Reunião de Pais: Lidando com Pais mal educados !

É sabido que cabe a família ensinar valores, boas maneiras, oferecer um ambiente adequado do ponto de vista material, emocional , moral e psicológico. No entanto cada vez mais a geração anterior transmite cada vez menos para a geração seguinte. Afinal ninguém pode dar o que não tem, e também não pode ensinar o que não aprendeu.

Infelizmente, o reflexo desta situação é visível na nossa sociedade e principalmente dentro das nossas salas de aula. São alunos que tratam os Professores de modo abusivo e desrespeitoso utilizando linguajar rude e ofensivo, e até, em muitos casos, partindo para a agressão física.

Mas, o que dizer quando somos tratados desse modo pelos próprios Pais ? Quando somos desrespeitados por uma criança ou adolescente já é por demais desgastante, o que dizer então quando é o próprio adulto, o responsável por esse aluno, a usar de sua autoridade (?) de pai/mãe e achar que pode desrespeitar e agredir um Professor ?

Adultos que agem desta forma chamo de pessoas tóxicas, pois contaminam o ambiente onde estão e infelizmente, se não forem chamadas a razão contaminam quem estiver a sua volta também. Isso é algo danoso, principalmente em uma Reunião de Pais. Quando o bimestre termina, muitos Professores já se consomem em pensar ter de lidar com esses pais “tóxicos”.

Por isso aqui vão algumas situações que esses pais criam e como contorná-las ou resolvê-las:

01. Pai chega antes da reunião começar e quer ser atendido naquele momento, pois tem um compromisso urgente e não pode ficar para a Reunião
Sugestão: Professor informa que tem uma pauta a cumprir, assim não será possível fazer uma reunião individual naquele momento, porém verificará durante a semana qual o dia e horário em que poderá disponibilizar para este atendimento e avisará o Pai/Mãe.

02. Pai fica instigando outros Pais durante a reunião para também fazerem reclamações.
Sugestão 1: Coloque a Pauta da Reunião no Quadro Negro e disponibilize um momento para perguntas, ou então esclareça que cada um terá um momento individual para fazer as colocações que precisarem.
Sugestão 2: Quando o Pai que está tumultuando começar a fazer as reclamações, corte no mesmo instante dizendo “ Por favor, aguarde que quando conversarmos em particular podemos abordar este assunto” ou ainda “ como não cabe a mim resolver esta questão, depois anotarei suas sugestões e enviarei a Coordenação que posteriormente lhe dará um retorno”.

03. Pai contesta tudo o que o Professor diz, testando a paciência do Professor
Sugestão: O Professor deve manter-se calmo e controlado e sugerir ao Pai o seguinte “ Já que o senhor/senhora apresenta muitas dúvidas referente a muitos assuntos, é melhor que seja agendado um horário fora desta reunião para esclarecermos estas questões”, ou ainda “ As respostas para estas questões já foram abordadas em reuniões anteriores, como observei que o senhor não compareceu, ficarei feliz em agendar um outro horário para esclarecer”.

04. Pai que esbraveja e se nega a falar com Professor, só aceita falar com o Diretor ou Coordenador, demonstrando que o Professor não tem o preparo para resolver.
Sugestão: O Professor deve permanecer calmo, olhar fixamente para o pai e dizer educadamente “ Como o senhor está alterado no momento, deixaremos para resolver esta questão em outra hora, com sua licença “, vire as costas e atenda outro Pai, ou ainda “ Este assunto quem responde sou eu, no entanto como o senhor está alterado no momento, agendarei uma data para conversarmos, se após a nossa conversa o senhor ainda achar que o assunto não foi solucionado então levarei o caso até a Coordenação”.

05. Pai leva a criança, e na frente do filho desautoriza as ações do Professor, fazendo-o passar por incompetente.
Sugestão : Corte logo a fala do pai com a seguinte frase: “ Não é adequado fazer essas colocações na frente do seu filho, assim, sugiro conversarmos outra hora a sós, onde poderei esclarecer todos os fatos. Terça feira às 10 horas está bom para a senhora? ”

06. Pai que usa a Reunião para expor o problema do filho e mostrar seu descontentamento com o Professor, atribuindo-lhe toda a responsabilidade da questão.
Sugestão: O Professor deve deixar claro logo no início da Reunião de Pais que a reunião tratará do rendimento escolar do aluno, e que questões particulares envolvendo indisciplina, comportamento, etc deverão ser tratadas individualmente em outro dia e horário, bastando para isso que o pai faça o agendamento com o Professor e/ou Coordenação.
Tomando esta precaução o Professor não deixa abertura para que determinados Pais monopolizem a Reunião com os seus problemas particulares, dando assim a todos, a chance de participarem.

07. Pai que chega atrasado na Reunião e quer passar na frente de todos, e toma todo o tempo da Reunião
Sugestão: Logo no início da Reunião deixe claro que o atendimento individual obedecerá a ordem de chegada. Assim se você tem 35 alunos, faça cartões numerados de 1 a 35 e vá entregando para cada pai que entrar na sala. Desta forma fica justo o atendimento, pois o Professor está apenas seguindo a ordem. Se o pai insistir, sugira que ele agende outro horário.

08. Pai que ao ouvir algum comentário negativo do filho, logo vem com quatro pedras na mão usando de alegações depreciativas ou infundadas para com o Professor, pois não aceita que o filho seja chamado a atenção.
Sugestão: Quanto as alegações depreciativas você pode responder com a seguinte frase: “ Estou lhe tratando educadamente, assim não há motivos para que eu seja tratada com desrespeito, quando a senhora se acalmar e desejar pedir desculpas, ficarei feliz em agendar um horário para conversarmos”.

Quanto as alegações infundadas a frase ideal é: “ Como a senhora está levantando acusações muito graves, o ideal é em outro momento reunirmos todos os envolvidos para confrontarmos essas afirmações “ . Dito isso você pode sugerir um dia e horário, ou verificar junto a Coordenação e depois informar para os pais.

09. Pai que usa a Reunião para fazer comparações entre a Professora atual e a Professora anterior.
É mais comum do que se imagina os Pais lançarem farpas durante uma Reunião para desestabilizar o equilíbrio e a harmonia do ambiente, geralmente fazem isso atacando a competência do Professor fazendo comparações com outros Professores.
Sugestão 1: A saída mais elegante e incisiva é concordar e discorrer sobre as suas credenciais profissionais. “ De fato, a senhora tem razão a Professora Joana é muito competente e experiente. Sendo assim, é meu dever relatar um pouco da minha trajetória profissional para que vocês possam conhecer-me melhor e o tipo de trabalho que desenvolvo com os alunos “
Sugestão 2: Levar para a reunião dinâmicas visando trabalhar que no mundo não há nenhuma pessoa igual a outra, cada um tem sua individualidade, talentos e jeito de ser. E essa diversidade faz bem, pois nós adultos, as crianças e jovens aprendemos a lidar com situações novas e com isso amadurecemos nos nossos relacionamentos.
Sugestão 3: Mostre aos Pais o Portfólio do aluno com atividades de Antes e Depois . Assim se o Joãozinho estava com dificuldades em Matemática, mostre que você criou algumas abordagens e atividades diferenciadas e o Joãozinho conseguiu superar. Assim os Pais verão que você, assim como a Professora anterior, também se importa e já está ajudando os alunos.

10. Pai que chega quando faltam 5 minutos para a reunião terminar e quer ser atendido de qualquer maneira.
Sugestão: Se você puder atender, deixe claro até que horário você poderá ficar: “ Sr.João, como o senhor chegou no final da reunião, só poderei atender por mais 10 minutos, após este horário tenho compromisso”
Ou ainda “ Sr.João a reunião já está finalizando e não teremos tempo suficiente para conversar, assim sugiro agendarmos nossa conversa para 2ª. feira as 9 horas, tudo bem para o senhor ? “

Lembre-se: jamais aceite ser tratada de forma desrespeitosa por quem quer que seja, jamais, entre no chamado bate-boca com confrontações verbais ou físicas. Educadamente, deixe claro seu desprezo por atitudes desse tipo e recuse-se a ouvir impropérios. Seja por telefone ou pessoalmente ,deixe claro que você só voltará a discutir o assunto  quando todos os envolvidos estiverem calmos e contidos, pois com os ânimos exaltados a conversa nunca é civilizada e o bom senso sempre fica comprometido.

E você já passou por alguma das situações acima? Como você contornou ou resolveu? Compartilhe no blog.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

122 Comentários

  • rose

    adoreiiiiiiiiiii.Parrrrrrrrrrrrrra nossssssssa alegria.Que sugestões bacanas.

  • rose

    adorei paraaaaaaaaaaaa nooooooooooosa alegria.Que sugestões bacanas.

  • Neuza Gomes

    Boa demais esse conteudo,pois,passamos por situações muito dificeis nas reuniões.Com certeza vai nos ajudar e muito.
    Neuza

  • Kherollen

    adorei,muitooooooooo bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Clotilde

    Esses conteúdos são importantes nos conduzem a uma reflexão e compreensão de que se não trabalharmos o relacionamento e a convivencia com os pais não conseguiremos
    fazer um trabalho relevante que venha oferecer ao aluno uma aprendizagem satisfatória
    CloTILDE

  • Clotilde

    Na escola que eu trabalho, atualmente existe muitos problemas de falta assimilação da aprendizagem devido a indisciplina, abuso dos alunos com docente . Mas os professores tambem tem suas omissões a liberdade dada aos alunos sem normas a cumprir gera esse caos que vivemos hoje na maioria das escolas brasileiras.
    Clotilde Ribeiro de Morais

  • Elza Betania

    Essas dicas são nota 10 pois muitas vezes nós professores devido ao stress do nosso trabalho acabamos aceitando essas provocações dos pais e criando situaçoes bastante desagradaveis pra nos mesmos, mas com essa dicas amenizamos os problemas.
    Obrigada.

  • MARIA SILVIANE DE SOUSA BEZERRA

    Essas dicas são mesmo bem pontuais e objetivas.Foram de grande valia, pois é comum nos depararmos com as situações acima descritas e não sabermos como proceder!

  • keila moreira

    As dicas são de grande ajuda para nós coordenadores pedagógicos, pois constantemente estamos lidando com pais e alguns são mais difíceis de lidar.
    PARABÉNS!
    OBRIGADA.

  • keila moreira

    AS dicas são de fundamental importância para nós coordenadores pedagógicos, pois muitas vezes lidamos com pais difíceis de compreensão,
    de diálogos, de acordos,etc.
    OBRIGADA E PARABÉNS PELAS DICAS.

  • Valdivia - val

    Obrigada, as suas reflexões são MA-RA-VI-LHO-SAS e tem ajudado-me muito nesta ardua missão de educar.
    muitissimo Obrigada!Que Deus abençoe você!

  • Imaculada Assunção

    Gostaria de receber o material disponível no S.o.S Professor bem como a forma de fazer meu cadastro.

    Atenciosamente, Imaculada Assunção

  • Maria de Carvalho Pereira

    Algumas professoras da escola que trabalho, foram levar as crianças a sessão do filme “RIO’. Lá chegando, as professoras após ter acomodado os alunos nas poltronas, sentou-se numa. Nesse momento a gerente do cinema mandou a professora levantar-se dizendo que “só os alunos tinham direito a sentar nas poltronas. A professora não tinha direito. Ela deveria sentar-se no chão.
    REFLEXÃO: O ALUNO DEVE RESPEITAR UM PROFESSOR QUE NÃO TEM DIREITO A SENTAR-SE NUMA POLTRONA? EU ME LEMBREI DO NAZISMO, QUANDO OS JUDEUS EM SALA DE AULA TAMBÉM NÃO TINHAM DIREITO A SENTAR-SE E ASSISTIAM AS AULAS DE PÉ.

  • erika bergfeld

    achei as dicas maravilhosas, estou muito contente de fazer parte desse blog esse ano sou vice-diretora da minha escola Pode imaginar como tenho usado essas informações, abraços sinceros, erika

    • Sandra Barroso

      Sou professora de Arte PEB I e na reunião que foi uma revolta contra a professora regente, com reclamações de descriminação em relação aos meninos – 4°Ano, disseram que iriam na DE reclamar de mim porque só usei o livro esse ano, mais alguns desenhos. Perdi meu pai em julho, pela primeira vez peguei uma licença, mesmo o médico não querendo dar e lido com uma depressão e tomo Estabilizante de humor, agora estou em dúvida se pego a sala ano que vem, estou angustiada. Essas mães já criaram tumulto ano passado sem razão, pois em 2021 os alunos foram divididos em grupos e o comportamento era ótimo.

      • Instituto SOS Professor

        olá querida, de fato lidar com pessoas é algo desafiador e para isso precisamos estar bem emocionalmente. Como você passou por uma situação de perda, ainda está enfrentando o luto e lidar com situações estressantes em um momento em que você está fragilizada não é o mais adequado. Por isso repense o que seria melhor neste momento de vida que você atravessa, pois entrar em uma sala de aula onde você já sabe que terá de enfrentar situações estressantes, talvez não seja ideal. Verifique se há a possibilidade de você assumir turmas em outra Escola ou até em outros segmentos.

  • Maria Aparecida

    Grata pelas informações e parabéns pelo trabalho.
    Cida

  • marcos raubach

    Gostei muito, pois sou prof de fisica e atualmente estou com um problema de que uma mãe não verifica o andamento do filho e me responsabiliza pelo mau rendimento do filho. obrigado.

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