Saúde Emocional do Professor no dia a dia

Encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal mostra-se um desafio diário para  a saúde emocional do professor na pandemia.

Manter a escola e a vida pessoal separadas, sempre foi uma luta para os professores, no atual momento que vivemos isso  é ainda mais difícil quando os dois, trabalho e vida pessoal,  estão no mesmo lugar.

Uma das partes mais difíceis do ensino em casa no período da pandemia foi  a confusão crescente entre uma rotina de  trabalho e a rotina do lar.  Muitos de nós lutamos para encontrar algo que se assemelhasse com um mínimo de  equilíbrio  em casa quando foi necessário trabalhar remotamente. 

Depois de tantos meses ensinando de forma não presencial, somados à incerteza sobre quando as escolas seriam reabertas, tornou ainda mais importante  delimitar e buscar um mínimo de equilíbrio, que colaborasse em  ajudar a  atenuar o impacto emocional de estarmos  confinados em nossas casas.

Este período passou, e cá estamos nós, presencialmente em nossas Escolas e salas de aula. Mas a pergunta que faço agora é: o nível de estress diminuiu? Como garantir a saúde emocional todos os dias do ano letivo?

Aqui vão algumas orientações que podem fazer toda diferença .

Como Garantir a Saúde Emocional do Professor no dia a dia

Crie rotinas do início ao fim do dia

De manhã, isso pode significar levantar um pouco mais cedo para fazer um café da manhã sem ter de sair correndo. A dica aqui é deixar algumas coisas adiantadas na noite anterior de modo que faça você não ter de ficar 1 hora preparando este desjejum.  

Separe um canto da casa para você utilizar como escritório. Neste local deixe seu computador/notebook, seus relatórios, livros, etc. Não utilize outros cômodos para  assuntos relacionados a escola. 

Saúde Emocional do Professor: Checar e-mail/ notificações tem hora

Na primeira semana de trabalho quando eu estava realizando ensino remoto, pensei que fosse chorar ao ouvir as notificações da minha caixa de entrada enquanto tentava jantar. Eu queria aproveitar o meu momento de descanso e  também ajudar meus alunos e professores,  porém eu  estava dividida. 

A dica que utilizei é válida também para hoje: crie uma resposta automática dizendo algo assim “ horário de esclarecimento de dúvidas das 08 às 10:00 horas”. Assim todo mundo fica dentro dos limites e você tem o seu espaço respeitado.

Não seja o responsável por assuntos do administrativo

Outra sugestão que é melhor que a anterior é: Todas as mensagens/solicitações de ordem pedagógica,  ou qualquer outra devem ocorrer dentro do aplicativo de aulas (ex: Google Classroom) whatsapp da Escola e canais de comunicação institucional. Verifique para quem encaminhar estas solicitações (Coordenação? Secretaria? ).

Desta forma os Pais não terão os emails nem o whatsapp pessoal dos Professores. Afinal quem quer receber mensagens as 23 hs, ou finais de semana e feriados ?

Esses  pequenos cuidados garantirão que  o Professor tenha paz e saúde emocional para criar aulas maravilhosas sem o acúmulo de tarefas de outra natureza.

Saúde Emocional do Professor: Custa só R$ 10,00

O Professor é um indivíduo com imagem pública, assim como qualquer outro profissional. Então por que a grande maioria ainda mistura vida pessoal com vida profissional?

As suas Redes Sociais você usa para curtir com os amigos e familiares ou também usa para compartilhar assuntos com os Pais e Alunos? O Telefone da sua casa é privativo ou os Pais podem ligar para você às 3 da manhã?

Como ter sanidade mental para conciliar tudo isso?

Um novo chip vai custar R$ 10,00 para você separar a sua vida pessoal da profissional, depois basta baixar o whatsapp business e coloque ordem no terreiro.

Aproveite também e faça uma limpeza nas suas redes sociais.  Não quero ouvir que você teve de começar a usar remédio de tarja preta.

Lembre-se o seu trabalho é um “ trabalho” que você precisa ter saúde e equilíbrio emocional para cumpri-lo bem, com excelência prestando assistência de valor aos seus alunos.

Saúde Emocional do Professor: Concentre-se na tarefa 

Defina um cronômetro para o tempo que você planeja trabalhar em uma tarefa e, em seguida, passe para a próxima. 

Seja flexível consigo mesmo! Mesmo que você pode termine a tarefa no tempo estipulado, terá um senso melhor para a próxima vez.

Está técnica do cronômetro é conhecida como Técnica do Pomodoro,que consiste em dividir o tempo em blocos para executar uma tarefa. Na técnica Pomodoro o tempo estipulado é de 25 minutos com pausa de 5 minutos entre uma tarefa e outra. Porém você pode definir o tempo que desejar.

Saúde Emocional do Professor:  Faça pausas sem tela durante o dia  

Dar a nós mesmas pausas das telas – tanto das  relacionadas ao trabalho (computador ou celular) quanto das notícias na TV – pode ser revigorante. Programe uma caminhada ao ar livre ou um tempo para brincar com o seu  animal de estimação. Fazer parada para o almoço em família SEM o celular pode fornecer o mesmo alívio.

Saúde Emocional do Professor: Estabeleça o seu momento de recarregar

Estabeleça o seu momento de recarregar as suas baterias, pode ser encontrar tempo para ouvir música, fazer exercícios, usar o Skype ou Zoom para falar com um amigo, completar um quebra-cabeça ou trabalhar em uma obra de arte, cuidar do seu jardim, horta, fazer um pão.

Saúde Emocional do Professor: Fim de Semana não!!

Final de semana é seu, por isso nada de ficar final de semana colocando coisa em ordem. É preferível você trabalhar até mais tarde em um dia da semana, ou começar sua rotina mais cedo desde que seus finais de semana não sejam comprometidos.

Outra dica é, negocie consigo mesmo, se necessário: vou trabalhar mais tarde na segunda-feira e passar toda a terça-feira depois das 16h brincando no quintal com meus filhos.

Saúde Emocional do Professor: Incorpore práticas conscientes

Boas práticas que assegurem a saúde emocional do Professor precisam ser conscientes, deliberadas e planejadas, senão elas nunca acontecerão.

Crie um quadro de rotinas, use algum aplicativo, mas o fato é que, todas as boas práticas deverão ter o seu momento dentro da sua rotina diária.

Saúde Emocional do Professor: Você não é um robô

Fazer  pausas e estabelecer limites para as horas de trabalho e não-trabalho dará mais vida à sua prática de ensino. Muitos professores são pais ou cônjuges e, assim como o relacionamento professor-aluno precisa de atenção, esses relacionamentos também merecem atenção.

Muitos professores relatam que se sentem culpados quando levam trabalho para  casa, poia   não acham que estão investindo totalmente em seus próprios filhos ou não têm paciência com os outros porque o seu limite de paciência e auto-controle já se esgotaram.

Saúde Emocional do Professor: Pratique a  comunicação clara

Peça o que você precisa de outras pessoas (incluindo ao pessoal da  administração da escola), ajude outras pessoas quando puder e lembre-se de que as necessidades variam de pessoa para pessoa. 

Definir limites é uma forma de resiliência que o ajudará por muito tempo no futuro e garantirá a sua saúde emocional para atravessar qualquer momento difícil que você esteja enfrentando. 

Desafio você a começar a implementar estas dicas e a passá-las adiante para seus colegas, afinal todo dia é necessário cuidar da saúde emocional. 

 
 

Comente abaixo como você está fazendo para garantir a  sua saúde emocional.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *