Planejamento Escolar

Aposto que você não sabia disso:

Lidar com o período de Planejamento Escolar não é algo fácil para Coordenadores e Gestores. O grande número de materiais a serem analisados, confrontados, ajustados é imenso, o que torna este período tão desgastante e cheios de obstáculos.

Não é á toa que quando a Semana Pedagógica inicia, o Coordenador e/ou Gestor já está uma “ pilha de nervos” .

Para melhor compreensão e organização, desmembramos o período de Planejamento Escolar  em 4 fases.  São elas:

  • Pré Planejamento
  • Plano de Ensino e Plano de Aula
  • Semana Pedagógica
  • Implementação e Monitoramento  do Planejamento Escola

Partindo do começo de tudo:

Quando abordamos o assunto Planejamento Escolar, já visualizamos a cena de uma reunião com toda Equipe  assistindo a treinamentos durante a semana pedagógica. Sendo assim muitos Coordenadores tem a idéia equivocada que o Planejamento se inicia com a Semana Pedagógica, porém esta afirmação não é totalmente verdadeira.

Para isso vou me deter na fase de Pré-Planejamento, etapa que antecede e vai embasar todo o Planejamento.

Mas o que exatamente o Pré-Planejamento?

Nesta fase é avaliado o ano que está terminando e ao fazer isso, o Gestor estará medindo até que ponto as Metas traçadas no início do ano foram alcançadas.

Este é um momento ímpar dentro de todo o processo de planejamento , pois ao realizar o levantamento de dados para a elaboração do próximo Planejamento Escolar, o Gestor poderá, simultaneamente, realizar o confronto dos resultados com as metas estipuladas no atual Planejamento.

Somente no Pré-Planejamento Escolar é possível realizar tal tarefa: abrir um novo ano tendo obrigatoriamente que encerrar o ano anterior com a análise de resultados, é por esta razão que o mesmo ocorre nos meses de Outubro e Dezembro, quando o ano letivo está sendo encerrado ou no mais tardar no mês de Janeiro do próximo ano letivo.

A fase de Pré-Planejamento Escolar   tem os seguintes objetivos:

1) Avaliar o trabalho do ano em curso (Planejamento atual)

2) Levantar dados para o Planejamento do próximo ano

3) Definir os ajustes das diretrizes de Organização Escolar

Talvez você nunca tenha parado para pensar na importância desta etapa e sempre tenha deixado para a Semana Pedagógica a tarefa de ver o que deu e o que não deu certo no ano anterior, o problema é que tratar de TUDO na Semana Pedagógica torna todo o processo inviável, comprometendo assim todo o Planejamento Escolar.

Mas, o que exatamente é avaliado nesta fase? O levantamento de dados numéricos refere-se ás várias situações envolvendo a organização escolar, aprendizagem dos alunos, instalações e equipamentos, bem como o desempenho da Equipe, tanto de Professores, quanto da Equipe de Apoio.

O que não é quantificado ou medido não pode ser acompanhado:

Esses dados são primordiais para  promover NOVAS AÇÕES, fazer AJUSTES no próximo Planejamento Escolar  utilizando as ferramentas certas.

Ao  levantar os dados a Equipe pode iniciar debate do que poderia ter dado certo e iniciando desta forma o esboço de novas diretrizes. Desta forma a Equipe opina e propõe soluções a respeito das melhores estratégias a serem adotadas para o trabalho no próximo ano, fazendo com que o mesmo seja conduzido com diretrizes que foram amplamente discutidas e combinadas previamente por TODOS.

As diretrizes assim definidas, com a participação e consenso da Equipe, garante maior eficácia do trabalho e eficiência nos resultados alcançados. Pois não haverá motivos de membros da Equipe “ boicotarem” o trabalho ou ainda resistirem a implementar determinadas práticas já que o funcionamento e a organização do trabalho pedagógico deu-se de forma transparente e democrática.

Um dos motivos que faz com que determinados membros apresentem resistência em acatar determinadas ações é porque os mesmos julgam que determinadas regras de funcionamento foram feitas de forma arbitrária, e nesta Fase de Pré Planejamento Escolar  o Gestor praticamente anula este tipo de comportamento.

Resumindo:

A etapa de Pré-Planejamento guiará o Coordenador/Gestor durante todo o processo para que ao final do mesmo os seguintes objetivos tenham sido alcançados:

1. Avaliação do Planejamento  Escolar Atual do ano letivo em curso para que sejam levantados dados acerca de quais metas foram alcançadas e quais não foram cumpridas.

2. Levantamento de dados numéricos para que o Gestor tenha um Raio X da situação da Escola

3. Estabelecimento de novas Metas e Ações a serem contempladas no próximo Planejamento Escolar.

No intuito de facilitar o período de Planejamento Escolar, tanto nas Escolas Públicas quanto Particulares, é que o SOS Professor desenvolveu uma Série entitulada Guias de Planejamento Escolar cujo objetivo é guiar cada Escola na elaboração, construção e execução do Planejamento Escolar em cada etapa do processo.

São três Guias com um passo a passo prático de como colocar o seu Planejamento nos eixos:

  •  Guia Prático do Planejamento Escolar 

  •  Guia Prático  Plano de Ensino e Plano de Aula na BNCC

  •  Guia Prático Semana Pedagógica

 

Conta para mim: alguma vez você já fez este levantamento na sua Escola? Comente e compartilhe suas ideias.

 

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

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