O que mais toma o tempo do Professor ?

O que mais toma o tempo do Professor ?Quando levantamos os problemas que nos afligem na sala de aula, muitas vezes achamos que apenas nós enfrentamos tais coisas.

O fato é que, não apenas na sua Escola, mas em muitas escolas do Brasil as questões que atrapalham o trabalho do Professor na sala de aula, também são compartilhados por outros Professores.

Em pesquisa recente perguntamos, dentre outras coisas:

O que toma mais seu tempo na sala de aula? As respostas foram:

  • 43% ter de chamar atenção dos alunos a toda hora
  • 38% correção de tarefas/trabalhos/lição de casa
  • 19% ter de parar a aula para resolver  conflitos  envolvendo alunos

Ter de chamar a atenção dos alunos a toda hora:

O motivo principal que ocasiona o Professor ter de chamar a atenção dos alunos a toda hora, é porque o aluno não está envolvido na execução da tarefa, e quando isto ocorre o aluno encontra outras maneiras de usar o tempo da aula, o que nem sempre agrada o Professor.

Sugestão de solução: Avalie o tipo de tarefas que você está solicitando. São tarefas monótonas? Repetitivas? Mecânicas? Sempre escritas ?

Procure diversificar as estratégias utilizando mais: exposições gráficas, musicais, teatrais, orais, debates, estudos do meio, apresentações em vídeo, fotos, criações, performances, etc.

Correção de tarefas, trabalhos e lição de casa:

Esta situação mostra falta de gerenciamento do tempo e procedimentos organizacionais da rotina da sala de aula. E quando não existe uma rotina de procedimentos,  boa parte da aula é consumida com a correção das tarefas.  Como resolver ?

Sugestão de solução: Envolva todos os alunos no momento da correção, e aproveite para realizar o esclarecimento de dúvidas com a revisão do conteúdo ensinado. Faça mais correção coletiva, onde todos os alunos ajudam corrigindo as próprias tarefas. Enquanto a correção ocorre no quadro negro, peça para os alunos trocarem as tarefas e um aluno faz a correção da tarefa do colega.

Ter de parar a aula para resolver conflitos envolvendo alunos:

É árduo o trabalho de um Professor, que usa parte da aula para chamar a atenção dos alunos, outra parte para realizar as correções das tarefas e entre uma coisa e outra, ter de parar a aula, propriamente dita, para resolver os conflitos envolvendo os alunos.

Sugestão de solução: Faça um levantamento dos conflitos mais comuns que ocorrem dentro e fora da sala de aula. Junto com a Coordenação debatam na próxima reunião, quais serão os critérios para resolver cada um desses conflitos mais comuns.

Depois junto com os alunos, em sala de aula, abra espaço para que eles façam sugestões de resolução de cada conflito. Pegue as sugestões dos alunos, e tente fazer um contra ponto com os procedimentos que foram definidos na Reunião com a Coordenação, e elabore uma lista e deixe visível na sala e nos corredores.

Desta forma a solução para cada caso fica mais justa e transparente.  Em vários casos os próprios alunos já saberão que encaminhamento dar a questão, sem precisar que o Professor interfira a todo momento.

Recurso para o Professor:

Gestão da Sala de Aula

 

Recurso para o Coordenador:

Videos com dicas sobre Planejamento Escolar Anual CLICAR AQUI

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

5 Comentários

  • maristela

    gostaria de saber mais sobre a liçao de casa, estou fazendo uma pesquisa sobre como deve ser a carreçao das tarefas,att obrigado.Maristela

  • katia adriane

    Gostaria de receber esse artigo no meu email. Achei muito legal a forma de abordagem desse assunto, realmente vocês não esqueceram de nada . Adorei.

  • Elsa trevizan

    Suas sugestões ajudaram muito na abordagens em sala de aula. Grato. Desejo continuar recebendo sugestões no meu e-mail.

  • Doralice Bispo

    Por trabalhar na zona rural fica dificil um contato direto com a direção e a coordenadora da escola por esse motivo preciso tomar providências e decisões muitas das vezes sozinha. Aproveitando essas leituras que venho fazendo neste curso tenho melhorado bastante o modo de pensar e agir diante determinados problemas que ocorrem na minha sala de aula e uma delas foi confeccionar junto com os alunos uma lista de combinados que foram cobradas no ano letivo. Foi ótima a experiência.
    Obrigado

  • Sandra França dos Santos

    Roseli

    Estou muito grata a você pelas proposta temas que tem abordado atraves do meu e-mail. Ajudou muito nas minhas decisões principalmente na sala de aula. Gostaria de continuar recebendo . Sou professora de Matemática e estou no 2o semestre de Pedagogia.

    Sou muito agradecida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *