Projeto Político Pedagógico (PPP)

Projeto Político Pedagógico (PPP)O ano começa, e com ele novas perspectivas se abrem e nos enchem de expectativas. Com o trabalho pedagógico é a mesma coisa. Analisamos o ano que passou, o que deu certo e o que não deu, e levantamos novas idéias para implantar de modo que as coisas transcorram de modo diferente e que os resultados esperados sejam alcançados.

Talvez você tenha tido um lampejo intuitivo na virada do ano, naquele momento onde fazemos um sem número de promessas, e  listou várias metas tais como emagrecer, comprar uma casa, fazer uma viagem, mudar de emprego, ser um Professor melhor, inovar mais dentro da sala de aula, coordenar de modo mais justo e competente, orientar melhor, enfim dar uma guinada e fazer diferente muitas coisas no ano que começa.

No entanto para que essas novas idéias  ou metas sejam uma realidade elas precisam ser estudadas, planejadas, elaboradas, implantadas  e acompanhadas. Como isso é feito ?

Sem querer desanimar, já lhe adianto que só pensamento positivo não vai resolver. Assim como na construção de uma casa você precisa de uma PLANTA, também é assim dentro da Escola, e essa planta chama-se Projeto Político Pedagógico, ou comumente conhecido como PPP.

Da mesma forma que não construímos uma casa sozinhos, precisamos de pessoas  e dos recursos adequados físicos, materiais e financeiros, assim também é com o Projeto Político Pedagógico. Muitas pessoas devem fazer parte  na elaboração, definição, implantação e acompanhamento desta “ planta” .

Em pesquisa recente realizada com os Coordenadores sobre a seguinte questão:

Qual o seu maior problema na elaboração do PPP ? As respostas foram:

– Não tem idéia do que seja o PPP pois nunca participou da elaboração

– Ter de fazer sozinha porque a Equipe não se envolve e não quer participar

– Não consegue implementar as metas definidas no PPP

– Falta de conhecimento para elaborar

– Falta de definição de objetivos claros

– Falta de apoio e orientação da Direção e da Secretaria de Educação

– Falta de recursos físicos e financeiros para implementar as metas do PPP

– Documento que só serve para ficar no papel

Quer você esteja em uma Escola Pública, Particular ou  Filantrópica, e tem de dar conta do processo educativo, a sua Escola tem de elaborar o PPP.

Os Professores, Equipe de apoio, Gestores, Coordenadores, alunos, comunidade não se envolvem, não participam porque não sabem o que é, para que serve, e no que o PPP contribui para o trabalho escolar.  Cabe ao Supervisor, Diretor, Gestor e Coordenador buscar ferramentas apropriadas e novas estratégias para fazer isso.

Se para você ainda não está claro o que é o PPP, aqui vai uma definição bem simples e objetiva: “ o PPP é a identidade da Escola, o retrato da comunidade onde está inserida e estabelece as ações e os caminhos que a Escola usará para ensinar com qualidade “

Não é um documento para ficar empoeirado dentro da gaveta do Diretor, também não é um documento para vir “ pronto” da Secretaria da Educação e muito menos não é um documento onde apenas uma pessoa elabora sozinha.

Ao criar uma planta para a construção de uma casa é preciso levantar os custos dos materiais que serão necessários. No PPP cada meta idealizada precisa de um plano de ação para sua implementação bem como um descritivo dos custos envolvidos para executá-la. Na construção de uma casa você coloca prazo para cada etapa da construção, no PPP é preciso criar ações de monitoramento para correção do rumo, e intervenções necessárias que garantam o cumprimento das metas estabelecidas inicialmente.

De quem é a responsabilidade? Supervisor de Ensino, Diretor, Gestor, Coordenador, Professores, Equipe de Apoio, Alunos e suas  Famílias. Todos tem um papel a desempenhar dentro do PPP, todos precisam ser monitorados, avaliados, cobrados e responsabilizados no cumprimento, ou não, das metas.

Cada indivíduo é peça determinante para que os objetivos traçados no PPP sejam atingidos, se na sua Escola há pessoas que ainda desconhecem a razão de estarem lá, que não sabem porque tem de desempenhar as tarefas de um determinado jeito, talvez aí esteja a razão das dificuldades de cumprimento de metas no que tange ao ensino de qualidade, participação da família e envolvimento da comunidade.

Lembre-se: “  Se você falha em não Planejar, já planeja falhar “  Fique a vontade para comentar!

 

Recursos para o Coordenador:

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Neuroeducadora e Coach.

97 Comentários

  • Maria José Bizerra

    Parabéns tirei todas as minhas duvidas , gostaria de receber mais informações em slides sobre esse assunto terminei á faculdade agora e pretendo construir uma escola particular, e tenho que estar mais preparada.

  • Arleide

    Olá!!
    Gosto muito dos seus artigos, acho q ajuda muito.
    Seria possível vc publicar alguma coisa sobre estágio supervisionado?
    Aguardo.
    Parabéns pelas publicações.

  • Palmira P Araujo

    Parabéns,a melhor coisa que fiz foi inscrever-me neste curso.Seu material é de excelência. Todos os projetos que tenho desenvolvido durante este periodo foram respaldados em seus artigos.Mais uma vez ,parabéns e obrigada.

  • Lucia

    Seus artigos são ótimos.Tem ajudado muito.Sei que cada escola tem a sua realidade, seu diagnóstico para a equipe da escola junto com comunidade escolar montar o seu PPP.Poderia enviar um modelo de PPP onde adaptaria a nossa realidade.PPP alguns servidores não querem nem saber.

  • PAULA

    Gostaria de informações para montar um projeto sobre bullyng,vou trabalhar como professor mediador na escola.Estou satisfeita com seus textos tem ajudado muito.
    Obrigado

  • EDNALDO

    Gostaria de informações sobre o EJA (preenchimento de cadernetas e como substituir a avaliação quantitativa por avaliação qualitativa, os critérios e observações). Obrigado…

  • Alaide Amaral

    Na verdade falta disciplina por parte dos representantes das Unidades escolares para fazer com que o PPP seja elaborado e aplicado de forma eficiente. Observa-se que termina a jornada pedagógica e os pontos principais não são discutidos para melhorar a qualidade de ensino.

  • maria de fatima santos lacerda

    As açoes definidas na elaboração do PPP devem ser financiadas com a verba do PDE, caso haja necessidade de custear algum projeto?

  • Rita de Cássia P Pinheiro

    Parabéns! Comecei a ler seus artigos hoje e não consigo parar. Com certeza irão auxiliar muito minha prática como coordenadora pedagógica.
    Obrigada!

  • Ana Selma Moreira

    Amei sua matéria sobre o PPP. Na minha escola existe ele só de maneira sutil, temos mais não praticamos! Como sou nova na área estou só me alimentando até amadurecer e formar minhas próprias idéias para desenvolvê-las. Beijos, que Deus continue te iluminando!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cleide Hauser

    Eu acredito na força do PPP,quando realmente todos se interagem a procura de atualizações ou construção de um PPP com o perfil e objetivos bem claros e reais ao cotidiano escolar.

  • sonia

    Ola,
    Sua contribuição tem sido ótima e tem nos auxiliado e muito.
    Gostaria de sugestões, mensagens e slides para a semana pedagogica.
    Muito grata.

  • Iona

    Muito boa essa publicação, um forma bem simples de entender o PPP. parabéns!

  • MÁRCIA EUGÊNIO

    DE FATO O PPP É A MOLA PROPULSORA DAS AÇÕES QUE AS UNIDADES ESCOLARES REALIZAM, ENTRETANTO AINDA TEM ESCOLAS ,OU SEJA, DIRETORES QUE ACHAM E FAZEM O PPP SOZINHO, E SABEMOS QUE É EM CONJUNTO COM TODOS O CONTEXTO ESCOLAR E PAULATINAMENTE VAI-SE MODIFICANDO DE ACORDO COM A REALIDADE EDUCACIONAL DE CADA ÂMBITO.

  • Iery Rios

    Parábens, gostaria de dizer que o texto acima citado muito orientará as nossas escolas.
    Gostaria de saber como proceder para conseguir pelo menos uma vaga no curso de Coordenador Escolar, pois não tomei conhecimento sobre o periodo de inscrição.
    Aguardo um retorno.

  • Eliene

    Acredito na eficacia do PPP dentro da escola , hoje faz-se necessário que esse importante documento que nortea toda vida da escola saia do papel para a prática com a participação de todos os envolvidos.

  • Váléria Bueno

    Esse texto me ajudará muito quando iniciar o ano letivo. Todo ano nos reunimos para estudar o PPP, mas nunca tinha recebido um conceito e tinha essa visão. Foi muito importante e me incentivou a entender mais o PPP.

    Valéria.

    Itapira- SP.

  • VALDECI FONSECA SILVA

    Valdeci
    Salvador 18/01/2011
    O PPP é responsabilidade de todos que estão envolvidos no processo de desenvolvimento para a formação do ser integral. Cabe a todos nós depois de elaborado ter uma cópia não só do PPP mais também do Regimento da escola.

  • Maria Silviane de Sousa

    A grande dificuldade para que se faço bom uso do PPP na escola é o desconhecimento que a gestão escolar tem do documento, vendo-o apenas como “mais um” documento a ser preenchido,os gestores não percebem a sua validade.

  • Juvenildes Torres da Silva

    Olá querida Roseli, desejo-lhe neste ano de 2011, força , coragem e muito sucesso em tudo que pretende desenvolver.
    Sou muito grata por todas as suas orientãçoes. Quanta riqueza você partilha conosco. Abraços.

  • Doralice Bispo

    Essa matéria sobre o PPP está ótima e não tenho vergonha de dizer que nunca vi um PPP. Hoje com mais de oito anos de trabalho em sala de aula só ouço a direção falando sobre esse assunto mas nunca nos deu a oportunidade de participar da elaboração do mesmo.

  • MARTA

    Gostei muito da explicação do ppp esta bem claro,infelizmente minha escola tem dificuldades na elaboraçaõ,espero que um dia mude.

  • Marilda

    Há dois anos sou coordenadora pedagógica e venho enfrentando muitos problemas como: exercer minha autoridade sobre os professores mais antigos da instituição, executar os projetos que elaboramos, não desistir das metas que traçamos para o ano, etc… Gostaria de saber onde posso encontrar sites de cursos a distância para me capacitar melhor. Obrigadas e um ótimo ano a todos!
    Marilda

    • Roseli Brito

      Marilda, temos o curso à distância de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, assim que tiver definida data para nova turma, informaremos pelo blog. abraços, Roseli

  • ana maria

    O PPP é de fundamental importancia na unidade escolar pois ele norteia a nossa prática pedagógica.Como vc disse Roseli ele é o alicerce, a base de uma educação de qualidade.Na minha escola estamos tendo um pouco de dificuldade na elaboração porque não temos uma coordenadora pedagógica para nos orientar melhor,mas estamos pesquisando e suas dicas tem sido de grande valia para o nosso trabalho.Estamos caminhando na direção certa.obrigada

  • neuraide mergulhão

    Falar sobre o PPP é muito sério pois, como sabemos o PPP é o retrato, a indentidade da escola,pena que muitos colegas; uns não entende e não procura entender e outros naõ se enteressa e só alguns se empenha. quqndo a elaboraçaõ do PPP necessariamente precisa da participação de todos e não de alguns. talvez por falta de experiência dos colegas ou interesse em ajudar a elaborar isso acontece.
    O que todos nós professorese e educadores temos que entender é que,o PPP tem que ser elaborado em conjunto e com ojetivos claros e bem definidos para que o trabalho pedagógico tenha um ótimo resultado.
    força para todos…

  • Cristina

    Gostei muito do artigo, foi muito esclarecedor.

    Beijos!!!

  • mariaraimunda

    Muito bom este texto sobre o PPP, realmente o PPP, é semelhante a construção de uma casa , precisa de vários fatores, pessoas.. para a sua concretização.
    Uma vez , participei de um encontro, onde falou-se do Planejamento e um dos participantes apresentou algumas etapas interessantes e resumidas de um projeto. Só que ficou de enviar para nós que participamos do encontro e ainda não enviou. Caso possua, favor enviar para mim.
    Abraços.

  • Ronaldo Nepomuceno

    Olá Roseli, tudo bem?
    Quero agradecê-la pelo curso disponibilizado e pelos belos artigos enviados.
    Sou professor do ensino fundamental (1º ao 5º anos)e trabalho na E.E. Coronel Amantino Maciel, em Piranga, MG.
    Sou membro do Colegiado da minha escola e achei muito interessante o artigo sobre o PPP.
    Parabéns, continue sempre assim, ajudando os professores que se encontram tão desvalorizados na atual conjuntura.
    Um abraço fraterno!
    Ronaldo Nepomuceno.

  • Zilian Marques Ferreira

    Eu estou adorando participar desse curso , os textos e as orientações estão sendo muito significativas.O PPP sem dúvida passa por todos esses problemas listados acima. Uma das minhas necessidades e dificuldades é como articular e organizar de forma que todos participem e contribuem com a sua elaboração. Além das discussões seria adequado dividir por temas dando a cada participante um tema a ser elaborado para em outros momentos serem socializados e discutido por todos, até se chegar a elaboração adequada? Por favor aguardo a sua opinião e sugestões.

    • Roseli Brito

      Zilian,
      essa divisão de tarefas é algo que acaba fazendo com que todos sintam-se envolvidos e responsáveis com a elaboração do PPP e principalmente com a execução para o alcance das metas estabelecidas. É importante que mesmo que você realize esta divisão inicial para facilitar o início do processo, após cada indivíduo ter elaborado sua `parte`cada parte fosse trazida para a discussão coletiva, onde todos tivessem a obrigatoriedade de contribuir e fazer os ajustes necessários. Deste modo seria uma construção do grupo e teria a identidade da Escola já que todos os envolvidos participaram ativamente da sua construção. Sucesso para você .

  • Marlene Pimenta

    O PPP é como uma festa de casamento, que para ser bem sucedida é necessário pensar e planejar todos os detalhes, e para tal envolvemos varias pessoas, sendo assim a culminância só será sucessossssssssssssss.Bjjssssss.

  • Ana Karina Sousa Duailibe

    Muito interessante falar em PPP! É, praticamente o início da organização escolar no novo ano letivo. Precisamente, uma reunião esclarecedora sobre as ideias, projetos, missão e visão da escola, direcionado aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos e comunidade escolar, de forma geral. Reflexão sobre os pontos positivos e negativos das propostas pedagógicas do ano anterior, propondo um repensar participativo sobre o direcionamento político e pedagógico da educação. Envolvimento em todas as formas de ver, ouvir, falar e escrever a educação. É o registro escolar culturalmente inovador, propriamente dito!

  • samara

    Gostei muito. È uma explicação simples e consistente. Parabéns suas orientações são motivadoras e refletem o quanto ainha há um número grande de pessoas que crêem e fazem da educação um meio de oferecimento de um mundo melhor.

  • Regina Souza

    A educação no país passa hoje por uma grande crise. Não creio que os problemas assinalados sejam os vilões da mesma. O grande problema começa exatamente no momento da nossa formação. Na maioria das vezes não somos preparados para o que realmente nos espera em uma sala de aula. Ao depararmos com a real situação entramos em choque. Temos uma escola um tanto arcaica. Não acompanha a evolução que acontece no seu exterior. Num mundo que tudo acontece simultaneamente e em que tudo é digital o “cuspe e giz” ainda é a ferramenta mais usada por todos nós. É preciso inovar o que há entre seus muros.

  • raimunda

    Gostei muito da matéria.Sabemos da importância do PPP para a escola e que este é o principal documento que vai nortear a todos a êle envolvidos.Acredito ainda que se cada um fizer sua parte aos poucos conseguiremos alcançar nossos objetivos,pois a educação está precisando urgente de profissionais ousados,que não tenham medo de enfrentar desafios,bem como de uma plataforma de governo que visa a valorização desses profissionais em relação a salário e segurança.Mas não podemos ficar de braços cruzados esperando,precisamos agir depressa,nos envolver e envolver toda a comunidade,alunos e colegas e só assim buscaremos a Mudança que todos esperam.

  • Lucivania Aquino

    Roseli, obrigada pela matéria, sabemos o quanto o PPP é importante na construção de uma educação pública de qualidade, suas dicas me ajudaram muito.

  • Adrilene

    SABEMOS QUE TUDO QUE FAZEMOS TEM QUE TER BASE,ESTABELECER METAS ANTES DE TUDO E COM O COMPROMISSO DE TODOS. O PPP DEVE SER ELABORADO POR UM CONJUNTO DE PESSOAS, MAS NEM SEMPRE É ASSIM QUE OCORRE,MINHA ESCOLA QUE É ESTADUAL NÃO POSSUI.NOSSOS PROFISSIONAIS AINDA ESTÃO MUITO LONGE DE RESPONSABILIDADE NO QUE SE REFERE A PLANEJAMENTO,QUE PENA, POIS A EDUCAÇÃO É O SEGREDO PARA O SUCESSO.

  • Heliamar

    Roseli gostaria muito de te agradecer pelas orientações passadas para todos nós educadores.Está sendo de grande valia em nosso dia a dia,todos empenhados para que aconteça realmente uma educação de qualidade.

  • Dilma de Oliveira Dias

    A credito que PPP, vem exatamente para por ordem, administrar, gerenciar metas selecionadas e traçadas pela instituição e é preciso que todos, gestor,professor, orientador,aluno, pais enfim toda comunidade escolar, estejam ciente da responsabilidade de se planejar e tornar estas efetivamente real. O que ainda precisamos realizar é mostrar, orientar de forma progressiva esta atividade.

  • MARILEIA

    Infelizmente a equipe escolar ainda não se deu conta da importancia do PPP. Como o material já está pronto de épocas passadas, não é feito uma organização de mudanças do período. Entra ano e sai ano, a prosposta seguida é a mesma. Em várias escolas que já trabalhei eles tentam modificar o ensino registrando metas novas(aquilo que esta dando certo). O problema é que não participo de uma nova elaboração do PPP, Fazer essas mudanças também no Plano. Ainda tem escola dormindo no ponto.

  • Willans

    O maior problema na elaboração do PPP é a falta de informação que a comunidade tem a respeito do mesmo. Muitos professores desconhecem a ralidade da comunidade assim como a elaboração do projeto politico pedagogico da escola em que atua. Dessa forma fica claro que o PPP com tamanha importância é algo superficial em muitas escolas.

  • Viviane

    Geraldo Pantuza, compreendo muito bem o que voce mencionou, poi vivencio isso todos os dias na Escola em que trabalho. E se as coisas continuarem assim pior do que está ainda vai ficar.

  • Izaura

    Concordo com a Maria. Nós somos educadores e temos que ser otimista. Sempre vão existir pessoas a favor e contra, nunca vamos conseguir agradar a todos, mas não podemos desanimar. As pessoas que propuserem a ajudar na formação do PPP são exatamente as que estão envolvidas com a educação e isso basta. O salário é importante mas não é tudo. Temos que continuar lutando por um salário melhor mas não podemos prejudicar a educação por isso. Um forte abraço.

  • tatiana

    Acredito que todo ppp quando é feito com responsabilidade, onde realmante envolva toda comunidade escolar, apresenta resultados satisfatório. Construindo assim uma educação de sucesso. Na minha escola estamos na busca constante desse resultado.

  • Marlucia

    Falar sobre o PPP é muito sério pois, como uma colega já falou é o retrato da escola,pena que não é levado a sério talvez por falta de experiência dos colegas ou interesse em ajudar a elaborar este documento tão importante.
    O que todos nós professorese e educadores temos que entender é que,o PPP tem que ser elaborado em conjunto e com ojetivos claros e bem definidos para que o trabalho pedagógico tenha um ótimo resultado.
    Abraços

  • Maria Aparecida da Silva

    Fantástico o texto,ele realmente esta contextualizado com o nosso dia a dia em sala de aula.Na elaboração do PPP ,devemos repensar nas nossas práticas pedagógicas, na intervenção pedagógica que a meu ver é o patamar de uma educação de qualidade e transformadora de pensamento.Precisamos sim,rever, ou refazer o que deu certo bacana,o que não deu corrigir para que no futuro nossos alunos realmente ,sejam cidadãos participativos,críticos e dinâmicos , devemos fazer a diferença e está em nossas mãos basta acreditar,,,persistir e perseverar.

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *