
Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa
O ano letivo começou, e então você já deve estar pensando, “ começa tudo de novo, e terei os mesmos problemas que tive no ano anterior”. Bem, se essa é a sua atual visão das coisas, quero lembrar que a definição de loucura é “fazer tudo do mesmo jeito e esperar que o resultado saia diferente”. Assim sendo, se você fizer exatamente o que fez no ano passado, certamente colherá os mesmos resultados ao longo deste novo ano.
Ocorreram problemas de indisciplina ? Baixo aprendizado ? Se a resposta foi SIM para uma das perguntas ou para ambas então você precisa repensar a sua prática atual ! E a melhor maneira de fazer isso é perguntar-se: “ como os meus alunos estão chegando ? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.
Lembre-se que o Planejamento não é sobre você ou suas necessidades. Quem dita o quê e o como, são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas que foram feitas anteriormente.
A ferramenta que você usará para responder à essas perguntas é realizando a Avaliação Diagnóstica. Não importa a matéria que você leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área de conhecimento.
É importante frisar que, infelizmente, muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta avaliação. Quando na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera prova escrita.
Esta avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado, para isso lance mão de dinâmicas, jogos, debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, criação de blogs, fórum, etc.
Quando utilizada no início do ano letivo a avaliação diagnóstica fornece dados para que o planejamento seja ajustado e contemple intervenções para retomada de conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar, e até mesmo para Especialistas (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo), e quando feita ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado.
Jamais os dados da avaliação devem ser usados para classificar ou rotular o aluno em “aluno bom” ou “ aluno ruim”. O Professor deve ter em mente que a avaliação oferece um momento de aprendizado para ambos, professor e aluno. Enquanto Professor é possível verificar quais estratégias estão ou não funcionando, além de ser possível constatar quais hipóteses os alunos estão levantando na internalização e construção de determinado conceito.
Já para o aluno, com o devido feedback do professor, torna possível a compreensão e mensuração do conhecimento adquirido e quais hipóteses são verdadeiras ou falsas, para que o aluno possa descartar as falsas hipóteses e fique focado naquelas que o levarão ao aprendizado do conceito estudado. O feedback do professor lança a luz, clareando os chamados “ pontos cegos” em que o aluno se encontra tornando possível, assim, o avanço para a etapa seguinte do processo.
Nesta etapa a avaliação inicialmente diagnóstica, evolui para uma avaliação formativa, onde o processo de descoberta que induz a novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas pelo professor, é o que de fato importa e conta.
A Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que deveria prevalecer dentro das Escolas, por ser mais justo e atender de fato às necessidades dos alunos. Infelizmente, o que vemos é o uso da avaliação somativa, cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para “passar” de ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde de fato precisam de ajuda.
Por isso, antes de chegar “ ditando” o que você irá ensinar, comece em “ perguntando” o que os alunos já sabem para levantar o que eles de fato “precisam” aprender.
Quer compartilhar ? Quer dar mais idéias sobre avaliação diagnóstica ? Então aguardo seus comentários no blog.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
HOPFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. P. Alegre. Educação e Realidade. 1993.
LUCHESI, C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990
WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Vozes.Petrópolis. 1994.
Recursos para o Coordenador:


189 Comentários
Rosa Maria Andrade dos Santos
Muito bom esse texto , pois afirma a importânca dessa avaliação diagnóstica para começar a planejar as suas ações para a sua turma.Parabéns
Rosa Andrade
Márcia Bugni Maciel
Boa noite
Sou coordenadora de uma escola que tem os três segmentos (ciclo I, II e ensino médio) e também gostaria de receber, se possível, alguns exemplos de avaliação diagnóstica dos três segmentos.
Obrigada
Zelia
Olá fiquei feliz em conhecer esse site,parabéns.Estou este ano com a Pré escola e o segundo ano.Gostaria de mais sugestões para esse nível.
Obrigado
Aruad
Olá!
Estou gostando do SOS professor.
Gostaria de receber exemplos de Avaliação diagnóstica.
Desde já agradeço.
sinara
Obrigado pelos maravilhosos textos, tem me ajudado bastante.Gostaria de receber um artigo sobre trabalhar com projetos,o que dá certo e os riscos de não atingir os objetivos propostos.
obrigado
edilane
Edilane Cristina
fevereiro 18/02/2011
Adoro suas sugestões de como gerenciar nosso tempo, espaço nas salas de aula. essa última foi ótima, a de avaliação diagnóstica,pois perceber que todo ano muda o nosso público é importantíssimo.
neire
olá… muito bom os textos que me envia, agradeço muito
beijo no coração
Laurenele
Olá,
Sou Pedagoga e leciono 0 5º ano do ensino fundamental. Seria possível vocês enviarem exemplos de avaliação diagnostica?
Obrigado.
Jurandir Garcez
Olá Pessoal do S.O.S,
Não tenham dúvidas que os artigos são de excelente qualidade e certamente nos serão de grande valor agregado as nossas vivências do dia a dia na docência.
Nos meus planejamnetos irei aplicar estas práticas que certamente resgatarão os conceitos de eficiência e de responsabilidade no tocante ao amadurecimento de nossos jovens educandos.
Abraços fraternos,
Jurandir Garcez
Marizete Tavares Fraga do Rosário
O processo avaliativo é o grande trunfo que o professor têm nas mãos, e só resta ou cabe ao educador conduzir esse ato da melhor forma possível,se o educador não souber conduzir este momento ele será de frustração para professor e educando. Abraços.
Sol Bilchez
Olá SOS quero usar esse espaço para agradecer os artigos enviados , cujos temas são muito pertinentes, e de grande valia para que possamos refletir quanto a nossa prática docente.
Parabens a toda Equipe
Abraços
Marizete Tavares Fraga do Rosário
Olá colegas, gostei de todas as dicas que foram passadas elas serão de grande importância no processo de aprendizagem dos nossos alunos.Beijos!
julia
Esquecí de falar da minha formação sou pedagoga e historiadora, trabalho também na rede municipal 200 horas, mas esta só tenho dez anos, e ainda vou precisar muito de ler estes textos que são valiosos e que irão com certeza ajudar na minha prática em sala de aula. Agradeço a todos vcs por esta oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ANTONIETA BISPO
Adorei o texto.Sou professora de artes do fundamental II e ensino médio, e o meu diagnóstico esta pautado em tudo isso que o texto trouxe.Fiquei muito feliz ao ler a matéria e perceber que estou no caminho certo. Um forte abraço e muito Obrigada por esta ajuda!!
julia
adorei ter recebido esta avaliação diagnóstica e formativa, era tudo que eu precisava para mostrar na minha escola , pois aconteceu um fato comigo este final de ano letivo na escola do estado, onde a ccordenadora e diretora queriam que eu medisse o conhecimento do meu aluno somente com a ultima prova, isso me custou caro para explicar como eu avaliava o meu aluno inclusive levei até um texto da Jussara Hoffman , detalhando o que era uma avaliação, pois infelizmente ainda existem diretores autoritários e tradicionais querendo burlar o direito do aluno como foi o meu caso. Fiquei muito feliz quando recebí este email confirmando o que eu mais ou menos sabia durante minha pratica em sala de aula e que não fiz a coisa errada, pois muitos dos educadores precisam ler este texto e parar com este ar de superioridade de que sabe tudo as vezes querendo humilhar pessoas pouco instruídas, mas como já estou me afastando da rede estadual este ano e desta dita escola que trabalho há trinta anos, fico feliz em ter contribuído na educação fazendo o meu trabalho da melhor forma possivel vou completar 50 anos no mes de abril para poder não mais compartilhar com tantas injustiças nesta dita escola. agradeço a vcs estes exemplos de avaliações e espero que muitos tenham oprtunidade de ler estes textos e melhorar em sua prática pedagogica. Um abraço . Júlia Acioly.
ana celia
gostaria que voces me enviassem dicas sugestoes avaliaçao diagnosticas para trabalhar com serie s iniciais do eja.
fico muito grata pelos textos que voces me mandam
Naide Gusmão
Muito bom, o texto. Quero dizer-lhe que a leitura de seus textos estão me ajudando muito.
Já tenho o hábito de dar uma avaliação diagnóstica logo na primeira ou segunda semana do ano letivo, de acordo com a série que o aluno veio, ou conforme as informações registradas em sua ficha, pela professora anterior. Com o resultado tenho uma base por onde posso começar.
Faço um planejamento anual, este planejamento vai se deslanchando nos projetos interdisciplinares, que vou planejando semanalmente. É dado uma avaliação toda sexta feira com o objetivo de verificar se aluno aprendeu o que foi trabalhado no decorrer da semana. Com o resultado que planejo para a próxima semana.
Muito obrigada pela ajuda.
Abraços.
Georgia Kaline
Olá, amei o site e todo o material que já tive acesso.
Gostaria de obter maiores informações sobre avaliação formativa versus avaliação somativa.
Desde já agradeço.
Railda Dias Fontana
olá! Boa Noite!
Sou educadora há quinze anos, estou coordenadora há dois e gostaria de parabenizá-los por nos auxiliarem com maravilhosas dicas para melhorarmos nossa prática pedagógica.
É muito bom campartilhar conhecimentos!
Mais uma vez, parabéns!!!
Railda
ana celia
gostaria que se possivel voces emviarem dicas sugestoes tipos de avaliaçao diagnosticas para trabalhar com serie iniciais do eja.
ana celia
ivonete lopes deAlmeida
Olá,
Sou professora de História gostei da pauta avaliação diagnostica realmente tem que ser feita mesmo no início do ano letivo , é para possamos planejar melhor.
tania da silva pereira de roza
eu sou aluma de pedagogia estou terminando o curso e tudo que estou vendo e vi sobre avaliação diagnostica é tudo isso que vcs estam falando quando eu crescer quero ser igual a vcs!!! manda um modelo de avaliação diagnostica para mim tambrem serei grata Tânia.
joilson
Pessoal gostei muito da materia.
Como poderemos saber o que vamos ensinar aos nossos alunos, se não soubermos como está seu aprendizado ?
Nete
Olá
A avaliação diagnóstica é essencial para que o professor possa enxergar os alunos “reais”. O SOS Professor acertou na mosca ao trazer esse assunto agora.
Um abraço
Nete
Aparecida
Oi. Também adoro acho excelentes esses textos enviados por vcs e realmente eles sempre chegam em momentos muito relevantes. Mas também gostaria de se possível receber alguns modelos dessa avaliação pois sou professora de biologia e leciono no momento tanto turmas de EJA como de Formação Geral.
Agradeço desde já. Abraços para todos.
lourdes c. leite
Tenho estudado bastante seus artigos, pois estou necessitando de toda ajuda possível. Muito obrigada por tudo.
Lourdes
Delenice
Leciono para o 1º ano fundamental,amo o que faço.Suas mensagens são maravilhosas,fico mais segura a cada dia que passa,aprendo um pouco mais a cada email que chega.Parabéns pelo trabalho e obrigada pelas belas dicas.Um abraço,
Delenice
Márcia
Boa Tarde!
Sou formada em Pedagogia e Pedagogia Empresarial, são profissões lincadas na formação do intelecto humano.
Adorei a matéria.
Abraços,
Márcia.
Erika Goes
Parabéns pela materia é realmente importante receber esta “luz” neste momento podendo assim refletir e mudar a nossa prática
Nanci Rita
Olá,
Sou Pedagoga e leciono 0 primeiro ano do ensino fundamental. Seria possível vocês enviarem exemplos de avaliação diagnóstica?
Grata,
Nanci
Eliane Alves
Amei o texto, é objetivo e esclarecedor. Obrigada!
SIMONE COSTA
Cada dia que passa está ficando melhor. Sou coordenadora e gostaria de receber alguns artigos sobre neuroeducação. Tenho participado de congressos e me interessei muito sobre. Gostaria inclusive de fazer uma pósnesta área. Alguém tem sugestões nas proximidades de Brasília?
Maria Tereza Fontoura Lucena
Olá boa tarde.
Gostei muito das questões que foram levantadas, nos ajuda muito na nossa prática diária.
ana silva
gostaria que comentasse a respeito da Avaliação Diagnóstica para EJA nas séries iniciais.
dicas e sugestões.
Fátima Gonzaga
O artigo é realmente interessante pois para que uma escola tenha qualidade precisa conhecer e trabalhar as necessidades dos alunos, e, para que isto acontece a avaliação diagnóstica é realmente o melhor caminho.O artigo é muito bom.Parabéns à equipe.
Fátima Gonzaga
Olá, pessoal! Como são bons os comentários e especialmente as dicas sugeridas pela equipe para a sala de aula(professores).Parece que vocês estão vendo tudo que acontece no interior das escolas.isto é incrível.Continuem nos ajudando.Fátima Gonzaga.Coordenadora pedagógica da EMEIF 15 de Outubro.
NILA S G E DA SILVA
PARABÉNS AMEI CONHECER VOCÊS,QUERO RECEBER MAIS CURSOS,ATIVIDADES,PLANEJAMENTO E SUJESTÕES.PARA FAZER UM OTIMO TRABALHO.QUE DEUS ABENÇÕE TODA A EQUIPE………
Kátia Gomes
Ola SOS professores.
Parabens pelas varias materias, e o melhor ela chega em otimas horas.
Adorei as dicas, e estou disponivel a dar uma sugestão.
Dou aula de história, e combinei com meu alunos o seguinte.
Irei avaliar o que eles tem de melhor. Tem alunos que são agitados e adoram cantar, tocar, teatro. Então quem tiver talento pra isso poderemos trocar a metade dos pontos da avaliação escrita por essas apresentações. Ate mesmo pedi pra eles, quem tiver dom, poderá agendar comigo essas apresentações e mostrar os planejamentos com antecedência.
Tentei isso pela primeira vez, e logo que sair resultado deixarei relatado aqui. Tem alguns alunos que se empolgaram, pq tem talento e serão avaliados.
É uma maneira de avaliar diferente.
Ramonica Lacerda Lopes
Olá SOS professor,
A problemática sobre a questão avaliativa é muito complexa.
E vocês como são compromissados,desde o início do ano letivo já nos envia uma contribuição de suma importância que é a avaliação.
Esse estímulo nos servirá de base para ampliarmos a nossa visão sobre o tema.
Os textos de LUCHESI são enriquecedores para a nossa prática pedagógica.
Obrigado a todos vcs.
Maria de Lourdes Veloso
A avaliação diagnósticas escritas , já estou realizando com meus alunos, gostaria de recerber sugestões de dinâmica para alunos da EJA I e 3º ano do Ensino fundamental.
Ruth Simões Matos
A questão avaliativa é sempre um assunto interessante. De fato não podemos pensar em avaliar alunos somente através de provas escritas. Precisamos levar em conta os aspectos da real necessidade dos alunos e não levarmos um pacote pronto achando que sabemos o que é melhor para eles. O artigo é estimulante. Parabens.
Marta Debora Fachim
reforço o registro da amiga Larissa vcs são ótimos e as dicas juntamente com os textos nos ajudam e muita na nossa prática diaria.
Marli Guedes Mayordomo
Nossa!!!!!!!!!!!!!!! Adoro seus textos são faceis de entender, e nos ajudam muito continue assim
grata, pelas dicas
MARIA IRIS
Olá! S.O.S PROFESSORES,
INTERESSANTÍSSIMO O TRABALHO QUE VEM DESEMPENHANDO.Com certeza tem nos ajudado muito. Este texto sobre avaliação diagnostica, é muito bacana. Parabéns e muito obrigada!!!
Abraços!!!
neide
Ola! SOS Professores, estas indicações de leituras sobre avaliação são realmente excelentes. Já fiz a leitura de todos três, inclusive LUCHESI, já foi professor da UEFS universidade que estudei. Excelente mestre! Vale salientar que avaliar não é uma tarefa fácil e que devemos nos auto-avaliar sempre para levar o melhor para nosso alunado.
Ana Maria Santos
Boa Tarde!
Parece que a maioria dos professores estão descobrindo a maravilha que é poder “avaliar” de diferentes formas…….bjs
Marialba
Também concordo com Larissa. Este artigo chega em um bom momento.
Abraços a todos.
Cíntia
Muito interessante sua materia,
acredito na avaliação diagnóstica como sendo
uma das principais ferramentas para um professor.
Sou professora de Matemática, e estou escrevendo um
trabalho sobre esse assunto, você sabe onde posso encontrar
exemplos de avaliações diagnóstica, para o Ensino Médio
e Fundamental 2?
Aguardo Resposta;
Obrigada.
Ana
Como conciliar os interesses dos alunos (no planejamento) quando é necessário aender às ementas das disciplinas para cada semestre?
larissa
OLÁ! SOS PROFESSORES. COMO SEMPRE BRILHANDO E TRAZENDO TEXTOS MARAVILHOSOS…
BJS A TODOS!!!