É seguro ser Professor de Escola Pública ?

Professor de Escola Pública tornou-se uma profissão arriscada!

Todos os dias recebo muitos emails de Professores de Escola Pública. A grande maioria desses emails referem-se às agruras de terem de lidar com alunos indisciplinados e com uma gestão omissa.

Infelizmente esta é a realidade de boa parte dos Professores de Escola Pública pelo Brasil afora.
Em um desses emails um Professor de Escola Pública, relata as afrontas que sofria diariamente por parte dos alunos de fundamental II em uma Escola  da periferia.

O nível de estress deste Professor de Escola Pública estava nas alturas. Era relatado também  o estress dos colegas que ao tentarem dar parte na polícia devido a uma situação em que um aluno agrediu verbalmente um Professor, foram aconselhado a não fazê-lo pois por tratar-se de aluno menor a queixa se voltaria contra o Professor.

Em outro email recebo relatos de Professor de Escola Pública  que sofreu agressão física,  outro Professor de Escola Pública teve seu carro depredado e foi parar no hospital . Ou seja, para muitos, ser Professor de Escola Pública é uma profissão de risco!

Qual seria a solução? Tirar o Professor da Escola Pública, ou mudar a Escola Pública?

Bem, os fatores que contribuem para esta situação nas Escolas Públicas são os mais diversos, alguns estão fora da alçada e do poder do Professor e da Escola, outros porém podem ser minimizados e/ou evitados com a implementação de determinadas medidas.

Para que neste ano, você não passe por situações de constrangimento, violência, agressão e estress, ou se passar saiba como minimizá-las ou até mesmo a evitá-las, propomos abaixo algumas ações que tanto você quanto a sua Escola Pública ou não, poderão implementar, garantindo assim um ano letivo mais produtivo e mais seguro:

Quanto a Gestão de Escola Pública:

• criar regras e procedimentos claros quanto às ações disciplinares
• ter elaborado um plano consistente de Educação Continuada para a Equipe de Professores e Equipe de Apoio
• Acompanhar a implementação das ações do PPP e do Planejamento Anual.

=============================================
Material de Apoio: Guias de Planejamento Escolar

=============================================

Quanto ao Professor de Escola Pública:

A queixa central dos Professores de Escola Pública do Fundamental II e Ensino Médio, é que, como os alunos não veem sentido na Escola tratam com descaso o aprendizado e o Professor, e por esta razão, inviabilizam que o trabalho do Professor alcance resultados positivos.

Aqui vale ressaltar que , o indivíduo não se vê realizando sonhos de vida (futuro) e por esta razão ele vive o “ agora”, o “ presente”.

Esta visão imediatista da vida faz com que o “ amanhã” não seja pensado ou planejado. Vive-se apenas o momento e já que eles acreditam que esse momento é o único que importa, querem vivê-lo em toda sua plenitude, causando assim um sem número de situações que muitas vezes não tem volta e podem, inclusive comprometer o futuro.

O encaminhamento na Escola Pública desta questão não ocorrerá de forma rápida e nem será fácil, porém já que o aluno tem pelo menos 4 anos de Fundamental II e mais 3 anos de Ensino Médio, totalizando 7 anos, é tempo mais que suficiente para ser trabalhado, incutido e gestado sonhos de vida.

• A Escola Pública deve trabalhar em sala Projeto de Vida (com ações para a realizações dos sonhos)
• A Escola Pública precisa trabalhar Biografias de gente comum que venceu na vida para debate em sala de aula, e Biografias de pessoas famosas que tiveram uma vida humilde e que venceram profissionalmente graças a força de vontade e muito estudo
• A Escola Pública pode trabalhar Projetos de Empreendedorismo Social

Estas são pequenas sugestões que você poderá levar em consideração na hora de planejar o ano letivo que farão toda a diferença na vida dos seus alunos.

Ao longo do processo eles verão a importância da Escola e do Professor como ferramenta primordial para tornar possível a realização do Projeto de Vida.

Lembre-se: Educar é uma tarefa de longo prazo
Sempre digo para a minha equipe que: um indivíduo não se cria em forno de microondas, é preciso fogo lento e isso exigirá paciência e persistência. Por isso, nada de desanimar, ainda tem muito chão pela frente !

Este post lhe ajudou ? Deu idéias ? Promoveu novos insights ? Então comente e compartilhe.

Roseli Brito: Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora, Educadora Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *