Participação dos Alunos: 25 Dicas

Existem várias formas de garantir maior participação dos alunos na sala de aula. Professores que  estão cinco passos a frente dos demais, separam um tempo, dentro do planejamento das aulas, para lançar mão de algumas estratégias que garantam a participação dos alunos em qualquer atividade.

Geralmente esses Professores combinam várias técnicas e também ficam atentos e estão abertos para experimentarem novas abordagens para obter o envolvimento e o interesse dos alunos. Por isso não tenha receio de tentar o que for preciso para fazer seus alunos saírem da letargia quando o tédio bater a porta da sua sala de aula.

Embora existam dezenas de abordagens que podem ser utilizadas na sala de aula, a lista abaixo inclui algumas elaboradas para atender às necessidades de quase todos os professores, do infantil ao ensino médio. A idéia é misturar, combinar e utilizá-las, experimentando assim, as melhores maneiras de manter a participação dos alunos, durante toda a aula.

  1. Faça um desenho bem humorado no quadro negro, ou peça para alguns alunos desenharem um esboço sobre os principais fatos de determinada lição. Você também pode pedir aos destros para fazer isso utilizando a mão esquerda e vice-versa. Pode também pedir para os alunos realizarem esta tarefa com os olhos vendados, isso exigirá maior concentração e fará com que haja maior participação dos outros alunos.
  2. Quer chamar a atenção dos alunos para um determinado ponto da lição ? Desenhe em volta da mesma  pequenas lâmpadas coloridas, como as que encontramos na árvore de natal. Este recurso também pode ser utilizado em cartazes, gráficos, mapas que ficam dispostos nos murais da sala de aula.
  3. Escreva no quadro negro três citações que não parecem estar relacionadas entre si e perguntar como elas estão relacionadas umas com as outras e com a lição que está sendo dada.
  4. Use música ! Toque uma música estridente ou peça para seus alunos identificarem sons a partir de uma fita. Pode também levar trechos de músicas para que os seus alunos relacione com a lição do dia. Você pode cantar os trechos, ou pedir para os alunos cantarem para você.
  5. Utilizar uma fantasia ou alterar o seu traje utilizando acessórios simples, tais como: gravatas, chapéus, broches, etc, que estejam relacionados com a lição do dia, colabora para  que haja maior participação dos alunos, já que os mesmos ficarão intrigados, curiosos e atentos ao que virá depois.
  6. Peça para os alunos colocarem em ordem frases ou palavras chaves, relevantes da lição do dia. Leve essas frases e/ou palavras, fora de ordem, para que eles possam ordená-las e decodifica-las. Ou ainda pode separar os alunos em grupo e pedir para que cada grupo elabore uma frase relevante da lição, e que a embaralhe, então os grupos trocam as frases e cada um terá que decodificar a frase do outro grupo.
  7. Cronometre o tempo do maior número possível de atividades. Os alunos trabalham melhor quando estão duelando como  relógio. Você também pode colocar um aluno responsável por cronometrar uma atividade, ou tocar um sino, apito ou campainha quando a atividade for mais longa. Outra forma de manter os alunos focados e atentos ao tempo é anunciar que uma mudança de ritmo está prestes a ocorrer e em seguida iniciar uma contagem regressiva. Cronometrar o tempo quase sempre faz com que haja maior participação dos alunos.
  8. Filme seus alunos em ação. Mesmo a atividade mais banal ganha outra importância quando os alunos são os “ atores” e o centro das atenções. Sendo assim a participação dos alunos é assegurada na certa.
  9. Faça um check list dos pontos principais da lição e entregue aos alunos, e a medida que você realizar a explanação, peça para que eles assinalem os pontos abordados na sua apresentação. Outra idéia é preparar o check list fora de ordem, e a medida que você explanar cada tópico eles irem colocando o check list na ordem correta. Isso faz com que todos fiquem focados e atentos para não perder a ordenação dos tópicos no check list.
  10. Quer fazer com que os alunos tomem nota da lição? Então forneça a eles uma lista de palavras-chaves e frases que você quer que eles aprendam relacionadas a lição a ser dada.
  11. Grave seus alunos fazendo, oralmente, um breve resumo de uma lição. Outra abordagem é separá-los em grupo, e cada grupo com o próprio celular grava o entendimento. Depois é exibido para toda a turma, a gravação de todos os grupos.
  12. Exiba vídeo de outros alunos,  de outras turmas, realizando algo que você deseja que os seus alunos realizem logo em seguida. Esta estratégia já incute no grupo a idéia do que e como um trabalho deve ser realizado.
  13. Distribua aos alunos argila ou outro material bem pegajoso e dê uma tarefa específica para que seja realizada com este material. É bem difícil ficar entediado quando se está manipulando um material deste tipo.
  14. Faça crachás para seus alunos. Há várias maneiras diferentes de usar esta estratégia em sua sala de aula. Seus alunos podem dramatizar os nomes que foram dados. Você pode colocar os crachás nas costas dos seus alunos para que eles tenham de trabalhar com outros alunos, só que como o crachá com o nome do colega está nas costas ele terá de descobrir qual é o nome do colega que está no crachá nas suas costas. Você também pode usar os crachás com os nomes de atividades/tarefas que os grupos terão de realizar.
  15. Distribua fotos de pessoas e os seus alunos deverão fazer suposições sobre elas. Você também pode  combiná-las, concentrar-se em  observar detalhes específicos, e ainda utilizá-las em outras atividades.
  16. Peça para os alunos votarem as formas que gostariam de responder as questões sobre as lições. Exemplo: por meio de sinais, ou em pé, ou segurando cartazes, enfim, aqui o senso de diversão será o parâmetro a ser considerado. Desta forma a participação dos alunos estará garantida.
  17. Contagem regressiva de 10 até 1 irá alertar até mesmo os alunos mais velhos que eles precisam se concentrar em você e não nos colegas de classe. Esta estratégia é excelente para trazer a realidade aqueles alunos que gostam de ficar entretidos com devaneios ou dormindo na sala de aula. Faça toda a sala fazer a contagem regressiva com você.
  18. Quer afastar o tédio da sala de aula ? Peça para todos os alunos ficarem de pé e fazerem alguns movimentos bem bobos e engraçados, por exemplo: tocar o cotovelo esquerdo com  a mão direita, colocar as duas mãos sobre a cabeça. Colocar 2 dedos na testa e girar todo o corpo para a direita, etc. Isso geralmente ajuda a tirar as “ teias de aranha” do cérebro.
  19. Distribua a seus alunos um jornal ou revista onde faltam palavras, e peça que eles forneçam as informações que faltam. Isso pode ser feito no texto de uma lição qualquer.
  20. Mostrar um desenho animado que se refere à lição e pedir aos alunos para criarem uma legenda para ele.
  21. Pedir para os alunos prepararem uma apresentação de slides sobre um Evento, uma Lição, um Interesse, etc.
  22. Para sinalizar uma mudança de ritmo e/ou de atividade, você pode utilizar um sinal que pode ser: um apito, bater palmas, ou ainda desligar as luzes e acendê-las novamente.
  23. Em uma determinada aula utilize um computador, tablet, ou celular. Mesmo as tarefas mais rotineiras ficam mais divertidas e mais fáceis de fazer quando utilizamos outros recursos para executá-las. E isso faz toda a diferença na  participação dos alunos.
  24. Coloque uma lista de palavras no quadro negro e peça aos seus alunos para determinarem o que elas tem e comum. Use esta estratégia para mudar o ritmo de uma lição. Adicione nomes e/ou palavras improváveis à lista, pois isso irá forçar os seus alunos a refletirem mais para encontrarem uma solução plausível para a tarefa.
  25. Tire fotos dos seus alunos durante a execução de uma lição e coloque no mural da sala de aula. As fotos também podem ser enviadas aos Pais e aos próprios alunos por email.

Como você pode constatar, todas as ações acima são fáceis de executar, já que estão ancoradas no sentimento inerente do ser humano, e principalmente das crianças e jovens, que é a curiosidade, diversão e  liberdade de expressão.

Conseguir a participação dos alunos é o primeiro passo para que eles comecem a aprender.

Compartilhe no blog como você consegue a participação dos alunos nas suas aulas.

========================================================================

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *