Sala de aula invertida

saladeaulainvertidaSala de aula invertida? Você sabe o que é isso? Sabe como fazer?

Talvez você esteja se perguntando se a Sala de Aula Invertida não é mais um desses “ modismos” que aparecem para logo caírem no esquecimento. Já esclareço : não é um modismo e  não cairá no esquecimento. A sala de aula invertida veio para ficar  pois trata-se de um novo modelo de ensino e aprendizagem.

Para que você entenda exatamente o que a sala de aula invertida propicia, será necessário que façamos uma breve exposição do atual modelo de educação, que vigora desde o início do século 20.

Modelo Tradicional de Educação:

O modelo de educação que impera na grande maioria das Escolas é o mesmo do início do século 20. Este modelo chamado de 2.0, pelo  Professor Jim Lengel, da Universidade de Nova York,  foi criado para atender o  modelo de trabalho da época que eram todos trabalhando o dia inteiro,fazendo a mesma coisa, na mesma hora,não podiam interagir e eram severamente fiscalizados.

Assim as Escolas para atender a essa nova economia organizou-se da mesma forma que era: agrupar crianças pela faixa etária, no modelo de grandes grupos, fechados em uma sala, trabalhando todos da mesma forma, e também fiscalizados pelo Professor.

Atualmente a sociedade está em um novo modelo de economia, também chamado pelo Professor Lengel, de 3.0.

O problema é que a Escola ainda opera no modelo 2.0 e os Professores também foram preparados  neste modelo 2.0.

No modelo tradicional de educação, os alunos devem assistir as aulas passivamente, o professor realiza toda a explanação dos conteúdos e as tarefas são realizadas em casa.

Por aí já vemos o descompasso que ocorre na educação entre o que a sociedade PRECISA e o que a escola OFERECE. O mundo apresenta necessidades de indivíduos que possam trabalhar em pequenos grupos para solucionar grandes problemas utilizando ferramentas digitais e que, principalmente estejam preparados para desempenhar multitarefas SEM a supervisão de um fiscal, quer seja o professor ou o chefe.

A Escola precisa mudar o atual modelo de educação para outro que vá de encontro as novas demandas da sociedade, e é aí que entra a sala de aula invertida.

Modelo colaborativo  de aprendizagem:

Na sala de aula invertida, você não terá que inverter o quadro negro, tampouco as carteiras ! Neste modelo o aluno acessa as explanações do professor online, fora da classe, enquanto que a lição de casa é  realizada em pequenos grupos na sala de aula.

O conceito de sala de aula invertida não foi desenvolvido e articulado por Salman Khan, pesquisadores já estudam o método desde 1990, no entanto foi em 2007 que  o conceito de sala de aula invertida se popularizou com os  professores como Karl Fisch e Jon Bergman/Aaron Sams que começaram a gravar vídeos e criar Power  Point com voz e animação  e disponibilizar na internet  para os alunos que faltavam.

Neste modelo o professor cria a sua aula em vídeos e/ou outros formatos tais como podcasts, blogs,  utilizando as seguintes ferramentas: Google Drive, Dropbox, Facebook, Twitter, Youtube, Slideshare, sites Wiki  e os alunos acessam em casa, na hora que desejarem, e quantas vezes quiserem.

O professor pode criar vídeos curtos de 8 a 12 minutos ou até mesmo selecionar vídeos e palestras da internet. Outra dica é incluir nos vídeos perguntas-chaves para o aluno responder quando retornar à sala de aula.

Vantagens da Sala de Aula Invertida:

Com a sala de aula invertida, a responsabilidade de aprendizagem é transferida do professor para os alunos. Veja abaixo o que a sala de aula invertida pode fazer por sua turma:

  •  Os alunos tendem a ter um melhor desempenho quando  controlam o Quando, Onde e Como eles aprendem.
  • O professor não é mais o detentor do conhecimento,  mas sim o  mediador que orienta e guia, enquanto os estudantes são os aprendizes ativos reais de todo o processo
  • Com os vídeos e aulas interativas os alunos podem  acessá-los em casa antes da aula no momento que  quiserem
  • O tempo  em sala de aula pode ser utilizado para a coleta de dados, colaboração e aplicação dos conceitos
  • A classe torna-se um lugar para os alunos  trabalharem com os problemas, avançar conceitos, e se envolverem na aprendizagem colaborativa.
  • A sala de aula invertida possibilita que o professor crie oportunidades de aprendizagem que envolvam muito mais todos os alunos
  • Os alunos com dificuldades de aprendizagem caminham em ritmo próprio, participando dos grupos colaborativos que mais atendam suas necessidades
  • A sala de aula invertida possibilita que os jovens que são mais tímidos ou que ficam envergonhados de esclarecerem dúvidas durante a aula, possam, por meio dos vídeos, tutoriais rever as aulas quantas vezes forem necessárias sem temer gracejos por parte dos colegas
  • Os alunos tem acesso imediato e fácil a qualquer tópico quando precisam, deixando assim, o professor com mais oportunidades de expandir e enriquecer os momentos de produção colaborativa.

Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, as disciplinas mais adaptadas para este método são : matemática, física, química e ciências , já que são  matérias cujas demonstrações práticas são mais fáceis na sala de aula.

Qual é o próximo passo ?

Mudar o que está sendo feito há tantas décadas exigirá uma mudança de postura não só de professores, mas também dos alunos.  Afinal os princípios da  interdisciplinaridade e da flexibilização devem estar bem presentes para se desenvolver um modelo de aprendizagem colaborativa.

Você já pode começar, mas antes prepare o terreno para esta nova realidade. Faço aqui o seguinte convite a todos:

Vá preparando alguns vídeos, slides, podcasts com algumas aulas. Escolha um tema específico e fique focada nele.

Outra dica é : comece a gravar suas aulas em tempo real, depois disponibilize para os alunos. Proponha criar grupos colaborativos e promova desafios reais para eles resolverem e/ou apresentarem soluções criativas.

Com certeza você vai se surpreender com o resultado ! Aproveite para compartilhar no blog como você fará isso. A  sua idéia pode auxiliar outro professor a tornar muito mais divertida esta tarefa.

.

Gestão da Sala de Aula.

planejamento escolar

Confira Também:
Espalhe por ai!
Gostou? Então comenta!