Primeira Reunião de Pais

Já pensou em realizar a Primeira Reunião de Pais no início do 1º. Bimestre? Você já vai saber porque esta primeira reunião de pais é a mais importante de todas !

Quando o ano letivo começa um sem número de tarefas se apresenta, todas urgentes, por sinal, que requerem muita organização por parte do Professor.

No entanto, o que acaba ocorrendo é que, as tarefas de início de ano acabam se interpondo, as semanas vão passando, o primeiro bimestre transcorre sem que, nem os Pais e nem os Alunos saibam exatamente como as coisas irão acontecer, e então é muito comum que os problemas de “ indisciplina”, mal entendidos envolvendo os alunos e pais acabem acontecendo com muita frequência no primeiro bimestre.

E isso torna-se muito estressante para o Professor que mal voltou das férias e já se vê às voltas com tantas questões para resolver.

Afinal a todo momento o Professor precisa parar o que está fazendo para prestar esclarecimentos, responder bilhetes, atender pais no horário da entrada ou saída de alunos. Ou seja, passar por uma série de aborrecimentos e perda de tempo, tudo isso devido ao fato de que não foi planejado no calendário escolar um momento em que TODAS as dúvidas pudessem ser esclarecidas. E isso pode ser feito na primeira reunião de Pais.

Alguns chamam esta Primeira Reunião de Pais de Reunião de Apresentação dos Professores, particularmente gosto de chamá-la de Primeira Reunião de Pais, porque ela tem várias finalidades, não só a apresentação da Equipe, mas também:

• informar os Pais sobre como cada aluno está chegando (após ter realizado avaliação diagnóstica);
• informar aos Pais sobre as regras quanto aos: trabalhos, tarefas para casa, avaliação bimestral, material, correção de tarefas, etc
• falar um pouco de você, da sua experiência e da sua paixão por ensinar: os pais sentem-se muito mais a vontade e seguros, quando podem ver o lado “ humano” do professor;
• explicar sobre o seu gerenciamento da sala de aula quanto às: regras, rotinas e consequências disciplinares que serão aplicadas aos alunos no descumprimento às regras estabelecidas para a sala de aula;
• informar o que os pais podem esperar de você e o que você espera deles e dos alunos (para mais detalhes depois acesse o nosso artigo Da Mediocridade a Nota 10 ) durante o ano letivo;

A Primeira Reunião de Pais promove maior integração com os Pais logo no início do trabalho pedagógico e por esclarecer de antemão várias questões, o clima de cordialidade ao longo do ano é bem maior. Como se diz no popular a “ primeira impressão é a que fica”, então ao invés de esperar finalizar o primeiro bimestre para que os Pais tenham contato com o Professor, logo nas primeiras semanas de aula disponibilize-se para os Pais.

Nesta Primeira Reunião de Pais, aproveite para mostrar como você trabalhará o livro didático, apresente os ambientes da Escola para aqueles que ainda não estão familiarizados, faça uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos primeiros dias de aula e deixe-os expostos para que os pais vejam.

Crie um clima alegre na sua sala de aula e que reflita o aprendizado que todos terão naquele ambiente expondo cartazes, mapas, painéis, trabalhos dos alunos, pesquisas, experiências desenvolvidas. Muitos pensam que apenas na Educação Infantil e Séries iniciais é possível criar um ambiente assim, porém no Fundamental II e Ensino Médio as possibilidades se ampliam, pois são segmentos em que é possível criar situações mais elaboradas de aprendizagem, que certamente deixarão os pais surpresos, e isso é extremamente positivo já que incutirá neles a vontade de envolverem-se e participarem mais da escolarização dos filhos.

Na Primeira Reunião de Pais você também pode oferecer um café especial, onde no final da reunião os Pais poderão trocar ideias de como poderão auxiliar a Professora e/ou Escola em alguma questão mais pontual. Lembra que já falei no artigo anterior sobre os pais serem aproveitados em seus talentos e habilidades?

Nesta Primeira Reunião de Pais, você também pode encerrar e/ou iniciar com apresentação musical, teatral, etc, dos alunos.

Lembro-me que sempre tínhamos problemas com a questão do uso do uniforme a partir do Fundamental II. Ocorria que os alunos não vinham de uniforme e as mães acabavam ligando apresentando mil e uma justificativas para argumentar porque o filho foi sem uniforme naquele dia. Então alguns alunos, junto com os Professores tiveram a ideia de criar uma peça teatral de 10 minutos e encenaram para os Pais logo no início da Reunião dramatizando as principais “ desculpas” que eram dadas.
Após esta pequena encenação, o número de alunos sem uniforme caiu drasticamente, e os telefonemas justificando o injustificável também !!!

Está vendo só quantos problemas, questões, mal entendidos podem ser resolvidos e/ou evitados com a simples implementação da Primeira Reunião de Pais ?

Então se o ano anterior deixou a desejar e você não quer mais passar por determinadas situações no novo ano que começa, este é o momento ideal para fazer a sua Primeira Reunião de Pais.

Compartilhe no blog o que você achou dessas ideias !

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *