Erro n° 4: Uso da linguagem não verbal de forma inadequada

Ao lidarmos com  pessoas estamos todo o tempo nos comunicando com elas. Usamos palavras (linguagem verbal ) e usamos o nosso corpo (linguagem não verbal). É comum nosso silêncio e nossos gestos falarem mais que as nossas palavras. Dito isso, então é lógico afirmar que da mesma forma que usamos as palavras para elogiar, motivar, repreender, ensinar e ofender, a nossa linguagem não verbal também comunica tudo isso de forma explícita ou implícita.

Como Educadores e Gestores devemos dar mais atenção a esta questão e aqui vai a próxima dica:

Erro n° 4: Uso de Linguagem não verbal de forma inadequada

Quando duas pessoas estão conversando observe as palavras que são ditas e simultaneamente preste atenção aos gestos, movimentos do corpo, expressão facial, movimento das mãos e tom de voz. Você perceberá que a linguagem não verbal é muito reveladora, pois sendo destituída de disfarces, revela-se verdadeira e genuína.

Na sala de aula os nossos alunos estão com os olhos voltados para o que dizemos e fazemos, e geralmente as duas coisas são contraditórias. No início da minha carreira passei por muitos problemas com os Alunos, Pais e Coordenação porque eu usava de forma inadequada a minha linguagem corporal. Veja abaixo alguns exemplos de uso inadequado da linguagem não verbal.

– Linguagem não verbal inadequada com os Alunos:
. O Professor está corrigindo as tarefas em sua mesa, o aluno chega até o Professor e começa a relatar algo, o Professor, de cabeça baixa, ainda corrigindo as tarefas, responde que depois vai tomar providências, ou dá respostas evasivas e curtas.
Apesar de responder ao aluno, o que o Professor REALMENTE disse com a sua linguagem não verbal foi: Estou fazendo algo mais importante aqui e não posso parar e dar atenção a você agora.

Correção: Professor deve PARAR o que estiver fazendo e demonstrar ATENÇÃO, com as palavras, bem como com a linguagem não verbal.

– Linguagem não verbal inadequada com os Pais:
Na Reunião de Pais o Professor, com expressão facial neutra, com o tom de voz formal, entra na sala, pede que os Pais sentem-se dispostos em fileiras, e o Professor posiciona-se na frente de todos como se fosse iniciar uma aula. No momento de informar, individualmente, o rendimento de cada aluno o Professor chama cada Pai até sua mesa e o faz sentar-se em uma cadeira em frente a sua mesa.

Apesar do uso do tom educado e do discurso dito “ aberto” a colocação dos Pais, a linguagem não verbal apresentou uma série de obstáculos impedindo os Pais de expressarem abertamente tais como: expressão facial neutra do Professor, tom de voz formal que cria uma atmosfera fria, bem como a disposição das carteiras que reforçou a distância imposta.

Correção: Professor deve usar TOM DE VOZ informal, EXPRESSÃO FACIAL acolhedora de simpatia com sorriso, trazendo assim a LEVEZA necessária para esses momentos.

– Linguagem não verbal inadequada com a Coordenação:
É muito comum nas Reuniões Pedagógicas ou de Educação Continuada quando muitos Professores, infelizmente, sentem-se OBRIGADOS a participar, lá estão educadamente de corpo presente, porém a linguagem não verbal está “ gritando” o real sentimento daquele momento quando:

. O Professor “ suspira” e “ bufa” , revira os olhos em desacordo com algo, meneia a cabeça, olha para o colega do lado franze a testa e dá um meio sorriso de zombaria e descaso e por aí vai.

Muitos não acreditam nesses encontros e treinamentos, e por esta razão mostram o seu real descontentamento por meio da linguagem corporal, mas não pense que a Coordenação não está vendo isso, aprendi às duras penas que esses comportamentos só fazem com que as barreiras da comunicação sejam mais altas e cada vez mais difíceis de derrubar e que inevitavelmente prejudica a parte mais fraca: o Professor.

Nossas emoções é que ditam a nossa linguagem não verbal, é por esta razão que temos de aprender a controlá-las, discipliná-las, caso contrário seremos vítimas de nós mesmos.

Como Educadores também temos de ensinar isso aos nossos alunos. Os nossos alunos “copiam” ou “modelam” comportamentos de outras pessoas tais como: amigos mais descolados, os pais, ídolos da TV e também dos Professores. Muitos desses comportamentos são incorretos e precisam ser consertados.

Muitas vezes, dentro da sala de aula, ou nos espaços da Escola, vemos alunos que usando de uma sagacidade, respondem educadamente, porém a sua linguagem verbal revela grosseria, ironia, descaso e desrespeito. Enquanto Educadores procuramos corrigir a “ fala” do aluno, e as grosserias veladas ou explícitas ? Passam sem correção, e eles sabem disso.

Afinal se ao repreender um aluno, ele silenciosamente ouve tudo o que o Professor está dizendo, porém a sua linguagem não verbal é de afronta e desrespeito, em tese ele não disse nada ofensivo ao Professor, e por esta razão não será corrigido por isto.

Por isso a minha dica de hoje é: reveja sua linguagem não verbal e corrija-a, depois trabalhe esta questão com os seus alunos e procure ensiná-los a lidar com suas emoções corrigindo-os se for preciso.

Você tem mais dicas de como fazer isso? Então aguardo seus comentários no blog !!

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Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

51 Comentários

  • rener

    Gostei muito deste assunto Roseli, você acertou mesmo é assim que vivenciamos no mundo de hoje e as vezes a maioria das pessoas nem se preocupam que gestos, valem mais que mil palavras.
    Todos seus textos são maravilhosos e só vem a contribuir em melhorias para todos nós.
    Abraço!

  • simone

    Acredito realmente que o educador deve manter uma postura coerente com o que ele espera de seu aluno, a sua maneira de se expressar através da linguagem corporal ou verbal é fundamental para o bom andamento do seu trabalho, infelizmente sabemos que o faça o que eu digo e não o que eu faço não funciona.

  • Adrilene

    A linguagem é tudo, costumo escutar sempre meus alunos,mesmo quando o papo não diz respeito ao assunto,e faço isso olhando olho no olho,falamos somente com gestos e eles me entendem e são entendidos sempre,já nos conhecemos para avaliar cada gesto, sempre deu certo e vivemos em plena harmonia.

  • Gisvaldo Félix

    Fico feliz em receber essas orientações. Sabemos que é de grande importância termos comportamentos adequado para interagir com as pessoas que nos cercam.E quando se fala de professor – aluno, essas orientações é de fundamental importância para melhor interação com a comunidade escolar.

  • Eliane Leite

    É muito bom estarmos sempre lendo,para estar sempre nos avaliando.Já cometi falhas não verbal,mas não havia percebido.Agora vou me policiar mais,para evitar falhas não verbal.Obrigada a todos!

  • Eliene S. D. Dos Santos

    O professor deve usar a linguagem verbal e não verbal de maneira adequada, oportunizando a reflexão e a avaliação das ações continualmente.

  • marineide

    As dicas serviu paramim e para meus professores e de extrema importancia para nos e nossos alunos.

  • Carla Vanesca Rabelo Ollandezos

    Estou fazendo um curso de PNL que fala muito sobre temas abordados nesta matéria como a modelagem e a linguagem corporal e como o cérebro é capaz de perceber pequenas alterações que não são percebidas por olhos, ouvidos e sensações cinestésicas. Acho que é um área do conhecimento que deveria ser incorporada ao currículo de todo professor, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional.

  • isac brito

    professora, aqui vai minha crítica.

    concordo em ângulos e graus com suas opiniões, porem, não consigo perceber o professor depois de uma aula exaustiva e as vezes turbulenta ter espirito de leveza.
    volto a afirmar que concordo mas, os professores com mais de 20 anos de carreira são os vilões (acreditando eu)em sagacidade.
    caso a situação for essa quais as alternativas a essa situação.

  • Newton Hélio

    Muitas vezes nós professores, não nos damos conta que estamos sendo observados por nossos alunos, e que eles entendem a linguagem não verbal. Temos que observar melhor nosso comportamento diante dos educandos.

  • FERNANDA MARQUES

    Amei as dicas devemos respeitar o aluno e dar o máximo de atenção a eles. Cada dia aprendendo mais e corrigindo nossas falhas.

  • Maria Gorete

    Muito bom estou catalogando suas dicas como sugestões para o encontro pedagógico em janeiro de 2012

  • Claudiana

    Muito interessante esse assunto, consegui visualizar a sala de aula e os momentos em que acertei ou errei no uso da linguagem não verbal. Essa reflexão enriquecerá com certeza minha prática educativa a partir de hoje.
    Obrigada!

  • Ana Nilce

    Muito interessante sua dica.Usarei na implementação do meu Projeto PDE com meus colegas professores.Obrigda

  • TEREZA FONTOURA

    O texto me fez refletir muito, pois gesticulo muito ao falar.Vou tentar ser mais cuidadosa ao falar. Amei as dicas.

  • Valdeci Guyimaraes

    É de muita relevancia suas dicas e observações. Essas situações são comuns nas relações de modo geral. É comum vê as pessoas gesticulando de forma satisfatoria ou não e qdo é de forma negativa gera insatisfação, qdo é positiva gera curiosidade e vontade de partilhar, então todo cuidado é pco principalmente para o educador.Vou me escutar, me observar, me antenar para ter atitudes mais positivas.

    Obrigado, Abraços
    Valdeci Guimaraes

  • Sandra Isabel

    Fiz um encontro com os professores e passei algumas dicas de sala de aula como fazer contrato de convivencia, regras e fiquei feliz pq os professores inclusive do 6º e 7º anos resolveram aplicar as sugestões, todas as dicas aqui expostas estão sendo bem aproveitadas, obrigada

  • Israel

    Sim, a linguagem não verbal, às vezes, fala mais que mil palavras.Esta deverá ser usada de forma positiva, exemplos: um olhar que diz não aceito isso que está ocorrendo,hoje não é dia de brincarmos é o dia de realizarmos as tarefas e tantos outros olhares e gestos. O que acham do que propus?

  • Tiana Luz

    Valeu!!!!!
    Cada dia estamos aprendendo mais. E corrigindo nossos erros. Gostei muito.
    Obrigada.

  • elo

    Muito obrigado,gostei muito sobre a expressão corpral, e estarei mais atenta principalmente em relação a minha atitude, embora sempre procuro corrigir-me e passar aos meus alunos através de atitudes e dialago sincero, para que juntos possamos nos corrigir mutuamente.
    È muito bom poder refletir sobre esse tema quanto nossas atitudes podem influenciar positiva ou negativamente na apredizagem dentro e fora da sala de aula.

  • ELIENE

    Gostei bastante, até repassei para os meus professores e postei no blog da escola

  • Jady

    gostei de suas idéias, o professor ensina tanto em sala de aula como fora da sala, se é um eterno professor em qualquer lugar. Xeros!…

  • Marcos Antônio Matos

    Marcos Antônio Matos

    Com relação a tal tipo de expressão corporal, ela continua sendo fruto da forma de gestão burocrática, dificultando as relações entre pais, alunos e professores . O diálogo está sendo substituido por procedimentos informatizados que ditam normas e procedimentos , nem sempre fáceis de se compreender, principalmente os pais que normalmente se deparam com reuniões ditas pedagógicas mas na maioria das vezes tratam somente de assuntos administrativos , pouco realmente que lhes interessam. Não entendem os termos das reuniões e dos tais conselhos participativos, que por muitas vezes só querem a presença dos responsáveis,sem debate direcionado aos assuntos pendentes na aprendizagem de seus filhos. Podemos assim imaginar o resultado em sala de aula, onde os professores têm pouco tempo disponível, para realmente debater os conteúdos e tirar as dúvidas de seus alunos, assim gerando formas evasivas de comunicação através das referidas expressões corporais. É portanto ,interessante refletir sobre esse tema a nível e aprendizagem e relacionamento aluno x professor. Atenciosamente, Marcos A. Matos

  • ana clecia alves

    Essas dicas sao essenciais, gostei bastante, algo para refletirmos sempre. bjs

  • Renata

    Bom dia, adoro suas dicas, sou Professora de 3 turmas dificéis e estou usando várias dicas que recebo. Eles conversam muito e só trocando favores paras resolver, você tem mais dicas….Agradeço…

  • Sônia Neves

    SEUS TEXTOS SÃO ÓTIMOS, TENHO ME APERFEIÇOADO A CADA DIA OBRIGADA .FIQUE COM DEUS E QUE A CADA DIA SEU ESPIRITO DE SOLIDARIEDADE CRESÇA .

  • solange torres

    Nossa interessante essas questoes,principalmente em relaçao as caras e bocas ,tive minha primeira reuniao pedagogica e sou novata nessa escola onde trabalho ,gostei muito da reuniao acho importantissimo essa relaçao com a coodenaçao,mas passei a perceber como minhas colegas reclamavam e nao viam a hora de ir embora e nao teve como a coordenaçao nao perceber ,e uma tremenda falta de respeito do educador ,que insiste em querer cobrar boas maneiras dos seus alunos.Temos que dar exemplo.

  • cida

    Suas dicas são ótimas!!! Tenho aprendido muito com elas. Obrigada Roseli. Muitos beijos pra vc.

  • Eronilce

    Gostei muito dessa dica e me vi em alguns momentos , mas agora é só corrigir para não cometer o mesmo erro sempre

  • claudia maria

    Excelentes dicas. Interessante falei sobre isso com meus alunos sexta-feira. Eles estão tendo problemas de relacionamento também pela linguagem não verbal. Só veio acrescentar. Vou anotar a dica do livro o corpo fala. Obrigada ótimos comentários também.

    Claudia Maria- Cachoeiro de Itapemirim – ES

  • Josiane Araújo

    Adorei suas dicas,procuro sempre tratar meus alunos pelo lado afetivo.
    Procurando compreende-los, ouvi-los e motiva-los, quando precisar de algo; por exemplos: corrigir seus próprios erros e saber perdoar.

  • EDMARIA SANTANA NUNES

    Concordo piamente, lembro-me um fato que uma psicóloga conto em uma reunião onde me encontrava, de um uma turma em que a professora que eles desenhasse enquanto ela fazia alguma coisa não me recordo muito, pois é, uma criança fez um desenho de um incêndio e foi mostrar a professora e ela sem prestar atenção falou: “que lindo!”, depois daquele dia o menino não quis ir mais para escola, na verdade aquele desenhp refletiu o que havia acontecido na sua casa. Devemos dar mais atenção as coisas que nossos alunos fzem.
    Edmária Santana Nunes

  • Ivete

    Muito bom o texto,ele nos faz refletir bastante,pois estamos constantemente dialogando.

  • Telma Regina da Silva Santos

    Vou tentar me policiar mais, para melhorar minha postura diante dos meus alunos. Beijos.

  • edna

    Concordo com você, estamos tão habituados que as vezes não percebemos nossa falha

  • Francisco Joaquim

    É isso mesmo. Já diz um provérbio antigo: um gesto vale mais que mil palavras.

  • Neide

    Realmente expressamos ao outro insegurança, segurança, confiança, alegria, tristeza, indelicadeza, arrogância por meio da linguagem não- verbal. O texto nos orienta o quanto é importante a nossa postura não só na escola, mas em todos os segmentos onde lidamos com o ser humano. Afinal, quem não gosta de ser acolhido com carinho e respeito? O texto nos proporcionou rica contribuição para revermos nossas atitudes.

  • Valda

    Concordo com vocês.Quantas vezes eu vou participar de reuniões pedagógica e só o corpo está presente,me dar vontade de sumir daquele local; a diretora começa conversar e vemos que a realidade não tem nada a vê com o que a mesma está falando.

  • margotpassos

    O texto é muito bom e real. Para ampliar o tema é so ler o Livro ” O corpo fala” E impressionante.

  • Pedro Paulo Sampaio de Lacerda

    Ser professor é uma arte, sempre foi e sempre será. Arte que não aprendemos tudo nos bancos escolares. Arte que não pode dispensar essas vivências que em tão boa hora nos brinda, o SOS professor. Arte que quando pensamos que aprendemos já estamos é nos despedindo. Arte que parece que uns são tão bons e outros tão medíocres. Costumo cumprimentar meus alunos apertando a mão e olhando nos olhos e eles sorrindo me perguntam, é candidato? e eu respondo, sim a prefeito.
    Disperso-me tirando o chapéu para vocês e me encurvando, ilustrando só mais um exemplo de limguagem corporal.
    Aproveitando o espaço para quem interessar possa: Faço compostagem sem revolver e fica ótima, silagem em tambo também fica ótima, feno de mandiçoba e flor-de-seda e vendo mudas de noni em João Pessoa-PB.
    pedropaulosampaiodelacerda@yahoo.com.brP

  • Celia Ribeiro

    É, realmente o educador deve está sempre vendo e revendo sua postura como tal,seja no relacionamento com pais, alunos ou ainda com gestores e colegas. Como foi falado no texto, muitos professores não valorizam as capacitações continuadas, é verdade, porém essa atitude se reflete na sala de aula, em se tratando de manter a organização e disciplina para que haja aprendizagem satisfatória.

  • lucineide oliveira silva

    Realmente essa dica foi oportuna, pois no ambiente escolar cometemos falhas sem que percebamos. Assim, Sendo o corpo um instrumento de comunicação é importante vigiá-lo.

  • Cristiane

    Amei essas dicas.Devemos nos policiar em nossas relações tanto profissional como pessoal.Todos merecem respeito.

  • Tãnia Machado

    O corpo fala!E como você diz,”nossas emoções é que ditam a nossa linguagem não-verbal” assim sendo,cabe a nós educadores nos policiarmos a fim de que a relação professorX aluno seja a mais harmoniosa possivel.

  • Eliene Lima

    Gostei e me vi em alguns momentos. Agora é só corrigir.

  • Rose Cortez

    Já tive e as vezes tenho esse tipo de atitude. As dicas só nos ajudam a refletir e mudar nossa linguagem não verbal.
    Obrigada.

  • Elisa Izabel de Freitas

    Sim concordo com voce. O professor tem que ter uma postura de uma linguagem não verbal e ser amigo de seus alunos , deixar sentir- se bem a vontade para ter uma linguagem não verbal satisfatoria.

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