Coordenação e Gestão Escolar,  Sala de aula e Indisciplina

Planejamento Anual e a Indisciplina diária

Planejamento Anual e a Indisciplina diáriaO ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.

Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.

Mas, o que acontece realmente que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não `funcionou`.

A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.

Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres.

Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.

É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.

Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:

RESULTADOS DO ANO ANTERIOR: analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas)

QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado

FAZER DIFERENTE: Levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos
 

GERENCIAMENTO SALA DE AULA: crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno) , (aluno x professor), (professor x pais)
 

RELACIONAMENTO COM A FAMILIA: crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos

PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA: Crie estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e fora dele

HABILIDADES E NECESSIDADES: Levante pontos fortes e fracos dos alunos , trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente

PORTFOLIO INDIVIDUAL: Levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências

PORTFOLIO DO PROFESSOR: Levante os seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança pessoal com metas, estratégias e tarefas a realizar.

Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado não apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima, de relacionamento , de valores, de novas e maiores possibilidades.

Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.

Lembre-se: mudar o comportamento dos alunos, começa com um Planejamento Escolar que contemple esses 10 ítens.

Compartilhe seus comentários no blog enviando suas idéias  para cada um dos itens acima.

=====================================================================================

Dicas para Semana Pedagógica: Acesse http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=303

Mais Dicas: Acesse lado direito da tela em CATEGORIAS e escolha o Assunto

Mini Curso de Gerenciamento da Sala de Aula Gratuito por email indique para seus colegas:

    http://www.sosprofessor.com.br

planejamento escolar

Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora, Coach Co-autora do livro Filhos o que Fazer com Eles-Sugestões para acertar sempre Autora dos Ebooks: "Os 12 Erros que os Pais Cometem", " Como ser Pai" Criadora do blog: SOS Professor : que oferece orientações para Educadores e Gestores sobre Indisciplina Escolar, Novas Práticas de Ensino e Estratégias para Gestão Escolar. Criadora do Blog: www.comoeducarosfilhos.com.br que oferece orientações para Pais melhor conduzirem a educação dos filhos.

44 Comentários

  • Daniele Marques

    Cara Roseli Brito, gostaria de agradecer a contribuição de seus textos para reflexão pedagógica com o foco no processo de ensino e aprendizagem.

  • Sisenalva araujo

    Foi bom te conhecer e muitos melhor é os seus conselhos depois que eu comecei trabalhar com a ajuda dos seus conteúdos tenho melhorado muito o meu trabalho como proficional , obrigada por tudo amiga um abraco!

  • Maria de Lourdes

    Parabéns, Roseli, pelos seus textos. Eles vêm sempre nas horas certas. Sou professora e, também, Coordenadora Pedagógica e seus textos auxiliam-me bastante nas reuniões pedagógicas, planejamento anual, replanejamento e muito mais. Obrigada pelos seus textos maravilhosos.

    Um grande abraço,

    Maria de Lourdes Alves.

  • Janai Pires

    Roseli Brito,
    Saúde e paz!

    Seus textos são ótimos e estamos utilizando nas reuniões de professores e fazendo várias reflexões.

    Obrigada!

  • Fábio Mahal

    Bom dia, achei muito importante este lembrete de que o Planejamento não é algo rígido, imutável, pétreo. Ele pode ao longo do processo ser modificado, revisto. Entretanto, isso não significa que ela não deva existir. Muito rico o texto, vou usá-lo para introduzir a reunião para Planejamento!

  • Angélica Luiza Ferreira Santos

    Cara Roseli Brito,
    Li o artigo sobre os dez itens do planejamento e a indisciplina diária, achei interessante sobre tudo o item 5 como lidar com os conflitos.É Interessante essa abordagem porque hoje os educadores as vezes se perdem na dimenssão do conteúdo e não visa o contexto historico social do aluno.Esse traz uma realidade diferente, é preciso que o peofessor esteja preperado para atender esse educando e educá-lo na sua necessidade básica,levando em conta que o aluno no seu ambiente familiar a educação é muito fragilizada.

  • LINA LUCIA

    São valiosíssimas suas dicas cara Tutora. Poderá nos ajudar ainda mais, como no inicio do ano passado, explicando e sugerindo sobre esses 10 itens. Aguardo sempre suas sugestões que me fazem refletir muito sobre minha prática pedagógica.

  • Leia

    Olá Roseli,
    Adorei as dicas, vieram no momento certo. Para mudar a prática pedagógica é preciso ter uma nova visão de ensino e aprendizagem. O Planejamento é o momento de avaliarmos as práticas do ano anterior e verificar as falhas para corrigi-las. Vou seguir suas orientações e tenho certeza que este modelo de planejamento será fundamental para que o professor e aluno atinjam um novo patamar de aprendizado.

  • rosangela

    oi Roseli, sou professora de Educação Fisica trabalho com o ensino medio em sala de aula gostaria de uma orientação de temas para as unidades nas minhas aulas.
    saudações.

  • Ricardina Rezende

    Ano Novo vida nova, e tão bom a gente poder recomeçar o ano e a vida escolar de trabalho, obrigado pelas dicas que com todo o carinho nos da, Deus te abençoe. Ricardina.

  • Josenice Dias

    Olá Roseli, parabéns pela orientação que nos proporciona, acredito que será de grande serventia para nós professores neste início de ano letivo.
    Um grande abraço!

  • Gracinha Amorim

    Roseli, são ieias maravilhosas,textos excelentes, dicas para melhorar o nosso trabalho em sala de aula e novidades a cada dia.É um suporte que a gente tem para utilizar e exercer a profissão com grandes conhecimentos e questionamento a escola.

    Obrigada, continue nos orientando sempre! Vai valer muito a pena!!!!

  • Joelma Cândido

    Roseli,

    Estou grata pelas informações,são ótimas para auxiliar no trabalho pedagógico…

    Forte abraço!

  • Rosana Andrade

    Roseli, gosto muito dos seus textos, tento ler sempre e salvá-los para poder ler sempre. Agradeço.
    Abraços,
    Rosana Ramos

  • Antonio Marcos

    Oi Roseli,
    Gostaria de lhe parabenizar pelas dicas e sugestões maravilhosas, pois tem contribuido bastante com o nosso trabalho pedagógico.
    Abraços.

  • EFIGÊNIA

    ROSELI, SEUS TEXTOS SÃO DE UMA RIQUEZA INCALCULÁVEL PARA OS TRABALHOS PEDAGÓGICOS. A CADA DIA UTILIZO MAIS SUAS DICAS E SUGESTÕES EM MINHA ESCOLA. OBRIGADA E CONTINUE NOS ENVIANDO. PARABÉNS!

  • Balbino Souza Pereira da Silva

    Oi…
    Bom dia!

    Em primeiro lugar obrigado pelas dicas de planejamento anual, foi muito bom conhecer este curso e com certeza aprendi muito com ele. Agora preciso que vocês indique alguns modelos de atividades para trabalhar no inicio das aulas e também para outros momentos, que seja novidade. Valeu Balbino Souza – Itamarati-BA.

  • Cláudia Renata

    Olá Roseli,
    Gostei muito dos dez itens para serem considerado no Plano de Ação,será um ótimo ponto de partida para nosso planejamento.valeu…

  • SORAIA ANDRADE

    Mais uma vez você nos alimenta com um texto maravilhoso e enxuto.
    Precisamos realmente valorizar esses 10 itens para iniciarmos o ano com mais consciência da nossa atuação profissional.
    Parabéns e continue contribuindo conosco.
    Um grande abraço e até +++

  • Valéria Bueno

    Oi…

    Valeu pelas dicas. Na minha escola já estamos conversando sobre o planejamento e as suas sugestões estão em pauta. Obrigada e continue nos informando.

  • Marizélia

    Olá, Roseli
    Sua orientação é de grande relevância e enriquecedora na prática pedagógica do docente. Parabéns!

  • Joseilza

    Ola Rosely fico muito feliz com suas sugestões..O ano passado foi bastante produtivo e espero contar com sua ajuda o ano em curso tbm..Um forte abraço!!

  • Maria Auxiliadora Fagundes

    Prezada Roseli
    Curto de montão suas orientações e dicas. Levo para os professores das escolas que atendo.Vocês estão de parabéns pela criação deste site. As orientações só tem nos ajudado a crescer e fazer o melhor para nossos alunos.
    Muito obrigada.

  • Maria J. Boaventura

    Olá Roseli.Feliz Ano Novo. Este é o segundo ano que acompanho o mini curso as suas orientações são bastante enriquecedora para mim.Este ano está sendo melhor porque estou no inicio do curso e sabemos o quanto é importante a etapa do planejamento.
    Beijos e muito obrigada.

  • Maria Auxiliadora

    Olá!
    Eu também aprecio e utilizo tuas orientações.
    Concordo com todos os comentários que recebestes.
    Leciono Língua Inglesa, encontro dificuldades no trabalho com meus alunos devido a cultura impreguinada pela família nos educandos.
    E estou sempre tentando agradar não só a ambos os públicos, mas
    também à administração acadêmica. Mas após ler tuas dicas, tentarei
    fazer diferente esse ano.
    Um dos pontos apresentados para o planejamento anual:
    “QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado.”
    Ao invés de me preocupar com o público, focarei no diálogo em sala de aula nos primeiros dias, tentarei extrair dos educandos o que os atrai na minha disciplina. Embora pensem que é pouca coisa, utilizarei esse mínimo para fazê-los visualizar a importância e abrangência do uso de língua inglesa pelos mesmos no cotidiano. E priorizarei a prática de fazê-los ouvir, repetir e produzir, inicialmente, dentro do seu pouco conhecimento. Utilizarei suas participações, produções e crescimento para conceituar(pontuar).
    Estou grata. Continue nos ajudando. É muito importante.
    Que o Senhor te abençoe.

  • Humberto Baltar

    Excelente artigo. Por coincidência vi o e-mail exatamente no momento em que estou começando a traçar o meu planejamento.

    Muito obrigado pelos insights! =)

  • Regina

    Olá, Roseli;
    Um Feliz Ano Novo para você.
    São ótimas as orientações que você nos oferece, possibilitando a nós docentes uma mudança de postura em relação à nossa prática pedagógica. Gosto muito das tuas dicas, obrigada.
    Um forte abraço.

  • Pedro Almeida de Sousa

    Gostei muito das dicas, minha escola irá utiliza-las para o planejamento anual. Obrigado!

  • nilzalagercrantz

    Valeu pelas dicas. com certeza aplicarei no inicio do ano letivo . Suas dicas são valiosas . Parabéns. abraços

  • Maria R. Silva

    Gostei bastante das orientações. Parabéns pela brilhante iniciativa de compartilhar conhecimentos com todos nós.

  • Ana Lúcia Marques

    Boa tarde Roseli.FELIZ ANO NOVO
    Obrigado pela preocupação sempre presente sua em relação à educação.Adorei às idéias e vão ser de grande valor para mim e colegas na hora do planejamento.Abraços.

  • celia fatima

    Ótimas sugestões como os alunos já chegam entediados as aulas nada como um plano diferente para ter melhores resultados tanto na aprendizagem como para motivação de ambos.Obrigada pela sua iniciativa,é por ai que começa a diferença.Um ano próspero a todos.

  • SOLINEY

    AS SUGESTÕES PARA O REPENSAR NA NOSSA PRATICA PEDAGOGICA SÃO FUNDAMENTAIS PARA AQUELE EDUCADOR QUE PERCEBE A NECESSIDADE DE MUNDANÇA NAS ATITUDES, NAS AÇÕES DE TODOS AQUELES QUE SÃO, DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL.

  • Nanci Carvalho

    Maravilha!Iniciar o Ano Letivo com esse Plano de Ação é muito
    sugestivo e enriquecedor! Roseli, você é maravilhosa na elaboração dos seus itens, seus contextos!
    Um forte abraço e vamos planejar!

  • silmara

    olá Roseli!!!!

    Parabéns pelos seus artigos, textos e dicas são sempre muito bons para estudo e reflexão….
    Um forte abraço.

    Att, Silmara Guimarães

  • João Pereira

    Roseli, bom dia.
    Muito pertinente seu artigo, servirá como uma contribuição muito valiosa para o trabalho que executamos com o nosso grupo. A comentar, o fato de que um dos maiores desacertos do planejamento anual é que nós professores planejamos para nós e para o sistema de ensino que trabalhamos e não diretamente para e com aqueles que iremos trabalhar. Aliado a isso temos também uma resistência a flexibilizar o planejado inicialmente e, mesmo percebendo os descaminhos do planejamento, teimamos e dar continuidade ao mesmo. Resultado: frustramo-nos no final.

  • tânia aparecida da silva santos

    Olá Roseli, boa tarde!

    Valeu pelas dicas.Não sou docente ainda mas sempre desfruto de seus ensinamentos,que por sinal são excelentes.Sou aluna do 4º período de pedagogia e suas dicas muitas das vezes me auxilia até mesmo no curso.

    Obrigada,
    Um forte abraço.

  • wilson

    Olá Roseli, sues textos são sempre enriquecedores e este não poderia ser diferente. Obrigado pelas dicas, é bom chegar a escola com o mínimo de base de como proceder no planejamento da U.E. Agradeço peles questões levantadas e procurarei levá-las no momento oportuno em nosso planejamento.
    Um abraço

  • Terezinha de Jesus

    Excelentes ideias.vão valer muito na hora do planejamento do ano de 2012,
    espero ser melhor do que o passado.

  • Jaqueline

    Valeu pelas dicas. É hora de avaliar e traçar novas metas para o novo Ano Escolar que começa.

  • Jaguaracy Conceição

    Olá Roseli,
    Um Bom Ano Novo para você. É bom iniciar o ano podendo desfrutar dos ensinamentos que você nos proporciona. É uma pena que grande parte dos e das docentes não leem os seus artigos, porque ficam esperando que o poder público seja o responsável por capacitá-los e não buscam o auto-aperfeiçoamento.
    Um afetuoso abraço!

  • Maria do Carmo

    Olá Roseli,tudo bem?
    Que maravilha de orientacão você nos oferece,e exatamente no momento certo.Começo de ano e como você bem diz,deve ser tudo novo,desde as nossas atitudes e até mesmo as nossas ações didáticas.Você é maravilhosa .Nos dá dicas excelentes e o mais importante sem nos cobrar nada em troca.
    Um abraço e continui sempre com essa generosidade.Que DEUS a ilumine sempre!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *