Resoluções de Ano Novo: Você já fez ?

O ano novo  já está chegando….e com ele sempre vem novas expectativas, novos sonhos, novas possibilidades. Um novo ano é como uma página em branco onde vamos começar a escrever uma nova estória.

Nesse momento nos revestimos de um novo ânimo, carregados de novas esperanças  investimos no sentimento de que “ tudo será diferente” !

Agora é o momento de fazermos um balanço do ano que está terminando, e ver o que funcionou, o que deu errado, e o que foi conquistado… Esses resultados foram bons? Trouxeram melhorias? Eles podem ser replicados no próximo ano? E as ações que foram usadas foram muito complicadas de implementar?

E somente após este balanço  será possível criar  as nossas resoluções de Ano Novo.

As Resoluções de Ano Novo, são as promessas que fazemos a nós mesmos, e para que essas promessas possam de fato transformar a nossa vida,  e não sejam lançadas ao vento, temos de criar ações concretas para implementarmos no dia a dia.

Assim sendo, para que as Resoluções de Ano Novo sejam viabilizadas você tem de estabelecer metas, e depois criar as ações que serão realizadas, e depois criar as  estratégias e por fim buscar os recursos para fazer a ” mágica” acontecer.

E sabe qual é a ferramenta que nos ajuda a fazer isso:  o Planejamento ! Como Educadores estamos tão habituados a palavra “ planejamento” que ela virou sinônimo de trabalho pedagógico e não é utilizada em nenhum outro lugar que não seja a escola.

Tratar o planejamento desta forma é muito simplista, afinal se aquele carro que você queria e não conseguiu comprar, foi por falta de Planejamento, se aquela viagem não aconteceu, conquistar  a  casa própria, ou se as finanças saíram do controle, e o salário não rendeu. Ouso afirmar que talvez tenha sido por falta de planejamento.

Sonhar por si só não garantirá a realização das suas metas ou seus sonhos.
Será necessário planejar  como você realizará todas as suas promessas de  Ano Novo. Lembre-se você não está fazendo promessas para qualquer um. Estas promessas de Ano Novo tem um peso  muito maior porque são para VOCÊ. Portanto ao serem quebradas, tratadas com descaso e não realizadas o impacto é muito profundo e afeta nossa saúde e equilíbrio mental, psicológico e emocional durante todo ano.

Então aqui vão alguns passos para você estabelecer as suas Resoluções para o Ano Novo e garantir que as suas promessas sejam cumpridas:

A) Faça o Balanço do Ano que Passou, ou que está terminando

–  Analise sua vida pessoal nas áreas: Pessoal, Financeira, Amorosa, Espiritual, Trabalho, etc

– Analise a sua satisfação em cada área dando uma nota de 0 a 10

Erro: Talvez você tenha falhado em não ter estabelecido metas/objetivos claros para cada área da sua vida.

B) Levante em cada uma das áreas 3 ações que você realizou durante TODO o ano

Exemplo:   Área Financeira: objetivo comprar carro

Ações Realizadas mensalmente:

1) ajuste do orçamento doméstico (gastar menos do que ganha, eliminando os supérfluos e/ou ajustando os gastos

2) reserva financeira (mínima)  de 10% do salário para fundo de emergência familiar

3) reserva financeira de 15% do salário para compra do carro

Erro: Talvez você tenha falhado justamente porque não estabeleceu nenhuma ação para realizar de forma consistente durante todo o ano

C) Estabelecer novas Metas e Ações para o Ano Novo

1) Crie UMA meta para cada área da sua Vida e estabeleça prazo para as mesmas.

2) Crie pelo menos 3 ações para realizar dentro de cada Meta estabelecida

3) Verifique quais estratégias você utilizará e quais recursos vai precisar para colocar todas  as ações em prática de forma consistente.

Exemplo: nunca fui de tomar água durante o dia, então utilizo a seguinte estratégia no meu trabalho: coloquei na minha frente uma garrafa com 2 litros de água e substitui o copinho de 200 ml por um outro copo (recurso) de 350 ml.    Assim ficou mais fácil dar conta de 2 litros de água durante o dia de modo mais rápido.

Muitas vezes as estratégias e os recursos são simples de implementar.

D) Monitorando ao longo do caminho

Periodicamente reveja as METAS, AÇÕES, ESTRATÉGIAS, RECURSOS, RESULTADOS e faça os ajustes e/ou adequações ao longo do caminho.  Lembre-se: o que está em jogo aqui é: Não quebrar as promessas que você fez a você mesma.         Afinal se não conseguimos ser honestos conosco, fiéis ás nossas promessas e persistentes com os nossos sonhos, então como poderemos ser íntegros com as outras pessoas?
Para tudo na vida temos de Planejar….afinal não tem como você iniciar algo, ou conduzir a sua vida se você sai a esmo, sem rumo ou direção…. As consequências de iniciar algo sem um  mínimo de preparação pode trazer muita dor e sofrimento. É assim na nossa vida, nos nossos relacionamentos e no nosso trabalho também.

Desejo a você um Ano Novo com muitas REALIZAÇÕES……. e promessas CUMPRIDAS !

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *