Erro n° 4: Uso da linguagem não verbal de forma inadequada
Ao lidarmos com pessoas estamos todo o tempo nos comunicando com elas. Usamos palavras (linguagem verbal ) e usamos o nosso corpo (linguagem não verbal). É comum nosso silêncio e nossos gestos falarem mais que as nossas palavras. Dito isso, então é lógico afirmar que da mesma forma que usamos as palavras para elogiar, motivar, repreender, ensinar e ofender, a nossa linguagem não verbal também comunica tudo isso de forma explícita ou implícita.
Como Educadores e Gestores devemos dar mais atenção a esta questão e aqui vai a próxima dica:
Erro n° 4: Uso de Linguagem não verbal de forma inadequada
Quando duas pessoas estão conversando observe as palavras que são ditas e simultaneamente preste atenção aos gestos, movimentos do corpo, expressão facial, movimento das mãos e tom de voz. Você perceberá que a linguagem não verbal é muito reveladora, pois sendo destituída de disfarces, revela-se verdadeira e genuína.
Na sala de aula os nossos alunos estão com os olhos voltados para o que dizemos e fazemos, e geralmente as duas coisas são contraditórias. No início da minha carreira passei por muitos problemas com os Alunos, Pais e Coordenação porque eu usava de forma inadequada a minha linguagem corporal. Veja abaixo alguns exemplos de uso inadequado da linguagem não verbal.
– Linguagem não verbal inadequada com os Alunos:
. O Professor está corrigindo as tarefas em sua mesa, o aluno chega até o Professor e começa a relatar algo, o Professor, de cabeça baixa, ainda corrigindo as tarefas, responde que depois vai tomar providências, ou dá respostas evasivas e curtas.
Apesar de responder ao aluno, o que o Professor REALMENTE disse com a sua linguagem não verbal foi: Estou fazendo algo mais importante aqui e não posso parar e dar atenção a você agora.
Correção: Professor deve PARAR o que estiver fazendo e demonstrar ATENÇÃO, com as palavras, bem como com a linguagem não verbal.
– Linguagem não verbal inadequada com os Pais:
Na Reunião de Pais o Professor, com expressão facial neutra, com o tom de voz formal, entra na sala, pede que os Pais sentem-se dispostos em fileiras, e o Professor posiciona-se na frente de todos como se fosse iniciar uma aula. No momento de informar, individualmente, o rendimento de cada aluno o Professor chama cada Pai até sua mesa e o faz sentar-se em uma cadeira em frente a sua mesa.
Apesar do uso do tom educado e do discurso dito “ aberto” a colocação dos Pais, a linguagem não verbal apresentou uma série de obstáculos impedindo os Pais de expressarem abertamente tais como: expressão facial neutra do Professor, tom de voz formal que cria uma atmosfera fria, bem como a disposição das carteiras que reforçou a distância imposta.
Correção: Professor deve usar TOM DE VOZ informal, EXPRESSÃO FACIAL acolhedora de simpatia com sorriso, trazendo assim a LEVEZA necessária para esses momentos.
– Linguagem não verbal inadequada com a Coordenação:
É muito comum nas Reuniões Pedagógicas ou de Educação Continuada quando muitos Professores, infelizmente, sentem-se OBRIGADOS a participar, lá estão educadamente de corpo presente, porém a linguagem não verbal está “ gritando” o real sentimento daquele momento quando:
. O Professor “ suspira” e “ bufa” , revira os olhos em desacordo com algo, meneia a cabeça, olha para o colega do lado franze a testa e dá um meio sorriso de zombaria e descaso e por aí vai.
Muitos não acreditam nesses encontros e treinamentos, e por esta razão mostram o seu real descontentamento por meio da linguagem corporal, mas não pense que a Coordenação não está vendo isso, aprendi às duras penas que esses comportamentos só fazem com que as barreiras da comunicação sejam mais altas e cada vez mais difíceis de derrubar e que inevitavelmente prejudica a parte mais fraca: o Professor.
Nossas emoções é que ditam a nossa linguagem não verbal, é por esta razão que temos de aprender a controlá-las, discipliná-las, caso contrário seremos vítimas de nós mesmos.
Como Educadores também temos de ensinar isso aos nossos alunos. Os nossos alunos “copiam” ou “modelam” comportamentos de outras pessoas tais como: amigos mais descolados, os pais, ídolos da TV e também dos Professores. Muitos desses comportamentos são incorretos e precisam ser consertados.
Muitas vezes, dentro da sala de aula, ou nos espaços da Escola, vemos alunos que usando de uma sagacidade, respondem educadamente, porém a sua linguagem verbal revela grosseria, ironia, descaso e desrespeito. Enquanto Educadores procuramos corrigir a “ fala” do aluno, e as grosserias veladas ou explícitas ? Passam sem correção, e eles sabem disso.
Afinal se ao repreender um aluno, ele silenciosamente ouve tudo o que o Professor está dizendo, porém a sua linguagem não verbal é de afronta e desrespeito, em tese ele não disse nada ofensivo ao Professor, e por esta razão não será corrigido por isto.
Por isso a minha dica de hoje é: reveja sua linguagem não verbal e corrija-a, depois trabalhe esta questão com os seus alunos e procure ensiná-los a lidar com suas emoções corrigindo-os se for preciso.
Você tem mais dicas de como fazer isso? Então aguardo seus comentários no blog !!
51 Comentários
rener
Gostei muito deste assunto Roseli, você acertou mesmo é assim que vivenciamos no mundo de hoje e as vezes a maioria das pessoas nem se preocupam que gestos, valem mais que mil palavras.
Todos seus textos são maravilhosos e só vem a contribuir em melhorias para todos nós.
Abraço!
simone
Acredito realmente que o educador deve manter uma postura coerente com o que ele espera de seu aluno, a sua maneira de se expressar através da linguagem corporal ou verbal é fundamental para o bom andamento do seu trabalho, infelizmente sabemos que o faça o que eu digo e não o que eu faço não funciona.
ceres da paixao
adorei as dicas obrigada
Adrilene
A linguagem é tudo, costumo escutar sempre meus alunos,mesmo quando o papo não diz respeito ao assunto,e faço isso olhando olho no olho,falamos somente com gestos e eles me entendem e são entendidos sempre,já nos conhecemos para avaliar cada gesto, sempre deu certo e vivemos em plena harmonia.
Gisvaldo Félix
Fico feliz em receber essas orientações. Sabemos que é de grande importância termos comportamentos adequado para interagir com as pessoas que nos cercam.E quando se fala de professor – aluno, essas orientações é de fundamental importância para melhor interação com a comunidade escolar.
Eliane Leite
É muito bom estarmos sempre lendo,para estar sempre nos avaliando.Já cometi falhas não verbal,mas não havia percebido.Agora vou me policiar mais,para evitar falhas não verbal.Obrigada a todos!
Eliene S. D. Dos Santos
O professor deve usar a linguagem verbal e não verbal de maneira adequada, oportunizando a reflexão e a avaliação das ações continualmente.
marineide
As dicas serviu paramim e para meus professores e de extrema importancia para nos e nossos alunos.
Carla Vanesca Rabelo Ollandezos
Estou fazendo um curso de PNL que fala muito sobre temas abordados nesta matéria como a modelagem e a linguagem corporal e como o cérebro é capaz de perceber pequenas alterações que não são percebidas por olhos, ouvidos e sensações cinestésicas. Acho que é um área do conhecimento que deveria ser incorporada ao currículo de todo professor, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional.
isac brito
professora, aqui vai minha crítica.
concordo em ângulos e graus com suas opiniões, porem, não consigo perceber o professor depois de uma aula exaustiva e as vezes turbulenta ter espirito de leveza.
volto a afirmar que concordo mas, os professores com mais de 20 anos de carreira são os vilões (acreditando eu)em sagacidade.
caso a situação for essa quais as alternativas a essa situação.
Newton Hélio
Muitas vezes nós professores, não nos damos conta que estamos sendo observados por nossos alunos, e que eles entendem a linguagem não verbal. Temos que observar melhor nosso comportamento diante dos educandos.
FERNANDA MARQUES
Amei as dicas devemos respeitar o aluno e dar o máximo de atenção a eles. Cada dia aprendendo mais e corrigindo nossas falhas.
Maria Gorete
Muito bom estou catalogando suas dicas como sugestões para o encontro pedagógico em janeiro de 2012
Claudiana
Muito interessante esse assunto, consegui visualizar a sala de aula e os momentos em que acertei ou errei no uso da linguagem não verbal. Essa reflexão enriquecerá com certeza minha prática educativa a partir de hoje.
Obrigada!
Ana Nilce
Muito interessante sua dica.Usarei na implementação do meu Projeto PDE com meus colegas professores.Obrigda
TEREZA FONTOURA
O texto me fez refletir muito, pois gesticulo muito ao falar.Vou tentar ser mais cuidadosa ao falar. Amei as dicas.
Valdeci Guyimaraes
É de muita relevancia suas dicas e observações. Essas situações são comuns nas relações de modo geral. É comum vê as pessoas gesticulando de forma satisfatoria ou não e qdo é de forma negativa gera insatisfação, qdo é positiva gera curiosidade e vontade de partilhar, então todo cuidado é pco principalmente para o educador.Vou me escutar, me observar, me antenar para ter atitudes mais positivas.
Obrigado, Abraços
Valdeci Guimaraes
Sandra Isabel
Fiz um encontro com os professores e passei algumas dicas de sala de aula como fazer contrato de convivencia, regras e fiquei feliz pq os professores inclusive do 6º e 7º anos resolveram aplicar as sugestões, todas as dicas aqui expostas estão sendo bem aproveitadas, obrigada
Israel
Sim, a linguagem não verbal, às vezes, fala mais que mil palavras.Esta deverá ser usada de forma positiva, exemplos: um olhar que diz não aceito isso que está ocorrendo,hoje não é dia de brincarmos é o dia de realizarmos as tarefas e tantos outros olhares e gestos. O que acham do que propus?
Tiana Luz
Valeu!!!!!
Cada dia estamos aprendendo mais. E corrigindo nossos erros. Gostei muito.
Obrigada.
elo
Muito obrigado,gostei muito sobre a expressão corpral, e estarei mais atenta principalmente em relação a minha atitude, embora sempre procuro corrigir-me e passar aos meus alunos através de atitudes e dialago sincero, para que juntos possamos nos corrigir mutuamente.
È muito bom poder refletir sobre esse tema quanto nossas atitudes podem influenciar positiva ou negativamente na apredizagem dentro e fora da sala de aula.
ELIENE
Gostei bastante, até repassei para os meus professores e postei no blog da escola
Jady
gostei de suas idéias, o professor ensina tanto em sala de aula como fora da sala, se é um eterno professor em qualquer lugar. Xeros!…
Marcos Antônio Matos
Marcos Antônio Matos
Com relação a tal tipo de expressão corporal, ela continua sendo fruto da forma de gestão burocrática, dificultando as relações entre pais, alunos e professores . O diálogo está sendo substituido por procedimentos informatizados que ditam normas e procedimentos , nem sempre fáceis de se compreender, principalmente os pais que normalmente se deparam com reuniões ditas pedagógicas mas na maioria das vezes tratam somente de assuntos administrativos , pouco realmente que lhes interessam. Não entendem os termos das reuniões e dos tais conselhos participativos, que por muitas vezes só querem a presença dos responsáveis,sem debate direcionado aos assuntos pendentes na aprendizagem de seus filhos. Podemos assim imaginar o resultado em sala de aula, onde os professores têm pouco tempo disponível, para realmente debater os conteúdos e tirar as dúvidas de seus alunos, assim gerando formas evasivas de comunicação através das referidas expressões corporais. É portanto ,interessante refletir sobre esse tema a nível e aprendizagem e relacionamento aluno x professor. Atenciosamente, Marcos A. Matos
ana clecia alves
Essas dicas sao essenciais, gostei bastante, algo para refletirmos sempre. bjs
Renata
Bom dia, adoro suas dicas, sou Professora de 3 turmas dificéis e estou usando várias dicas que recebo. Eles conversam muito e só trocando favores paras resolver, você tem mais dicas….Agradeço…
Sônia Neves
SEUS TEXTOS SÃO ÓTIMOS, TENHO ME APERFEIÇOADO A CADA DIA OBRIGADA .FIQUE COM DEUS E QUE A CADA DIA SEU ESPIRITO DE SOLIDARIEDADE CRESÇA .
solange torres
Nossa interessante essas questoes,principalmente em relaçao as caras e bocas ,tive minha primeira reuniao pedagogica e sou novata nessa escola onde trabalho ,gostei muito da reuniao acho importantissimo essa relaçao com a coodenaçao,mas passei a perceber como minhas colegas reclamavam e nao viam a hora de ir embora e nao teve como a coordenaçao nao perceber ,e uma tremenda falta de respeito do educador ,que insiste em querer cobrar boas maneiras dos seus alunos.Temos que dar exemplo.
cida
Suas dicas são ótimas!!! Tenho aprendido muito com elas. Obrigada Roseli. Muitos beijos pra vc.
Eronilce
Gostei muito dessa dica e me vi em alguns momentos , mas agora é só corrigir para não cometer o mesmo erro sempre
claudia maria
Excelentes dicas. Interessante falei sobre isso com meus alunos sexta-feira. Eles estão tendo problemas de relacionamento também pela linguagem não verbal. Só veio acrescentar. Vou anotar a dica do livro o corpo fala. Obrigada ótimos comentários também.
Claudia Maria- Cachoeiro de Itapemirim – ES
Josiane Araújo
Procuro sempre o lado da afetividade.
Josiane Araújo
Adorei suas dicas,procuro sempre tratar meus alunos pelo lado afetivo.
Procurando compreende-los, ouvi-los e motiva-los, quando precisar de algo; por exemplos: corrigir seus próprios erros e saber perdoar.
EDMARIA SANTANA NUNES
Concordo piamente, lembro-me um fato que uma psicóloga conto em uma reunião onde me encontrava, de um uma turma em que a professora que eles desenhasse enquanto ela fazia alguma coisa não me recordo muito, pois é, uma criança fez um desenho de um incêndio e foi mostrar a professora e ela sem prestar atenção falou: “que lindo!”, depois daquele dia o menino não quis ir mais para escola, na verdade aquele desenhp refletiu o que havia acontecido na sua casa. Devemos dar mais atenção as coisas que nossos alunos fzem.
Edmária Santana Nunes
Ivete
Muito bom o texto,ele nos faz refletir bastante,pois estamos constantemente dialogando.
Telma Regina da Silva Santos
Vou tentar me policiar mais, para melhorar minha postura diante dos meus alunos. Beijos.
edna
Concordo com você, estamos tão habituados que as vezes não percebemos nossa falha
Roneirobson Santos Suassuna
Um livro sobre o assunto é:
Desvendando os segredos da linguagem corporal / Allan e Barbara Pease – Editora Sextante, 2005 – ISBN 85-7542-182-4
Francisco Joaquim
É isso mesmo. Já diz um provérbio antigo: um gesto vale mais que mil palavras.
Neide
Realmente expressamos ao outro insegurança, segurança, confiança, alegria, tristeza, indelicadeza, arrogância por meio da linguagem não- verbal. O texto nos orienta o quanto é importante a nossa postura não só na escola, mas em todos os segmentos onde lidamos com o ser humano. Afinal, quem não gosta de ser acolhido com carinho e respeito? O texto nos proporcionou rica contribuição para revermos nossas atitudes.
Valda
Concordo com vocês.Quantas vezes eu vou participar de reuniões pedagógica e só o corpo está presente,me dar vontade de sumir daquele local; a diretora começa conversar e vemos que a realidade não tem nada a vê com o que a mesma está falando.
margotpassos
O texto é muito bom e real. Para ampliar o tema é so ler o Livro ” O corpo fala” E impressionante.
Pedro Paulo Sampaio de Lacerda
Ser professor é uma arte, sempre foi e sempre será. Arte que não aprendemos tudo nos bancos escolares. Arte que não pode dispensar essas vivências que em tão boa hora nos brinda, o SOS professor. Arte que quando pensamos que aprendemos já estamos é nos despedindo. Arte que parece que uns são tão bons e outros tão medíocres. Costumo cumprimentar meus alunos apertando a mão e olhando nos olhos e eles sorrindo me perguntam, é candidato? e eu respondo, sim a prefeito.
Disperso-me tirando o chapéu para vocês e me encurvando, ilustrando só mais um exemplo de limguagem corporal.
Aproveitando o espaço para quem interessar possa: Faço compostagem sem revolver e fica ótima, silagem em tambo também fica ótima, feno de mandiçoba e flor-de-seda e vendo mudas de noni em João Pessoa-PB.
pedropaulosampaiodelacerda@yahoo.com.brP
Celia Ribeiro
É, realmente o educador deve está sempre vendo e revendo sua postura como tal,seja no relacionamento com pais, alunos ou ainda com gestores e colegas. Como foi falado no texto, muitos professores não valorizam as capacitações continuadas, é verdade, porém essa atitude se reflete na sala de aula, em se tratando de manter a organização e disciplina para que haja aprendizagem satisfatória.
lucineide oliveira silva
Realmente essa dica foi oportuna, pois no ambiente escolar cometemos falhas sem que percebamos. Assim, Sendo o corpo um instrumento de comunicação é importante vigiá-lo.
Cristiane
Amei essas dicas.Devemos nos policiar em nossas relações tanto profissional como pessoal.Todos merecem respeito.
Tãnia Machado
O corpo fala!E como você diz,”nossas emoções é que ditam a nossa linguagem não-verbal” assim sendo,cabe a nós educadores nos policiarmos a fim de que a relação professorX aluno seja a mais harmoniosa possivel.
Eliene Lima
Gostei e me vi em alguns momentos. Agora é só corrigir.
Rose Cortez
Já tive e as vezes tenho esse tipo de atitude. As dicas só nos ajudam a refletir e mudar nossa linguagem não verbal.
Obrigada.
Elisa Izabel de Freitas
Sim concordo com voce. O professor tem que ter uma postura de uma linguagem não verbal e ser amigo de seus alunos , deixar sentir- se bem a vontade para ter uma linguagem não verbal satisfatoria.