Planejamento Escolar

Lidar com o período de Planejamento Escolar não é algo fácil para Coordenadores e school and education 03Gestores. O grande número de materiais a serem analisados, confrontados, ajustados é imenso, o que torna este período tão desgastante e cheios de obstáculos.

Não é á toa que quando a Semana Pedagógica inicia, o Coordenador e/ou Gestor já está uma “ pilha de nervos” .

Para melhor compreensão e organização, desmembramos o período de Planejamento Escolar  em 4 fases. A primeira denomino de Pré-Planejamento.

A fase de Pré-Planejamento Escolar   tem os seguintes objetivos:

1) Avaliar o trabalho do ano em curso (Planejamento atual)

2) Levantar dados para o Planejamento do próximo ano

3) Definir os ajustes das diretrizes de Organização Escolar

Mas, o que exatamente ocorre na Fase de Pré-Planejamento Escolar  ?

Nesta fase é avaliado o ano que está terminando e ao fazer isso, o Gestor estará medindo até que ponto as Metas traçadas no início do ano foram alcançadas.

Este é um momento ímpar dentro de todo o processo de planejamento , pois ao realizar o levantamento de dados para a elaboração do próximo Planejamento Escolar, o Gestor poderá, simultaneamente, realizar o confronto dos resultados com as metas estipuladas no atual Planejamento.

Somente no Pré-Planejamento Escolar é possível realizar tal tarefa: abrir um novo ano tendo obrigatoriamente que encerrar o ano anterior com a análise de resultados, é por esta razão que o mesmo ocorre nos meses de Outubro e Dezembro, quando o ano letivo está sendo encerrado ou no mais tardar no mês de Janeiro do próximo ano letivo.

Talvez você nunca tenha parado para pensar na importância desta etapa e sempre tenha deixado para a Semana Pedagógica a tarefa de ver o que deu e o que não deu certo no ano anterior, o problema é que tratar de TUDO na Semana Pedagógica torna todo o processo inviável, comprometendo assim todo o Planejamento Escolar.

Mas, o que exatamente é avaliado nesta fase? O levantamento de dados numéricos refere-se ás várias situações envolvendo a organização escolar, aprendizagem dos alunos, instalações e equipamentos, bem como o desempenho da Equipe, tanto de Professores, quanto da Equipe de Apoio.

Esses dados são primordiais para  promover NOVAS AÇÕES, fazer AJUSTES no próximo Planejamento Escolar  utilizando as ferramentas certas.

Ao  levantar os dados a Equipe pode iniciar debate do que poderia ter dado certo e iniciando desta forma o esboço de novas diretrizes. Desta forma a Equipe opina e propõe soluções a respeito das melhores estratégias a serem adotadas para o trabalho no próximo ano, fazendo com que o mesmo seja conduzido com diretrizes que foram amplamente discutidas e combinadas previamente por TODOS.

As diretrizes assim definidas, com a participação e consenso da Equipe, garante maior eficácia do trabalho e eficiência nos resultados alcançados. Pois não haverá motivos de membros da Equipe “ boicotarem” o trabalho ou ainda resistirem a implementar determinadas práticas já que o funcionamento e a organização do trabalho pedagógico deu-se de forma transparente e democrática.

Um dos motivos que faz com que determinados membros apresentem resistência em acatar determinadas ações é porque os mesmos julgam que determinadas regras de funcionamento foram feitas de forma arbitrária, e nesta Fase de Pré Planejamento Escolar  o Gestor praticamente anula este tipo de comportamento.

No intuito de facilitar o período de Planejamento Escolar, tanto nas Escolas Públicas quanto Particulares, é que o SOS Professor desenvolveu uma Série entitulada Guias de Planejamento Escolar cujo objetivo é guiar cada Escola na elaboração, construção e execução do Planejamento Escolar em cada etapa do processo.

CONHEÇA OS GUIAS DE PLANEJAMENTO ESCOLAR AQUI

 

– Guia Prático do Coordenador– Pré Planejamento

– Guia Prático do Coordenador – Plano de Ensino

– Guia Prático do Coordenador – Semana Pedagógica

– Guia Prático do Coordenador– Implementação do Planejamento Escolar

. Objetivos do Guia de Pre-Planejamento Escolar:

Guiar o Coordenador/Gestor durante todo o processo para que ao final do mesmo os seguintes objetivos tenham sido alcançados:

1. Avaliação do Planejamento  Escolar Atual do ano letivo em curso para que sejam levantados dados acerca de quais metas foram alcançadas e quais não foram cumpridas.

2. Levantamento de dados numéricos para que o Gestor tenha um Raio X da situação da Escola

3. Estabelecimento de novas Metas e Ações a serem contempladas no próximo Planejamento Escolar.

CONHEÇA OS GUIAS DE PLANEJAMENTO ESCOLAR AQUI 

E você já começou a realizar a Fase 1 do Planejamento Escolar da sua Escola? Comente e compartilhe suas ideias.

===============================================

VIDEOS COM DICAS DE PLANEJAMENTO ESCOLAR:

VIDEO 1 – Planejamento Escolar: Como Fazer ?  

VIDEO 2  – Etapas do Planejamento Escolar 

VIDEO 3 – Dúvidas de Planejamento Escolar

 

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!