Resolução de Ano Novo

O ano está terminando, e o novo ano já desponta por aí. Agora é o momento ideal para fazer aquele Balanço Anual do que funcionou, o que não deu certo, os sonhos que foram realizados ou não.

Resolução de Ano Novo

Enquanto Educadores está muito claro o porque de fazermos o Planejamento Escolar no início do ano. Traçamos os objetivos a serem atingidos pelos alunos, levantamos os conteúdos a serem trabalhados, selecionamos as melhores estratégias, traçamos as ações pedagógicas, os métodos de avaliação do percurso, monitoramos ao longo do processo se estamos no caminho certo, ou se será necessário criarmos intervenções para correção de rumo. Tudo isso é feito para darmos conta de atingirmos as metas traçadas inicialmente.

Estamos habituados ao Planejamento dentro da Escola, no entanto não o fazemos na nossa própria vida. O Planejamento é válido dentro da Escola e isso é um fato. Sendo assim, porque ainda não o incorporamos na nossa vida, nos nossos projetos pessoais, na realização dos nossos sonhos.

Se você já acompanha há algum tempo o Blog SOS Professor deve estar lembrado de um artigo que escrevi cujo título é Professores estressados ou desiludidos ? onde é citado que as causas que contribuem para os afastamentos e licenças de muitos Educadores ao longo do ano e que geram o estresse que desencadeia o “burn-out” estão diretamente associados a insatisfação pessoal.

Somos pessoas, e como tais temos necessidades. Precisamos estar bem em várias áreas da nossa vida.

Mas o que significa estar “bem” ? Significa termos  atingido um nível de  satisfação pessoal que nos dê o devido equilibrio a nossa vida. Se não temos satisfação pessoal em algo isso  faz com que nos sintamos desmotivados, frustrados e  doentes.

Agora é o momento ideal de fazer esse Balanço de Vida. Como foi esse ano para você? O que está lhe deixando frustrada? Desmotivada? Doente? Quais pessoas estão contribuindo para isso? Em quais locais isso fica mais evidente? Em quais situações os sintomas de frustração, desmotivação surgem com mais intensidade?

Ao fazer esse Balanço anual aproveite para fazer uma “faxina”. Isso mesmo: uma faxina.

Agora imagine, que emocionalmente falando, também temos contato com um tipo diferente de “lixo” , são todas aquelas coisas e situações que nos fazem mal, que drena as nossas forças, que nos inferioriza ou nos entristece. Situações que surgem como obstáculos intransponíveis, e que ao longo do ano permitimos que se instalem e sejam armazenadas dentro de nós.

Esse tipo de lixo vai acumulando, nos torna doentes, e o pior de tudo é que muitos passam a acreditar que devem conviver com ele, pois , ou já se acostumaram com esta situação, ou porque não vislumbram como podem retirá-lo e jogá-lo fora. E assim ficam anos e anos , sofrendo na vida familiar, sofrendo no ambiente de trabalho, sofrendo no casamento, sofrendo com os filhos, sofrendo nas finanças, sofrendo na vida amorosa.

Ao retirarmos o que está bloqueando a passagem, a vida fluirá com mais leveza e rapidez em direção ao que QUEREMOS. Para isso é necessário criarmos um Plano que funcionará como uma bússola, pois fornecerá os caminhos para chegarmos onde queremos.

Com o fim de um ano e com a chegada de um novo ano é comum fazermos as famosas ” promessas”  de Ano Novo. Com certeza você também já fez promessas do tipo: Vou entrar na academia, vou mudar de emprego, este ano vou comprar minha casa ou meu carro, e por aí vai…. Na verdade essas promessas não duram o mês de Janeiro.  E quando chega Fevereiro, você retorna a sala de aula, e começa tudo, igualzinho ao ano passado.

Sabe porque o Ano que era novinho, de repente fica velho e já em fevereiro você  se entristece e pensa: ” tudo igual, nada muda mesmo, outro ano daqueles ! “. Pois é, em pleno mês de fevereiro e você já sente o mesmo gosto amargo na boca da mesmice do ano passado.  Sabe por que isso ocorre? Porque os seus comportamentos permanecem os MESMOS.  As Promessas de ano novo foram apenas da boca para fora, pois não foram planejadas.

Você precisa  parar de fazer promessas e criar o que chamamos de  Resoluções. Conforme o dicionário Michaellis aqui vão algumas definições do termo :

resolução re.so.lu.ção sf (lat resolutione) 1 Ato ou efeito de resolver ou resolver-se.8 Decisão deliberação, tenção. 9 Desígnio, propósito. 10 Ânimo forte, coragem.

Ou seja, uma Resolução tem o caráter e o peso de uma “lei”, a importância de um “contrato”. É um compromisso assumido e firmado com você´, visando alcançar objetivos de vida.

O primeiro passo é  levantarmos Onde, e O QUÊ está desequilibrado em nossas vidas, depois é o momento de traçarmos METAS, ou seja o que queremos para aquela área e/ou situação, feito isso é o momento de  estabelecer as AÇÕES que nos levarão até as metas.  O que será necessário para colocarmos estas ações em prática ? Quando pretendemos alcançar o objetivo proposto? Quais ferramentas já temos? Onde podemos buscar novas ferramentas?

 A sua vida mudará na mesma proporção que você dedicar em esforços para entrar em ação.  Por isso estabeleça as suas Resoluções de Ano Novo, e faça mais que isso: entre em ação já.

Aqui vai uma tarefa para ajudá-la a dar o  pontapé inicial para um Ano realmente Novo:

1. AREAS DE MUDANÇAS: (algumas idéias)

    – Relacionamento: (namoro, vida afetiva, parentes, filhos)

    – Família: (salvar o casamento)

    – Saúde: emagrecer, lazer, cuidar da saúde

    – Carreira: mudar de emprego, mudar de função, fazer pós,

    – Finanças: dívidas, ganhar mais, comprar casa, carro

2. DETECTE O PROBLEMA EM CADA ÁREA E CRIE UMA META

3. SELECIONE PELO MENOS 5 AÇÔES PARA IMPLEMENAR EM CADA ÁREA

4. ENUMERE O QUE PRECISARÁ PARA IMPLEMENTAR CADA AÇÃO

5. ESTABELEÇA O PRAZO PARA ATINGIR A META

6. LEVANTE OS POSSIVEIS EMPECILHOS QUE PODEM ATRAPALHAR CADA AÇÃO

7. LEVANTE ALTERNATIVAS PARA RETIRAR OS EMPECILHOS DO SEU CAMINHO

8. PRESTAÇÃO DE CONTAS: fale das suas metas para as pessoas do seu convívio, e serão elas que estarão acompanhando os resultados com você. Quando sabemos que estão prestando atenção no que fazemos, nos sentimos motivados a não ficar parados.

9.  ASSINATURA: firme o compromisso de prestar contas a si mesmo a cada 15 dias, durante todo o ano, por isso deixe essas Resoluções a vista para fácil consulta e ajustes.

Lembre-se 2012 já está indo embora, 2013 está chegando, e com ele, virão 365 dias novinhos em folha, ainda em branco,   para você fazer diferente, para que você escreva uma nova história. Desejo a você um ANO NOVO, cheio de sonhos realizados, cheio de alegrias, cheio de conquistas alcançadas, cheio de vitórias.

Compartilhe e comente : Quais serão as suas Resoluções de ano Novo ?

==========================================================================================

Roseli Brito

Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e Coach

planejamento escolar

coordenador pedagógico e gestor escolar e diretor

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!