Elementor #5905





 

está com tempo curto para preparar a semana de planejamento?

 agora você pode copiar e colar meu passo a passo

Planejamento Escolar e Semana Pedagógica: o mapa para um ano letivo de sucesso

    O período de Planejamento e Semana Pedagógica é um dos momentos cruciais no calendário escolar pois proporcionam oportunidades para o reinício das atividades pedagógicas nas instituições de ensino Pública e particulares

    Este período é caracterizado como um espaço dedicado ao diagnóstico planejamento, formação, organização do trabalho pedagógico e ao  fortalecimento de ações coletivas e colaborativas que impactam diretamente nos resultados e na identidade da unidade escolar.

    Porém, se o conteúdo deste momento não for reconhecido pelo Professor como algo que acrescente à sua prática, de nada adianta, é perda de tempo, é chover no molhado, e por isso não ocorrerão mudanças concretas.

Qual a importância que os Professores dão ao momento de Planejamento e Semana Pedagógica ?

Entra ano e sai ano, você prepara a Semana Pedagógica com dedicação e cuidado, traz Palestrantes, seleciona textos de Educadores e Filósofos da educação, prepara várias dinâmicas, jogos e brincadeiras , organiza um café caprichado, tudo  parece perfeito, porém por que os resultados são tão medíocres? Por que a Equipe é tão desmotivada ? Por quê os índices de  aprendizagem dos alunos sempre é baixo? Por quê nada disso funciona???

 

Palestras Motivacionais:  O quê elas agregam de concreto ?

Palestras Motivacionais são muito válidas se estiverem contextualizadas com o assunto que será tratado logo em seguida, criando assim uma ponte para um momento de reflexão e ação,  porém não é o que ocorre ;Professores assistem as palestras motivacionais, ficam “motivados” (será???) por 1 ou 2 horas e depois o efeito logo passa, ficando aquele sabor amargo na boca de que a realidade é bem diferente;Palestras motivacionais não resolvem um problema de fato, quando muito apenas oferecem um “ângulo” mais cor de rosa da situação, fazendo assim com que a platéia esteja mais aberta a encarar a dura realidade que a espera quando o ano letivo iniciar

Longos Textos de Estudo:  Teoria, teoria e mais teoria …

Uma das coisas que Professores abominam é lembrar o quanto a Faculdade enfatizou teorias, porém não abordou a realidade que seria vivida nas salas de aula, e os textos lembram isso;Textos de estudo tem seu momento, desde que estejam contextualizados e/ou elucidem alguma questão que esteja sendo discutida, no intuito de ser levantado aprendizados que possam ser concretizados em ações para a solução de um problema;Muitas vezes são “trabalhados”  longos textos, e o que era para ser um debate e reflexão em equipe, acaba tornando-se uma aula onde todos “desligam” o cérebro ou bocejam o tempo todo

Dinâmicas, Jogos, brincadeiras:  Fazer ou não fazer ?

Fazer paradas estratégicas para a aplicação de dinâmicas, jogos ou brincadeiras é extremamente válido e oportuno, desde que haja um propósito claro para isso, caso contrário o tiro comumente sai pela culatra, e o que era para agregar acaba criando situações desconfortáveis para alguns;Nem todos sentem-se a vontade participando de certas “brincadeiras”, outros não veem sentido nelas, e há ainda aqueles que acham pura perda de tempo, por isso a escolha dos jogos ou dinâmicas precisa ser feita com critério e propósito;Quando empregadas em excesso, os jogos, brincadeiras e dinâmicas, podem desviar o foco do propósito principal da Semana Pedagógica

Longas exposições em Power Point:  Quantas horas você aguenta?

O Coordenador corre o risco de perder atenção e o engajamento dos Professores, pois eles podem ficar cansados,  distraídos ou desinteressados; Apresentações extensas limitam a interatividade e a participação ativa dos educadores . O uso excessivo de slides pode criar uma dinâmica unidirecional , onde o apresentador simplesmente transmite informações sem dar espaço para perguntas , discussões e contribuições dos participantes; Apresentações longas consomem um tempo precioso que poderia ser mais bem utilizado para atividades práticas e colaborativas .

Assuntos desconexos:  Andando em círculos

Abordar assuntos desconexos pode resultar em uma falta de coerência e continuidade no desenvolvimento das discussões. Trabalhar com tópicos desconexos pode criar um ambiente fragmentado , dificultando a construção de uma narrativa educacional coesa;Trabalhar com assuntos desconexos pode resultar em desperdício de tempo e recursos, pois os participantes podem se envolver em discussões que não estão alinhadas com os objetivos educacionais prioritários. Isso pode comprometer a eficiência do planejamento e a capacidade de implementar estratégias práticas que realmente beneficiem os alunos;  Se os assuntos abordados não estiverem alinhados e não permitirem uma transição suave do conceitual para o  prático, os educadores podem enfrentar dificuldades na implementação efetiva das ideias discutidas

Malhação do Judas: Jamais faça isso

Utilizar o Planejamento e Semana Pedagógica para resolver conflitos entre professores ou dar sermões sobre comportamentos individuais pode prejudicar significativamente o ambiente colaborativo e minar a autoridade do Coordenador. Ao introduzir conflitos conflitos pessoais, cria-se um clima negativo minando a confiança e prejudicando a colaboração entre os membros da equipe;“Malhar o Judas” ou ” lavar a roupa suja” neste momento faz com que todos desviem o foco dos objetivos educacionais fundamentais, em vez de dedicar tempo e energia para discutir estratégias pedagógicas, metas curriculares e  desenvolvimento profissional; Traz impacto negativo duradouro no clima organizacional pois cria-se um clima de desconfiança e desconforto entre os membros da equipe e isso afeta a motivação , a satisfação no trabalho, e a eficácia geral da equipe ao longo do ano letivo.

 

A solução pronta para você usar:
Guias de Planejamento Escolar e Semana Pedagógica!

    Diz o ditado  popular ” se você falha em não planejar, já planeja falhar”. Porém, também seria correto afirmar que, se planejamos incorretamente, cometendo  os mesmos erros dos anos anteriores  o resultado final alcançado será aquilo que queríamos evitar.

    Para tudo há um passo a passo, um caminho preciso, mais fácil  e mais organizado. Eu te apresento os Guias de Planejamento Escolar e Semana Pedagógica, fruto da minha experiência na Educação como Professora,  Coordenadora e Diretora Escolar.

    Nos Guias você encontrará tudo pronto, organizado, em uma sequência, que poupará seu tempo e esforço na preparação do ano letivo. Vou te mostrar agora o que você vai receber em cada Guia:

Planejamento Escolar:
Guia do Coordenador


Orienta na elaboração, construção e execução do Planejamento Escolar.

Avaliar o Planejamento atual para levantamento de dados sobre quais metas foram atingidas e quais não foram cumpridas, e isso vai proporcionar ao Gestor um diagnóstico preciso da situação real  da Escola.

Cada capitulo abordará diversas situações a serem avaliadas e traçará novas diretrizes. Interação de forma prática na execução das tarefas apresentadas.

Cap. I: Avaliação das instalações físicas e materiais Cap. II: Avaliação do Aprendizado dos AlunosCap. III: Avaliação dos Procedimentos de Organização Escolar Cap. IV: Avaliação da EquipeCap. V: Registros e Reuniões

Planejamento Escolar:
Plano de Ensino e Plano de Aula


A estruturação do Plano de Ensino alinhada a BNCC é crucial para nortear a prática pedagógica. Neste Guia o Coordenador vai conhecer sobre:

Elaboração do Plano de EnsinoEspectativas de Aprendizagem e Curriculum na BNCCAs 10 Competências de AprendizagemSistema de Avaliação dos AlunosInclusão de Alunos com Necessidades EspeciaisAbordagens para o Trabalho Pedagógico

Planejamento Escolar:
Semana Pedagógica


Apresentação dos resultados, criação de metas e levantamento de ações que nortearão o trabalho durante o ano letivo.

Neste Guia o Coordenador receberá o passo a passo para:

Preparação da Semana PedagógicaCalendário EscolarRecepção da EquipeImplementação Rotinas e Diretrizes Organização EscolarGestão da Aprendizagem dos Alunos

Eles seguiram meu passo a passo
e agora você  também pode !!!

Coordenadores e Diretores de Escola já fazem uso dos Guias de Planejamento, não apenas na Semana Pedagógica, mas durante todo o ano. Fácil de seguir, fácil de aplicar, fácil de fazer !!!

Veja o que eles dizem

Quando chega inicio do ano eu já ficava ansioso pensando como preparar a Semana Pedagógica e o Planejamento. Os Guias facilitaram muito minha vida. Gratidão por terem pensado em um passo a passo tão completo.

Jorge moreto – coordenador

Chegava Dezembro e Janeiro  e ao invés de curtir as festas, lá ia eu juntar a papelada para começar a fazer a Semana Pedagógica, que trabalheira. Mesmo assim ficava uma semana massante, sem produtividade, acabava sendo o mais do mesmo. Eu odiava o resultado final. Adquiri os Guias e vi o quanto eu estava fazendo as coisas do jeito mais trabalhoso. Agora curto minhas férias, descanso e amo a Semana Pedagógica. Obrigada SOS.

Patricia f. machado-coordenadora Fund.2

Antes a Semana Pedagógica da minha Escola era só palestra, brincadeiras para motivar os Professores e só eu falava. Depois dos Guias as coisas mudaram, foco no que é importante, os Professores colocam a mão na massa pois participam de todo o processo que ficou mais dinâmico e produtivo. Obrigada por pensar na gente.

Laura Prieto Martins – Coordenadora

Não tenho nem palavras para dizer o quanto os Guias me ajudaram e me ajudam. Ter a participação da minha Equipe e o engajamento deles durante todo o ano não tem preço. Antes eles só andavam na base dos empurrões, o trabalho parece que se arrastava, mas agora tudo ficou muito mais leve e prazeroso de fazer. Nosso  Planejamento funciona e vemos isso na alegria da Equipe e no aprendizado dos alunos. Gratidão.

Sandra Dias Pacheco – Coordenadora

Com os Guias você recebe os seguintes Bônus:

 

Guia Planejamento Escolar :
– Projeto de Formação Continuada

– Roteiro de Plano  Geral de trabalho


 

Guia Planejamento Escolar:

– Orientações para o combate ao Absenteísmo, Rotatividade e  Atrasos  da Equipe

– Quadros e Tabelas para organização de Trabalho do Coordenador


 

Guia Semana Pedagógica:

– Sugestão de Calendário 2024

– Critérios para correção de provas


 

Guia Semana Pedagógica:

– Planilha para composição de notas bimestrais e finais


 

Guia Plano de Ensino e Plano de Aula:

– Estrutura do Plano de Ensino

– Roteiro de Proposta educativa para alunos de inclusão


 

Guia Plano de Ensino e Plano de Aula:

– Planilha Dados dos Alunos

– Quadro Interdisciplinaridade para criação de projetos

Planejamento Escolar e Semana Pedagógica sem dor de cabeça

Receba ainda hoje o meu passo a passo
e os resultados vão te surpreender !!!

Comece o ano  fazendo o Planejamento Escolar da maneira correta, com engajamento e participação de toda Equipe  

apenas $ 497

sim! quero receber agora

100% satisfação garantida

Perguntas Frequentes:

1. Como receberei os Guias?

 

Assim que a compra for confirmada voce receberá email da Kiwify com os dados para voce baixar os Guias

2. Vou receber os Guias por correios?

 

NÃO !  Os Guias estão em formato pdf que você baixará no seu computar e pode imprimir e encadernar se desejar.

3. Qual é a garantia que vou receber os Guias?

 

O processamento de pagamento, bem como a entrega dos Guias será realizada pela Kiwify

4. Acesso aos Guias:

 

Assim que receber o email com os dados de acesso, baixe tudo no seu computador para sua consulta. Você tem um ano de acesso para baixar os Guias e os Bônus.

5. Para quem serve estes Guias ?

 

Os Guias são para  Coordenador Pedagógico de Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio de  Escolas Públicas ou Particulares.

Política de Privacidade |   Termos de Serviço 

Copyright © Cursos EAD Online. Todos direitos reservados