Problemas com os Pais

Problemas com os PaisPara você não ficar pensando que determinados problemas dentro da sala de aula só acontecem com você, realizamos uma pesquisa recentemente onde foram feitas várias perguntas para os Professores. Uma das perguntas foi:

– Qual é o maior problema que você enfrenta com os Pais dos alunos ? Os  Professores responderam:

1) falta de interesse e participação dos Pais na aprendizagem dos filhos..  63 %

2) falta de apoio dos Pais ao trabalho do Professor…………………………   25 %

3) pais que não comparecem às Reuniões……………………………………   12  %

– Falta de interesse e participação dos Pais na aprendizagem dos filhos:

É de consenso geral entre os Professores que os Pais não acompanham e nem participam do dia a dia escolar dos filhos, deixando nos ombros do Professor toda a responsabilidade de educar e fazer tudo sozinho.

Sugestão: No processo educativo existem três personagens: Professor, Aluno, Família. Trace na próxima Reunião Pedagógica as tarefas que cada um tem que cumprir durante o Bimestre para que haja resultados favoráveis na aprendizagem do aluno.

Desta forma, ficará claro qual o papel de cada um, será fácil cobrar todos os envolvidos e mensurar os resultados. Dê uma cópia  desta Lista de Responsabilidades para a Família e outra para o Aluno.

Agindo assim o Professor focará na execução da parte que lhe cabe e realizará apenas o monitoramento das outras duas partes.

– Falta de apoio dos pais ao trabalho do Professor:

A Família geralmente fica ausente, pouco se envolvendo na aprendizagem dos filhos, porém a Família está muito atenta para fazer críticas, julgamentos e reclamações do trabalho do Professor. São sempre apontados os `erros`, porém nunca são vistos os acertos.

Sugestão: Ao criar a Lista de Responsabilidades, converse com cada Família e exponha como será medido o desempenho do aluno, afinal se todos estão cumprindo com suas responsabilidades e obrigações, então as chances de sucesso serão maiores. Outra sugestão é a implantação da Escola de Pais, onde são realizados encontros para troca de idéias, debate de textos, integração dos Pais, etc.

– Pais que não comparecem às Reuniões:

Você aguarda o dia da  Reunião para conversar com os Pais daqueles alunos que estão dando mais problemas, o dia chega  e justamente esses Pais não comparecem.  De um modo geral, a queixa é que, também os Pais dos outros alunos estão participando menos das Reuniões.

Sugestão:  Com a criação da Lista de Responsabilidades, a Escola de Pais  o índice de comparecimento às Reuniões aumentará bastante, porém leve em consideração também fazer ajustes no roteiro da sua Reunião: crie atividades dinâmicas para quebrar o gelo e propiciar a interação entre os Pais, peça para os alunos no dia anterior a Reunião criar Bilhetes e Cartas endereçada aos Pais e diga para os Pais virem buscar na Reunião.

No dia da Reunião cada Pai recebe a sua carta com o direito de resposta, assim os filhos receberão a resposta na próxima aula. Esta atividade estimula o comparecimento dos Pais e cria uma expectativa muito positiva nos filhos que aguardarão o recebimento das  respostas.

As sugestões que faço aqui, são idéias para que você Professor, Coordenador , Diretor, se inspirem na criação de  um Plano específico para a sua Escola. A criação de um Plano pressupõe o esforço de toda a Equipe na busca das melhores soluções para a resolução dos problemas que a Escola enfrenta.

Gestão da Sala de Aula

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!