Educação Inclusiva,  Práticas de Ensino

Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa


Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa

O ano letivo começou, e então você já deve estar pensando, “ começa tudo de novo, e terei os mesmos problemas que tive no ano anterior”. Bem, se essa é a sua atual visão das coisas, quero lembrar que a definição de loucura é “fazer tudo do mesmo jeito e esperar que o resultado saia diferente”. Assim sendo, se você fizer exatamente o que fez no ano passado, certamente colherá os mesmos resultados ao longo deste novo ano.

Ocorreram problemas de indisciplina ? Baixo aprendizado ? Se a resposta foi SIM para uma das perguntas ou para ambas então você precisa repensar a sua prática atual ! E a melhor maneira de fazer isso é perguntar-se: “ como os meus alunos estão chegando ? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.

Lembre-se que  o Planejamento não é sobre você ou suas necessidades. Quem dita o quê e o como,   são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas que foram feitas anteriormente.

A ferramenta que você usará para responder à essas perguntas é realizando a Avaliação Diagnóstica. Não importa a matéria que você leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e  levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área de conhecimento.

É importante frisar que, infelizmente, muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta avaliação. Quando na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera prova escrita.

Esta avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado, para isso lance mão de  dinâmicas, jogos, debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, criação de blogs, fórum,  etc.

Quando utilizada no início do ano letivo a avaliação diagnóstica fornece dados para que o planejamento seja ajustado e contemple intervenções para retomada de conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar, e até mesmo para Especialistas (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo), e quando feita ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado.

Jamais os dados da avaliação devem ser usados para classificar ou rotular o aluno em “aluno bom”  ou “ aluno ruim”. O Professor deve ter em mente que a avaliação oferece um momento de aprendizado para ambos, professor e aluno. Enquanto Professor é possível verificar quais estratégias estão ou não funcionando, além de ser possível constatar quais hipóteses os alunos estão levantando na internalização e construção de determinado conceito.

Já para o aluno, com o devido feedback do professor, torna possível  a compreensão e mensuração do conhecimento adquirido e quais hipóteses são verdadeiras ou falsas, para que o aluno possa descartar as falsas hipóteses e fique focado naquelas que o levarão ao aprendizado do conceito estudado. O feedback do professor lança a luz, clareando  os chamados “ pontos cegos”  em que o aluno se encontra tornando possível, assim, o avanço para a etapa seguinte do processo.

Nesta etapa a avaliação inicialmente diagnóstica, evolui para uma avaliação formativa, onde  o processo de descoberta  que  induz a  novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas pelo professor,  é o que de fato importa e conta.

A Avaliação Formativa é o  tipo de avaliação que deveria prevalecer dentro das Escolas, por ser mais justo e atender de fato às necessidades dos alunos. Infelizmente, o que vemos é o uso da avaliação somativa, cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para “passar” de ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde de fato precisam de ajuda.

Por isso, antes de chegar “ ditando” o que você irá ensinar, comece em “ perguntando” o que os alunos já sabem para levantar o que eles de fato “precisam” aprender.

Quer compartilhar ? Quer dar mais  idéias sobre avaliação diagnóstica ? Então aguardo seus comentários  no blog.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

HOPFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. P. Alegre. Educação e Realidade. 1993.

LUCHESI, C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990

WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Vozes.Petrópolis. 1994.

Recursos para o Coordenador:

 

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

189 Comentários

  • Ides

    Gostaria de saber como é feita a avaliação somativa.
    Ex: No primeiro semestre o aluno tem que fazer 24 pontos e se ele não fizer os 24 pontos durante o primeiro semestre ele tem que fazer uma avaliação (somativa).Gostaria de saber como é feito esse processo da somativa.

  • ALCIDES

    Deixa claro que devemos sempre renovar, analisar as mudanças as dificuldades e supera-las, a criança de hoje nao é mais a mesma de 20 anos atras, devemos aprender tambem com eles e renovar dia a dia.

  • Dauda Tcham

    Espero que possa ter oportunidade de integrar neste contexto de sabedoria, como sendo um profissional ligado a agronomia, na area de pesquisa agraria

  • marta meneghellom

    adorei o artigo, tenho certeza que contribue muito e embasa, mais ainda
    o meu trabalho como coordenadora pedagogica.

  • Dilma Leite

    Olá, SOS PROFESSORES.

    Amei o artigo só veio embasar e confirma o que eu já fazia, porém sem noção, sem embasamento. Agora sei que eu estava certa e que eu não estava perdendo o meu tempo como dizia alguns colegas. Muito obrigado por ter me ajudado. Estou precisando de muita ajuda, agora que estou exercendo a função de coordenadora pedagógica. Por favor me ajude, S.O.S PROFESSORES!

  • magna

    emvie-me avaliaçoes diagnosticas, se puder….grata.

  • Sandra Maria Rocha- Bela Cruz

    Olá,sou professora de Biologia e Química no ensino médio e adorei a as dicas do texto.

    Muito obrigada.

  • Amélia Ramos Salvador-BA

    Olá Pessoal!!
    Todas as informações são importantes para nós professores.
    Estou muito grata.

  • Rosangela -Piraí do Norte- BA.

    MUITO BOM ESSE ARTIGO.

    ESTOU MUITO GRATA.

  • Lilia de Fatima Correa

    Oi gostaria de estar parabenizando por esta brilhante ideia de auxiliar os professores.Os textos são otimos e nos ajudam muito para repensar nosso forma de trabalho. Vocês estão de Parabéns!!!

  • lana sobreira

    Olá S.O.S PROFESSOR

    Gostei muito desse assunto pois nos traz muitas informações. Os textos são importantíssimos, sempre estou lendo e relendo, aprendendo mais sobre Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa que são imprescindíveis ao acompanhamento da aprendizagem em sala de aula

  • Arturivania Gomes da Silva

    Olá!

    Perfeita reflexão sobre a avaliação! Gostaria de continuar recebendo esses artigos, pois muito nos ajudarão nas nossas escolas.

    Obrigada

  • Evanete

    Olá,SOS profº sou profª de português e adorei os textos que vocês me enviaram ano passado.Obrigada.

  • sonia m oliveira

    Gostaria de receber textos informando sobre avaliação diagnóstico formativa no ensino de física, 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.

    Obrigada.

  • daniela

    Oi goostaria de receber sugestões de avaliação diagnóstica para turma multisseriada 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

    Obrigada.

  • marilia

    Sou professora de uma escola estadual que leciona para alunos do 6º ano ao 9º do ensino fundamental. ensino médio, eja, e pep eja gostaria de receber dicas com modelo de avaliações dignóstica. Seria muito útil.aguardo resposta.

  • Marisol

    Olá,SOS profº sou profª de português e gostaria de receber mais informações sobre avaliação, como à Iraildes.

    Obrigada.

  • Iraildes Mª C, de Santana

    Oi Roseli,
    Gostaria de receber textos informando sobre a avaliação diagnóstico formativa no ensino da geografia.
    Um abraço ,aguardo resposta

  • landy maria baroni

    Muito obrigada, pelos textos do ano que passou, Foi muito aproveitado.Peço exemplos de avaliação diagnósticas para series inciais e EJA.Agradecida
    Landy

  • Eliana Gomes

    Olá, sou professora de História do ensino FundamentalII, e gostei muito do texto sobre Avaliação Diagnóstica do SOS professor. Gostaria que vocês me mandassem exemplos de provas diagnóstica do 6º ao 9º anos. Desde já agradeço.

  • gui gostoso

    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • nila do socorro g e silva

    BOA NOITE, OBRIGADA (O) POR VCS AJUDAR COM DICAS MARAVILHOSAS.PRECISO DE PLANOS DE AULA PARA FILOSOFIA,FISICA.COMO POSSO TER ACESSO A ESTES PLANOS DE VCS?OBRIGADO……………………..

  • Grácia Maria Mendes

    Excelente comentário sobre avaliação!
    Esse é o nosso grande problema…. avaliar com justiça e clareza o nosso aluno…. avaliar o que realmente é necessário!!!
    Obrigada pelo texto que nos alerta sempre para essa prática, tão difícil de ser acertada…..

  • Luciene Marcelino

    Parabéns pela colaboração. Gostaria que enviasse mais artigos sobre avaliação e também dicas de exercícios para o aluno avançar na escrita e na leitura.Abraços colaborativos,

    Luciene-PE

  • Graça Conrado Braga

    Querida Rosely, obrigada pela colaboração de nos ajudar com seus textos, que vem nos favorecer com o sistema de avaliação Diagnóstica.

  • Augusto tigusto

    excelente artigo. tudo que refere a avaliação, a indisciplina me interessa sobremaneira. de facto a avaliação formativa e a diagnóstica têm sido dado na prática pouca importância. Falta melhorar mais as condições da sala de aula.
    temos que conseguir esse ensinamento para o futebol e para a política.

    AReis Cabo Verde

  • Renilza

    Muito bom.
    Mas gostaria de saber como fazer essa avaliação na educação infantil?
    qual o metodo e o que deve ser avaliado? e tambem como ensinar disciplina para crianças de cinco anos.
    Prof Re

  • elo

    Oi, muito obrigado, pelo curso, pelas dicas que ajudaram e ajudam em sala de aula, e somente através da avaliação diagnóstica é que o trabalho a ser realizado pelo professor durante o ano letivo passa ter subsidios para direcionar o ensino aprendizado para cada aluno mediante a sua necessidade. Até breve.

  • Claudia

    Olá gostaria de agradecer pelo material riquissimo que tenho recebido. Além disso, gostaria de receber exemplo de avalição diagnóstica. Sou professora de lingua portuguesa e este anos recebi o desafio de alfabetizar adolescentes, com dificuldade de aprendizagem. Ja tem 3 ou 4 anos na escola, mas não aprenderam a ler nem escrever.
    Obrigada!

  • Jaquelice

    Gostaria de agradecer pelo material que recebo.

  • Jaquelice

    A avaliação é a maneira mais fácil de saber como anda o saber do aluno e do professor.

  • inamar

    Gostaria de agradecer verdadeiramente pelo temas abordados em todos os artigos que são enviados pelo sosprofessores.com. O alto nível das informações e o alto grau de aprofundamento são a luz no fim do túnel para todo professor que tem consciência da formação constante. Para mim tem sido fundamental o acesso a estes artigos. Muito obrigado mesmo.

  • creusa gonçalves dos santos andrade

    Olá professores sou a Creusa estou contente de receber as mensagens SOS professores.Os textos são bem explicativos principalmente quando fala de HOPFMANN Jussara e ajundam muito, principalmente no dia a dia na faculdade, espero receber mais,Aguardo respostas!

  • maria da gloria

    Por acaso, acessei a página e me deparei com algo que queria muito.Por favor ajudem-me com um modelo de avaliação diagnóstica na área de matemática para correção de fluxo escolar do 6º ao 9º ano.Um abraço aguardo respostas.

  • Izabel

    Oi Roseli,
    Fiquei sem internet em casa por causa de um problema no computador, e só hoje consegui acessar seu curso. Mas é excelente, adorei todos os textos. Espero continuar recebendo mais informações,são muito importantes para nosso dia a dia na sala de aula.
    Beijos!!!
    E muito obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *