Atenção Coordenador Pedagógico, Supervisores de Ensino, Gestor Escolar e Diretor

Nem pense em elaborar o Plano de Trabalho de Coordenação Pedagógica usando as mesmas estratégias do ano passado !  

92,5 % dos Professores estão insatisfeitos com os Coordenadores da Escola, e apenas 7,5 % afirmam não ter nenhum problema. Prepare-se para mais dor de cabeça no próximo ano !!

É assim que você se sente todos os dias? 

Todos os anos é a mesma coisa: antes de iniciar o ano letivo você já imagina que MAIS um ano começará e trará os mesmos problemas que não terão solução.

Então você faz uma retrospectiva do ano que está terminando e relembra todas as vezes em que Professores  faltaram ou chegaram atrasados e que você teve que interromper seus afazeres para substituí-los na sala de aula.

Lembra também das vezes que teve que corrigir cadernos e tarefas dos alunos porque o Professor alega que não teve tempo de fazer. As vezes que você teve que fazer o trabalho da Merendeira, do Inspetor de alunos, abrindo portão, atendendo vendedores e todas as pessoas que simplesmente " caem de para quedas" na Escola achando que o Coordenador não tem mais nada o que fazer a não ser parar tudo o que estiver fazendo para atendê-los, na hora que todos querem.

Já se viu em épocas de festividades da Escola ter que elaborar Projetos sozinha e ter de supervisionar tudo porque senão o Projeto não sai do lugar, porque se você não fizesse ninguém mais faria.

Há também os " incêndios diários" ter de ir até a sala de aula toda vez que um aluno comete uma indisciplina e o Professor nunca consegue resolver sozinho, ou ainda ter de trazer vários alunos para a sua sala porque senão o professor não conseguirá dar aula.

Com certeza você também já viveu a frustração de ver os papéis se acumulando em cima da mesa com assuntos que bem caberiam a Secretaria, Contador, ou ainda ao Gestor resolver e elaborar e não a você.

Está cansada de ficar gerenciando o ego dos funcionários, que não querem trabalhar em equipe, que vivem boicotanto o trabalho uns dos outros e fazendo mal o trabalho a que estão sendo pagos para fazer ?

Já desistiu de orientar ou tentar treinar os funcionários pois toda vez mostram-se desinteressados, resistentes ou apáticos para qualquer instrução que você apresenta, mesmo sabendo que eles estão despreparados, não são compromissados com o que fazem e nunca cumprem os prazos.

É esse o retrado da situação que você está vivendo este ano ? É esse mesmo retrato que você quer viver no próximo ano letivo ?

Não seria ótimo poder desempenhar a função de Coordenador Escolar em um ambiente onde todos os envolvidos fizessem o seu trabalho com competência e dedicação ? Um lugar onde cada um fosse responsável pelas suas tarefas e tivessem que prestar conta dos resultados ? Um lugar onde essas pessoas vissem a importância de participar das capacitações e reuniões porque receberiam o treinamento para suprir suas dificuldades e melhorar a qualidade do trabalho que desempenham ?

Um lugar onde a Equipe de Trabalho fosse coesa, comprometida, responsável e altamente motivada ? Você deve estar pensando " um lugar assim seria o paraiso ". E eu lhe digo esse lugar não se chama " paraiso" esse lugar se chama " sua Escola".

As mudanças de paradigmas e postura dentro da Escola são possíveis e você pode aprender  !


 
Você já parou para pensar porque algumas Escolas se destacam tão positivamente enquanto que a maioria pena com uma imagem tão negativa e com resultados tão baixo de aproveitamento escolar ? O segredo são os Gestores e Coordenadores que sabem como fazer a "grande engrenagem" chamada Escola funcionar  do jeito que deve ser.
 

Você se sente frustrada e desrespeitada na função de Coordenador Pedagógico ?

Todos os dias você se depara com reclamações dos Professores, dos Pais, dos Alunos e Equipe de Apoio. Todos os dias trazem até você um sem número de problemas para que você resolva. Ninguém nunca repara nas coisas criativas que você faz, ou nas soluções que você apresenta. Nunca lhe pedem opinião ou lhe agradecem por nada. Os pais sempre estão sempre reclamando e pedindo providências, muitas vezes de coisas que caberiam a eles mesmos dar conta.

Muitas vezes não há tempo suficiente para respirar ou até mesmo criar algo novo que contribuia com a organização da Escola, pois todos estão sempre a sua volta fazendo pressão e esperando que você faça as coisas andarem, pois até então tudo pára e todos ficam na espera de que você resolva tudo.

Tudo isso gera frustração e um sentimento de ver-se desrespeitada frente a postura de Pais e alguns Professores que insistem que não podem fazer nada para resolver o problema na sala de aula ou fora dela.

Em meio a todo esse estress não sobra tempo para o lazer, para a saúde, para a família, para o aprimoramento profissional, para viver com paz e tranquilidade.

Os dias passam, os bimestres vem e vão, e mais um ano letivo começa, para tudo se repetir novamente. Quanto tempo mais a sua saúde, e sanidade mental, aguentará ?

Então o que estou fazendo de errado ?

Talvez seja esta a pergunta que você está se fazendo neste exato momento. Você não está errando por querer, os erros são provenientes da falta de estratégias, ferramentas e soluções para cada problema que você enfrenta dentro da Escola. Ferramentas que você não recebeu, ferramentas que você desconhece e que são primordiais para o pleno exercício da sua função enquanto Coordenador Pedagógico.

Saiba que a certeza de que uma ferramenta funciona, é quando você precisa dela e ao colocá-la em ação,  o resultado alcançado é exatamente o que você espera: ter o problema solucionado.

 Analise as ferramentas que você tem hoje, certamente elas não devem estar funcionando pois não apresentam os resultados que você espera, pois os mesmos problemas continuam aparecendo, tomando o seu tempo e principalmente: comprometendo a qualidade do trabalho executado por todos.

Tenha em mente que o Coordenador ou Gestor Escolar responde e tem de dar conta dos resultados quer eles sejam positivos ou não. Na verdade a competência e eficiência de um Gestor é medida pelos resultados que ele, juntamente com a Equipe alcançam.

Assim, é oportuno afirmar que, se a Equipe não corresponde e as metas estabelecidas não são alcançadas temos um grave problema de Gestão dentro da Escola. 

Porque então a Universidade não fornece ferramentas para  a função de Coordenador ?


 
Você já deve ter feito essa pergunta um milhão de vezes. O fato é que a Universidade ainda está muito distante da realidade  vivida  diariamente pelos Coordenadores e Gestores.

Infelizmente todas as questões de ordem burocrática, pedagógica, de gestão de pessoas e materiais não são contempladas e analisadas sob o enfoque de estudos de casos. O período de Estágio raramente fornece a experiência necessária para enfrentar todas as situações que o cotidiano irá apresentar quando estamos nesta função.
 

Neste ponto, posso afirmar que se você não teve um Mentor para lhe orientar e capacitar, auxiliando-o na resolução dos conflitos e problemas próprios desta função, fornecendo-lhe ferramentas eficientes de Gestão, com certeza você está pagando o preço da formação precária que recebeu no que refere-se a Coordenar uma Escola.

A boa notícia é que, mesmo que a Universidade não tenha lhe dado ferramentas eficientes de gestão, e mesmo que você não tenha tido um Mentor para guiar os seus passos nesta função, você pode reverter tudo isso e tomar posse de todas as estratégias de gestão escolar para exercer com competência a sua função.

As 8 Áreas que o Coordenador Pedagógico ou Gestor Escolar deve dominar para exercer o cargo:

Atualmente talvez você esteja achando que para exercer a função de Coordenador só é preciso destreza para apagar os " incêndios diários" , pois saiba que para ser um Coordenador eficiente é preciso muito mais que isso. Caso você ainda não saiba, existem 8 grandes áreas que o Coordenador precisa dominar para realizar com qualidade seu trabalho e garantir que os resultados do Projeto Político Pedagógico sejam alcançados, são elas:

  • Conhecer as Atribuições e Funções do Coordenador
  • Gestão Pedagógica
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Sala de aula
  • Gestão da Comunidade
  • Gestão da Segurança Escolar
  • Orientação Educacional
  • Participação da Família

Já que você não tem  ferramentas de gestão,  então você precisa de um Mentor que o guie enquanto você aprende e pratica !

Quer você esteja atuando ou não como Coordenador, o fato é que você precisa de um Mentor, alguém com profundo conhecimento do que é o dia a dia de uma Escola para lhe orientar, guiar e acompanhá-lo durante todo o ano, lhe fornecendo passo a passo todas as ferramentas para uma gestão eficiente.

Talvez você esteja pensando " já fiz vários cursos", " já li vários livros sobre o assunto" e nada adiantou !! E lhe digo agora porque não adiantou: porque ninguém estava ao seu lado lhe ajudando a por em prática tudo o que você aprendeu.

Saiba que apenas informação não basta, informação não gera mudanças. Só a ação gera a transformação, mas para isso é preciso ter um Mentor para guiar todo o processo de implantação dessas novas estratégias e soluções .

"A solução que caiu do céu "

"Já no primeiro semestre implantando novas estratégias que foram criadas no Plano de Trabalho comecei a ver mudanças enormes não só nos Professores, mas principalmente nos alunos e nos Pais. O clima da Escola mudou, era outro, ninguém reconhecia mais. E tudo isso com mudanças e ajustes muito simples de serem feitos. Ter a Roseli como Mentora fez toda a diferença, foi muito mais fácil ter alguém para me ajudar a colocar na prática tantas coisas novas e boas.

Quitéria/Coordenadora Pedagógica

 

A solução : Programa Avançado de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Se você quer mudanças, então terá que conhecer novos caminhos, andar por onde você nunca foi, estar aberta a aprender novas estratégias e a mudar posturas, derrubar paradigmas e enfrentar o problema de frente. É preciso sair da zona de conforto e ir além. 

Toda a minha experiência como Gestora será passada neste Curso. Tudo o que muitas Escolas Públicas e Particulares receberam por meio de assessoria, mentoria e coaching será revelado para todos os Coordenadores que estiverem dispostos a transformar a sua prática diária já no próximo ano letivo.

 
  Você vai aprender:

A delegar as tarefas que não são suas
Criar Fichas de Monitoramento do aprendizado
Monitorar a eficiência de trabalho de  cada Professor
Formar equipe competente, comprometida e motivada
Gerenciar melhor o tempo para realizar o que é importante
Treinar cada Professor a gerenciar a própria sala de aula
Aumentar a participação da Família na Educação dos filhos
Tornará a Escola em um espaço agradável para Pais, Alunos e Professores

 

 

Programa do Curso:

 

MÓDULO 1   - O QUE FAZ UM COORDENADOR

  • Atribuições do Coordenador e o que não é função do Coordenador
  • Áreas que o Coordenador tem de traçar Plano de metas
  • Levantamento dos problemas de cada  Área
  • Criação do Plano Anual de Trabalho  

MÓDULO 2 - GESTÃO DE PESSOAS

  • Levantamento das causas que fazem as pessoas não se esforçarem
  • Criação do Plano de Reconhecimento e Meritocracia
  • Reuniões Pedagógicas e Grupos de Estudos
  • Criação de Relatórios para Monitoramento da eficiência e cumprimento das metas
  • Relacionamento Interpessoal

MÓDULO 3 - GESTÃO PEDAGÓGICA

  •  O que deve contemplar o Plano Político Pedagógico e como elaborar
  •  Avaliação Diagnóstica e Prontuário de Metas de Desenvolvimento do Aluno
  •  Gestão do Aprendizado : Ficha de Raio X da Sala de Aula e do Aluno
  •  Intervenções para soluções de problemas de aprendizado

MÓDULO 4 - GESTÃO DA SALA DE AULA

  • Levantamento das Rotinas e Procedimentos da sala de aula e da Escola
  • Levantamento e análise das causas da indisciplina na Escola
  •  Procedimentos, Rotinas, Consequências
  • Plano de Ação do Professor

MÓDULO 5 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

  • Orientação do Aluno (valores, atitudes, relacionamento, projeto de vida)
  • Orientação dos Pais (criação dos filhos)
  • Encaminhamentos e Acompanhamento de alunos Especiais
  • Resolução de Conflitos

MÓDULO 6 - ESCOLA DE PAIS

  •  Levantamento das causas da ausência da Familia na Escola
  •  Como fazer os Pais participarem da vida escolar dos filhos
  •  Como criar e implantar uma Escola de Pais dentro da Escola

MÓDULO 7 - GESTÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR

  • Levantamento focos de violência dentro da Escola
  • Criação do Plano de Segurança interna dos espaços escolares
  • Conselho Tutelar/Secretaria de Segurança Pública/Ronda Escolar
  • Como envolver os Pais para combater a violência dentro da Escola

MÓDULO 8  - RECURSOS DA COMUNIDADE

  • Como resolver o problema das faltas de funcionários
  • Parceria Universidade/Comunidade/ONGS/Empresas
  • APM/Conselho de Escola/Gestão Participativa

Carga Horária Total do Curso:

  • 185 horas

Metodologia:

  • Educação à Distância por meio de Ambiente Virtual de Ensino (AVA)
  • Materiais: Textos, Arquivos em pdf, Videos, Power Point
  • Interatividade: Fórum e Email
  • Avaliação: a cada módulo será realizada avaliação do aluno

Nossos cursos a distância são assîncronos, ou seja, o aluno não precisa acessar em horários e dias marcados. Todo o material fica disponível no site e o aluno participa do fórum de discussões deixando sua mensagem, assim como os colegas de classe e o Tutor, o que leva a um modelo de aprendizagem interativo e colaborativo.

O aluno acessa quando e de onde quiser, mediante uma senha de acesso que lhe será enviada no primeiro dia de aula.

A avaliação se dá por meio da interação no fórum e das atividades solicitadas pelo Tutor.

Certificado:

  • O Certificado será emitido pelo Instituto S.O.S. localizado em São Paulo
  • No verso do Certificado constará  o conteúdo programático e carga horária
  • O Certificado será emitido e enviado via correio 15 dias após a conclusão do curso
  • O Certificado expedido pelo Instituto S.O.S. tem validade para fins curriculares e em provas de títulos como um Certificado de curso livre, de atualização ou extensão, respeitando a carga horária descrita.
  • Os cursos on-line oferecidos pelo Instituto S.O.S. são reconhecidos como cursos livres, e conforme legislação, não necessitam estar regulamentados pelo MEC, que só normatiza os cursos de graduação ou pós-graduação.

"Obrigada , agora sei que estou fazendo meu trabalho do jeito certo"

"Na Faculdade a gente não aprende como Coordenar uma Escola ou como lidar com as pessoas. Como Coordenadora me sentia perdida e sem saber como resolver tantos problemas que apareciam todos os dias. Agora tudo mudou e está diferente."

Jucilene/Coordenadora

 

Informações Para Inscrição:

Público Alvo:

Diretor, Coordenador Pedagógico e Supervisor de Ensino.

Número de vagas: limitado

Por tratar-se de curso no formato EAD (ensino a distância) que será oferecido para todo o Brasil, disponibilizamos vagas limitadas, por  isso não deixe para depois, pois não faremos reserva de vagas.

Investimento:

  • Pagamento em 10 parcelas fixas de R$ 97,00
  • Forma de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito

Se você já tentou de tudo e não funcionou, e não quer que o ano seguinte seja igual a este, então a solução é esta

Inscreva-se já no Programa Avançado de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e veja as mudanças acontecerem:

  • na sua equipe com Professores mais competentes e responsáveis
  • na disciplina dos alunos
  • na diminuição da violência dentro da Escola
  • no aumento da participação dos Pais na vida escolar dos filhos
  • na melhor administração do seu tempo
  • no aumento da sua qualidade de vida
  • na transformação positiva do ambiente escolar
 

" Sou Supervisor de Ensino, como Este Programa vai me ajudar ? "

Como Supervisor de Ensino você tem a tarefa de orientar os Coordenadores de todas as Escolas da sua jurisdição. Com este Programa você terá um passo a passo pronto para cada situação e poderá ajudar de modo mais efetivo todas as Escolas que estejam enfrentando problemas e que ainda não atingiram resultados de aprendizado satisfatórios.

" Sou estudante de gestão e ainda não estou atuando "

Estudantes não poderão fazer este curso, pois todas as tarefas que deverão ser executadas parte do princípio da prática dentro da função de Coordenador, Gestor ou Diretor.

" Sou Professor e pretendo candidatar-me a Coordenador "

Quando você é Professor e está acostumado ao dia a dia da sala de aula, não faz idéia do que é atuar como Coordenador ou Gestor de uma Escola, por esta razão este Programa será extremamente eficiente em capacitar você na rotina que o espera quando assumir este cargo.

" Já fiz curso de gestão, porque esse curso é diferente ?  "

Os demais cursos de gestão concentram-se muito na parte histórica e teórica. Os assuntos são sempre abordados de forma vaga e genérica, sendo assim pouco contribuem na resolução dos problemas enfrentados pelo Coordenador.

O Programa Avançado de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica é diferente porque vai direto ao ponto, foca os problemas e capacita o Coordenador para criar um Plano de Ação para por em prática, simultaneamente com o Programa em andamento. Toda esta implantação prática é orientada por mim, pois acompanho e realizo o esclarecimento de dúvidas diretamente pelo Fórum.

"Já estava pensando em desistir da profissão pois eu achava que não valia mais a pena tanto desgaste "

"As segundas feiras eram um sofrimento para mim. Eu já sabia que teria que ir trabalhar e passar por toda a pressão, desgaste, angústia que eu enfrentava diariamente. Meu emocional e minha saúde já estavam abalados por conta de tantos problemas, eu estava a ponto de ter um colapso nervoso. Tudo isso agora é passado, estou feliz com meu trabalho, o ambiente é agradável e tenho prazer e ânimo de levantar todos os dias para ir trabalhar.

Cláudia/Diretora

 

"Alunos indisciplinados nunca mais. Agora sei como fazer com que todos eles fiquem sempre motivados "

Já estava cansada de todos  os dias ter de ficar tirando aluno da sala de aula, chamando pais que nunca compareciam a escola, ou então ficar tentando resolver todos os conflitos na hora do intervalo. A Escola parecia que estava sempre a ponto de explodir, os Professores sempre nervosos e alterados. Eu me sentia péssima, pois como Coordenadora eu achava que aquilo tudo nunca ia ter solução. Na verdade eu não tinha o conhecimento de como resolver essas situações, foi então que a Roseli forneceu um passo a passo, claro e muito prático e fácil de implantar. Ficou claro para mim ver onde estavam os problemas, mas muito melhor foi começar a ver as soluções que eu podia usar. Ah, se a gente soubesse disso tudo antes de assumir o cargo.

Maria Rita/Coordenadora

 

"Ter alguém te orientando e guiando pelo caminho, sabendo que há um passo a passo seguro, faz toda a diferença"

"Sempre achei que se eu lesse muitos livros, assistisse seminários e palestras eu teria todo o conhecimento para mudar a rotina da Escola, fazer com que os Professores ajudassem os alunos a serem menos indisciplinados. Eu tinha só teoria  e na hora de colocar em prática eu não sabia como, então eu desistia, e ia de novo em busca de outro livro, outro seminário. Eu não entendia como eu não conseguia mudar as coisas, era muito frustrante. Foi então que a Roseli me achou em um desses encontros e propôs a fornecer um passo a passo e me ajudar a colocar em prática. Foi aí que eu comecei a ver resultados.  Então acendeu uma luz: O Professor é o Mentor do Aluno, o Coordenador é o Mentor do Professor, e eu como Coordenadora também precisava de um Mentor, era assim que as coisas funcionariam. Não sabemos tudo, é por isso que precisamos da ajuda de outros .

Juliana/Coordenadora

 


Então, como vai ser o seu ano?

Faça tudo ser diferente. Acabe com a indisciplina, com a violência, faça os Pais participarem mais, tenha uma Equipe mais motivada,competente e compromissada com os resultados dos alunos. Cabe a você liderar com eficiência e competência. Faça sua inscrição agora e garanta a sua vaga !!! 

Abraços 

Roseli Brito