Professor: Quando a Aula dá Errado

Quando a Aula dá ErradoJá parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado ?

A idéia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.

Mas, o que deu errado ? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.

– Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:

  1.    jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso,
  2.    a aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender,
  3.    não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração,
  4.    jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas,
  5.    não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.
  6.    nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”
  7.    jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder
  8.   evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da  “decoreba”.

– Aula  Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo,  é  quando o professor:

  1.    elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno
  2.    promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos
  3.    mostra paixão e vibração em suas aulas
  4.    diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino
  5.    traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.
  6.    faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo
  7.    tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar
  8.    mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações
  9.    tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos
  10.    por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil

Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou essa aula, selecione os elementos que a compõem e faça os ajustes que achar necessário.  Depois conte para a gente no blog.

Compartilhe também as suas idéias para tornar uma aula nota 10.

============================================================================

Recurso para o Professor:

Gestão da Sala de Aula

Recurso para o Coordenador Pedagógico:

planejamento escolar

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!