fala-se muito de indisciplina e não é só isso que afeta o relacionamento aluno-professor, falta oconhecimento teórico e científico do professor ser preparado pela própria escola de diferenciar uma dificuldade de aprendizagem, as dificuldades escolares, os transtornos de aprenddizagem e distúrbios de aprendizagem falta investimento no psico do professor para que ele possa trabalhar com as adversidades de uma sala de aula.
Eziquel de Lima
Eziquel de Lima, e não de Liam.
Abs
Eziquel de Lima
Pelo menos dois desses erros eu ainda cometo com frequência, o nº1 e o nº3. O que fazer,então,para consertá-los?
Abraços
Eziquel de Liam
Daniela
Infelizmente, estou passando por uma fase difícil. Me formei há 4 anos e nunca atuei. Assumi no meio desse ano uma turma de 2º ano do ensino fundamental com 17 alunos. Eu sou a 4ª professora deles nesse ano. O desafio começa aí, eles não tem referência de um professor e eu com minha falta de experiência… mas com muita força de vontade de fazer td certo.? Meus alunos não conseguem ficar sentados, muito menos calados. Andam e falam o tempo td. Volto pra casa frustada, chateada. Horas de planejamento e sem alcançar meu objetivo completo. Meu maior desafio é o erro nº1.Procuro planejar uma aula dinâmica, para não ficas estressante, não dura muito tempo. Tenho aluno que quase não conhece o alfabeto, outros que juntam sílabas, outros que leêm mais ou menos e aquele que le bem. Porém, não consigo fazer um trabalho diferenciado numa sala de jeito.
claudia
São erros costumeiros. Mas ao mesmo tempo , pelo pouco tempo que temos, é comum se debater com tais situações. A escola cobra, cobra e cobra. Na nas horas que preicsamos do apoio para direcioanr nossos alunos eles simplesmente se esquivam…
Elaine Maria
Estou trabalhando com Intervenção pedagógica junto à SRE e o maior desafio é fazer com q o professor creia que juntos poderemos transformar as aulas atuais em aulas melhores. Creio q as orientações aqui recebidas contribuirão no sentido de levar aos meus professores mais este canal de comunicação e auxílio.
Parabéns pelo maravilhoso trabalho
rose
Sim. Atualmente estou tendo dificuldades com relação ao controle de classe, por isso gostaria de receber mais sugestões referente a temática.
Ana Nilce
Acho que uma grande maioria de professores cometem esses erros acredito que inconscientemente,gostaria sim de mais informações para poder ajudar meus colegas e corrigir a minha prática.Obrigada.
Ivani Melfi
Tenho sofrido sim, com a indisciplina e procurado aplicar todos os conhecimentos adquiridos através da orientação deste site e leituras a respeito. Entretanto os resultados são melhores mas não os esperados. E assim continuo cometendo erros, todos, não de uma vez, mas conforme encontro a classe e a minha expectativa para aquele dia. Obter um resultado satisfatório somente se nas escolas públicas o Sistema de Avaliação corresponder ao Sistema de avaliação dos exames estaduais e nacionais. Somente se for criada uma opção paralela para os alunos que não querem aprender, que não querem estudar. Isto sempre houve, mas antes não eram obrigados a ficar frequentando a escola, perturbando a classe. Este espaço tem que ser em outro lugar. Que se crie este lugar e se exija da Escola o seu papel para o qual foi criada.
Aluno que passou sem saber, sem ter condição de acompanhar a classe ou vai ficar muito quieto ou vai fazer barulho. Desculpe, sem que tenham apoio da família para ajudá-los a superar suas dificuldades não há como pensar em qualidade. E o sofrimento advém disto, saber que não conseguirei avançar no conteúdo se esperar que a maior parte da classe aprenda e aí surge o dilema, conteúdo ou aprendizagem? E os alunos bons que estão sendo penalizados por causa da maioria? Este é um outro sofrimento. No ano seguinte será um outro professor que pegará a turma,só com diagnóstico saberá de onde partir? Retrocederá para avançar? E a turma que não quer avançar, por mais que o professor diversifique as atividades, prepare reforço, recuperação? Agradeço a existência deste site que noz traz esperança, força, mas sinceramente qualidade só com mudanças! E não somente do Professor!
Roberta
Olá pra todos.
Sou professora há um ano e meio apenas, mas trabalhei na educação por mais 7 anos, em outro setor. Bom, qdo trabalhava nesse outro setor, que era administrativo, e ouvia os comentários dos professores e também algumas atitudes, eu me chocava, a tendencia era sempre eu e meus outros colegas ir a favor dos alunos, inúmeras foram as vezes que nós criticamos as atitudes dos professores. Hoje, como professora, mudei até certo ponto minha visão, mas ainda continuo a achar que, muitas das problemáticas existentes no meio educacional é responsabilidade sim do professor. Os alunos exageram na maior parte das vezes, as falhas de sistema e familiar são factuais. Mas penso que enquanto nós nao arregaçarmos as mangas para tentar mudar nossa realidade, mesmo que só dentro da nossa sala de aula, as coisas vão permanecer assim, professores cada vez mais doentes, desmotivados e sem vida. Dentro da educação tudo é muito complicado, o sistema adoece as pessoas, tudo é muito dificil e complexo, mas a sensação que eu tenho é que isso é comodo pra todo mundo, inclusive para o professor. Assim do jeito que está, está ruim, mas se falarmos em mudanças radicais, olham a gente de maneira estranha, pois sabem, que se essas mudanças acontecerem, o professor também terá que mudar, mudar sua prática, sua linguagem, seu conhecimento, enfim, ta tudo muito ruim? Sim está, mas até que ponto, alguns professores querem que essa realidade mude??? Pq se todos quisessem igualmente, mesmo que isso, ocasionasse outras mudanças, tudo mudaria.
Lina
Oi, Roseli!
O problema da indisciplina é um dos maiores problemas enfrentados por mim na sala de aula. Tenho percebido que por mais que eu tente dar atenção individualizada, não consigo debelar a indisciplina. Tenho uma sala bem heterogênea. Alunos que têm formação familiar bem diversa; alunos que não têm quem lhes dê limites, que acham que podem tudo, que não querem aprender, que querem aparecer. Não sou aquela professora que ameaça, que briga, que xinga. Procuro respeitar ao máximo meus alunos, porque acho que é dando que se recebe respeito. Procuro diversificar minhas aulas com o objetivo de conquistar a atenção e o interesse deles pelas aulas, mas até hoje não descobri a “mágica” para controlar esse mal que tanto prejudica o aprendizado. Se você puder me ajudar, agradecerei imensamente.
Abraços.
Marisley
Vejo-me várias vezes até hoje em muitas destas situações,menos a de número 4, pois sempre preocupo-me com a linguagem que uso ao me dirigir ao aluno, porque sempre gostei do que faço. Preparo as aulas com antecedência, mas nem sempre consigo a atenção dos alunos. Sinto-me bastante frustrada com isso. Tendo dialogar com eles para ver o que está acontecendo, qual o motivo do desinteresse. Nem sempre conseguem argumentar o porquê, às vezes respondem que não gosta de português. Pergunto para os colegas se o comportamento deles é só comigo. Dizem que não, que não estou querendo nada. Quero encarar de outra forma, sei que são inteligentes. Aulas criativas ajudam, dizem os especialistas, mas exigem um currículo do tamanho de um bonde. Se formos criar tanto, talvez não cheguemos nem a um terço do que é solicitado como conhecimento básico. Sinto uma afeição muito grande pelos alunos e percebo que é recíproco, mas mesmo assim, a conversa é muito, o celular é o grande problema, o fone de ouvido nem se fala. Quando leio comentário como os dos colegas acima, fico a pensar… será que estes profissionais conseguem mesmo manter a disciplina de adolescentes que estão na flor da idade, será que eles realmente consegue fazer com que estes alunos interessem mesmo… será que realmente os alunos realmente aprenderam alguma coisa. Vejo sim que alguns colegas mantêm a disciplina, fazendo com que os alunos copiem o livro. Tratando-os como robôs. É muito fácil enxergar o outro, não é mesmo?
Helenita
È um problema devido a falta de educaçao familiar , pois muitas crianças não respeitam os pais imagine se vão respeitar os professores.Bem vejo isto o tempo todo pois alguns pais chegam a dizer que não sabem mais o que fazer com o filho, sempre as mesmas conversas, então pedimos ajuda a direção e nada fazem a não ser ficar criticando o trabalho do professor dizendo que o professor não se dedica como deveria se dedicar , é algo muito dificil!
rose
ME FORMEI O ANO PASSADO, TENHO VINTE ALUNOS DE CINCO ANOS A SALA É UM CAUS…. SOCORRO
cleilde
Cometo pelo menos 03 desses erros. Estou ansiosa pelo próximo artigo.
Clotilde
O autoritarismo ainda está muito presente em nosso convívio escolar e os diretorres constituído de pessoas como nós com os mesmos níveis de saber muitas vezes see apegam a este autoritarismo para amedrontar os professores e com essa atitude pensam está dominando os professores p que estes fiquem quietos e com essa atitude prejudicam o dia à dia escolar e os professores não tem determinção e não exigem uma postura disciplinar do alunoe a aprendizagem vem sendo prejudicada.
Regina Luiza
Hoje vejo muitos profissionais da sala de aula estão sofrendo com a indisciplina dos alunos, mas é preciso que o professor conheça melhor o seu aluno,para usar estratégias corretas com ele. Muitas vezes o aluno indisciplinado é carente de afeto, não recebe se quer apoio da família,então este se revolta ,aí é que entra a estratégia que funciona : dar apoio a este aluno,tratá-lo com mais atenção ,ouvir este aluno.Na maioria dos casos consegue acabar com a indisciplina e fazer com que o aluno participe e aprenda .Por outro lado,existem aqueles que são paparicados demais e o professor deve ter sabedoria para lidar com a diferença .
Maria da Conceição da Silva Vasconcelos
Obrigada professora Roseli! Por me promover esses momentos de reflexão sobre minhas atitudes em sala de aula. Temos uma enorme dificuldade de nos analisarmos por este ângulo. O erro 4 foi o que mais me chamou atenção, pois acho que ferimos mais com a linguagem corporal, do que mesmo as palavras, as vezes um olhar duro e recriminador, posturas que demonstram descaso e desamor, destroi a possibilidade de aproximação verdadeira, de construir vínculos afetivos, de construir a cumplincidade, tão importante em sala de aula. Alguns dias volto para casa com o incômodo desagradável de que cometi todos esses erros num único dia. É tão difícil!
A escola hoje está sobrecarregada, e não é possível fazer bem toda a agenda que assume ou lhe é jogada, prejudicando sua principal função, que o ensino e a aprendizagem. E isso interfere na sala de aula e na relação professor/aluno.
Sim professora, posso juntar todo esse material, transformá-lo em slides e dempre que possível apresentá-lo na escola?
Momentos de estudo e reflexão em grupo também é um sonho utópico no ambiente escolar, nos dias de hoje.
Aguardo resposta
Obrigada, mais uma vez.
Conceição Vasconcelos – professora Polivalente da Rede Municipal de Fortaleza (no momento lotada no Laboratório de Informática)
alice ferreira elias pereira
vejo a dificuldade que os professores onde eu trabalho enfrentam com a indisciplina principalmente em relação ao item 1 e 3. gostaria de poder ajudá-las sendo especialista.sbraços
Gevanildo dos Reis
Conheço casos bem semelhantes de alguns colegas, mas às vezes direções e coordenadores não ajudam, não criam regras para serem executadas na escola e ainda prejudica o trabalho do professor se este tomar iniciativa própria para resolver problemas que são gerados por más administradores de colégios. É certo que a experiência conta pontos, mas muitos professores são acomodados e sem iniciativas para conduzir uma sala mesmo com alguns ano de experiência.
Maria Elisabete Farias Portugal
Gostaria de conhecer pois estou cometendo o 1 ,2 e 4.
Andréia Karla de Almeida
Eu já errei as 5 de uma vez só, principalmente por ser desautorizada pela C e D na frente de meus alunos em sala.
A ultima da C foi depois de agitar todo o grupo passar por mim e eticamente dizer,AGORA SE VIRA PRA CONTROLAR ELES.
Achei o máximo e retornei ao erro nº 1,2,3,4 e 5.
kkk
Afinal eu acabei ficando desmotivada
Ayr Quaglio
Desde que iniciei minha carreira na Educação tive esses problemas,aos poucos fui descobrindo os 5 Grandes erros e como saná-los,foi preciso muito estudo de comportamento e quem me auxiliou muito foi o professor Lino Macedo com seus livros.Os maiores de todos são disciplinar a sala toda e aula chata;quando a aula está agradável,despertando o interesse do aluno, ele não é indisciplinado…estou aguardando os próximos textos.Obrigada.abçs.
SIMONE
Querida em maio de 2011 fui convidada a trabalhar com uma turma de 2º ano,uma turma super indisciplinada e que todos os professoressa da escola falavam mal.Os comentários eram os seguintes: ah você não vai resisitir,você não vai dar jeito nessa turminha, eles são demais!!! Mas como amo minha profissão e os meus alunos, fui tentando vários métodos para mudar essa história tão infeliz dessa turma.A minha estratégia em sala foi o diálogo, a afetividade e o lúdico e olha que deu muito certo, pois era isso que a turma estava querendo, conversar, receber carinho e ter aulas divertidas, o que infelizmente a outra colega não dava, pois como todos sabiam ela não se encontrava na profissão.Hoje 4 meses com meus queridos, já tem alunos querendo saber se vão permancer comigo no 3º ano, tem aluno que as notas eram horríveis e que não queriam nada, totalmente transformados, interessados e super carinhosos. No começo errei , pois queria disciplinar todos ao mesmo tempo, mas não é bem assim que funciona, cada aluno tem o seu tempo certo, por isso vou aguardar o próximo artigo,ok??
Simone da Silva Bráz
No momento não estou passando por nenhuma situação parecida, mais ja passei em meu primeiro ano de profissão e consegui superar quando descobri mesmo sem querer esses 5 grandes erros e deixei de comete-los. Hoje conheço colegas que passam por essa mesma situação mais muitas vezes não aceita sugestões e não consegue enxergar os erros que está cometendo.
Paulo Silva
Sim, já passei e ainda passo por estas frustrações. Quanto aos erros eu diria o nº1 e talvez 0 5.
LINA LUCIA
Sim. Quero conhecer mais sobre isso. O erro 1 eu cometo, talvez o 4.
Paulo Gomes
Desejo participar pois tenho tudo a ver.
Rosangela
Adorei, apesar de doer a verdade!
mas por outro lado, não é fácil!
gilvania lenoura
estou passando por isso erro 2. Não consigo controlar a sala e meus alunos a maioria são filhos de mães solteiras, tendo controlar a sala e não consigo e começo a bater boca com eles.
sonia
Acredito que também a ausência de limite de tempo nas tarefas é um grande erros que eu cometia.
Sônia
Ivana Pedrão Cerqueira Anias
Querida!Sou professora de ed.fisica e leciono há 20 anos, e nunca tive sequer um problema com qualquer um dos meus alunos,vc deve então dizer mas vc é professora de ed.fisica e trabalha em quadras,campos e em outros tantos locais privilegiados e faz o que todo estudante quer: bricar,jogar,dançar etc Ai vc vai dizer ai é facíl mas, querida vejo na realidade muitos outros professores da mesma área se queixarem desta indisciplina.O que faço: meus estudantes são meus AMIGOS e trabalho 50% na sala de aula e 50% nestes locais já mencionados.
Garaziele
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