Alunos com Dificuldades ou Problemas de Aprendizagem ?

Visualize agora a sua turma e responda rápido: você tem alunos com dificuldades ou com problemas de aprendizagem ? ! Se você ficou na dúvida, não se desespere, é compreensível , afinal com tantas nomenclaturas e  definições controversas fica difícil  encontrar o significado coerente para o termo.

Simplificando seria assim: um aluno com desordem neurológica ou psiquiátrica seguramente terá dificuldades para aprender qualquer coisa e consequentemente apresentará também problemas de aprendizagem em tudo o que for proposto. Já um aluno dito “normal” poderá ter problemas com a tabuada, pois não conseguiu elaborar corretamente o conceito da multiplicação, porém, se forem feitas as devidas intervenções pedagógicas esse mesmo aluno conseguirá superar este problema e seguirá adiante no que for ensinado.

Percebeu a diferença ? Um problema de aprendizagem é temporário, já uma dificuldade de aprendizado é duradoura.

Na Escola encontraremos alunos com Deficiência Intelectual (capacidade intelectual inferior à média) , que apresentam dificuldade de aprendizado e alunos com problemas de aprendizado  nos mais variados conteúdos.

O fato é que em uma turma de 40 alunos, existem 40 indivíduos com ritmos, interesses e  fisiologia distintos uns dos outros e portanto, jeitos diferentes de aprender. Esses “jeitos diferentes de aprender” são também conhecidos como Estilos de Aprendizagem que nada mais são que o modo como esse indivíduo se comporta enquanto está aprendendo .

Os estilos de Aprendizagem são:

  • – Cinestésico:  quando se utiliza da expressão corporal e a manipulação  de objetos
  • – Visual: quando é utilizado textos, livros, gráficos, fotos, diagramas, desenhos, provas escritas
  • – Auditivo: quando é utilizado fala, sons e  músicas

Encare do seguinte modo, ao adotar um determinado estilo de aprendizagem estou escolhendo a melhor forma de processar o conhecimento novo que estou recebendo. Assim ao conhecer o estilo de uma pessoa você saberá qual será a forma mais fácil e a mais difícil dela processar qualquer conhecimento.

Na Escola somos cobrados dentro de um único estilo: o Visual, assim todos os alunos que se enquadram neste estilo, seguramente tirarão excelentes notas. Já os alunos “cinestésicos” e “auditivos” terão os tão conhecidos problemas de aprendizagem.

Já estou até vendo você perguntando: “Como então trabalhar na mesma sala com os dois grupos” ? Fazendo, conforme diz Perrenoud,  a “diferenciação pedagógica”. Ou seja, elaborar atividades que contemple os três estilos de aprendizagem. Pegando o exemplo da tabuada, o Professor pode ensinar a multiplicação cantando, criando jogos com a manipulação de objetos,  utilizando exercícios escritos, jogos de computador.

E os alunos com deficiência intelectual? Também serão beneficiados com a diferenciação pedagógica, já que não se sentirão discriminados pois estarão realizando atividades com diferentes graus de desafio.

Como levantar os estilos de aprendizagem dos meus alunos ? Observe no dia a dia na hora da execução das tarefas, quais são os momentos, ou em quais atividades determinados alunos mostram-se mais eficientes em realizar a tarefa dada.

Quando um conteúdo novo é apenas explicado quantos de fato conseguem compreender o que foi ensinado. Ao ajustar esse mesmo conteúdo e apresentar dentro de outro estilo de aprendizagem quantos alunos conseguem compreender ?    Anote esses dados e faça o mapeamento da sua turma, você ficará surpresa com os resultados.

Elaborar aulas levando em conta os estilos de aprendizagem e criar atividades diferenciadas  dá trabalho ?  A minha resposta é: Muito mais trabalho dá, ter de lidar com problemas de aprendizagem, pois tanto  o aluno quanto o  professor ficam frustrados, extenuados e desmotivados, o que acaba gerando uma carga emocional negativa com todo o grupo.

Já com o uso da diferenciação pedagógica, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem do grupo, as aulas transcorrem de modo mais vibrante, em constante movimento de trabalho e alegria. Afinal, desta forma,  todos se vêem como capazes e inteligentes.

Lembre-se, ao trabalhar dentro de um único estilo o professor acaba favorecendo o aparecimento dos problemas de aprendizagem.

Aguardo seus comentários no nosso blog.

Para saber mais sobre diferenciação pedagógica:

Perrenoud, Ph.  Pedagogia Diferenciada, Porto Alegre,1999, Artmed Editora.

Perrenoud, Ph. A Pedagogia na Escola das Diferenças, Porto Alegre, 2001 Artmed Editora

Recursos para o Professor:

Gestão da Sala de Aula

Recursos para o Coordenador Pedagógico:

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

63 Comentários

  • Graça Conrado Braga

    Tenho que ser grata, concordo, tenho acompanhado de perto o aprendizado dos alunos, fazendo intervenções constatemente e vejo que existe casos especiais que o aluno necessita de mais tempo para aprender.

  • simone da s. bráz

    Estou de acordo com o que você diz, pois acho que a educação é feita em conjunto com o aluno e o professor, muitas coisas dependem do aluno mais é a postura a maneira como o professor ve seu aluno e age frente as dificuldades encontradas são decisivas, nao adianta culpar o sistema muita coisa ta ruim mais também melhorou, acho que o fato do estado proteger a criança e interessante so que eles nao podem esquecer do professor pois um precisa do outro. É importante que o professor conheça e ame seu aluno para que ele possa amá- lo também para aprender a respeita- lo e assim nada vai atrapalhar seu trabalho. Obrigada por tudo você tem me ajudado muito pois as vezes a gente sabe mais e bom ouvir de novo para não esquecer que muitas coisas dependem de nós e da maneira como agimos se é a mesma que queremos que nossos alunos sigam.

  • Ivonete

    Te agradeço pela dica, tenho alunos em minha escola com muita dificuldade e estamos sempre buscando meios de diferenciar o nosso trabalho, principalmente porque trabalhamos exclusivamente com adolescentes pois é uma escola de ensino médio. Gostaria de receber mais material abordando esse tema. Continue nos ajudando. Um abração.

  • Kátia

    Mais uma vez você foi brilhante na escolha do tema abordado!!! Nós, educadores de todo o Brasil, temos sido grandemente ajudados por suas excelentes publicações!
    Concordo plenamente quando dizes que realizar atividades diversificadas para abranger toda a turma dá trabalho, porém, muito pior, é lidarmos com alunos com problemas, ou dificuldades na aprendizagem. Precisamos, de fato, pormos em prática todas essas dicas que você tem nos fornecido, e certamente a aprendizagem fluirá…
    Que Deus a abençõe!

  • Marcus Jullierme

    É preciso educar para o “Desenvolvimento do Ser”. Não no sentido “romântico ou filosófico”, mas educar para elevar a autoestima do estudante,trabalhar ética, valores e atidudes para uma Cidadania possível, valorizando os saberes dos estudantes e aproximando os conteúdos do contidano do mesmo. É preciso a construção de um vínculo positivo e a efetivação de um contrato de convivência a fim de viabilizar a escuta em sala de aula, e assim poder educar não só nos três níveis supracitados (Cinestésico, Visual ou Auditivo) mas com qualquer metodologia. Sem o vínculo e as regras de convivência fica difícil chegar na tarefa.
    Educar para o Desenvolvimento do Ser, vai muito mais além do que a aquisição de conteúdos, pois não precisamos só de técnicos, especialistas, ou excelentes profissionais, mas precisamos de pessoas melhores para melhorar nossa sociedade.

  • Ariomar Santana

    Ariomar Santana
    Abril, 2011.

    Tenho adorado as orientaçoes recebidas e procurado incentivar mais colegas a participar do curso. Parábens a toda a equipe por esta iniciativa.

  • Natalia Marques

    Sem dúvida, pra mim esta foi a melhor orientação que eu ja li pois atendeu as minhas expectativas .
    E amei essas orientações estou muito feliz porque era tudo que eu estava precisando.
    Natália

  • vilma cordeiro da silva

    Boa noite, Roseli, quero agradecer-lhe pelas valiosas dicas.
    Estou utilizando-as com os professores da escola em que trabalho.
    Muito grata,
    Vilma.

  • Marluce Fonseca Pinheiro

    Oi Roseli,fico feliz e agradecida pelas dicas de como melhorar o ensino aprendizagem dos nossos alunos;e falo por experiência propria, que sempre que busco trabalhar utilizando os estilos cinestésico, visual e auditivo,percebo que o alunado fica muito mais interessado.
    obrigada pelas dicas.
    Um abraço!

  • Sueli

    QUERIDA ROSELI, BOM DIA!
    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM POIS TENHO ALUNOS DE CINCO ANOS QUE NUNCA FORAM Á ESCOLA JUNTO COM ALUNOS QUE JÁ SABEM ESCREVER ALGUMAS COISAS ;
    INCLUSIVE UM QUE É AUTISTA E NÃO INTERAGE NA ÁREA COGNITIVA.
    PEÇO SUA AJUDA POR FAVOR!

    UM ABRAÇO !
    SUELI

  • Maria Meenzes

    Bom dia,

    Não estou em sala de aula regularmente, trabalho na CREDE 19. Gosto muito dos textos e ao visitar as escoalas estou sempre utilizando as orientações destes como suporte para auxiliar os professores na prática pedagógica , bem como, sugerindo a participação dos professores no curso.

  • Noeme costa Alves

    Oi Roseli, boa noite
    Gosto muita das tuas orientações, sinto-me feliz em poder ler.
    Assim estarei melhorando muito minha prática pedagógica.Pois você é muito segura e realista no que diz.
    obrigada e sucessos.

  • Joana DArc

    Oi, Roseli, gosto do seu jeito simples de falar de coisas profundas. Adoro as suas orientações sempre tão objetivas e pontuais, sugerindo de modo simples, ações que fazem diferença na aprendizagem. Parabéns pelo trabalho realizado. Que Deus abençoe o seu trabalho!

  • raimunda

    Oi Roseli,mais uma vez você nos traz uma abordagem muito importante para nossas discussões em reuniões de planejamento.Temos que deixar um pouco de lado algumas vezes o “sistema”e seguir em frente,tentar pelo menos buscar alternativas para ajudar nossos alunos a saírem dessas dificuldades,afinal de contas o que estamos fazendo dentro de uma sala de aula? É preciso que façamos intervenções junto ao aluno para vê-lo avançar… Caso contrário onde fica meu compromisso,minha ética profissional,e o meu prazer pelos resultados alcançados?Gostei muito do tema abordado nos faz refletir sobre nossa prática.

  • maria lucia

    maria lúcia
    Parábens pela arbordagem sou OE municipal gostei dos seus esclarecimentos com certeza vai me ajudar conto com sua ajuda.

  • Jairo Lucas de Mello

    Realmente eu acho que está muito bom a forma que vocês nos repassaram as informações, pois eu percebo que temos que achar a forma correta de conquistar/atrair a atenção dos nossos alunos para que as nossas aulas possam obter um maior rendimento e os nossos alunos possam ganhar através do nosso conhecimento que é repassado nas aulas do dia-a-dia.

  • Fatima

    Desculpe, errei o nome do professor
    é Gevanildo dos Reis.
    Mas acho que ele esta certissimo. O sistema tem que ser revisto

  • Fatima

    Faço das palavras do professor Gevanildo as minhas. O sistema tem que ser revisto. Os alunos não querem o saber e sim um diploma.
    Obrigada pelas orientações, são de grande valia para todos nós professores.

  • Gilene Ferreira Lima

    Agradeço pela oportunidade que estou tendo em descobrir respostas às interrogações que deparamos no dia-a-dia do âmbito escolar,as quais estamos em constante busca de soluções ou até mesmo de entendimento para que possamos superar tais dificuldades. nessse sentido,será de grande valia aplicar essas estratégias, pois muitas vezes saímos da escola frustradas nos perguntando o que estamos fazendo.

  • antenor pelentir pereira

    Em nosso trabalho de professor temos muitos problemas. Só nós profissionais temos que encontrar alternativas para resolver e neste cursinho está me ajudando muito . Obrigado quero receber muitos.

  • Vera Lúcia

    Obrigada pela sugestão de criar três estilos de resolver problemas,pórem concordo com os colegas quando dizem que os alunos as vezes se desinteressam quando ficam sabendo que vão ser aprovados perdendo o interesse na busca do conhecimento, mas não devemos desanimar e criar tentativas de ajudá-los como por exemplo criar ou introduzir jogos da multiplicação, quadrado mágico,etc. levar p/ sala novidades que desperte a curiosidade e o interesse do aluno.

  • maria helena da s.c.araujo

    estou muito contente em receber as orientações do s.o.s professor são de grande valia para a construção de conhecimento de cada educador que busca a cada dia se renovar,isso é que faz a diferença no profissional.

  • Elsimar f. Coutinho

    Os problemas são muitos na sala de aula,estamos lhe dando com muitas situações que nem conhecemos direito,nossas crianças precisam ter a oportunidade de serem ouvidas, para serem melhor compreendidas.Os textos estão sendo ótimos, me ajudam muito.

  • Juliana Rocha

    Adorei está orientação, gostaria de receber mais práticas obrigado!

  • Margarete P.Viggiato

    É muito válido o questionamento feito e aproveitando o comentário sobre a aprovação em massa, onde percebemos que o menos importante nisto tudo é o aluno, vejo fazerem exatamente o que nos pediam tanto para não fazer, que é colocar a informação a todo custo dentro da cabeça do aluno, para que eles respondam corretamente uma avaliação sobre a qual não sabem nada, visto que temos alunos que não sabem ler no 4º ano e ficaram no nível satisfatório, enquanto outros, ao contrário, sabem ler, interpretar, mas por algum motivo se atrapalhou e ficou com baixo rendimento. Isto demonstra um resultado falso positivo do governo.

  • Mara Rubia Procopio

    Há alguns anos problemas como dificuldade de aprendizagem, bem como problema de aprendizagem vem me afligindo. Pois cada vez mais lidamos com educandos nessa situação.O preocupante é que nada vem sendo feito para tentar minimizar esses problemas. Os educandos não são assistidos nas suas especificidades e por isso tornam-se múltiplos repetentes.
    Ou quando aprovados, seguem com estágios em atraso, e o resultado dessa medida, vemos nos baixos índice do IDEB.

    Parabéns Roseli pelo seu trabalho e obrigada pela oportunidade.
    Um forte abraço.

  • Fernanda

    Obrigada pelas dicas sempre tão úteis! As dicas do S.O.S professor são muito boas e estou sempre passando pra frente os novos conhecimentos e indicando o Site para as colegas de trabalho através de e-mails… Obrigada!!!

  • Marilene Aparecida do Amaral

    Obrigada, muito obrigada!

    A cada artigo que leio, sempre aprendo alguma coisa, e aplicando as sugestões em sala de aula, consigo bons resultados.
    Neste artigo por exemplo, ficou claro para mim o significado de problemas e dificuldades de aprendizagens. Vou fazer o mapeamento com a minha turma, experiementar a sugestão. te envio o resultado.

  • IvoneteLopes de Almeida

    Estão sendo ótimas essas orientações do S.O.S professor , pois estão servindo muito para minha prática no dia a dia da sala de aula.
    Obrigada!!!!

  • neire

    MUITO OBRIGADA PELOS TEXTOS QUE ME ENVIA… É DE MUITA AJUDA. AGRADECIDA DE CORAÇÃO.
    BJS

  • Eliene

    Roseli, gosto muito dos seus textos,algumas das suas dicas já faço outras tem me ajudado a ser mais tolerante flexvel e criativa no meu trabalho.

    Beijos

  • DorleyDark

    Acredito que em toda escola tenha alunos com dificuldades e com problemas de aprendizagem, o que nos preocupa, é saber se esses alunos são assistidos de maneira adequada com atividades diferenciadas,com acompanhamento de profissionais capacitados para subsidiar o trabalho do educador evitando problemas de ensinagem.
    Suas sugestões são valiosas e tem nos ajudado na resolução de situações conflituosas.
    Estou grata por essa oportunidade de ampliar meus conhecimentos através das orientações obtidas.

  • marina

    SIM!
    NÃO POSSO AFIRMAR AINDA EM RELAÇAO A TURMA DESTE ANO, PORÉM EM RELAÇÃO A TURMA ANTERIOR EU PUDE NOTAR A DIFICULDADE EM ALGUNS ALUNOS EM ASSIMILAR O CONTEÚDO,TALVEZ FOSSE POR QUESTÕES DO SISTEMA DE ENSINO E MUITAS VEZES TAMBÉM POR QUESTÕES FAMILIARES E SOCIAS. ACREDITO QUE A FAMÍLIA AINDA É O MELHOR PORTE DE APRENDIZAGEM NA VIDA DA CRIANÇA.
    SUAS DICAS SÃO MARAVILHOSAS!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sandra B. Pinheiro

    O texto postado é de grande relevância, pois é, a realidade de muitas salas de aula. Penso que muita estratégias são utilizadas pelos docentes, na busca de tentar amenizar o causo que se instalou em muitas salas de aula.
    No entanto, acredito que se a intervenção acontecer nas séries iniciais de alfabetização, o chamado problemas de aprendizagem, chegaram mais brando ou solucionados nos anos finais.
    O que nos causa impotência é receber alunos no 5º ano que não domina adição e subtração, como ensinar a estes alunos multiplicação se eles não sabem o básico.
    Este está sendo o discurso em nossa escola atacar a raiz.

  • Jaguaracy Conceição

    Muito interessante o texto. É contudo necessário uma maior conscientização por parte do corpo docente, que é necessário a busca da formação continuada para fazer uma escola melhor. Se formos ficar sempre focados no sistema ou esperando por ele, a situação dos nossos(as) discentes não melhorará.

  • jaciara souza costa

    Olá gostaria de parabeniza-la . na verdade temos alunos com dificuldades, mas acredito que a culpa não é apena deles, mas també do sistema ,portanto é preciso que nos professores tenhamos consciencia da nossa responsabilidade e procuramos trabalhar na sala de aula atividades com f=diferentes graus de desafios.

  • Virgínia Batista

    Interessante a abordagem. Isso me remete ao comentário de uma pessoa que conheço que dizia que quando alguém dizia assim: “não sei o que aconteceu criei esses dois meninos da mesma forma” (pais). E a pessoa me dizia o seguinte: “o problema esta ai, a educação de fulano não pode servir para beltrano. rsrs. O mesmo acontece ao ensinar, queremos que todos aprendam da mesma forma, não uma preocupação em saber de fato o porque fracasso do aluno, e, consequentemente partir para outra abordagem. Também gostei do comentário do problema de ensinagem e não de aprendizagem.
    abraços

  • Leia Gandra

    OLá!

    Eu concordo plenamente e penso que isso já detectamos. O problema é que o sistema não prepara os profissionais para lidar com essa realidade. Tenho insistido em formação continuada dos profissionais da educação sobre as inteligências múltiplas, mas lamentavelmente sóm tem ficado na teoria. como não temos isso por aqui, necessito que me envie aulas práticas para trabalhar as inteligências múltiplas.
    obrigada!

  • Isabelle Carneiro

    Gostaria de parabenizá-la por esse belissimo estudo e agradece-la. Receber seus emails está me ajudando muito no trabalho em sala de aula.

  • Eineuza Cerneiro

    Olá, bom Sim! Muito bom esse comentário! Na verdade “esse” precisa ser lido pelos nossos professores para fazermos uma reflexão sobre o tema, alunos com dificuldades ou problemas de aprendizagem! Na verdade temos alunos com dificuldades, mas as vezes percebo que o maior problema é de ensinagem! rsrs Com a mania de culpar sempre família e sistema, os nossos docentes passaram a fazer muito pouco, principalmente a reflexão do seu trabalho. Parabéns e obrigada!

  • daniela fernandes

    Boa noite! Belissima abordagem, muitos professores por falta de capacitação e pesquisa, se confundem e cometem graves erros, ocasionando muitas das vezes frustrações e bloqueios em seus alunos. Acredito que existe mais problema de ensinagem. Onde existe afeto, existe professores comprometidos, que buscam e fazem a diferença, introduzindo a ludicidade em suas aulas. POSSUEM SENSIBILIDADE NO OLHAR E PERCEBEM A NECESSIDADE DA DIFERENCIAÇÃO PEDAGOGICA, POIS AMBOS SERÃO BENEFICIADOS COM A AFETIVIDADE E PELO PRAZER DA APRENDIZAGEM.
    Estou ansiosa para o inicio do curso de gestao.
    um abraço carinhoso!
    daniela

  • Etiane Abreu

    Olá,parabéns pela abordagem!
    Na verdade,eu vejo muito é problema de ensinagem e não de aprendizagem.
    Os docentes, coloca a culpa nos dicentes e não faz essa reflexão. Temos que saber que cada dicente tem seu tempo e forma de aprender.Eu tenho que respeitar.
    Gostaria que vocês abordassem a inclusão de crianças especiais no ensino regular. Veja a lei 7.853 nos artigoa 2º e 8º. Não é verdade q/ somos obrigados a receber esses alunos. O poder público é que tem que nos dar condições para trabalhar.
    Abraços!
    Etiane.

  • Maria Celeste Amorim

    Concordo plenamente que aulas mais atrativas são eficazes e auxiliam os alunos que apresentam problemas de aprendizagem a enfrentarem os desafios que impedem o seu desenvolvimento.No cotidiano da sala de aula, o professor consegue perceber claramente quais são os diferentes estilos de aprendizagem presentes na sala de aula e aproveitar para programar as suas aulas de forma criativa.

  • Vandete Gabriel Vieira Pereira

    As sugestões recebidas,tem sido tema para o trabalho pedagógico nos encontros de HTPC com a equipe de professores, muitos já começaram a colocar em prática o que já estudamos e discutimos para a melhorar a
    disciplina.Agradeço pelas dicas e sugestões.

  • Izabel Andrade da Conceição

    Roseli, suas dicas são ótimas, procuro adequar á minha sala de aula,pois trabalho com crianças de 6 anos,mas como sou coordenadora no período noturno uso-as para trabalhar com os professores. quanto a dificuldades e problemas de aprendizagem ficou claro que nós professores temos que ter consciência da nossa imensa responsabilidade e procurar ministrar nossas aulas de modo a atingir todos os alunos, exceto os que tem realmente problemas de aprendizagem, certo? É fácil??? Não!! dificílimo, mas não impossível.Creio que não podemos deixar morrer o sonho de uma educação pública de qualidade, mesmo com o atual sistema de ensino que temos hoje..um abraço. Izabel

  • marli de Sousa

    Agradeço as orientações que recebo de voce … tem acrescentado muito no meu trabalho.. estou infelizmente ja no final de carreira e é muito gratificante constatar que ainda existe pessoas como voce preocupada com as nossas crianças e adolescentes… obrigada mesmo…

  • waltencir

    Concordo plenamente. O diferencial está no diagnóstico e no planejamento diferenciado com a execução com reflexões a respeito de resultado. Bom, é preciso que o professor queira fazer.

  • Gevanildo dos Reis

    Sim, como tenho aluno com dificuldades, mas acredito que a culpa não é apenas deles, mas do sistema pelo qual estamos passando. Nos últimos anos têm sido de interesse dos nossos governantes a aprovação em massa e isto no têm trazido uma queda no sistema de aprendizagem, pois o aluno desinteressado já convencionou que não precisa mais estudar para ser aprovado. Além do mais há professores que se acomodaram aceitando o sistema como normal e nada faz para melhorar o sistema de ensino. Por outro lado alunos começaram a atrapalhar o trabalho do professor e até impedindo que outros estudem. É preciso rever o sistema vigente, esquecer o modernismo vazio e criar atitudes mais corretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *