7 Tipos de Avaliações e como usá-las

 COMO USAR AS AVALIAÇÕES DOS ALUNOS

Em uma época em que os testes  padronizados  frequentemente privam a sala de aula de verdadeira autonomia e engajamento, a palavra avaliação pode ter uma conotação muito negativa. 

Geralmente, a palavra avaliação invoca visões de alunos enfileirados, todos sisudos e compenetrados em decifrar a resposta correta em meio a um punhado de questões. A verdade é que a avaliação na educação é necessária e útil para o sucesso do aluno.

Quando aplicada corretamente, a avaliação do aluno serve como uma das ferramentas mais poderosas à disposição do professor. O primeiro passo para uma avaliação eficaz é conhecer os diferentes tipos de avaliações e quando cada avaliação é a escolha ideal.

Diferentes tipos de avaliações 

Ao categorizar as avaliações, você pode naturalmente pensar em palavras como “teste”, “provas” ou “apresentação oral”. Embora essas sejam ferramentas de avaliação eficazes, para classificar os tipos de avaliação, devemos determinar o propósito de uma avaliação. Ao conhecer a finalidade e o uso pretendido de uma avaliação, será mais fácil escolher entre os tipos de avaliação abaixo.

1) Pre Avaliação ou Avaliação de Diagnóstico

Essas avaliações são administradas no início de um período ou unidade, a fim de estabelecer uma linha de base para a habilidade do aluno. Também conhecidas como pré-testes, as avaliações diagnósticas fornecem ao professor uma imagem do conhecimento prévio dos alunos, fornecendo assim uma base para o planejamento das aulas.  

 Devido à natureza dessas avaliações, elas não devem impactar negativamente a nota do aluno. Não é segredo que os alunos muitas vezes deixam de fazer avaliações que não afetam seriamente sua nota, portanto, oferecer outros incentivos de desempenho ou crescimento pode ajudar a produzir dados mais confiáveis.

2) Avaliações Formativas

Avaliações formativas fornecem informações sobre o progresso dos alunos em um dado conteúdo ou área de conhecimento. As avaliações formativas são geralmente rápidas e podem ser administradas em conjunto com uma variedade de conceitos. Tarefas colaborativas, Cartões Relâmpago com tarefa única  são exemplos de avaliações formativas que são flexíveis, rápidas e informativas. O objetivo das avaliações formativas é reunir dados de desempenho do aluno que podem ser úteis conforme você avança em direção a uma avaliação somativa.

3) Avaliações somativas

O oposto de suas contrapartes formativas, as avaliações somativas são normalmente administradas quando os alunos têm o tempo e o suporte necessários para alcançar o domínio em determinado assunto ou conteúdo. As avaliações somativas geralmente ocorrem no final de uma unidade ou período e, normalmente, carregam um peso significativo em termos de graduação. Durante uma avaliação somativa, espera-se que os alunos apliquem de forma independente os conceitos aprendidos durante a instrução.

4) Avaliações Ipsativas

As avaliações itpsativas acompanham o crescimento do aluno. O objetivo deste tipo de avaliação é comparar o desempenho do aluno com o seu desempenho anterior. O objetivo é que o aluno melhore sua performance em vez de buscar fazer comparações com outros alunos.

5) Avaliações referenciadas por normas 

Ao contrário das avaliações ipsativas, as avaliações referenciadas por normas comparam o desempenho dos alunos. Para administrar este tipo de avaliação, você deve primeiro estabelecer uma norma. Essa norma pode ser a média do desempenho anterior do aluno na avaliação. Ao administrar uma avaliação referenciada por normas, o professor pode ver o desempenho de um aluno em relação a outros alunos.

6) Avaliações com referência em  critérios

Avaliações baseadas em critérios medem o desempenho do aluno de acordo com um padrão definido. O domínio é determinado com base no cumprimento do padrão pelos alunos. O currículo deve estar alinhado com a avaliação referenciada pelo critério para produzir resultados positivos. Essas avaliações são geralmente somativas e incluem uma infinidade de conceitos.

7) Avaliações Confirmativas 

Avaliações confirmativas ou alternativas procuram avaliar a capacidade de desempenho dos alunos em oposição ao conhecimento. Essas avaliações geralmente exigem que os alunos realizem certas tarefas que não incluem testes tradicionais. Exemplos:  apresentações orais ou portfólios. 

A avaliações  confirmativas ou alternativas fornecem uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos e, quando usadas corretamente, podem contribuir para auxiliar os alunos na construção do Projeto de Vida  e preparação para uma carreira.

Como usar avaliações em sua sala de aula 

Administrar e aplicar  avaliações em sala de aula é necessário, porém o uso de avaliações não termina aí. Para que as avaliações sejam úteis, também é preciso entender como usar os dados resultantes e quais ações tomar com base nos resultados da avaliação. 

Abaixo estão algumas dicas que o ajudarão a obter o máximo das avaliações em sala de aula.

  1. Não avalie demais seus alunos

A maioria dos professores, sem dúvida, concorda que avaliação excessiva não promove um ambiente de sala de aula saudável. Quando as avaliações são utilizadas em excesso, elas perdem sua potência e se tornam um incômodo para os alunos. Para garantir que você está avaliando os alunos apenas o necessário, reserve um tempo para avaliar quais são seus objetivos de aprendizagem. Planeje avaliações que atinjam essas metas de forma consistente, não com frequência.

  1. Forneça feedback oportuno e prático 

Para que as avaliações sejam úteis, os alunos devem compreender seu desempenho. Muitas vezes, os alunos fazem avaliações e veem um valor numérico resultante que não explica seu desempenho. Você deve fornecer feedback aos seus alunos após avaliações que sejam relevantes ​​e oportunas. O feedback oportuno é fornecido quando o feedback ainda é aplicável. O feedback prático fornece aos alunos ferramentas para melhorar as áreas de fraqueza.

  1. Use dados de avaliação para conduzir a instrução

Os dados coletados na avaliação dos alunos devem ser utilizados para nortear o planejamento das aulas e propiciar uma reorientação do planejamento anual.

Depois de saber como seus alunos dominaram um conceito, isso deve influenciar suas aulas  no futuro. Isso requer flexibilidade e faz com que seu planejamento  atenda às necessidades específicas de seus alunos.

  1. Corrigir e reavaliar 

Quando os dados da avaliação destacam déficits, tome medidas para remediar e corrigir esses déficits. Além disso, uma avaliação não precisa ser um fim  em si mesma. Após os ajustes implementados, você deve fazer planos para reavaliar os déficits conforme o tempo permitir.

Os benefícios da avaliação

Quando as avaliações são variadas e selecionadas intencionalmente, elas servem a um propósito importante na sala de aula. Com o uso dessas técnicas de avaliação em sala de aula, os professores podem ter uma visão das habilidades e desafios a serem oferecidos aos seus alunos. 

Os dados que as avaliações eficazes fornecem servem como um roteiro para planejamento pedagógico e ajudam os professores a adaptar suas aulas às diversas necessidades de seus alunos.

Embora a prevalência de testes padronizados possa fazer a avaliação parecer um fardo indevido, os professores podem recuperar o verdadeiro poder da avaliação por meio do conhecimento e do planejamento adequado.

E você como está realizando as avaliações dos seus alunos? Deixe abaixo nos comentários!

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

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