Professor: Quando a Aula dá Errado

Quando a Aula dá ErradoJá parou para pensar em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado ?

A idéia é que os alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.

Mas, o que deu errado ? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.

– Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:

  1.    jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso,
  2.    a aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender,
  3.    não use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa vibração,
  4.    jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas,
  5.    não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.
  6.    nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”
  7.    jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder
  8.   evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da  “decoreba”.

– Aula  Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo,  é  quando o professor:

  1.    elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno
  2.    promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos
  3.    mostra paixão e vibração em suas aulas
  4.    diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino
  5.    traz o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.
  6.    faz com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo
  7.    tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar
  8.    mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações
  9.    tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos
  10.    por meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil

Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou essa aula, selecione os elementos que a compõem e faça os ajustes que achar necessário.  Depois conte para a gente no blog.

Compartilhe também as suas idéias para tornar uma aula nota 10.

============================================================================

Recurso para o Professor:

Gestão da Sala de Aula

Recurso para o Coordenador Pedagógico:

planejamento escolar

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

44 Comentários

  • Maria Aparecida Pereira Lima

    Na maioria das vezes vou para sala de aula 2º ano ciclo I, com prazer, percebo o mesmo em meus alunos, pois participam, interagem, elaboram perguntas e respostas, criticam, o que está me preocupando é a falta de respeito e limite de alguns alunos, pois poderão contaminar os demais, em 2010, trabalhei projeto voltado para o emocional da turma,foi ótimos porém os alunos novos não seguem as regras, chegam as vezes ser agressivos uns com outros, isso me assusta,uma vez que os pais não são presentes, o que fazer SOCORRO, me ajudem,não posso perder o foco, deem sugestões, agradeço.

  • Cildemara

    CILDEMARA DE OLIVEIRA
    AGOSTO 17,2011 at20:10
    Gostei dos comentários dos colegas pois estou precisando de dicas para que eu como ESPECIALISTA DA EDUCAÇÃO possa sugerir para os meus professores. E ainda sou professora de geografia do Ensino Médio e Fundamental.Prometo passar as minhas atividades de sala de aula. No momento estou precisando de sugestões de disciplina na sala de aula, para atender os meus professores como especialista as minhas já se esgotram.
    AGRADEÇO! ABRAÇO.

  • ANTONIO CARLOS

    Estou gostando, é de suma importância nós professores estarmos buscando os conhecimento necessários no nosso cotidiano. Para que formamos uma sociedade digna de forma simples e humilde.Dando prioridade a ser humano em primeiro lugar.
    Um abraço
    Estão de parabéns.

    Professor: Antonio Carlos

  • rosana coutinho zehenter

    Bom Dia Queridos Professores do SOS!
    Hoje é a minha primeira participação, por motivos de saúde não participei dos debates e trocas de ideias, mas não deixo de ler todas as aulas.Iniciei um Projeto sobre Trabalho em Grupo, com turmas das oitavas séries, e eles estão aprendendo,responsabilidade, envolvimento, tomada de decisões, e aprendendo tambem a elaborar os trabalhos com muita estética, personalidade,capricho,e ganhando autonomia para decidir a melhor forma de compor os trabalhos, aparecem verdadeiras obras de arte ,e incrivel como estes trabalhos proporciona ao professor proximidade e reconhecimento de novas talentos e habilidades… cada aluno tem sua função determinada pelo professor.Eu estou adorando o curso SOS, e pretendo fazer tudo que esta relacionado as novas práticas de ensino, amo ser professora e amo lutar por uma educação que realmente seja transformadora.
    Obrigada Mediadora Roseli Brito e a todos os colegas de curso
    Rosana Coutinho Zehenter
    email- rosanacoutinho@hotmail.com
    Jundiai-SP

  • Valberto Alexandre

    Eu estou gostando do curso, muitas dicas excelentes para profissionais da educação.

    Abraços a todos que participam desses curso.

    Parabéns!

    Atenciosamente,

    Professor Valberto Alexandre

  • Tânia Aparecida da Silva Santos

    Muito boas todas as dicas estou fora da sala de aula mas aproveito as dicas em meu curso de pedagogia.
    Obrigada!
    Beijos!

  • maria moreira

    Muito boas todas as dicas para melhorar as aulas. Gostei
    Beijos!

  • Maxsuel Santiago

    Quero agradecer a toda equipe deste maravilhoso site e em especial a professora Roseli Brito pelas dicas hiper, mega, importante. Estou colocando em prática em minha sala de aula e está dando um ótimo resultado… Parabéns, estou amando fazer o curso… Descobri vocês e agora não largo mais, casamento eterno…

    Beijos a todos

  • Josefa

    Todas as dicas do SOS tem sido proveitosa e em conjunto com as idéias do GESTAR, eu e os alunos estamos aprendendo juntos,eles aprendendo com prazer e eu conseguindo um melhor controle e harmonia da sala.

  • Maria do Carmo

    Gostei de suas orientações para que as aulas sejam prazerosas.É uma pena que a falta de interesse e motivação dos alunos em sala de aula perpassa por todos aqueles itens que foram mencionados no texto.Se o professor ou educador praticasse pelos menos alguns dos itens relacionados para que a “aula dê certo”sem dúvida que o resultado seria bem melhor.

  • Daiane

    Olá!
    Esse blog é realmente maravilhoso.
    Recebo dicas muito boas no meu email e venho ao blog conferir tudinho. |Continuem assim, ajudando os professores, que são tão desvalorizados.
    Beijosssss

  • Maria Alcântara

    Olá pessoal,
    Todas as dicas do SOS têm sido muito boas e tenho aproveitado a maioria delas. Isso tem revigorado minha docência, pois adora levar novidades para os meus alunos. Bjs.

  • mirane franco dos reis

    Olá Pessoal, estou gostando muito dos artigos, estão me ajudando nas aulas, procuro seguir todas as dicas para dinamizar minhas aulas, até porque trabalho com ensino médio regular e EJA à noite, onde muitos alunos chegam cansados em sala de aula depois de um dia intenso de trabalho. Abraço. Mirane

  • Vilma

    OLá pessoal,

    Estou querendo umas dicas para inovar as minhas aulas de matemática, quero fazer um planejamento inovador para o ensino de funções e de teoria de conjuntos. Se alguém tiver alguma idéia e desejar compartilhar, agradeço. Um abraço.

  • Sonia Cristina

    Tenho certeza que os artigos veiculados pelo sos professor só faz acrescentar nessa nossa árdua tarefa de professores, pois, estamos vivendo e aprendendo. Parabéns a essa equipe maravilhosa.

  • Antonia Maria

    É importante a preocupação que a equipe tem para com a educação desse país. Agradeço muito pela contribuição.
    É sempre bem vindo as sugestões.

  • Maria Dirce

    Suas dicas são maravilhosas,assim como todo o curso. Tenho aprendido bastante e colocado em prática na sala de aula.
    beijos!

  • ALINA TRIGUEIROS

    CADA DIA QUE PASSA APRENDO MAIS COM ESSA EQUIPE, AGRADEÇO PELO ENSINAMENTOS, POIS ELES SÃO MUITO VALIOSOS, PROCURO FAZER O MAXIMO PARA COLOCAR EM PRÁTICA.

  • katia adriane

    Esses artigos são ótimos e reflexivos, enriquece as aulas, dinamiza a rotina dentro da sala. Achei legal a dica quando a aula dá errado, isso já aconteceu na minha turma e precisei parar, retomar e apresentar algo mais dinâmico quando me deparei com esse artigos me fez refletir.
    Outro assunto foi como atender pais mal educados, nossa tirei o artigo e coloquei no mural do professor, isso acontece constantemente, na minha escola.Sou professora de um bairro muito carente de quase tudo.Cultura e outros.Parabéns estou adorando.

  • izabel

    Sou professora da 4ª série e às vezes minhas aulas se tornam bem monótonas. Com essas dicas, farei tudo diferente. Valeu!

  • aide alcantara de souza

    Oi,
    Tentei fazer um relaxamento em Artes hj e não deu certo fiquei arrasada.
    Uma aula que no ano passsado foi um sucesso …

  • Karita Isabela

    Essas dicas que tenho recebido tem me auxiliado muito em minhas aulas, pois procuro fazer passo a passo o que é dito e tem funcionando.
    Beijos.

  • MARIA DAS DORES BARRETO DE SOUZA

    Sou nova na profissão,mas adoro o que faço (por isso escolhi ser profª)não tenho experiência e preciso de ajuda vocês tem como?.Por favor de sde já agradeço.

  • perciliana

    Essas dicas são d+++++
    Amei,levarei para meus colegas.Bjos

  • Maria Nilda Ribeiro

    Procuro sempre dar o melhor de mim em sala aula. Essas dicas que tenho recebido tem sido maravilhosas para melhorar as estratégias das aulas.
    Nossos jovens gostam de movidades, coisas diferentes,por isso temos que buscar sempre novas estratégias e estar atenta para não cair na mesmice.
    Estou mim programando para fazer o curso de gerenciamento de sala de aula, se Deus quiser.

  • Gislaine Marçal

    Este site têm sido uma fonte de sugestões enriquecedoras à minha prática além de trazer uma reflexão necessária acerca da minha profissão enquanto educadora.

  • ALUIZIO MEDEIROS

    Adorei o artigo. Quando entro na sala de aula, estou convicto de que algo a mais vou transmitir para os meus alunos e procuro ser maleável com os mesmos. Quando não dá certo, mudo de estratégia e sempre venho conseguindo bons resultados. Obrigado e mais uma vez parabéns.

  • Joelma Cândido Silva

    Adorei as dicas!!!!
    Forte abraço!

  • Terezinha

    Que bom, essas dicas vem de encontro com o que a criançada quer e se interessa, e para o professor sair da mesmice.ÓTIMA!!!

  • Neide Aparecida de Lima

    Achei otimas as dicas e de grande valia para o nosso dia-a-dia de professor.
    Neide

  • Eziquel de Lima

    Eu creio nas mudanças. Vou tentar renovar todos os dias até dar certo!!

  • Cristina Ramos

    Nas minhas aulas de Geografia do Ensino Médio, sempre busco uma possível interação com meus alunos, pois sei que às vezes eles estão mais antenados do que nós com os temas atuais, por isso costumo utilizar o “jornal mural” onde, ou os alunos ou eu, levamos para a aula da semana, um texto, uma notícia,ou seja, algo que nos chamou atenção durante a semana.Lemos o texto, discutimos e tentamos- quando possível- relacioná-lo ao tema, finalizamos afixando o texto ao mural.
    É uma dica bastante interessante, espero que aproveitem. Beijooos!!!

  • Telma Regina da Silva Santos

    Nossa!!!! que dicas legais, você sabe muito bem do que os jovens de hoje querem e precisam, eles querem isso mesmo, professores alegres, cheio de entusiasmo e criativos, chega de mesmice. Beijos

  • Júlio

    “Dar aula” é tarefa por demais complicada.

    Boa sorte a todos,

    Júlio.

  • Aparecida

    Oi Adriele.
    Sou professora de Bio e não consigo ter ideias para uma aula mais motivada. Se vc puder me passar sua experiências eu agradecerei muitíssimo. Será que dá????? Obrigada desde já.

  • Mônica

    Tenho a certeza que para uma aula dar certo é preciso ter paixão e estar em sintonia com os alunos. Os professores quando se colocam em posição superior a eles, deixam de compartilhar as necessidades e de observarem o que realmente os alunos julgam importante no momento da aprendizagem. Então faz-se necessário uma aprendizagem planejada, significativa, contextualizada, prazerosa, e compartilhada.

  • Adrilene

    TENHO SEMPRE MUITO CUIDADO COM O QUE PLANEJO PARA MINHAS CRIANÇAS ,POIS TENHO QUE SER RESPONSÁVEL E OBJETIVO, COMO DIZ O ARTIGO TENHO QUE PLANEJAR NÃO PARA MIM, MAS PENSANDO NOS OUTROS E GRAÇAS A ISSO MINHAS AULAS TEM SIDO UM SUCESSO SEMPRE. ALIÁS FAÇO O QUE AMO E ESTE É O SEGREDO DE TUDO.

  • Tânia

    Estou aproveitando todas as dicas do blog,pois trabalho com 8 acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência) e está sendo muito proveitoso para todos nós.

  • Tânia

    Oi, vou trabalhar com educação ambiental, vamos confeccionar história em quadrinhos.Para isso selecionei algumas cartilhas sobre o tema,pesquisei sobre o uso dos balões nessas historias, levarei algumas revistinhas para aqueles que não tem muita criatividade para desenhar, em grupo realizarão o trabalho.Espero que tudo saia de acordo com o planejado

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *