Dinâmicas de Grupo na Sala de Aula

As Dinâmicas de Grupo nunca foram tão procuradas e praticadas como nos dias de hoje. É inegável dizer que o ser humano é um ser lúdico e portanto um ser que precisa de Movimento, Desafio, trabalhar de forma Cooperativa, ter um Propósito, e a ferramenta que engloba e supre essas necessidades são as Dinâmicas de Grupo.

dinamicasgruposEm muitos casos boa parte da indisciplina que ocorre dentro da sala de aula está relacionada com a necessidade de interação grupal que não está sendo atendida. Nestes casos os alunos são solicitados que SEMPRE trabalhem no modo individual, então eles procuram formas de interagir sem permissão.

No meio corporativo elas são amplamente utilizadas pois já ficou comprovado que os indivíduos que participam dessas dinâmicas sofrem um impacto muito maior que aqueles que aprendem algo novo por meio dos canais  tradicionais. O meio corporativo as utilizam pois são rápidas de implementar, requerem pouco ou quase nenhum material, ocasionam alto impacto e promovem resultados mais duradouros nos indivíduos que passaram por elas.

Infelizmente,  os Professores não utilizam  com frequência,  as Dinâmicas de Grupo nas suas aulas. Ocasionalmente elas são utilizadas e o motivo apontado é que quando as Dinâmicas de Grupo são realizadas os alunos ficam mais agitados, ou então a aula foge do programado e acaba tudo virando uma grande bagunça, os conteúdos ficam atrasados, etc, etc,

O fato é que: quando uma ferramenta é mal ou sub utilizada ocorrem problemas ao longo do caminho. O desafio está em aprender a utilizar essas ferramentas aplicando-as com objetivos bem definidos.

Crianças e jovens adoram dialogar, interagir, opinar e aprender em grupo, por que então não utilizar essa predisposição natural do ser humano na sala de aula  lançando mão das dinâmicas de grupo?

Abaixo segue os tipos de Dinâmicas de Grupo:

Dinâmicas Quebra Gelo: As dinâmicas de Quebra Gelo, são empregadas quando o grupo ainda não se conhece, pois as mesmas favorecem a integração fazendo com que os indivíduos estabeleçam contato. Este tipo de dinâmica pode ser amplamente utilizado na  Escola nas seguintes situações: início das aulas, quando houver mudança de Professor, quando Professor Eventual e Substituto assumir as aulas, quando alunos novos forem matriculados em uma turma já antiga.

Dinâmicas para Grandes Grupos:

O tormento de todos os Professores é realizar trabalhos em grupo dentro da sala de aula e ter de conduzir dinâmicas de grupo quando na sala de aula há acima de 35 alunos. Para estes casos há dinâmicas de grupo específicas, pois o objetivo é manter TODO o grupo ocupado, focado na tarefa, trabalhando, produzindo, aprendendo.

Não são todas dinâmicas de Grupos que servem para trabalhar grupos grandes, porém a melhor técnica para trabalhar os grandes grupos são as dinâmicas de grupo.

Situação Exemplo: O Professor precisa trabalhar um Livro EM sala de aula. O livro contém 10 capítulos, e se fosse pedir para cada aluno ler o livro em casa para posteriormente ser debatido a leitura, isso levaria, no pior das hipóteses um bimestre inteiro. Porém com o uso de dinâmicas de grupo esta atividade poderia ser executada em algumas aulas.

Situação Prática: Em uma sala de 50 alunos o Professor realiza uma dinâmica para executar a formação de 10 grupos de 5 alunos.

1º. Momento da Dinâmica: Cada qual fica encarregado de ler, debater, resumir aquele capítulo.

2º. Momento da Dinâmica: Com o resumo em mãos cada grupo vai escolher uma forma de “ contar” o que há no resumo. O grupo pode escolher criar um “Rap”, uma dramatização, escolher o formato “Stand Up”, utilizar o recurso de “ Storytelling”. Nesta etapa o Professor passa de grupo em grupo e auxilia na re-elaboração e ajustes do resumo de forma que o mesmo reflita com clareza o conteúdo do capítulo resumido.

3º.Momento da Dinâmica: Alunos entregam os resumos para o Professor que faz a correção final. Os alunos ensaiam a apresentação para a classe

4º. Momento da Dinâmica: Na próxima aula o Professor devolve os resumos e os grupos fazem reescrita transcrevendo a essência do texto com seus pontos principais. Esta reescrita de todos os grupos é unida em um único trabalho , copiada e distribuída para os alunos.

Nesta etapa o Professor pode fazer com que cada grupo leia a sua transcrição para a sala e seja debatido o assunto em conjunto.

5º. Momento da Dinâmica: Os grupos assistem e realizam as apresentações já com a reescrita de todos em mãos para acompanhamento da sequência do trabalho já debatido anteriormente.

6º. Momento da Dinâmica: Fechamento. Cada grupo dá sua opinião de a respeito da fidelidade da apresentação com relação a transcrição

 

Dinâmicas para trabalhar questões interpessoais do grupo:

Na sua sala há alunos do tipo “ palhaço”, “ encrenqueiro”, “ mentiroso”, etc ? Pois há dinâmicas de grupo especialmente criadas para dar conta de melhorar o relacionamento do grupo. Afinal há várias situações que desestabilizam o Professor e os alunos e com isso ocorrem divergências que atrapalham o andamento da aula.

Dinâmicas para mediação de conflitos:

Viver em um grupo pressupõe sabermos lidar com nossas emoções e ter ferramentas para saber o momento de recuar, de ceder, de avançar e insistir. As crianças e jovens, no entanto, quando deparam-se com um conflito saem do eixo e lançam mão do “ grito”, “ da força”, e da “ ofensa” para resolver a situação. O fato é que estas estratégias só potencializam o conflito fazendo com que a situação saia do controle, e neste caso é o Professor que tem de parar tudo e encontrar a solução.

Quer seja na Educação Infantil, Fundamental, Médio, ou na Universidade, o Professor, inevitavelmente estará sujeito a vivenciar situações de conflito onde terá de realizar as devidas intervenções.

Para esses momentos as ferramentas mais apropriadas são as dinâmicas de grupo.

Você utiliza dinâmicas de grupo? Em quais situações as dinâmicas de grupo contribuíram para lhe ajudar a resolver uma dada situação dentro da sala de aula ?  Comente no Blog.

 dinamicas-de-grupo-banner-rodape-01

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!